ANTT: índices Mercês, Inquisição e outros online

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

ANTT: índices Mercês, Inquisição e outros online

#120074 | rmfrp | 04 jun 2006 16:47

Caros Colegas:

Há boas notícias no site da Torre do Tombo. As bases de dados informatizadas até agora consultáveis apenas na Sala de Referência estão finalmente disponíveis na internet. Transcrevo a seguinte notícia, datada do passado dia 2 de Junho:

«Memórias Paroquiais, União Nacional, Registo Geral de Mercês, Chancelaria de D. Duarte, D. João II, Junta Nacional de Educação e Tribunal do Santo Ofício: Descrições já disponíveis on-line
2006-06-02 13:15

As descrições pertencentes à documentação das Memórias Paroquiais, União Nacional, Registo Geral de Mercês, Chancelaria de D. Duarte, Chancelaria de D. João II, Junta Nacional de Educação e processos crime do Tribunal do Santo Ofício, cuja documentação se encontra na Torre do Tombo, podem ser consultadas através do seguinte endereço.
Aí chegado, deve aceder a descrições arquivísticas, e no código de referência colocar a sigla MPRQ (Memórias Paroquiais), UN (União Nacional), RGM (Registo Geral de Mercês), CHR/H (Chancelaria de D. Duarte), CHR/J (Chancelaria de D. João II), JNE (Junta Nacional de Educação) e TSO/IL (Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa), TSO/IC (Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Coimbra) e TSO/IE (Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Évora).
No caso das Memórias Paroquiais poderá combinar, na pesquisa, o código de referência com o nome da localidade pretendida, inserindo-a no campo título. No caso do Tribunal do Santo Ofício poderá combinar, na pesquisa, o código de referência com o nome da pessoa pretendida, inserindo-a no campo título.»

Chamo a atenção para o facto de o link que se encontra na notícia estar errado. O endereço correcto é:
http://ttonline.iantt.pt

Informo ainda que para realizar uma pesquisa geral, em todos os fundos, não se deve utilizar nenhum dos códigos acima indicados mas tão só preencher o campo "AnyText" com as palavras-chave desejadas.

As Memórias Paroquiais, já disponíveis há algum tempo, estão em muitos casos indexadas sob ortografias arcaicas, o que dificulta certas pesquisas.

Recordo ainda que a pesquisa no mesmo site inclui também documentação do Corpo Cronológico, e que no caso deste fundo é possível consultar não apenas os índices como também os próprios documentos sob a forma de imagens digitalizadas.

Apesar de algumas imperfeições no sistema, e das muitas gralhas existentes nas bases de dados, esta abertura ao exterior não deixa de constituir um momento histórico para os utilizadores do ANTT.

A todos desejo boas pesquisas.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: ANTT: índices Mercês, Inquisição e outros online

#120078 | JCALD | 04 jun 2006 20:24 | Em resposta a: #120074

Caro Primo Rui Pereira:

Muito obrigado pela informação.
Passei a última hora e meia a percorrer os índices na comodidade da minha casa.
É notável o tempo que se pode poupar nas visitas à Torre do Tombo.
Mesmo com as deficiências existentes... É possível que agora aceitem as sugestões de correcção por «e-mail», já que pessoalmente ao balcão da Sala de Referência e apesar do bom acolhimento, não tinham seguimento.
Por outro lado, com o afluxo de sugestões por via electrónica, corremos o risco de ultrapassar as capacidades operacionais do Arquivo.
De qualquer modo é de toda a justiça felicitar a IANTT por este óptimo serviço.
Se para nós, que estamos no distrito de Lisboa, é útil, fácil será imaginar o que significa para os investigadores do restante país, para não falar do estrangeiro.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: ANTT: índices Mercês, Inquisição e outros online

#120086 | rafael | 04 jun 2006 23:26 | Em resposta a: #120078

Caro Rui Pereira

Em boa hora recebi informação tão útil. Na impossibilidade que quase sempre tenho de me deslocar à TT será uma ajuda preciosa. Bem haja!

Os meus melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: ANTT: índices Mercês, Inquisição e outros online

#120087 | small | 04 jun 2006 23:38 | Em resposta a: #120074

Caro Rui Pereira
Obrigada pela informação. Como sou leiga na matéria agradeço a amabilidade de me informar se é possível aceder por esta via aos registos paroquiais de Lisboa, tendo apenas o nome e a data aproximada do assento de baptismo.
Melhores cumprimentos
Stella

Resposta

Link directo:

RE: ANTT: índices Mercês, Inquisição e outros online

#120091 | rmfrp | 04 jun 2006 23:57 | Em resposta a: #120087

Cara Stella:

Infelizmente a resposta é negativa. Não só não se pode aceder aos registos paroquiais como nem mesmo estão ainda disponíveis na internet as listas dos livros existentes para cada freguesia. No entanto há esperança. Veja a seguinte mensagem do colega Ângelo Fonseca:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=115042

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: ANTT: índices Mercês, Inquisição e outros online

#120092 | Jpteixeira | 05 jun 2006 00:02 | Em resposta a: #120074

Caro Rui Pereira:

Muito obrigado pela informação prestada. Desde as 9 h da noite que estou on-line com o IANTT. Finalmente a cedi a uma informação que procurava desde há algum tempo e relacionada com o Tribunal do Santo Ofício.
Trata-se de uma excelente iniciativa da direcção do IANTT. Esperemos que o próximo passo seja a disponibilização on-line dos registos paroquiais.

Com os melhores cumprimentos.

Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: ANTT: índices Mercês, Inquisição e outros online

#120113 | mgorjaoh | 05 jun 2006 13:25 | Em resposta a: #120074

Caros confrades,

Obrigado pela informação, que é extraordinária.
Atrevo-me, no entanto, baseado na prática, a recomendar que, sem prejuízo para a elevada qualidade do trabalho, não se limitem a aceitar as descrições dos foros e mercês que aparecem no descritivo.
Convém e é muito interessante a leitura dos próprios livros (directamente ou em micro-filme), desde logo porque contém por vezes outras informações ou curiosidades.
Além disso, como qualquer obra humana, o grau de correcção das descrições no sistema informático está longe da perfeição. Com efeito, nas minhas investigações, tendo consultado os próprios livros das chancelarias, deparei-me muitas vezes com erróneas classificações dos foros, talvez porque quem fez algumas das transcrições para o sistema informático tivesse pouca sensibilidade às diferentes classificações dos mesmos.
De todo o modo, há que dar os merecidos parabéns ao IANTT e a quem deu este extraordinário contributo para os estudos nobiliárquicos, genealógicos, sociológicos, etc, em Portugal. Ter-me-ia poupado muito trabalho de identificação de fontes.
Com os melhores cumprimentos,
Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: ANTT: índices Mercês, Inquisição e outros online

#120159 | AQF | 06 jun 2006 04:42 | Em resposta a: #120078

Caro José Caldeira,

Quando ontem por telefone me deu esta notícia, facto que reportei de grande interesse para todos nós, não associei logo às navegações que já tinha feito na "TT on-line".

Com efeito, embora o aviso só fale da disponibilidade a partir de 2 de Junho, eu penso que fiz pesquisas na "TT on-line" sobre Figueiredos no final de Maio, tendo até telefonado ao JFB a dar-lhe as boas novas.

Na altura achei a "descoberta" muito estranha, pois umas semanas antes tinha perguntado na sala de referências se não disponibilizavam a nova informação acessível nos terminais (chancelarias, mercês, etc,) mas pela Internet, tendo-me sido respondido que não, sem qualquer indicação de que o iriam fazer a curto prazo !

Aliás, foi nessa altura, face à impossibilidade copiar os resultados das pesquisas nos terminais para diskette ou outro meio alternativo, que fiz a experiência bem sucedida de copiar os resultados para um site remoto, como lhe comentei.

De qualquer forma, apesar destas vicissitudes e falhas de informação, mais vale tarde do que nunca, pelo que espero que a iniciativa da TT seja um bom prenúncio para outras disponibilidades de dados (paroquiais, etc.) pela Internet, a curto prazo.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 18:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen