Garraz

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Garraz

#120261 | josemariaferreira | 07 jun 2006 10:03

Caros confrades

Quem já se deparou com este apelido no concelho de Odemira nos séculos XVI, XVII e XVIII?

Os meus agradecimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Garraz

#215935 | mqs | 19 dez 2008 00:53 | Em resposta a: #120261

Caro José Maria,

Infelizmente, apenas deparei por este tópico hoje.
Nada tenho, em relação ao que pede, mas por falar em Garraz, pergunto-lhe se me poderá ajudar, quanto à ascendência de:

Jacinto Albino Pereira Garraz * Lisboa, Mercês mas bp. em Sines a 24.02.1839, filho de José Albino Ferreira * c. 1815 ? e Júlia Eduarda Thibó Sobral. Neto Paterno de Francisco José Ferreira * Lisboa, Santo Estevão de Alfama. (N sei onde se baptizou).
Segundo informações familiares, Jacinto teve um irmão com o apelido da Mãe (Thibó Sobral)?
Jacinto veio a casar com Emília Guilhermina da Silva em Sines, São Salvador em 1873. Tiveram duas filhas:
Isabel Carolina e Júlia Eduarda da Silva Pereira Garraz. Isabel casou com António Chalbert dos Santos e Júlia n casou.
Agradeço quaisquer informações que possa ter.

Cumprimentos,

Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Garraz

#217260 | mqs | 04 jan 2009 02:12 | Em resposta a: #215935

Caro José Maria,

Posteriormente à minha primeira resposta, consultei os registos do meu trisavô Jacinto Albino Pereira Garraz, dar-lhe-ei, caso necessite do que neles constam.

No de baptismo:
"Aos vinte quatro dias do mes de Fevereiro de 1839 nesta Igreija Matriz bautizei e pús os Santos Oleos a Jacinto o qual nasceo a 31 de Janeiro deste corrente anno, primeiro filho deste nome e do primeiro Matrimónio de José Albino Ferreira n.ªl desta freg.ª e de D. Júlia Eduarda Thibó Sobral n.ªl desta freg.ª. Neto paterno de Fran.co José Ferreira n.ªl de S. Estevão d'Alfama da Cidade de Lisboa e de Escolastica Rita do Sacramento n.ªl desta freg.ª e Materno de Joaq.m Bruno da Fonseca Sobral n.ªl desta freg.ª e de D. Anna ou Am... Perpétua Thibó Sobral n.ªl da freg.ª de Alcáçova da Cidade de Elvas, forão P.P. Jacinto Pais de Malt... ou Matt...(...) Procuração Sua o D.ºr José Bernardo da Silva (parece) e D. Anna Gertrudes (...)

No de casamento:
"Aos vinte e seis dias do mez de Dezembro de mil oito centos setente e três, n'esta igreja matriz do Salvador de Sines (...) Jacintho Albino Pereira Garras e Emília Guilhermina da Silva, (...), elle da idade de trinta e quatro annos, solteiro, professor d'instrução primária, filho ligitimo de José Albino Ferreira,e Dona Júlia Eduarda Thibó Sobral natural da freguesia das Mercês de Lisboa, e ella da idade de vinte annos, solteira, filha ligitima de José Gregório da Silva, natural da villa e concelho de Monxique, diocese do Algarve, e de Maria Rita da Silva, todos naturaes e moradores nesta Villa de Sines, (...) forão testemunhas presentes(...) Jacintho Maria da Silva Rocha e José Gregório da Silva, ambos casados e proprietários.(...)

Fiquei sem saber, ainda, a origem do apelido "Pereira Garraz" ou "Garraz/ás".

Se souber de mais alguma informação, agradeço-lhe desde já.
Não tendo mais para o ajudar,
Cumprimentos,
Miguel QS

Resposta

Link directo:

RE: Renovação de "Garraz"

#218020 | mqs | 10 jan 2009 21:01 | Em resposta a: #217260

Caro José Maria,

Venho renovar este tema, pois gostaria de saber se este meu trisavô Jacinto Albino Pereira Garraz terá ligação com os seus "Garraz". Embora a sua ascendência não mencione o nome Garraz, de algum lado terá vindo.
Se quiser, consulte na BD do Genea, Jacinto Albino Pereira Garraz, a sua ascendência consta, embora incompleta, na maioria eram de Sines e a sua avó materna era de Elvas, Alcáçova. Pode também consultar o Espaço Guarda-Mór, outras páginas, em 'Costados de Miranda Monteiro e Queiroz Santos' onde os dados estão mais completos. Aguardo o seu contacto.

Cumprimentos,

Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Garraz

#269762 | mqs | 03 fev 2011 02:03 | Em resposta a: #120261

Caro Jose Maria Ferreira,
Encontrei mais um ascendente com este apelido. Trata-se de Manuel Pires Garraz, que casou com Ana Maria Madalena, pais de Joaquem Guilherme Torcattos dos Reis, que casou com Luisa Teresa Pereira e tiveram Escolástica Rita do Sacramento, que casou com Francisco José Ferreira, de quem nasceu José Albino Ferreira que veio a casar com Júlia Eduarda Thibault Sobral de quem nasceu, entre outros, o meu trisavô Jacinto Albino Pereira Garraz.
Em princípio todos os casamentos e baptismos terão sido em Sines. O apelido Garraz apenas o encontrei em duas pessoas, no primeiro citado e neste último, o meu trisavô, posteriormente foi utilizado na sua descendência, até ás minhas tias paternas. O meu pai já não ficou Garraz, talvez pela data que nasceu, cerca de 10 anos a seguir às minhas tias.

Manuel Pires Garraz - http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2003371

Jacinto Albino Pereira Garraz - http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1025831

Não sei se ajuda, mas é Garraz.

Cumprimentos,

Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Garraz

#269771 | josemariaferreira | 03 fev 2011 09:32 | Em resposta a: #269762

Caro Miguel Queiroz Santos


O meu ramo Garraz é de Colos, localidade que pertenceu antigamente ao concelho de Sines. Possivelmente seremos ainda descendentes do mesmo ramo. Sobre os Garraz já tinha feito um pequeno estudo mas perdi-o. Ficou-me retido na memória que eram militares originários de Espanha e que vieram dar assistência às tropas portuguesas.
De facto encontro o meu mais antigo ascendente desse apelido, Felipe Rodrigues Garraz a morar em Colos e ligado ainda a uma Herdade situada nessa freguesia chamada Garraza. Felipe Rodrigues Garraz casou a 30 de Agosto de 1678 com Catarina Rodrigues (Loução Botelho) de S. Martinho (das Amoreiras), tendo como testemunhas João Loução Botelho do Castelão e Afonso Bernardes. Tiveram:

-Maria, baptizada a 20/2/1690 em Garvão a qual teve como padrinho Luís de Mesquita e Castro, moço fidalgo da Casa Real, morgado de Panoyas e procurador da Vila de Panoyas às Cortes, e madrinha Ana Guerreiro, mulher de João Loução Botelho do Monte do Castelão, e que faleceu a 18/2/1708, e foi sepultada na Igreja Matriz de Colos.
-Mayor Queimado (Garraza), que casou no dia 5/10/1698 na Igreja Matriz de Colos com o Capitão Manuel Capela de Colos.
-Inês Queimado (Garraza), que casou Belchior dos Reis Camacho de Barbuda do Reguengo de S. Luís- Odemira. (meus 7º avôs)


Os meus cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Garraz

#269800 | josemariaferreira | 03 fev 2011 17:18 | Em resposta a: #269771

Caro Miguel Queiroz Santos


O meu ramo Garraz é de Colos, localidade que pertenceu antigamente ao concelho de Sines. Possivelmente seremos ainda descendentes do mesmo ramo. Sobre os Garraz já tinha feito um pequeno estudo mas perdi-o. Ficou-me retido na memória que eram militares originários de Espanha e que vieram dar assistência às tropas portuguesas.
De facto encontro o meu mais antigo ascendente desse apelido, Felipe Rodrigues Garraz a morar em Colos e ligado ainda a uma Herdade situada nessa freguesia, chamada Garraza. Felipe Rodrigues Garraz casou a 30 de Agosto de 1678 com Catarina Rodrigues (Loução Botelho) de S. Martinho (das Amoreiras), tendo como testemunhas João Loução Botelho do Castelão e Afonso Bernardes. Tiveram:

-Maria, baptizada a 20/2/1690 em Garvão a qual teve como padrinho Luís de Mesquita e Castro, moço fidalgo da Casa Real, morgado de Panoyas e procurador da Vila de Panoyas às Cortes, e madrinha Ana Guerreiro, mulher de João Loução Botelho do Monte do Castelão, e que faleceu a 18/2/1708, e foi sepultada na Igreja Matriz de Colos.
-Mayor Queimado (Garraza), que casou no dia 5/10/1698 na Igreja Matriz de Colos com o Capitão Manuel Capela de Colos.
-Inês Queimado (Garraza), que casou Belchior dos Reis Camacho de Barbuda do Reguengo de S. Luís- Odemira. (meus 7º avôs)


Sobre os seus Pereira Garraz tem na TT:

http://ttonline.dgarq.gov.pt/dserve.exe?dsqServer=calm6&dsqIni=Dserve.ini&dsqApp=Archive&dsqDb=Catalog&dsqCmd=overview.tcl&dsqSearch=((text)='Garrás')


Inventário orfanológico
1871
Documento Composto
36/5
6920
Júlia Thibeaut Sobral/Jacinto Albino Pereira Garras. Esteve na Comarca de Alcácer do Sal
Arquivo Distrital de Setúbal
Aberto


Execução hipotecária
1872
Documento Composto
145/12
8389
Jacinto Albino Pereira Garras/António Pedro
Arquivo Distrital de Setúbal
Aberto


http://ttonline.dgarq.gov.pt/PDF/ID/1/442/PT-TT-ID-1-442_91_c0189.pdf~


O Padre Constantino Pereira Garraz teve alvará de mantimento como Beneficiado da Igreja Matriz de Santiago de Cacém.
De 19 de Junho de 1776
Chancelaria da Ordem de Santiago da Espada
Livro 9 folha 87

http://ttonline.dgarq.gov.pt/PDF/ID/1/442/PT-TT-ID-1-442_91v_c0190.pdf


Os meus cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Garraz

#273338 | mqs | 26 mar 2011 01:07 | Em resposta a: #269800

Caro José Maria Ferreira,

Há pouco estive no ADSetúbal e lá pesquisei mais um pouco, ainda apenas a nível de registos paroquiais, encontrando mais uma geraçãos para trás, dos Garrás/z.
Só agora deparei com esta sua mensagem, que desde já lhe agradeço muito!

Da próxima vez que for ao ADSetúbal, já tenho assim, mais dados para prosseguir.

Manoel Pires Garraz * Sines bp. 15.05.1719, filho de Manoel Pires Garraz e de Luisa Bernarda Fernandes, recebidos em Sines a 14.02.1718. Casou em Sines a 26.01.1738 com D. Ana Maria Madalena, natural de Lisboa, (?), filha do Capitão André Pereira dos Reis e de D. Antónia Maria.

Seu filho Joaquim Guilherme Torcato dos Reis * Sines bp. 26.02.1747, veio a casar com Luisa Teresa Pereira * Sines bp. 11.01.1760, filha de Bartolomeu Luis Cotta e de Mariana Luiza de Azevedo recebidos em Sines a 08.05.1746.
Luisa Teresa Pereira era neta paterna de Manoel Affonso Cotta e de Antónia da Costa Pereira, e materna de João de Oliveira Balea e de Luisa da Costa de Azevedo.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

Garraz

#371407 | bdacosta | 02 jul 2016 21:39 | Em resposta a: #269771

Caro José Maria,

Encontrei o casamento de um escravo do seu Filipe Rodrigues Garraz, António Fernandes, que casa em Garvão em 05.06.1692 com Maria (?), ambos solteiros.

Cumprimentos,
Beatriz Rodrigues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 20:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen