Quadro do rei D. Carlos a passar revista as tropas

Este tópico está classificado nas salas: Património | Pessoas | Cargos

Quadro do rei D. Carlos a passar revista as tropas

#120117 | luisdemony | 05 jun 2006 15:45

O quadro de que falo é um que está em Vila Viçosa em que el Rei D. Carlos passa revista as tropas acompanhado pelo seu estado maior. A minha pergunta é que são os ajudantes de campo?
Desde já agradeço qualquer ajuda que me possam dar.

Resposta

Link directo:

RE: Quadro do rei D. Carlos a passar revista as tropas

#120119 | luisdemony | 05 jun 2006 16:02 | Em resposta a: #120117

Peço desculpa , não me apresentei . Luis Noronha Demony, e o autor do quadro é Calos Reis

Resposta

Link directo:

RE: Quadro do rei D. Carlos a passar revista as tropas

#120123 | jpcmt | 05 jun 2006 16:41 | Em resposta a: #120119

Caro Confrade:

O livro "O Rei Dom Carlos-Memória Viva" reproduz o quadro que citou, com a seguinte legenda:

"D. Carlos I com o seu Estado-Maior. O monarca veste uniforme de generalíssimo, montado no seu cavalo Cursito, acompanhado pelos Generais Craveiro Lopes, Francisco Maria da Cunha, Malaquias de Lemos, D. António de Noronha. Duval Teles, etc..."

Cumprimentos,

J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Quadro do rei D. Carlos a passar revista as tropas

#120129 | JBdeS | 05 jun 2006 18:12 | Em resposta a: #120119

Caro Luis,

O terceiro general da esquerda, de pêra, é o nosso Avô Honorato José de Mendonça.

Um abraço do seu primo

Resposta

Link directo:

RE: Quadro do rei D. Carlos a passar revista as tr

#120134 | luisdemony | 05 jun 2006 20:16 | Em resposta a: #120123

Caro J.de Castro e Mello Trovisqueira
Obrigado pela pronta resposta.
Desconhecia o livro que refere, vou tentar compra-lo.
Um abraço amigo
Luis Demony

Resposta

Link directo:

RE: Quadro do rei D. Carlos a passar revista as tropas

#120136 | luisdemony | 05 jun 2006 20:23 | Em resposta a: #120129

Caro primo Zé
Agradeço a pronta imformação,mas tem mesmo a certeza que se trata do Avô Honorato?
Tentei hoje contacta-lo mas não consegui encontra-lo.
Um abraço do seu primo amigo,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Quadro do rei D. Carlos a passar revista as tropas

#120142 | JBdeS | 05 jun 2006 22:47 | Em resposta a: #120136

Caro Luis

Tenho a certeza. O quadro foi pintado segundo um retrato do Avô que foi entregue na época ao pintor. Há um postal contemporâneo. "Pessoas Conhecidas", em que vem o Rei ao centro, rodeado da Família Real, ministros e ajudantes de campo.
Vou fazer um scanner e mandar-lhe.

Um abraço do seu primo amigo

Resposta

Link directo:

RE: Quadro do rei D. Carlos a passar revista as tropas

#120145 | JMSA | 05 jun 2006 23:03 | Em resposta a: #120142

Um dos Generais de pera é o meu Tio-Trisavô Coronel Manuel Novaes de Sequeira. ajudante de campo do Rei D.Carlos e administrador da Casa de Bragança. Embora o quadro tenha sido pintado depois da morte dele o Rei quis que fosse retratado, já que foi ele que apresentou o pintor Carlos Reis ao Monarca. Existe a tradição na família que era o terceiro mas é possível que haja alguma confusão.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Quadro do rei D. Carlos a passar revista as tropas

#120165 | JBdeS | 06 jun 2006 10:09 | Em resposta a: #120145

Caro JMSA,

O nosso Tetravô General Honorato José de Mendonça foi também ajudante de campo do Rei D. Carlos, tendo sido antes de D. Luis.
Se tiver interesse, posso enviar-lhe o referido postal em que vêm outros ajudantes de campo de Sua Majestade, pois pode dar-se o caso do seu Tio aparecer nele. Uma vez que não estão todos identificados, é difícil saber quem são os outros.

Com os meus cumprimentos

José Berquó de Seabra de Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Quadro do rei D. Carlos a passar revista as tr

#120180 | JMSA | 06 jun 2006 12:21 | Em resposta a: #120165

Caro Confrade,
Tenho o maior interesse nesse postal. Este meu Tio foi pouco fotografado pois é muito raro aparecer em alguma. Espero que em breve seja publicado um diário dele que neste momento está comigo. É um dos rarissímos contributos que temos para saber o dia-a-dia no Paço.
Como curiosidade existe também um quadro deste meu Tio a cavalo, sózinho, pintado pelo mesmo Carlos Reis.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Quadro do rei D. Carlos a passar revista as tr

#121351 | vvf | 23 jun 2006 01:21 | Em resposta a: #120142

Caro José, sou colecionador de fotos da época da Monarquia, se me puder facultar essa foto k descreve, agradeceria imenso. Obrigado pela atenção
V. Fernandes
vvf@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Quadro do rei D. Carlos a passar revista as tr

#127863 | aguerreiro | 09 set 2006 12:11 | Em resposta a: #120123

um dos oficiais é o general Luís Pimentel Pinto que era ministro da Guerra do Sr D, Carlos com quem tem alguma semelhança, de tal forma que segundo tradição familiar deu azo a confusões.

Resposta

Link directo:

RE: Quadro do rei D. Carlos a passar revista as tr

#127944 | Filipe Reis | 10 set 2006 15:28 | Em resposta a: #120180

Caro JMSA
Há nesse diário alguma referência a um oficial da Corte des apelidos Novais de Sousa Araújo ou apenas Sousa Araújo?.

Cumprimentos
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: Coronel Augusto de Souza Araujo

#127959 | JMSA | 10 set 2006 17:44 | Em resposta a: #127944

Caro Confrade,
Penso que a pessoa que refere é Augusto de Souza Araujo que foi coronel de lanceiros D'El-Rei, O.O.Princ. Real, Governador de Díu, etc casado com D. Carlota de Novaes. Ele não é refererido no diário porque os anos a que este se reporta são anteriores a ele exercer ofício no Paço. No entanto existe um parentesco entre eles porque o autor do diário era Tio da mulher. Gostaria de saber, caso queira partilhar, o seu interesse.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Coronel Augusto de Souza Araujo

#128037 | Filipe Reis | 11 set 2006 12:16 | Em resposta a: #127959

Caro Confrade

Agradeço a sua pronta resposta.
O meu interesse deve-se ao facto de ter conhecido, nos anos sessenta em África, Alberto Novaes de Sousa Araújo, suponho que filho do referido casal. Fomos muito amigos e as nossas famílias conviviam com frequência. Tenho uma foto com ele, seu filho e mulher.
Se me puder facultar mais alguns dados biográficos agradeço e poderei dar o meu e-mail para o efeito.

Os melhores cumprimentos

Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: Alberto Novaes de Souza Araujo

#128097 | JMSA | 11 set 2006 22:32 | Em resposta a: #128037

Caro Confrade Filipe Reis
Tem toda a razão. O casal que referi na minha mensagem anterior são os pais de Alberto Novaes de Sousa Araújo, meu tio-avô, irmão do meu avô paterno.
Tenho vários dados biográficos dele, incluindo artigos de vários livros e jornais da época. Como penso que seja do seu conhecimento o meu Tio Alberto foi considerado no seu tempo um dos maiores caçadores de caça grossa do mundo (pelo o que sei não estou a exagerar!) e foi dono da coutada de caça mais antiga de Moçambique, Kanga N'Thole. Tenho todo o gosto em lhe facultar as fotocópias do que tenho, ainda por cima sabendo que foi seu amigo, basta que me diga como.
Melhores cumprimentos
Miguel de Souza Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Alberto Novaes de Souza Araujo

#128200 | Filipe Reis | 12 set 2006 19:57 | Em resposta a: #128097

Caro Confrade Miguel de Souza Araújo

Que interessante! Julgo que o seu tio-avô terá sido mesmo o 1º guia-caçador naquelas paragens.
Se puder, o meu mail é:
maz@netcabo.pt
entrarei em contacto consigo e combinaremos a forma.

cumprimentos

F Reis

Resposta

Link directo:

RE: Quadro do rei D. Carlos a passar revista as tropas

#128625 | FLV | 15 set 2006 19:34 | Em resposta a: #120165

Olá
Agradeço se me puder enviar a imagem do referido postal.
O meu bisavô, General José Lobo de Vasconcellos, ajudante de campo de S.M El rei D. Carlos e D. Manuel, também está representado nesse quadro...tendo nós incluivamente uma reprodução de época e fotos praticamente iguais ao quadro.
Não sei se terei essa imagem mas gostaria de a ver se fosse possivel e certamente que o meu poderá identificar muitos.
Cumprimentos
Francisco
franciscolobo arroba larquitectos.pt

Resposta

Link directo:

RE: Quadro do rei D. Carlos a passar revista as tropas

#128626 | FLV | 15 set 2006 19:36 | Em resposta a: #128625

a frase completa:

Não sei se terei essa imagem mas gostaria de a ver se fosse possivel e certamente que o meu pai poderá identificar muitos.

desculpem

Resposta

Link directo:

RE: Quadro do rei D. Carlos a passar revista as tr

#128649 | Francisco de Novais | 15 set 2006 23:33 | Em resposta a: #121351

Caros confrades,

Tive oportunidade de ver o quadro original de Carlos Reis no palácio de Vila Viçosa
O quadro em causa está datado ? se sim, qual a data ?

Cumprimentos,

Francisco Pinto de Novais

Resposta

Link directo:

RE: Quadro do rei D. Carlos a passar revista as tropas

#129583 | vitor torres | 27 set 2006 12:08 | Em resposta a: #120136

caro luis
tambem tive as minhas duvidas quando olhei para o quadro, mas rectifiquei-as com uma gravura que a minha tia maria antonieta tinha, alem de ter amais fotos do avo honorato.
abraço
vitor torres

Resposta

Link directo:

RE: Quadro do rei D. Carlos a passar revista as tropas

#129585 | vitor torres | 27 set 2006 12:15 | Em resposta a: #120165

caro jose

sera possivel enviar tambem p/ mim p.f.? sou o vitor mendonça torres, neto do eduardo mendonça torres
obrigado

vtorres@oniduo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Quadro do rei D. Carlos a passar revista as tropas

#130446 | luisdemony | 08 out 2006 17:48 | Em resposta a: #120117

No quadro em causa alguem sabe quem é o primeiro ajudante de campo e chefe da casa militar D'el-Rei D. Carlos.
Corre na minha familia que este era o General Francisco Maria da Cunha que foi chefe da casa militar D'el-Rei e seu primeiro ajudante de campo.
Desde ja agradeço qualquer resposta,
Luis Demony

Resposta

Link directo:

RE: Quadro do rei D. Carlos a passar revista as tropas

#178248 | craveiro01 | 30 dez 2007 20:03 | Em resposta a: #130446

Caro Luis,

Segundo informação de meu tio João Carlos Craveiro Lopes, o general que monta o cavalo branco imediatamente atrás do Rei D. Carlos é o seu 1º Ajudante de Campo, Francisco Higino Craveiro Lopes, seu bisavô.
O terceiro general a partir da direita do quadro, que se encontra ligeiramente atrás, é o seu 2º Ajudante de Campo, Francisco Maria da Cunha.

Um abraço,

Nuno da França Craveiro Lopes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 14:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen