maçãs de dona maria

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Pessoas | Famílias

maçãs de dona maria

#120079 | Fabio Adriano | 04 jun 2006 20:38

Olá a todos.

Sou novo por aqui e preciso da sua ajuda. Quero localizar uns parentes meus em Maçãs de Dona Maria. Acontece que meu avô, Silvério Adriano, nasceu e viveu por um tempo em Ribeira Velha e sua família é de lá. Eu, que moro no Brasil, visitei o lugar e conheci dois meio-irmãos dele, a madrasta (Júlia Adriano) e uma sobrinha (Silvina Serra). Isso foi lá em 1983 e perdi o contato. Gostaria de ter informações sobre eles. Se alguém souber, peço a gentileza de avisar-me.

Um grande abraço a todos e muito agradecido por qualquer atenção.

Fabio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#120275 | henrdias | 07 jun 2006 12:04 | Em resposta a: #120079

Caro Fabio,

benvindo ao fórum.
todos nós, ou somos novos ou já fomos novos em qualquer lado, mas isso não é nenhum defeito.
E numa ou noutra situação, todos nós decerto que já precisámos de ajuda, mas isso não é o mais importante. O importante é que a ajuda apareça, quando dela necessitamos.
Mas também é importante que possamos crescer e aprender ... espero que não leve a mal aquilo que lhe vou dizer, até porque isto serve para todos os caloiros.

Não se deve criar um tópico novo, sem verificar primeiro se já existe algum sobre o mesmo tema. E isto para que a informação de um determinado assunto possa ficar concentrada num único local.

Se colocar na caixa de pesquisa na parte superior desta página a frase: Maçãs de D.Maria
verá que lhe aparecerão os seguintes tópicos disponiveis para consulta sobre este tema:

Famílias de Maçãs de D.Maria
maçãs de dona maria
ajuda_Maçãs D.Maria
Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

pode ainda pesquisar atravéz da palavra respectiva, outros tópicos relacionados com povoações vizinhas de Maçãs, nomeadamente:

Genealogia das Cinco Vilas
Cinco Vilas - Manuel de Sousa Ribeiro
Teixeira de Castro de Chão de Couce
Abreu Franco da Quinta da Sarrada
Alvaiázere - Dona Maria José Henriques
Ansião - Ferreira, Freire, Neno, Castelão, etc..
António Pimentel de Abreu e Maria Martins Teixeira
Bastos de Alvaíazere
Capitão-Mor de Alvaiázere,Manuel Delgado
Costados-Luis Ferreira b. 1809 Pousaflores-Ansião
Dr. Fernando Pimentel de Abreu
Família Correa, de Alvaiázere
Família Simões de Abreu
Famílias de Alvaiázere e Pussos
Ferreiras, de Pousaflores- Ansião
Francisco de Barros Machado
freguesia de Pombalinho, Ansião
Freires de Ansião
Martim Borges de Azevedo (cavaleiro D.JoãoIV)
Martinho Borges de Azevedo
Pachecos de Alvaiázere
Pimentel Teixeira
Quinta da Boa Vista
Tesoureiros Mor da Catedral de Coimbra
souza otto

Bem e depois deste "cházinho" vamos então às boas notícias:
Tenho uma Base de Dados de pessoas ligadas a esta região, que nesta semana completou a módica quantia de 6000 nomes. Consultando a mesma encontrei os seguintes nomes que julgo lhe possam interessar:

João Adriano casado com Joanna da Conceição, tiveram um filho com o mesmo nome do pai, João Adriano e que casou com Maria Josefa (nascida a 3 abr 1865 na Ribeira Velha,Maçãs D. Maria, e falecida a 7 dez 1939 também na Ribeira Velha).
Esta Maria Josefa era filha de Manuel Serra natural do Pereiro de Baixo, Pousaflores e de Josefa Maria da Rib. Velha e aí moradores. Se estiver interessado posso aqui divulgar os avós desta Maria Josefa, que teve os seguintes filhos:

Maria Rosa Serra (nascida a 14 jun 1903 na Ribeira Velha, e falecida a 20 fev 1949, ao que parece no Brasil ?), e era conhecida por "Ti Rosa das Minas", e casou com um filho de José Ferreira.
e Silvério Adriano (n.28 abr 1908 na Ribeira Velha, Maçãs D. Maria).

Isto é tudo o que sei, uma parte tirada de registos de nascimento e outra de informações verbais de alguém que conheceu a família.
Tenho também uma foto digitalizada com a seguinte dedicatória: "Ofereço aos meus queridos paizinhos como recordação. Os seus filhos muito gratos : António Ferreira / Maria Silvina Serra".

Portanto, meu caro Fábio, tudo o que puder acrescentar a estes dados, agradeço-lhe desde já,

Cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#120325 | Fabio Adriano | 08 jun 2006 08:55 | Em resposta a: #120275

Estimado sr. Henrique Dias

Em primeiro lugar, peço-lhe desculpas pelo incômodo quanto à intervenção no Fórum. Na verdade, só havia participado uma vez de um, sobre pássaros, no qual apenas lia. Sua orientação foi esclarecedora. Obrigado.

Quanto à Família Adriano, emocionei-me muito quando vi na tela do meu computador a relação de nomes que o senhor escreveu. É exatamente essa a minha família. Meu avô Silvério Adriano e os seus. A propósito, confirmo que sua irmã, Maria Rosa, faleceu sim no Brasil.

Peço-lhe a imensa gentileza de enviar-me os dados referentes aos avós de Maria Josefa Serra. Ela é minha bisavó.

De minha parte, tenho algumas fotos de Ribeira Velha, com parte da família, que posso providenciar o seu envio por e-mail.

E, prometo-lhe que vou enviar-lhe os dados que tenho de ambas as Famílias (Adriano / Serra). Em geral, são informações referentes à descendencia delas aqui no Brasil e algo em Portugal. Espero que seja do seu interesse.

E tenho informações precisas, porque minha mãe sabe muitas histórias e sua memória está excelente. Ela é justamente filha de Silvério Adriano e conheceu muitas pessoas da família (o pai, a madrasta dele, os meio-irmãos, a irmã dele - falecida no Brasil, minha mãe se recorda da ocasião - e a família da prima Maria Silvina Serra. Inclusive o pai desta, Próspero Serra, foi padrinho do meu irmão mais velho)

Essas histórias se referem a acontecimentos e hábitos da época. Por exemplo, meu avô recebia desde Ribeira Velha, por navio que chegava em Santos - Brasil, a sua parte da produção de vinho, linguiças e outros artigos produzidos nas propriedades da família. Isso é dito com orgulho por minha mãe, porque ela se refere à imensa honestidade dos parentes portugueses em lembrar-se do pai.

Enfim, prometo-lhe que vou providenciar tudo o que posso (fotos/ dados / histórias) e enviar-lhe.

Mas, se me permite abusar de sua paciência e do espaço neste Fórum, para onde devo mandar o que tenho ? Alguma conta de e-mail em particular ? Ou publico aqui mesmo ? Aliás, publico no Tópico "Famílias de Maçãs de Dona Maria", não ?

Sr. Henrique, de coração, muito lhe agradeço tanta ajuda e paciência. Também espero não ter sido abusado em ocupar o espaço na minha resposta.

Um grande abraço,

Fábio Adriano.

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#120372 | henrdias | 08 jun 2006 23:43 | Em resposta a: #120325

Caro Fabio,

não é necessário ficar tão preocupado com sua intervenção, nem precisa sequer pedir desculpas. Confesso que me arrependi de ter dito o que disse, mas espero que compreenda que a idéia era disciplinar um pouco as coisas, pois não faz sentido uma terra tão pequena ter tantos tópicos.
Quando mensionei aqueles tópicos todos, também foi com um objectivo didáctico, para os confrades que procuram informação sobre esta região, saibam onde procurar.

Quanto ao envio de material (fotos, histórias, etc.) pode enviar para o meu e-mail : henrique-dias@portugalmail.pt e quanto aos dados genealógicos creio que será melhor publicá-los aqui, pois pode acontecer que tenham interesse para outras pessoas. Entretanto fico aguardando seu e-mail, para eu poder enviar as 2 fotos que tenho.
Em relação ao tópico (uma vêz que já está criado) podemos continuar a usá-lo, até porque o "Famílias de Maçãs de Dona Maria" já está a ficar um pouco "pesado", e torna-se difícil seguir os assuntos. Assim ficará este para as famílias (Adriano / Serra). Isto para começar, pois nuca se sabe onde vai parar...

Quanto à família Adriano, já disse tudo o que sabia sobre ela, mas em relação aos Serras tenho bastante informação que depois, com mais calma, poderei aqui colocar.
Essa informação consiste nos descendentes dos avós de Maria Josefa Serra, que são os seguintes:

Paternos - Luiz Serra natural da Portela de San Caetano, Chão de Couce, e Bernardina Antunes natural no Pereiro de Baixo, Pousaflores, e aí moradores.

Maternos - Joaquim Antunes natural da Mouta Redonda, Pousaflores, e Maria das Neves natural da Comeira, Pousaflores, e moradores na Ribeira Velha, Maçãs D. Maria.
Todos eles já tinham falecido em 1861.

Por agora, até breve,
e um abraço
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#121272 | henrdias | 22 jun 2006 00:02 | Em resposta a: #120325

Caro Fabio,

continuo aguardando o seu contacto, mas entretanto resolvi colocar aqui a informação que consegui reunir acerca dos SERRAS das "Cinco Vilas", que espero seja do seu interesse, e que é a seguinte:


LUIZ SERRA da Portela de S. Caetano, Chão de Couce, casou com BERNARDINA ANTUNES do Pereiro de Baixo, Pousaflores, e tiveram:

MANUEL SERRA do Pereiro de Baixo, Pousaflores, casado com JOSEFA MARIA filha de Joaquim Antunes natural da Mouta Redonda, Pousaflores e de Maria das Neves n. da Comeira, Pousaflores, e moradores na Ribeira Velha,Maçãs D. Maria, e tiveram:

1. JOAQUIM (nasceu a 19 abr 1861-Rib. Velha, M.D.Maria; faleceu a 16 out 1862-R.V.,M.D.M.)

2. Joaquina SERRA (n.9 jan 1863-Rib. Velha,M.D.M.)

3. Maria Josefa SERRA (n.3 abr 1865-R. V.,M.D.M.;f.7 dez 1939-R. V.,M.D.M.) casada com JOÃO ADRIANO filho de João Adriano e de Joanna da Conceição dos Curraes, M.D.M., e tiveram:

3.1. MARIA ROSA SERRA (n.14 jun 1903-R. V.,M.D.M.;f.20 fev 1949-Brasil)
3.2. SILVÉRIO ADRIANO (n.28 abr 1908-R.V.,M.D.M.)

4. JOAQUIM SERRA (n.26 abr 1867-R.V.,M.D.M.) c.c. MARIA da CONCEIÇÃO filha de José Simões n. dos Palheiros, M.D.M. e de Maria Simões natural do Carvalhal e aí moradores que tiveram:

4.1. JOAQUINA SERRA (n.27 ago 1894-Carvalhal,M.D.M.)
4.2. MANUEL SERRA (n.14 nov 1895-Carvalhal,M.D.M.)
4.3. ADRIANO SERRA (n.31 ago 1898-Carvalhal,M.D.M.)
4.4. ABEL SERRA (n.4 nov 1900-Carvalhal,M.D.M.)
4.5. MARIA d' ASSUMPÇÃO SERRA (n.25 abr 1902-Carvalhal,M.D.M.)
4.6. PRÓSPERO SERRA (n.6 jun 1903-Carvalhal,M.D.M.) casado com (...?), tiveram:

4.6.1. MARIA SILVINA SERRA c. com ANTÓNIO FERREIRA

4.7. LÍVIA DOS ANJOS (n.4 nov 1904-Carvalhal,M.D.M.;f.5 set 1906-Carvalhal,M.D.M.)
4.8. FRANCISCO SERRA (n.14 mar 1906-Carvalhal,M.D.M.)

5. MANUEL SERRA JUNIOR (n.8 mai 1870-R.V.,M.D.M.;f.11 abr 1938) c.c. PUDENCIANA MARIA em M.D.M. em 22 set 1897, filha de João Rodrigues Pedro e de Pudenciana Maria da Várzea dos Amarelos, M.D.M., que tiveram:

5.1. CAROLINA SERRA (n.17 ago 1901-R.V.,M.D.M.)
5.2. ALBINO SERRA (n.3 abr 1903-R.V.,M.D.M.)
5.3. JOÃO SERRA (n.16 jan 1905-R.V.,M.D.M.)
5.4. FRANCELINA SERRA (n.6 fev 1907-R.V.,M.D.M.)
5.5. AUGUSTO SERRA (n.3 nov 1908-R.V.,M.D.M.)

6. JOSÉ SERRA (n.10 fev 1873-R.V.,M.D.M.)

7. ANTÓNIO SERRA (n.1875-R.V.,M.D.M.) casado em M.D.M. a 13 jul 1898 com JULIA AUGUSTA DA CONCEIÇÃO (n.4 abr 1879-Nexebra,M.D.M.), filha de Francisco Ferreira de Moraes e de Maria Augusta da Conceição, que tiveram:

7.1. ANTÓNIO (n.mai 1897-Carvalhal,M.D.M.;f.12 dez 1897-Carvalhal,M.D.M.)
7.2. ELVIRA SERRA (n.1 jun 1899-Carvalhal,Maçãs D. Maria)
7.3. ANTÓNIO SERRA (n.6 mai 1900-Carvalhal,M.D.M.;f.12 dez 1900-Carvalhal,M.D.M.)
7.4. LIA DOS ANJOS (n.1 nov 1901-Carvalhal,M.D.M.;f.20 dez 1983-Carvalhal,M.D.M.) c.c. JOSÉ INÁCIO ROSA (n.8 abr 1902-M.D.M;f.4 out 1988-Carvalhal,M.D.M.), que tiveram:

7.4.1. ARMANDO MORAIS ROSA c.c RICARDINA SANTOS

7.5. ALBANO SERRA (n.8 dez 1902-Carvalhal,M.D.M.)
7.6. HENRIQUE SERRA (n.8 mar 1904-Carvalhal,M.D.M.;f.5 fev 1978-Carvalhal,M.D.M.) casado com MARIA LOPES (n.17 nov 1904-Charneca,M.D.M.;f.25 fev 1999), e tiveram:

7.6.1. CLOTILDE LOPES c.c. JOSÉ MARIA NEVES
7.6.2. ADRIANO SERRA
7.6.3. LURDES LOPES

7.7. MANUEL DO NASCIMENTO SERRA (n.14 nov 1906-Carvalhal,M.D.M.) c.c. uma filha de José Rodrigues.

Cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#121343 | ladriano | 23 jun 2006 00:00 | Em resposta a: #120079

Olà Fabio

Acabo de ler a sua messagem e penso poder ajudalo é o seguite eu chamo-me Luis Adriano neste momento vivo no luxemburgo sou neto de julia Adriano e filho de Manuel Adriano que é irmao de José Adriano que enfligemente é deficiente e que ainda morra na ribeira-velha. Eu acho que me lembro quando o senhor e o seu irmao vieram visitar os familiares a ribeira -velha em 1983. Espero pela sua resposta. um abraço

Luis Adriano

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#121370 | Fabio Adriano | 23 jun 2006 10:24 | Em resposta a: #121343

Olá, Luis. Tudo bem ? Puxa ! Nem acredito !!! Sim, eu lembro de vc. Você é o mais velho dos irmãos, não é mesmo ? Tenho fotos de quando fui em Ribeira Velha. Vc lembra que depois de almoçar com vcs (leitão assado), fomos à casa da Silvina e eu ,mais meu irmão, ainda tivemos que comer coelho ? Estava gostoso, mas eu não agüentava mais nada !!!
E como vão todos ? Sua avó ? Seu pais ? Nós perdemos o contato, mas nunca deixamos de falar de vcs. Minha mãe fala muito de todos. Não sei se vc sabe da história da família, mas seu pai é meio-irmão (por parte de pai) do meu avô. Para nós aqui de casa, vcs são nossa família.
Então, vc está no Luxemburgo. Seu pai tinha trabalhado na França. Foi em Paris que minha mãe o conheceu. Sua avó e seu tio, mais a Silvina, ela conheceu em Fátima.
Aliás, e a Silvina ? Sabe algo dela ?
Olha, tenho muito que contar do pessoal daqui. E espero que um dia, se conseguir $$$, possa voltar à Portugal. De qualquer forma, já fica o convite: quando quiser visitar o Brasil, nossa casa está à disposição.
Bom, no fim de semana, volto a escrever para contar-lhe as novidades (de uns 23 anos... afinal, estive com vcs em 1983...)
Um grande abraço, do primo
Fábio Adriano.

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#121372 | Fabio Adriano | 23 jun 2006 10:30 | Em resposta a: #121272

Estimado sr. Henrique

Como vai ? Espero que bem. Lamento minha flata de atenção para com o sr. Tive que ir ao médico, porque estou com exaustão. Só que não posso parar de trabalhar agora, então o sr. pode imaginar como chego em casa...
Prometo que neste fim de semana escrevo-lhe conforme o combinado. Quanto às fotos, já as separei e meu irmão vai passá-las para o computador.
Agradeço sua paciência e envio os meus abraços

Fabio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#121426 | Fabio Adriano | 23 jun 2006 19:00 | Em resposta a: #121343

Caro Luis,

Desculpe-me a confusão, seu irmão Fernando que é o mais velho, certo ? Depois que escrevi a primeira resposta, vi a carta que tenho, na qual sua avó me enviava os nomes dos filhos de Manuel Adriano. Seu irmão é uns 5 anos mais velho, não é ? Álém de vocês dois, têm as meninas Manuela e Elisabete, esta é a caçula.
Então, para que você entenda a nossa família: seu avô João Adriano vem a ser meu bisavô. O que faz vc primo de minha mãe e meu primo em segundo grau.
Bom, no fim de semana, escrevo mais. Um grande abraço !!!!

Fabio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#121452 | ladriano | 24 jun 2006 07:08 | Em resposta a: #121426

olà Fabio

Isto é um bocado estrenho para mim, para lhe dizer a verdade eu nem isto realmente a acreditar, visto que tenho pocas ou a bem dizer nehumas informaçoes sobre a nossa familia. Tudo aquilo que voçé cotou està certo, mas com algumas màs noticias o meu irmao jà faleceu com 34 anos de uma doença ele era casado e tinha e tenha bem entendido uma menina, a minha avô tambem jà faleceu à seis anos com oitenta e poucos eu ja nem sei bem ou certo, o meu pai continua em frança e em portugal visto que ele est à reformado e o meu tio José està em portugal a viver na casa na ribeira-velha para informaçao casa aonde eu nasci e que foi a minha avô a parteira. E eu como jà lhe tinha istou no Luxembourg onde casei com a Alice que é natural de viana do castelo, jà estàmos casados à 18 anos e temos gemeos de 17 anos que é o David e o Alexandre.
Fico muito agradecido pelo o convite, e igualmente para voçés quando quizerem vir ao Luxemburgo a casa esta a voça desposiçao.
Eu gostaria de lhe enviar o meu email mas pelo o visto por este meio nao é aconselhado para mendar algumas fotos de nôs, mas agente à de incontrar uma soluçao.
Um grande abraço para voçés e bon fim de semana.

Luis Adriano

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#121478 | Fabio Adriano | 24 jun 2006 17:09 | Em resposta a: #121452

Caro Luis,

Muito agradeço por responder. Sim, a primeira vista, tudo é muito estranho. Mas, posso contar-lhe a história da família mandando um e-mail a você. Para mim, não há problema em escrever aqui o meu e-mail particular, porque tenho mais de um, assim se algo acontecer com o que escrevo, tenho outros.

Assim, peço que me escreva ao endereço fadrianolima@gmail.com

Aguardo seu contato para seguir com nossa conversa, enviando fotos e o que sei da família.

De momento, por favor, quando falar com seu pai e tio, envie nossos abraços saudosos, meu, de meus irmãos (Lucas e Tereza) e minha mãe (Maria).


Sinto muito pela sua avó, que era minha bisavó não de sangue, mas de carinho.

Bom, conversamos mais via e-mail, certo ?

Um abração a você, esposa e filhos,

Fabio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#121832 | henrdias | 28 jun 2006 21:42 | Em resposta a: #121372

Caro Fabio,

cá recebi o seu mail com as interessantes histórias que me relatou, e que me permitiram esclarecer algumas dúvidas.
Tenho andado um pouco ocupado, mas entretanto já digitalizei as fotos para lhe enviar, e em breve lhe responderei com mais calma.

Receba os melhores cumprimentos de

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#124755 | wilson dias | 12 ago 2006 19:41 | Em resposta a: #120079

ola amigos, achei este site e gostei de encontrar algo sobre a terra de meu pai. Ele nasceu nas ferrarias, fica ha creca de 5 km de maças, no sentido norte, pertinho do pontao, pertinho de vendas de maria. Eu infelizmente nao vou a pt ha cerca de 10 anos, mas lembro bem da regiao e do tempo que ali vivi. Se houver alguem que lembre vamos nos contactar. Meu avo se chamava jose dias e minha avó maria marques dias. Todos eram conhecidos como zé da nita, antonio da nita etc.
Ainda tenho por la primos nos palheiros e dois tios.
um abraço a todos

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#124787 | 2570 | 13 ago 2006 12:05 | Em resposta a: #120275

Caro Henrique Dias
Gostaria de saber se na sua base de dados tem algumas informações sobre familias de Alvaiazere (Pussos), nomeadamente: Morgado, Correia etc...
Obrigado
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#126099 | henrdias | 27 ago 2006 18:01 | Em resposta a: #124787

Caro Martins,

Não tenho, por enquanto, mais dados para além dos que lhe disponibilizei no tópico das Cinco Vilas.

Todavia estou consultando agora microfilmes de Pousaflores, onde aparece muita gente oriunda de Alvaiázere. Irei estar atento, e caso apareça alguém, logo lhe comunico.

Cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#126100 | henrdias | 27 ago 2006 18:03 | Em resposta a: #121372

Caro Fábio,

Tenho novidades para si !

Antes de entrar de férias, chegaram uns microfilmes (que eu há muito esperava) com os registos paroquiais da freguesia de Pousaflores, onde eu tenho larga ascendência.

Eu sabia que neles também iria encontrar respostas para os seus SERRAS, ANTUNES e NEVES.

Mas só agora comecei "desbravando", e os resultados estão à vista. No ramo do seu quarto avô JOAQUIM ANTUNES, subi duas gerações e no da quarta avó MARIA DAS NEVES, subi três gerações, o que equivale a dizer que já chegou a sétimos avós...., e que tal ?

Outra curiosidade, o JOAQUIM ANTUNES nascido em Mouta Redonda, Pousaflores a 24 out 1780, casou com a MARIA DAS NEVES em Pousaflores a 26 nov 1829, e era viúvo.
Não sei (por enquanto) o nome da primeira mulher, mas sei que ele não se ficou por aí, pois voltou a casar em 28 nov 1838, desta feita com THEREZA DAS NEVES, filha de Manoel Caetano e de Feliciana Maria.

Era filho de ALEXANDRE ANTUNES e de MARIA FREIRE, ambos naturais e moradores na Mouta Redonda, Pousaflores.
Ele filho de SIMÃO ANTUNES n. Carregal, Maçãs do Caminho e de ÁGUEDA MARIA n. Varzea, Maçãs D. Maria, e moradores na Mouta Redonda.
Ela filha de CUSTÓDIO FERNANDES n. Mouta Redonda e de JOANNA FERREIRA n. Relvas, Chão de Couce e m. Mouta Redonda.

Quanto à MARIA DAS NEVES era filha de ANTÓNIO GOMES n. do Carregal, Maçãs do Caminho, e de JOSEFA NEVES n. Lameira, Pousaflores, e aí moradores.
ANTÓNIO GOMES filho de MANOEL RODRIGUES do Carregal e de MARIANNA GOMES da Eira da Pedra, Maçãs do Caminho, e moradores no Carregal.
JOSEFA NEVES filha de RODRIGO MARQUES n. Pereiro de Cima, Pousaflores e de THEREZA DAS NEVES natural da Lameira e aí moradores.

RODRIGO MARQUES filho de MANOEL MARQUES e de ISABEL MARQUES m. Pereiro de Cima.
THEREZA DAS NEVES filha de ANTÓNIO NEVES e de FLORÊNCIA ? FRANCISCA ? m. Lameira.

Bem, e por hoje é tudo, se tiver alguma dúvida pergunte. Entretanto, quando tiver mais vagar, faço questão de lhe enviar por mail o relatório que este programa (PAF) faz com ascendentes e descendentes, onde aparecem mais mais nomes para além destes, tais como irmãos, filhos, etc.

Cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#126636 | Fabio Adriano | 31 ago 2006 04:32 | Em resposta a: #126100

Estimado Sr. Henrique,

quanto tempo ! Espero que o senhor esteja bem. Bom, não sei como lhe agradecer tanto empenho e consideração em enviar-me tais dados. Sem dúvida, é um achado ! De minha parte, infelizmente, tive que disminuir a marcha de minhas pesquisas, visto minha mãe não encontrar-se bem de saúde. Mas, é coisa que com fé se resolve.
Fica, então, o meu sincero obrigado pela sua lembrança e aguardo um contato seu para breve.
Assim que puder, envio-lhe mais notícias e dados.
Fabio Adriano.

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#129916 | henrdias | 02 out 2006 00:22 | Em resposta a: #126636

Caro Primo Fábio,

como o mundo é pequeno....há dias descobri um primo na Austrália e agora um no Brasil.
Este planeta está ficando para mim, cada vez mais, aquilo a que se chama "uma aldeia global".

Mas vamos lá ao que interessa:

Em primeiro lugar espero que após este tempo a tua mãe (minha prima em quinto grau), já possa estar restabelecida de sua saúde. Sabes, a nossa fé é muito fraca, mas temos de confiar naquele que tudo sabe e tudo pode...

Pois é, é mesmo verdade. Estava há pouco lendo a ultima mensagem que te enviei, e depois fui ao programa onde estou inserido os dados para ver se já tinha elementos novos para te mandar, e tal não foi o meu espanto ao posicionar-me no Simão Antunes casado com Águeda Maria, quando vejo no rodapé do programa que eles são meus sextos avós.
Ou seja o teu quinto avô, Alexandre Antunes é irmão do meu Manuel Antunes. O que equivale a dizer que o meu avô Manuel Simões Parreira era quarto primo do teu avô Silvério Adriano.

Pode parecer estranho, eu só agora ter reparado nisto, mas se eu te disser que neste momento tenho mais duas centenas e meia de avós "inventariados", por certo compreenderás que não é fácil memorizar todos estes nomes e apelidos.

Agora pergunto eu, será que os nossos avós sabiam do seu parentesco ?, será que eles se conheciam ??

Para já eles eram praticamente vizinhos, pois como sabes, a Ribeira Velha e o Carvalhal são dois lugares da freguesia de Maçãs e que fazem extrema um com o outro.
Depois, tiveram outra coisa em comum que foi o facto de ambos terem emigrado para o Brasil.

Quando me disseste que teu avô tinha ido para o Brasil com 19 anos, portanto em 1927, tenho pensado nisto:
Será que viajaram no mesmo vapor ??

O meu avô, apesar de ser um pouco mais velho, pois nasceu em 1882, casou (em primeiras núpcias) em 1909 com Josefina Augusta da Conceição de quem teve duas filha: a Idalina Morais em 1910 e a Previdência Morais em 1914.
Depois disso parece que imigrou para aí, deixando cá a família.
Em 1918 (fim da 1ª guerra) morreu-lhe a mulher (com 30 anos de idade) vítima da pneumónica, deixando duas filhas órfãs, uma com 8 e outra com 4 anos.
Dadas as circunstâncias teve de regressar a Portugal, onde viria a casar com a minha avó em 1921, tendo nascido o meu tio José Simões em 1923 e a minha mãe em 1926.
Em Janeiro de 1927 (ainda não tinha a minha mãe 1 ano), embarcou novamente no porto de Lisboa, rumo a Santos, onde já havia estado.
A filha mais velha casou na sua ausência, ausência essa que não foi muito prolongada, pois regressou a Portugal em 1929.
Sei que embarcou no porto de Santos em Agosto de 1929, no paquete Madrid, tendo desembarcado em Lisboa a 15 de Setembro de 1929.
Sei ainda que houve irmãos dele que também estiveram no Brasil.
O António Simões tinha aí mulher e dois filhos e estava (ao que parece) ligado ao negócio da sucata. Para aí morreu e não sabemos mais nada dele nem de seus descendentes.
O José Simões ou o Alberto Simões, estiveram aí, mas também regressaram.

Tenho uma foto que penso ser do Alberto tirada aí num fotógrafo alemão – (segundo parece), o Rodolpho – phot. na Rua Amador Bueno, 141 – Santos.
Tenho mais duas fotos do meu avô tiradas num jardim, e numa delas está acompanhado de outra pessoa que não sei quem é. Em tempos pensei que fosse o irmão (António Simões), mas eu nem sequer sei se ele esteve aí com o irmão, e para além disso esta pessoa aparenta ser mais nova que ele o que não corresponde, pois o António nasceu em 1879.
Havia de ser engraçado se fosse alguém que vocês pudessem identificar...
Caso estejas interessado, estou na disposição de te enviar estas fotos, e entretanto, devo dizer que continuo à espera da foto do teu bisavô, e agora ainda mais, quando sei que ainda temos algum parentesco.

Mas como podes verificar as dúvidas são mais que muitas, mas estou em crer que eu deste lado do oceano, e tu desse lado, talvez possamos esclarecer parte delas. O que achas ?

Agora recebe as mais cordiais saudações deste primo ao teu dispor,

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

maçãs de dona maria

#129922 | Lourval | 02 out 2006 05:20 | Em resposta a: #129916

Caro Henrique Dias,
Rua Amador Bueno pela qual já cansei de andar. Sou de Santos. Você tem razão, estamos em uma aldeia global. O meu padrinho era José Simões Lopes, casado com Palmira de Jesus. José Simões Lopes era de um lugar chamado Penedo e Palmira de Jesus, foi criada na Freguesia de Avelar. Eu já lhe contei esta estória. Se você quiser eu posso lhe ajudar aqui em Santos, será um prazer.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#131279 | JOSE EDUARDO | 15 out 2006 22:52 | Em resposta a: #124755

OLA WILSON DIAS SOU TEU PRIMO E ESTOU NA VENEZUELA O MEU MAIL E VAZEDUARDO@HOTMAIL.COM ESTOU EMOCIONADO DE SABER DE TI NO ANO 2004 ESTIVE EM PORTUGAL COM O TIO ZE E A TIA CLAUDINA AGORA SEI QUE FALECEU SOU FILHO DA ISAURA IRMA DO TEU PAI

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#131282 | JOSE EDUARDO | 15 out 2006 23:04 | Em resposta a: #124755

corrijo a nossa avo chamava-se MARIA MARQUES DA SILVA e o avo era o ZE DA ANITA porque a mae dele chamava-se ANA contacta-me se nao me engano a tua esposa chama-se CONSUELO.

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#131285 | PinheirodeCampos | 15 out 2006 23:33 | Em resposta a: #126100

Caro henrique

Por um mero acaso - ou curiosidade! - li o seu tópico e vi que pesquisa Pousaflores. Pois bem. Tenho um ramo dessa freguesia e de que quase nada sei pois resido em Bragança e tenho-me dedicado aos ramos transmontanos. Os meus ramos dessa região são em Abiul, Pousaflores e Almoster. Será que dessas freguesias tem alguma coisa?

De Pousaflores tenho ascendência Barros e Machado de Barros.

Ao dispor sempre

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#131364 | PinheirodeCampos | 16 out 2006 21:28 | Em resposta a: #126100

Caro henrique

Recebeua minha mensagem?

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança

Resposta

Link directo:

maçãs de dona maria

#131402 | Lourval | 17 out 2006 03:28 | Em resposta a: #131285

Caro Filipe Pinheiro de Campos,
Por acaso o Arquivo Distrital de Bragança dispõe dos arquivos de recrutamento militar? Estou procurando pelo meu trisavô Júlio Teixeira que nasceu em 1856 (com quase toda a certeza) não sei onde em Portugal (apenas suspeitas). Ele era filho de José Teixeira e Cândida Luísa e chegou ao Brasil antes de 1887.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#131827 | Granja | 21 out 2006 18:08 | Em resposta a: #131402

Caro Lourval

Não existe nada por aqui.

Temos que tentar por outro lado. Talvez no AHMilitar

Abraço

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#131846 | luis262 | 21 out 2006 20:46 | Em resposta a: #126099

Caro Henrique,

Através de Pedro França, tive acesso à documentação de matrícula do Manuel Pimentel de Abreu, que foi bacharel e licenciado pela Universidade de Coimbra.
Da documentação de matricula consta, como era habitual, apenas o nome do pai : António Pimentel de Abreu.

Como sabes este António Pimentel de Abreu, surge como padrinho e tio do batizado, no registo de baptismo de José António Álvares Pimentel Teixeira, que teve a CBA de Pimentéis e Teixeiras.
Pode daí deduzir-se, que seria irmão de Domingos Álvaresl Simões Pimentel, e ambos filhos de António Pimentel de Abreu e Joana Simões Biguina o que aliás "bate certo" com o que consta Carta de Brazão , que pude consultar, pessoalmente ,em microfilme, na Torre do Tombo em Lisboa.

Pena é que oassento de baptimo de José António tenha apenas o nome dos pais, e o pároco refere que é filho de Domingos Álvares e de sua mulher Luzia da Nazaré, poupando apelidos. ..
Foi batizado pelo Reverendo Manuel Roiz ( o mesmo que Rodrigues) Teixeira, que terá sido certamente o irmão de Luzia da Nazaré Teixeira. Enfim tudo gente nossa conhecida...

As coisas começam a não bater certas, quand,o o assento de casamento de Domingos Alvares Simões Pimentel e Luzia da Nazaré Teixeira diz, grosso modo que:
Aos 25 de Janeirode 1720 , se receberam matriminialmente em minha presença e das testemunhas abaixo nomeadas(...) Domingos Alvares Simois, filho de DOMINGOS FERNANDES ÁLVARES e de Joana Simois , de Maças de D. Maria LUzia da Nazareth, filha de Domingos Rodrigues e de Maria Martins, da Castanheira freguesia de Arega (...)
Vou ter de interromper . Continuo mais tarde
UM abraço
Luis

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria- Aditamento.

#131853 | luis262 | 21 out 2006 22:25 | Em resposta a: #131846

Caro Henrique.

Começo por corrigir uas "gralhas" que passaram, por estar nter de interromper o texto sem o rever...

Assim:

-No 2º paragafo devia ter escrito, " este Manuel ( e não António) Pimentel de
Abreu surge como padrinho e tio do batizado".

-No último parágrafo falta-me "com Luzia da Nazareth" ...

Queria apenas acrescentar que atendendo a data primeira matrícula , pedi para o A.D.Leiria uma fotocópia simples do assento de baptismo de Manuel Pimentel de Abreu, nascido em MDM c. de 1685 , filho de António Pimentel de Abreu.

Veremos se encontram o dito assento e se assim fôr oque dele consta.

Tens tido notícias do nosso comum primo Tó Zé?

Entretanto fico à espera de resposta tua a mensagens anteriores, nomeadamente sobre os Figueiredos Medeiros e a tão falada tia Briolanja.

Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria- Aditamento II

#131854 | luis262 | 21 out 2006 22:30 | Em resposta a: #131853

E as gralhas continuam a perseguir-me , como abutres famintos!!
É obra...

Luís

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#132159 | Granja | 25 out 2006 17:36 | Em resposta a: #126100

Caro Henrique

Viu a minha mensagem anterior? Pode ser que tenhamos dados para trocar. Oxalá pois esse lado é para mim muito pouco claro ainda.

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#132427 | JOSE EDUARDO | 28 out 2006 02:11 | Em resposta a: #121343

Ola sr Favio li as suas mensagens e como conheci gente da ribeira velha porque estudei nas vendas de maria atrevi-me a escrever e perguntar se nao sera que as nossas familias se conhecem eu estudei desde o ano 69 ate ao 73.
ok muitas felicidades e se nao nos conhecemos pelo menos fomos vezinhos alguma vez apesar de estar a muitos km de distancia,
feliz fim de semana.

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#132474 | henrdias | 28 out 2006 23:48 | Em resposta a: #129922

Caro Lourval,

peço imensa desculpa por esta resposta tardia, mas a tal aldeia global de que falava-mos, coloca-nos por vezes tarefas inadiáveis que nos retiram o tempo necessário para fazer aquilo que mais gostamos.

Quero também lhe agradecer pela sua proposta de ajuda aí em Santos. Pode crer que irei recorrer a ela. Tenho consultado alguns sítios da Internet, dessa terra que meu avô calcorreou, e gostaria de saber mais do seu percurso de vida aí (dele e de seus irmãos), mas neste momento o que sei é apenas o que referi aqui ao confrade Fábio Adriano. Terei de pesquisar primeiramente aqui a data do seu primeiro embarque, e depois talvez aí no memorial do emigrante se possa saber o local do destino.

Entretanto, também estou disponível para o ajudar aqui naquilo que estiver ao meu alcance. Assim, sugiro que vá colocando neste tópico tudo o que for descobrindo dos seus antepassados nesta região para que eu ou outro confrade possamos estabelecer as devidas ligações.

Dizia que o seu padrinho era de um lugar chamado Penedo. Não será antes do lugar da Pena da freguesia da Aguda, vizinha do Avelar ?

E o seu José Dias Freire, sabe de onde era natural ?, é que eu tenho um António Dias Freire natural de Alqueidão do Roque, Pussos, Alvaiázere.

Bem e com isto termino, receba as mais cordiais saudações deste amigo ao seu dispor,

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#132475 | henrdias | 28 out 2006 23:50 | Em resposta a: #132159

Pinheiro de Campos,

tenho lido as suas mensagens, mas só agora me foi possível responder, espero que compreenda.

Então é de Bragança, pois sim senhor, é uma bonita terra que este ano tive oportunidade de conhecer melhor nos poucos dias de férias que aí passei. Andava para aí tudo em obras, mas a gastronomia continua a ser o que era. Mas mudemos de assunto, pois falar de férias nesta altura do campeonato parece não soar lá muito bem.

Concordo plenamente com a troca de dados, e devo dizer-lhe que das freguesias de Almoster e Pousaflores, uma vez que fazem parte da região que estou a estudar (Cinco Vilas), já reuni uma quantidade apreciável de informação. Tenho reparado que em Almoster aparece muita gente de Alvaiázere e da Freixianda, e em Pousaflores e Chão de Couce de Abiul e de Ansião, o que é perfeitamente razoável em termos geográficos.

Portanto, eu sugeria-lhe que coloca-se aqui os ascendentes que tem nesta região, para eu verificar a possibilidade de ligação à minha base de dados. Para já posso adiantar que tenho cerca de uma dezena de Machados, entre eles o Dr. Francisco de Barros Machado, médico de Alvaiázere que nasceu em Leiria cerca de 1800 e casou com uma filha do Farmacêutico de Maçãs D. Maria, e teve duas filhas de apelido Barros Machado. Também tenho cerca de uma dezena de Barros, entre eles figuram a minha sétima avó Marianna de Barros c.c. Ambrózio Nunes e tiveram Maria de Barros c.c. Manoel José que por sua vez tiveram Maria de Barros c.c. Manoel Gaspar Ramos, meus quintos avós.

Bem, e por hoje fico por aqui, receba os melhores cumprimentos

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

maçãs de dona maria

#132480 | Lourval | 29 out 2006 01:45 | Em resposta a: #132474

Caro Henrique Dias,
Conte comigo aqui em Santos. Aqui nesta cidade há muitos descendentes de imigrantes, como era de se esperar. Sem dúvida, Santos é a mais portuguesa das cidades brasileiras. Meu pai é filho de um português de Castelo Branco e a mãe dele, brasileira, é filha de uma portuguesa da Meda e o pai dela, brasileiro, filho de portugueses de Vila Real. Já a família de minha mãe está aparentemente em Leiria e Coimbra.
Fiquei entusiasmado com sua notícia do António Dias Freire. Ele é natural justamente do concelho ao lado de Ansião, de onde é natura o Manuel Simões de Abreu. Eu não sei se já te disse, localizei o batismo do Manuel em 1866 em Avelar, filho natural de Maria da Nazaré, e o pai dele, que o amparou, era António Simões de Abreu. Manuel Simões de Abreu faleceu na Sé Nova, Coimbra, onde cuidava da saúde, em 1946. Ele era casado com Teresa de Jesus, a qual eu suspeito ser prima de minha trisavó Maria de Jesus. Teresa de Jesus era filha de José Dias Freire e Maria Teresa. Vou precisar efetuar uma busca em Pussos pelo casamento de José Dias Freire e Maria Teresa cerca de 1865.
O seu António Dias Freire viveu em que época?
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#132522 | Granja | 29 out 2006 19:50 | Em resposta a: #132475

Caro Amigo

Fiquei muito contente com a sua simpática mensagem.

O que tenho aqui à mão não será muito mas consigo pelo menos a descendência destes. Será que algum lhe é familiar?

MANUEL MACHADO DE BARROS, nasceu em Vale da Couda (?), filho de João Machado de Barros e de sua mulher Isabel Duarte Martins, natural da Chamusca.
Casou com Mariana Gomes, nascida em Vale da Couda, filha de António Gomes e de sua mulher Mariana Gomes, naturais do mesmo lugar, C.g.

Pelo menos teve a ROSA MARIA MACHADO DE BARROS, nasceu em Vale da Couda em 16 de Abril de 1751 e aí foi baptizada a 26 do mesmo, sendo padrinhos Manuel Gomes, seu tio materno e Rosa, filha de André de Barros, de Pousaflores.
Casou a 4 de Outubro de 1772 na Igreja do Salvador em Almoster com José de Barros, filho de Manuel de Barros e de sua mulher Isabel Gameiro, naturais da Amieira, freguesia de Abiul, C.g.

Um abraço ao dispor e aguardando as suas simpáticas notícias

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#132547 | Granja | 30 out 2006 09:43 | Em resposta a: #132475

Com mais alguns dados de quem tenho algumas informações que posso completar aqui vai:

1. José de Barros
2. Manuel de Barros, n. Casais Novos
3. Isabel Gameiro, n. Chão da Gaia
4. João de Barros, n. Casais Novos
5. Maria Gonçalves, n. Vila Chã
6. Bartolomeu Fernandes, n. Cartaria
7. Luísa Gameiro, n. Chão da Gaia

O referido José de Barros (1) casou com:

1. Rosa Maria Machado de Barros
2. Manuel Machado de Barros, n. Vale da Couda
3. Mariana Gomes, n. Vale da Couda
4. João Machado de Barros, n. Vale da Couda
5. Isabel Duarte Martins, n. Chamusca
6. António Gomes
7. Mariana Gomes

Existem depois umas linhas Freire, Neno e Pereira Monteiro que vou procurar enviar logo que as encontre!

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#132828 | Granja | 01 nov 2006 21:41 | Em resposta a: #132475

Caro Henrique

Viu a minha emnsagem?

Um abraço

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#132948 | henrdias | 03 nov 2006 00:16 | Em resposta a: #132828

Caro Pinheiro de Campos,

encontrei na minha base de dados os casamentos de Manoel Gomes e de Maria Gomes, ambos filhos do seu António Gomes c.c. Mariana Gomes, mas curiosamente não encontrei o casamento da irmã deles, a Mariana Gomes.

O Manoel Gomes (o tal tio materno e padrinho da Rosa M. M. Barros) casou em Almoster a 29.09.1754 com Josefa Maria filha de Paulo Nunes e de Maria Gonçalves do Casal da Rainha, Almoster, e teve um José Gomes * 05.05.1760 no Vale da Couda, que casou em Almoster com Josefa Gonçalves filha de Pedro Francisco e de Domingas Gonçalves também do Val da Couda. Teve também uma Maria * 03.04.1763.

A Maria Gomes casou em Almoster a 02.11.1755 (no dia a seguir ao terramoto de Lisboa) com Francisco Martins filho de Manoel Martins e de Marianna Christóva da Boca da Mata, Alvaiázere, e teve um António * 03.11.1761 no Vale da Couda.

Entretanto fui vasculhar os meus apontamentos manuscritos, pois recordava-me de ter escrito algo sobre os Gameiros de Abiul, (isto porque na altura pensei que poderiam ter algo a ver com a ascendência da mulher do nosso confrade Charters d'Azevedo), e foi quando dei com o casamento da Rosa M. M. Barros (referida apenas por Roza Maria) filha de Manoel Machado de Barros e da Mariana Gomes. Mas só não a tinha introduzido na B.D. porque não sabia quem eram os pais desta Mariana Gomes. Portanto a sua intervenção já foi boa, pois permitiu-me completar mais esta parte do puzzle.

Depois encontrei também uma irmã do José de Barros a casar em Almoster a 15.09.1779 com Manoel Nunes de Barros, filho de Joam Nunes e de Luiza Maria do Val da Couda.

Quanto às linhas Freire e Neno, devo dizer que há dois confrades aqui no fórum, o João Silva e o António Godinho que partilham das mesmas, como pode ver no tópico "Ansião - Ferreira, Freire, Neno, Castelão, etc.".

Bem, e por hoje é tudo o que me apraz dizer ,
um abraço
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#132949 | henrdias | 03 nov 2006 00:18 | Em resposta a: #132480

Caro Lourval,

o que eu sei acerca de António Dias Freire, é que foi casado com Maria Carvalha e tiveram uma filha que nasceu em Alqueidão do Roque, Pussos, em 1823 e faleceu em M.D.M. em 03.10.1902. A filha chamava-se Joaquina da Conceição e foi casada com António Simões Favas, pai de João Augusto Simões Favas, sobejamente referido nos tópicos Quinta da Boa Vista, e Famílias de Maçãs de D.Maria.
Agora, o que achei curioso quando estive a ver estes apontamentos, foi que a irmã do Augusto Favas, uma tal Maria José casada com Manuel Ferreira Urbano, ambos de M.D.M., estiveram no Brasil durante algum tempo, pois o filho Luiz "nasceu em 12-07-1891 e foi baptizado em 08-08-1891 na Sé Cathedral da Cidade de San Paulo dos Estados Unidos do Brazil, pelo Reverendo Padre José Duarte de Sousa Bastos, empregado da Sé." Os padrinhos foram Luiz da Silva, capitalista, e sua mulher D. Maria da Conceição, então também em São Paulo. Já os outros filhos nasceram em M.D.M., a Alda em 19-08-1901, e o Manuel em 06-03-1907.

E por agora é tudo o que tenho,

um abraço

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#153625 | henrdias | 24 abr 2007 17:50 | Em resposta a: #126636

Caro primo Fábio,

devo dizer que tenho andado atribulado com inúmeras tarefas, ao ponto de só à poucos dias atrás ter deparado com o teu mail do início deste mês. Chego até a imaginar que poderás pensar que estou aborrecido contigo, mas nada disso, a falta é toda minha, e daí o pedido de desculpas que espero sejam aceites.

Acontece que perguntavas por uns primos direitos do teu avô, o José Antunes Simões cc Francelina Antunes e sua filha, Olívia Antunes nascida em 1942. Fui logo ver na minha BD, mas não encontrei nada e daí também o atraso na resposta. Como sabes eu estou pesquisando nos microfilmes, e aí só existem dados com mais de cem anos. Eu costumo dizer (por graça) que há necessidade de construir uma ponte para estabelecer a ligação dessas pessoas que estou pesquisando, com as pessoas nossas contemporâneas, pois de facto existe aqui um enorme vazio.
A única hipótese seria perguntar lá na terra se alguém conhecia essa gente, mas para isso preciso saber mais detalhes, por exemplo, de que eram filhos, quem eram os seus irmãos, etc. etc.

No entanto analisando com mais calma a BD, verifico que para ele, ou ela, serem primos direitos do Silvério Adriano, teriam de ser filhos de irmãos do João Adriano, ou da Maria Josefa. Ora como do João, tanto quanto sei, até à data ainda não lhe “arranjámos” irmãos, só resta a Maria Josefa mas nem por isso temos a tarefa facilitada, pois até à data já lhe identifica-mos sete irmãos. Mas é num desses irmãos, o Manuel Serra Júnior (Júnior, porque o pai também era Manuel Serra), c. c. Pudenciana Maria em 22.09.1897, e com (pelo menos) cinco filhos, que encontramos uma filha de nome Francelina nascida na Ribeira Velha, Maçãs D. Maria em 06.02.1907.

Pode muito bem ser esta a Francelina Antunes, uma vez que a avó materna dela (Josefa Maria) era filha de Joaquim Antunes c. c. Maria das Neves, e este (J. Antunes) filho de Alexandre Antunes.

Também ela a nascer em 1907, normalmente não se casaria antes de 1932, por isso é possível que seja ela a mãe d Olívia Antunes nascida em 1942, principalmente se a Olívia não for o primeiro filho do casal.

Vê se concordas com estas deduções, pois eu agora ao reler o teu mail fiquei com a impressão que o José Antunes Simões é que era o primo direito ?. Se assim for, nada feito, pois eu não sei mais nada acerca desta Francelina, e como digo, só perguntando lá.

Bem mudando de assunto, há pouco rebuscando uns apontamentos que recolhi um pouco à pressa, deparei com o casamento do teu bisavô João Adriano com a Maria Josefa em M.D.M. em 09.10.1901. E isto confirma-se porque a Maria Rosa nasceu em 1903, e o teu avô em 1908, mas o problema é que apenas recolhi o nome dos nubentes e a data. Quando lá voltar vou tentar saber o nome e naturalidade dos pais (para ver se bate certo), bem como a idade que tinham quando casaram pois no caso do Adriano ainda desconhecemos a data de nascimento, e nos registos desta época isso é mencionado, e inclusive até referem a profissão, que se trata também de um dado importante.

E agora termino, na esperança de em breve te poder responder com mais calma (via email) afim de te enviar o que está prometido, porquanto não está esquecido.

E outra coisa, não me trates por senhor, pois para além de sermos primos, somos quase da mesma idade, O.K.?

Um abração,

H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#154132 | henrdias | 28 abr 2007 10:19 | Em resposta a: #126636

Caro primo Fábio,

espero que tenhas visto a minha mensagem anterior, pois entretanto já tive oportunidade de completar os dados sobre o teu bisavô que são os seguintes:

Assento de casamento Nº 16/1901 em Maçãs D. Maria a 09.10.1901.

João Adriano, solteiro, trabalhador de trinta e um anos e meio de idade, natural do Curraes, filho de João Adriano natural da Salgueira e de Joana da Conceição natural dos ditos Curraes casou com Maria Josefa, solteira, doméstica de trinta e seis anos e meio, natural da Ribeira Velha, filha de Manoel Serra natural do Pereiro de Baixo, Pousaflores e de Josefa Maria natural e moradora na Rib. Velha.
Os padrinhos foram João Lopes de Faria, casado, proprietário, morador no Casal Novo e Manoel Dias, casado, pedreiro, morador no Soutinho.
Todas os locais referidos, excepto o Pereiro são da freguesia de Maçãs D. Maria.
O Pároco era José Francisco de Sousa Santiago, mas realizou a cerimónia o Reverendo Coadjutor Manoel Lopes de Faria que foi Cónego honorário da Sé de Macau, e morava no Casal Novo, daí eu suspeitar que seria irmão do padrinho.

E agora uma novidade que torna a minha anterior mensagem desactualizada. É que acabei de "arranjar" um irmão para o João...

Tráta-se do Francisco Adriano, e assim "reza" o registo do seu casamento com o Nº 15/1900, efectuado em M. D. M. a 20.06.1900.

Francisco Adriano, Solt., operário de 24 anos e cinco meses, natural dos Curraes e filho de outro João Adriano e de Joana da Conceição, c. c. Maria Roza, solteira, doméstica de vinte e cinco anos e dois meses, filha de Francisco Simões e de Delphina Simões, proprietários todos naturais e moradores nos Curraes.
Padrinhos, Francisco da Silva, cas., prop., m. Casal Novo e João Silveiro, solt., m. Casal Novo. Foram dispensados em segundo grau de consanguinidade.

E pronto, por hoje é tudo.
Espero que estas informações sejam do teu agrado,
recebe um abração do primo
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#154172 | Granja | 28 abr 2007 17:45 | Em resposta a: #132475

Caro Henrique

Por razões diversas só hoj respondo ao seu mail....um pouco tarde

Vou organizar o que tenho aqui e já coloco uma vez que como deve calcular é-me complicado estudar este lado da família pela distância e pela disponibilidade se bem que seja um ramo que prezo partcicularmente.

Até logo

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#154173 | Granja | 28 abr 2007 17:50 | Em resposta a: #132948

Aqui vai um acresceto

Se precisar posso mandar alguma actualização a isto. Será que tem algo mais desta gente? Consegue fazer-me alguma ligação dos tais Gameiros ou dos Machado de Barros?

I - MANUEL MACHADO DE BARROS, nasceu em Vale da Couda (?), filho de João Machado de Barros e de sua mulher Isabel Duarte Martins, natural da Chamusca.
Casou com Mariana Gomes, nascida em Vale da Couda, filha de António Gomes e de sua mulher Mariana Gomes, naturais do mesmo lugar, C.g.

Filhos:

1 (II) - JOSEFA MACHADO DE BARROS, nasceu em Vale da Couda e aí foi baptizada a 11 de Junho de 1741, sendo padrinhos Isabel Duarte que se fez representar pelo Padre António Pereira e Josefa Teresa Machado de Barros, sua tia paterna.

2 (II) - BARTOLOMEU MACHADO DE BARROS, nasceu em Vale da Couda em 16 de Dezembro de 1743 e aí foi baptizado a 26 do mesmo, sendo padrinhos o Padre Manuel Simões dos Santos, Vigário de São Pedro da Beberriqueira que se fez representar por André de Barros, de Pousaflores e Josefa Teresa Machado de Barros, tia paterna que se fez representar pelo Padre António Pereira Monteiro.

3 (II) - JOSÉ MACHADO DE BARROS, nasceu em Vale da Couda em 9 de Novembro de 1747 e aí foi baptizado a 23 de Novembro, sendo padrinhos o Padre António Pereira Monteiro e Teresa, filha de António Simões, de Casal dos Maduros, freguesia de Pousaflores.

4 (II) - D.ROSA MARIA MACHADO DE BARROS que segue

5 (II) - JOAQUIM MACHADO DE BARROS, nasceu em Vale da Couda em 21 de Maio de 1754 e aí foi baptizado a 29 do mesmo, sendo padrinhos Alexandre Ribeiro Pinto e Oliveira Mourão, de Coimbra e Joaquina, filha de Maria Teresa.

6 (II) - RAFAEL MACHADO DE BARROS, nasceu em Vale da Couda em 23 de Maio de 1758 e aí foi baptizada a 28 do mesmo, sendo padrinhos Rafael Gomes e filha Domingas, do mesmo lugar.


II - ROSA MARIA MACHADO DE BARROS, supra, nasceu em Vale da Couda em 16 de Abril de 1751 e aí foi baptizada a 26 do mesmo, sendo padrinhos Manuel Gomes, seu tio materno e Rosa, filha de André de Barros, de Pousaflores.
Casou a 4 de Outubro de 1772 na Igreja do Salvador em Almoster com José de Barros, filho de Manuel de Barros e de sua mulher Isabel Gameiro, naturais da Amieira, freguesia de Abiul, infra referidos, C.g.


Um abraço

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#154858 | henrdias | 03 mai 2007 22:21 | Em resposta a: #154173

Caro Filipe,

de momento não tenho mais nada dessa gente, pois estou pesquisando noutras freguesias. Espero em breve (!?) voltar a essas, mas ainda não sei quando.
De qualquer modo fica a promessa que irei estar atento, O.K. ?

Um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#169003 | nuno.melo | 01 out 2007 01:52 | Em resposta a: #131285

Caro Pinheiro de Campos,
Por curiosidade, que apelidos tem de Almoster? Eu tenho dois avós (em 6º grau se não me falha a memoria), um chamado Manoel Luiz e ela Domengas Gonçalves (julgo que de Romila) e foram pais de Luis de Mello que nasceu entre 1730-1750 em Chão de Couce.
Cumprimentos,
Nuno Martins

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#169382 | nuno.melo | 05 out 2007 02:41 | Em resposta a: #131285

Caro Pinheiro de Campos, só uma correcção à minha última mensagem, Manoel Luis e Domengas Gonsalves eram efectivamente de Almoster, mas de Barreira (lugar que consta no assento de nascimento do filho, Luis de Mello e do asento de casamento de ambos). Acrescento que Luis de Mello casou em 12-09-1765 com Joanna Maria de São José natural de Chão de Couce e que foi baptizada em 19-01-1739. Não compreendo como surgiu o apelido Mello, pelo que se tiver alguma pista...
Cumprimentos,
Nuno Martins

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#176067 | Nelita | 11 dez 2007 20:16 | Em resposta a: #169382

Na Vila do Castanheiro Couto Isento de S. Pedro das Águias, hoje Castanheiro do Sul, concelho de S. João da Pesqueira casou Manuel Lopes Medeiros de Lora, natural de Maçãs Dona Maria, a 21 de Agosto de 1819, com Maria do Lado, natural da mesma freguesia, onde nasceu a 1 de Junho de 1796, filha de Manuel Cardoso e de Maria dos Anjos.
Faleceu na Vila do Castanheiro a 21 de Maio de 1870, com 74 anos de idade e sua mulher faleceu a 20 de Abril de 1871. (c.g.)

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#176068 | Nelita | 11 dez 2007 20:19 | Em resposta a: #169382

Na Vila do Castanheiro Couto Isento de S. Pedro das Águias, hoje Castanheiro do Sul, concelho de S. João da Pesqueira casou Manuel Lopes Medeiros de Lora, natural de Maçãs Dona Maria, a 21 de Agosto de 1819, com Maria do Lado, natural da mesma freguesia, onde nasceu a 1 de Junho de 1796, filha de Manuel Cardoso e de Maria dos Anjos.
Faleceu na Vila do Castanheiro a 21 de Maio de 1870, com 74 anos de idade e sua mulher faleceu a 20 de Abril de 1871. (c.g.)
Viveram na Rua da Sobreira e uma filha Maria do Rosário, nasceu a 3 de Agosto de 1830 e Maria Amália a 5 de Dezembro de 1837.
se precisar mais informação responda
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#176527 | henrdias | 15 dez 2007 09:51 | Em resposta a: #176068

Cara Nelita,

não percebi a quem era dirigida a sua mensagem, mas de qualquer modo pergunto se não conhece ascendentes ou descendentes desta gente de Maçãs, para que eu os possa entroncar com alguém conhecido.

Com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#176614 | Nelita | 15 dez 2007 22:34 | Em resposta a: #176527

H. Dias
O apontamento que tenho trata de Manuel de Lora Medeiros e Passos, natural de Maçãs Dona Maria. Não sei se interessa para o trabalho ou se interessa ao trabalho sobre Medeiros.
Se interessar eu envio os elementos sobre esta família.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#176616 | henrdias | 15 dez 2007 22:53 | Em resposta a: #176614

Cara Nelita,

interessa-me tudo o que tenha a ver com Maçãs de D. Maria, por isso desde já lhe agradeço todos os dados que puder disponibilizar.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#176714 | Nelita | 16 dez 2007 19:38 | Em resposta a: #176616

Caro Henrique Dias
Na Vila do Castanheiro, faleceu a 5 de Julho de 1828, Manuel de Medeiros e Passos, Tabelião, natural da Vila do Chão de Covas (?), Nossa Senhora da Conceição, Coimbra, filho de Calisto de Passos e de Teresa Lopes da mesma freguesia, que fora casado em primeiras núpcias com Isabel Ferreira da Conceição, natural do Lugar das Milgas,(?), S. Paulo de Maçãs Dona Maria, falecida na Vila do Castanheiro a 9 de Março de 1819.
Manuel de Medeiros e Passos, casou a 21 de Novembro de 1819, com Maria Leonor, a Maria do Escrivão, natural da Vila de Varzeas, Bispado de Lamego, filha de Bernardo José Pereira de Basto e de Mariana Luísa, naturais da Vila de Varzeas.
Filho do 1º Casamento:
Na Vila do Castanheiro casou Manuel Lopes Medeiros e de Lora, a 21 de Agosto de 1819, proprietário, natural de Maçãs Dona Maria, filho de Manuel de Medeiros e Passos e de Isabel Ferreira, naturais da freguesia de S. Paulo de Dona Maria, Coimbra, com Maria do Lado, natural da Vila do Castanheiro, onde nasceu a 1 de Junho de 1796, filha de Manuel Cardoso e de Maria dos Anjos, naturais da Vila do Castanheiro. A cerimónia foi celebrada pelo Vigário José Ferreira de Azevedo e foram testemunhas José António de Lemos e André Rodrigues. Residiram na Rua da Sobreira da mesma freguesia.
Filhos:
Maria da Piedade, n. a (3/8/1820)
Maria Amália, n. (5/12/1837)
Manuel Lopes Medeiros de Lora faleceu na Vila do Castanheiro a 21 de Maio de 1870, com 74 anos de idade.
Maria do Lado, faleceu a 20 de Abril de 1871.

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#176717 | Nelita | 16 dez 2007 19:51 | Em resposta a: #176714

Filhos de 2º Casamento de Manuel de Medeiros e Passos e de Maria Leonor

António Joaquim de Medeiros, n, (5/11/1822); casou a (4/8/1842); f. (8/01/1921)

Maria da Piedade, n. (19/10/1824)

Manuel de Medeiros, n. (12/01/1827)

Joaquim, f. m. (8/01/1821)
Apenas esta família me apareceu na minha investigação. Tenho mais alguns dados de seus descendentes.

Se encontrar alguma referência a famílias da Vila do Castanheiro agradeço me envie.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#177028 | henrdias | 18 dez 2007 19:53 | Em resposta a: #176717

Cara Nelita,

agradeço-lhe imenso os dados aqui disponibilizados, e que me permitiram colmatar mais uma lacuna na família Passos.
Confesso que tive alguma dificuldade em "descodificar" a Vila do Chão de Covas (?), Nossa Senhora da Conceição, Coimbra. Mas consultando a minha base de dados, verifiquei que tinha dois Calistos de Passos, e um deles era este c.c. Teresa Lopes, ambos naturais da Vila de Chão de Couce, Concelho de Ansião e Bispado de Coimbra, cujo orago é a Nossa Senhora da Consolação.
Eu estou em crer que estamos falando das mesmas pessoas, mas ainda assim pedia-lhe que confirmasse (caso seja possível) se o que aí diz é de facto Chão de Couce e N. Sª. da Consolação. Quanto à localidade que tinha dúvidas (Migas) posso assegurar que se trata de Melgas da freguesia de Maçãs D. Maria, cujo orago da igreja matriz é S. Paulo.
Quanto ao Manuel de Medeiros e Passos, devo dizer que não constava na minha B. D., apesar de constar um seu homónimo, mas filho de outro do mesmo nome e de Mariana de Sousa. Estes que eu refiro encontram-se no (NFP) - Nobiliário das Famílias de Portugal de Felgueiras Gayo, e por conseguinte aqui no Geneall:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=220658
Inicialmente, cheguei a pensar que fosse este que nasceu na Mata de S. Jorge, Chão de Couce a 11.02.1768 (embora esta data não conste no Geneall), e apesar de no Geneall estar escrito Paços em vez de Passos. Mas eu creio que isso não é relevante. E como me disse que o "seu" faleceu aí, em 05.07.1828, isto daria um óbito aos 60 anos de idade, o que me parece bastante razoável para a época.
Todavia a minha "teoria" caiu por terra ao ver que o pai era o Calisto de Passos. Por isso estou em crer que este Manuel é irmão de Francisco de Passos, também natural de C. Couce, onde casou a 12.12.1804 com Josefa Joaquina, filha de João Mendes e de Ana Teresa de Jesus. Esta Ana era filha de Manuel de Sousa Ribeiro e bisneta de Martim Borges de Azevedo acerca dos quais já existem tópicos neste fórum. Posso acrescentar que o Francisco teve pelo menos um filho, o Manuel de Passos c.c. Florinda Rosa em C. Couce a 03.03.1837, e que o Calisto de Passos era filho de Domingas Mendes, solteira, que deu por pai a Manuel de Medeiros de Vila Pouca, Chão de Couce, e a Teresa Lopes filha de Clara ? Maria, solteira, de C. Couce que deu por pai o Padre Manuel Lopes.
Como deve saber estes nomes e apelidos iguais podem ser indicadores de parentesco. Por vezes eram tios e/ou padrinhos. Por isso os elementos que me forneceu foram importantes para mim, e caso lhe seja possível enviar-me os descendentes desta gente, desde já lhe agradeço.
Pela minha parte, irei ficar atento, e se aqui na minha "jurisdição das Cinco Vilas" aparecer alguém da Vila do Castanheiro, a Nelita será a primeira a saber, combinado?

Com os melhores cumprimentos, e votos de um bom Natal,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#177029 | henrdias | 18 dez 2007 19:58 | Em resposta a: #177028

Cara Nelita,

rectifico:
"Quanto à localidade que tinha dúvidas Milgas (?) posso assegurar que se trata de Melgaz da freguesia de Maçãs D. Maria."

Cumprimentos,
H.Dias

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#177061 | Nelita | 18 dez 2007 22:36 | Em resposta a: #177028

Caro Henrique Dias
Manuel de Medeiros e Passos, tabelião, filho de Calisto de Passos e de Teresa Lopes era natural da Vila de Chão de Couce, Nossa Senhora da Consolação.Mas por vezes os´párocos dão informações pouco claras ou a caligrafia está pouco legível.
Deve tratar-se da mesma pessoa.
Do seu casamento com Isabel Ferreira da Conceição há um filho, de nome Manuel Lopes Medeiros de Lora. Não tenhoa a data e local do nascimento, mas, com referi casou na Vila do Castanheiro a 21 de Agosto de 1819 com Maria do Lado e faleceu a 21 de Maio de 1870, com 74 anos de idade.
Do 2º matrimónio, (21/11/1819), com Maria Leonor, nasceram na Vila do Castanheiro os seguintes filhos:
António Joaquim de Medeiros, nasceu a 5 de Novembro de 1822, foi baptizado na Igrja de Nossa Senhora da Assumpção da Vila do Castanheiro a 12 de Novembro de 1822 e foram seus padrinhos António de Carvalho Osório e sua mulher Isabel Joana, naturais da Vila de Valença do Douro. Casou na mesma Igreja, a 4 de Agosto de 1842, com Sebastiana Olaio filha de Manuel Dias de Aguiar e de sua mulher Maria Ferreira Olaio. Faleceu a 8 de Janeiro de 1921. (c.g.)

Maria da Piedade, nasceu a 19 de Outubro de 1824, foi baptizada a 30 de Outubro de 1824 e foram padrinhos Mariano de Lemos e Souza e D. Maria da Piedade de Azevedo e Costa Tavares, naturais da freguesia de Paredes da Beira,( por procuração).

Manuel Medeiros, nasceu a 12 de Janeiro de 1827, foi baptizado a 18 de Janeiro de 1827 e foram padrinhos Manuel de Jesus de Almeida e sua mulher D. Maria de Jesus de Azevedo.
Casou (?) com Victoria Rosa, natural da Povoa, Sendim, filha de Manuel Barradas e de Josefa Teresa, natural da Povoa, Sendim.
Manuel Medeiros, faleceu a 4 de Novembro de 1893 e sua mulher Victoria Rosa, faleceu a 9 de Janeiro de 1898. (c.g,)
Nota;
Os padrinhos deste Manuel Medeiros são meus tetravós.




Joaquim, f. m. a (8/1/1821)

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#177166 | Nelita | 19 dez 2007 16:51 | Em resposta a: #177061

Filhos de Manuel Medeiros e Victoria Rosa:

Francisco António Medeiros, carpinteiro, filho de Manuel de Medeiros e de Victoria Rosa, nasceu na Vila do Castanheiro a 8 de Maio de 1859, foi baptizado a 22 de Maio de 1859, e foram padrinhos Francisco Coelho e Ana Joaquina, naturais da Vila do Castanheiro.
Casou na m. freguesia a 2 de Maio de 1885, com Alexandrina Amélia, natural da Vila do Castanheiro e faleceu a 24 de Agosto de 1912.

Maria de Jesus, filha de Manuel Medeiros e de Victoria Rosa, nasceu a 12 de Março de 1861, foi baptizada a 13 de Abril de 1861 e foram padrinhos Francisco Manuel de Almeida, solteiro, proprietário e sua mãe Dona Maria Dias de Azevedo, viúva, proprietária. Faleceu a 2 de Fevereiro de 1878.

Laura de Jesus Medeiros, filha de Manuel Medeiros e de Victoria Rosa, nasceu a 20 de Agosto de 1865, foi baptizada a 22 de Setembro de 1865 e foram padrinhos os mesmos de sua irmã.( mãe solteira de 1 filho)

Nota:
Os padrinhos das duas irmãs são meu bisavô e minha trisavó.


Manuel Lopes Medeiros de Lora, proprietário, casado com Maria do Lado ( 21/8/1819):
Filhas:
Maria da Piedade, nasceu a 3 de Agosto de 1820, foi baptizada a 18 de Agosto de 1820 e foram padrinhos, José Cardoso e sua irmã Ana Maria, tios maternos da baptizada. (s.m.n.)

Maria Amália, nasceu a 5 de Dezembro de 1837, foi baptizada a 14 de Dezembro de 1837 e foram padrinhos Francisco de Lemos e sua filha Maria Amália. (s.m.n.)

António Joaquim de Medeiros, filho de Manuel de Medeiros e Passos e de Maria Leonor, casado com Sebastiana Maria Olaio.
Filha:
Teresa de Jesus, nasceu na Vila do Castanheiro a 30 de Abril de 1846, foi baptizada a 11 de Maio de 1846 e foram padrinhos António Inácio, solteiro e Teresa de Jesus, solteira, filhos de José António Fernandes e de Maria dos Anjos.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#177176 | henrdias | 19 dez 2007 18:46 | Em resposta a: #177166

Cara Nelita,

uma vêz mais lhe agradeço pelos dados fornecidos.
Agora, sim, fiquei com o quadro bem mais completo graças a si.
Sabe, quando estudamos uma freguesia, ou uma região, há sempre casos destes de pessoas que saiem fora da sua terra pelos mais variados motivos (neste caso parece ter sido por razões profissionais, uma vêz que ele era notário) e nós perdemos-lhe o rasto.
E é precisamente nestes casos que o Fórum (este importante espaço de partilha) tem um lugar preponderante.

Bem haja, e receba os melhores cumprimentos de

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#177178 | Nelita | 19 dez 2007 20:00 | Em resposta a: #177176

Caro Herique Dias:
Na verdade eu gosto muito de investigação e com sou licenciada em História e tenho um curricular do Mestrado em Demografia Histórica e História de Populações. Tenho uma pesquisa de mais de 5.000 familias e por motivos profissionais não podia aceder a estas partilhas. Claro que sei da mobilidade e também eu tenho muitas lacunas no meu trabalho, principalmente se o quiser transformar em trabalho genealógico. Mas como agora disponho de mais tempo certamente continuarei.
Sem dúvida que o primeiro Medeiros se deslocou por motivos profissionais e essa família devia ter sofrido ou os seus descendentes, pois com a extinção dos Mosteiros acabaram muitas regalias. Mas Manuel Medeiros, embora o pároco diga, por vezes que era "jornaleiro", foi sim um óptimo marceneiro, ainda hoje referido em terras do Douro pelos móveis e tectos em que deixou marca.
Tenho uma casa, em cujo tecto cada canto tem um enorme M. Quando eu era pequena pensava que queria dizer Maria Manuela, meu nome, mas um dia explicaram-me que era Manuel Medeiro.
A tradição oral ajuda a memória e não deve ser esquecida, pois faz parte da memória colectiva.
Muitos cumprimentos
Maria Manuela

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#191255 | elianafmm | 05 abr 2008 21:14 | Em resposta a: #124755

Wilson,
Cá estamos nós nos trombando novamente. Sou a Eliana do Artur e da Lourdes.
Vi várias referências a familia Dias neste site. Inclusive alertei que deveriam ser seus parentes.
Bjs
Eliana

Resposta

Link directo:

RE: maçãs de dona maria

#289145 | HRC1947 | 13 out 2011 23:28 | Em resposta a: #191255

.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 08:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen