Apelido Nobre

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Apelido Nobre

#120190 | Toneca | 06 jun 2006 13:13

Caros Confrades,

Desde que comecei a participar no Forum,e embora não seja dos mais activos,após uma consulta ao estudo efectuado a muitas famílias e suas ligações,não encontrei ainda este tópico.Sei que há vários ramos espalhados pelo País e penso que haveria interesse em estudá-los e investigá-los.É o que venho propôr.

Cumprimentos,

António Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Apelido NOBRE

#120285 | LCNunes | 07 jun 2006 15:30 | Em resposta a: #120190

Caro António Carvalho

Sobre o apelido NOBRE apenas lhe posso adiantar o seguinte: o meu avô, natural de Lisboa, chamava-se Mário Nobre Nunes, e sua mãe (minha bisavó) chamava-se Joaquina de Oliveira Nobre, natural de Tábua (Coimbra).

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Apelido NOBRE

#120313 | rademelo | 07 jun 2006 22:53 | Em resposta a: #120285

Caros confrades

Tenho conhecimento de "Nobres" com origem em Comporta - Setúbal.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Apelido NOBRE

#120328 | xisco | 08 jun 2006 11:20 | Em resposta a: #120313

Na região de Ourique há alguns "Nobres", é um apelido que de um modo geral está ligado a importantes famílias de lavradores da região.

Se algum dos confrades tiver lá raízes ou antepassados poderemos trocar mais informações.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido NOBRE

#126674 | mnpct | 31 ago 2006 12:16 | Em resposta a: #120328

Experimente dar uma vista de olhos ao tópico Lanças de Castro Verde. Há lá bastantes Nobres à mistura. Eu sou um deles.

Miguel Nobre Parreira Cacho Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Apelido NOBRE

#126703 | xisco | 31 ago 2006 15:23 | Em resposta a: #126674

Obrigado pela dica, vou lá espreitar!

Luís Nobre Contreiras

Resposta

Link directo:

RE: Apelido NOBRE

#126823 | rafael | 31 ago 2006 22:10 | Em resposta a: #126703

Caro Luís Nobre Contreiras

Reparei nos seus apelidos : NOBRE e CONTREIRAS.

Caso conheça alguns-NOBRE e CONTREIRAS do actual concelho de Almodôvar, em particular, das freg. de São Barnabé, Santa Clara-a-Nova e São Sebastião de Gomes Aires e também os da freg. do Ameixial (Loulé), agradeço que me informe.
Tenho antepassados com estes apelidos.Em caso afirmativo serei mais preciso.

Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Nobre

#126841 | Txispa | 31 ago 2006 23:04 | Em resposta a: #120190

Caro António,

Levo anos estudando o apelido NOBLE na Galiza, hoje em dia não existe. O apelido estaba fixado perto de Portugal e penso que podería ter alhuma relação.
Os dados que tenho são dos séculos XVI, XVII e XVIII...desaparecendo nesse século.

Cumprimentos

Celso Milleiro (Pontevedra-Galiza)

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Nobre

#127440 | Toneca | 04 set 2006 17:02 | Em resposta a: #126841

Caro Celso,

Os meus agradecimentos pelo seu contributo embora não veja uma ligação provável entre o apelido NOBLE da Galiza e o NOBRE de Portugal,pelas razões que passo a expôr.
Neste Forum/Famílias informa-se que existiu em Tavira,no Algarve,uma família Nobre a quem seria passada carta de brasão.Ignoro se a família com este nome a quem o Rei D.Carlos concedeu os títilos de Condes e Viscondes de Bovieiro,será descendente daquela.De acordo com uma enciclopédia que possuo é um apelido de origem portuguesa,da cidade de Tavira,Algarve e que surgiu,de acordo com a tradição,por um acto de valor na conquista de uma praça,que levou o Rei(qual e quando?...) a dizer "Nobre foi o feito!".E assim surgiu o apelido Nobre.
Em Tavira viveu Manoel Martins Nobre casado com Isabel Antunes,pais de Estêvão Fernandes Nobre,marido de Beatriz Canelas.Estes foram pais de Manuel Nobre de Canelas,capitão,e residente nas Índias de Castela,a quem em 27.6.1671 foi passada carta de brasão,com armas de sucessão.Tambem há referência a um Simão Nobre,pai de Francisco Nobre Madureira que viveu em Tomar e teve Manuel Moreira de Sousa Nobre que casou com Maria Lobo,filha de Francisco Lobo Pereira.
A meu ver estes dados são bastante vagos,sem datas concretas,e seria interessante poder recuar através dos registos paroquiais até conseguir situar o início aproximado do uso deste nome.
Também é motivo de reflexão o brasão apresentar um braço armado de prata,com a mão de encarnação,segurando pelos cabelos uma cabeça de moiro...Em 1671 reinava D.Afonso II e as conquistas aos moiros já eram do passado.Estará subjacente a este facto, o tal acto de bravura praticado séculos antes por um membro da mesma família?!...
Sobre este nome é também conhecido que foi utilizado pelas religiosas da Santa Casa da Misericórdia quando na roda apareciam crianças bem trajadas e foram muitas e que eram baptizadas com Nobre.Quando consultei os registos paroquiais na Torre do Tombo,encontrei na zona do Cadaval e Alenquer muitas referências a expostos da Santa Casa com este nome e que exerciam profissões humildes de sapateiros almocreves,cavadores,etc.,e que para ali foram enviados em crianças para serem criados pelas amas de leite e de seco.Ignoro se seriam enviados também para outras regiões do País.
Seria interessante poder distinguir as respectivas origens...
Termino por hoje.
Cumprimentos ,

António Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Nobre

#127444 | Toneca | 04 set 2006 17:24 | Em resposta a: #127440

Rectifico o meu lapso de há momentos:em 1671 reinava D.Pedro II,não D.Afonso II.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Nobre

#127445 | anaalb | 04 set 2006 17:25 | Em resposta a: #127440

Ouvi, um dia destes, uma entrevista com o Dr. Fernando Nobre da AMI e percebi que tem informações sobre o apelido!
Não sei como poderão contactá-lo mas não deve ser difícil... desde que não esteja no meio de alguma guerra, claro!

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Nobre

#127451 | LProjecto | 04 set 2006 17:50 | Em resposta a: #127440

Caro António,

A propósito do apelido "Nobre" deixo o meu modesto contributo no sentido de se apurar qual a sua verdadeira origem, partindo do pressuposto de que já existiam indivíduos que usavam tal apelido, pelo menos, nos finais do séc. XV.

Seguindo o link abaixo encontra referência a um tópico onde refiro um ramo da minha ascendência que usou o apelido "Nobre" com raízes na zona de Avis e que por lá continuaram durante várias gerações, muito provavelmente, desde a época a que fiz referência e cujas ligações aos "Nobres" do Algarve desconheço:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=126049#lista

Tudo leva a crer que terão existido várias famílias, sem parentesco entre si, que o usaram.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Nobre

#127475 | Gilson Nazareth | 05 set 2006 00:01 | Em resposta a: #127440

Amigo,
Tenho um ensaio sobre o sobrenome Nobre na área de antropominia.
Não tenho a informação do uso deste sobrenome para expostos.Gostaria de ter
a referência documental deste uso.
Grande abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Nobre

#127500 | Toneca | 05 set 2006 12:32 | Em resposta a: #127475

Caro Gilson,

Lamento não poder esclarecê-lo quanto ao pretendido.A única fonte em que me baseei como informei ontem,foi a fornecida por este forum.Queira consultar o Índice: Famílias/N-Nobre que indica o uso deste nome pelas religiosas da Santa Casa da Misericórdia no baptismo dos expostos.Poderá talvez encontrar ali alguma referência documental.

Cumprimentos,

António Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Nobre

#127506 | Toneca | 05 set 2006 12:59 | Em resposta a: #127451

Caro Luís,

Grato pelo seu contributo e concordo que é uma investigação difícil.No seu caso parece-me mais provável,em virtude da proximidade do Algarve,em tempos remotos com dificuldades de comunicação,que a sua "costela" Nobre tenha mais probabilidades de ligação aos do Algarve do que a minha de Vila Verde dos Francos,Alenquer!...
Para não misturar "alhos com bugalhos" e como tenho um Fouto de Pina,tetravô lá para bandas do início do séc.XIX,vou passar para o link que me enviou e dar a informação respectiva de que disponho.Quem sabe se não seremos tetraprimos!...
Cumprimentos,

António Carvalho

Resposta

Link directo:

Apelido Nobre

#132117 | Lourval | 25 out 2006 04:03 | Em resposta a: #127500

Caro António Carvalho,
O antepassado mais recente que tenho com o sobrenome Nobre (Manuel Afonso de Campos Nobre) é do início do século dezoito, natural da Freguesia da Lardosa, Concelho de Castelo Branco, na Beira Baixa. Aparentemente esta família veio da Freguesia de Rosmaninhal, Concelho de Idanha-a-Nova, também na Beira Baixa.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Pesquisa na Espanha

#132118 | Lourval | 25 out 2006 06:16 | Em resposta a: #126841

Caro Celso Milleiro,
Tenho uma antepassada espanhola, Ana Sanches, filha de Francisco Sanches Rabasco e Ana Sanches (a Merina) nascida cerca de 1700. Ela nasceu em ?Terregonilla?, Reino de Castela, Bispado de ?orea. Tenho dúvidas com relação às leituras do lugar de nascimento deles. Eu poderia lhe enviar a cópia que tenho aqui caso tivesse acesso ao seu e-mail. Como eu poderia fazer para pesquisar na Espanha? Eu não tenho esta experiência na Espanha e não sei mesmo como começar.
Muito obrigado antecipadamente
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa na Espanha

#132145 | Txispa | 25 out 2006 15:00 | Em resposta a: #132118

Peda o meu e-mail a Geneaportugal.
Um saúdo
Celso

Resposta

Link directo:

Pesquisa na Espanha

#132151 | Lourval | 25 out 2006 16:07 | Em resposta a: #132145

Caro Celso,
Obrigado. Mas isso pode demorar um pouco então, o meu e-mail é:
lourval arroba hotmail ponto com
Se você não se encomoda, então me escreva e eu terei seu e-mail.
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Nobre

#132160 | Luis K. W. | 25 out 2006 18:15 | Em resposta a: #120190

O político português mais famoso dos últimos tempos é um tal de MÁRIO Alberto NOBRE Lopes SOARES...
Luis K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Nobre

#144175 | Toneca | 15 fev 2007 11:25 | Em resposta a: #120190

Caros Confrades,

Renovo o meu pedido de novas contribuições para o conhecimento dos diversos ramos desta família

Cumprimentos,

António Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Nobre

#144245 | AlferesPereira | 15 fev 2007 21:14 | Em resposta a: #144175

Caro António Carvalho

Tenho um amigo "Nobre" e sei que a sua origem (próxima) é Monchique e arredores (serra algarvia).

Tenho todo o gosto em lhe colocar as questões que me indicar ou, pedir-lhe que se desloque até aqui para "falar pessoalmente". Amanhã mesmo contacto com ele.

Atenciosamente
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Nobre

#144280 | ffarrajota | 16 fev 2007 00:30 | Em resposta a: #120190

Caro António:
A minha avó paterna tinha como apelidos Nunes Nobre Cardoso, o apelido Nobre veio dum antepassado do princípio do século XVIII, de Lagarinhos-Sta.Eufémia, de nome Luís Lopes Nobre cc. Maria Martins de Paços de Baixo-Gouveia.
Meu marido tem um antepassado de Sta. Bárbara de Nexe do século XVII de nome António Afonso Nobre cc.Beatriz Varela.
Não sei se lhe interessam estes dados.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 16:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen