Lugar de Granja de Jales - Três Minas

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Brasil | Famílias | Património

Lugar de Granja de Jales - Três Minas

#120291 | Lourval | 07 jun 2006 17:32

Caros confrades,

Alguém que more próximo a esta localidade? Eu descobri que um Júlio Teixeira, português, morador no Rio de Janeiro, vendeu uma propriedade em 1925 no Lugar de Granja de Jales, Freguesia de Três Minas, Conselho de Vila Real, a qual ele herdara de sua avó Quitéria Rolla. Meu trisavô morava no Rio de Janeiro em 1925. Mas eu preciso me certificar de que sejam a mesma pessoa. Eu consegui pela PT Comunicações três telefones de moradores de Granja de Jales....ninguém nunca atende. Por coincidência um deles é Teresa Teixeira, coincidência? Meu tataravô Júlio Teixeira era filho de José Teixeira Osório e Cândida Luísa e nasceu entre julho de 1855 e julho de 1857.

Agradeço qualquer ajuda
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Lugar de Granja de Jales - Três Minas

#120427 | small | 09 jun 2006 20:50 | Em resposta a: #120291

Olá Lourval
Esta semana foi terrivel mas não me esqueço de si. Em relação a este tópico será Três Minas ou Tresminas? Numa pesquisa que eu fiz de familiares apareceu-me
código postal 5450-290 Tresminas, e o indicativo telefónico é da região de Vila Real.
Cumprimentos
Stella

Resposta

Link directo:

Lugar de Granja de Jales - Três Minas

#120430 | Lourval | 09 jun 2006 22:09 | Em resposta a: #120427

Oi Stella,

Você tem familiares lá? Sim, a freguesia é Tresminas!

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Lugar de Granja de Jales - Três Minas

#120537 | small | 10 jun 2006 21:23 | Em resposta a: #120430

Olá Lourval
Ainda não consegui descobrir se são familiares ou não mas usam o mesmo apelido, daí a minha pesquisa.Será que o seu Julio Teixeira Osório era de lá?Já enviou o mail para o AHM? Ainda a semana passada os contactei e já tenho a resposta. De qualquer modo como prometi, assim que possa continuarei a sua pesquisa.
Stella

Resposta

Link directo:

Lugar de Granja de Jales - Três Minas

#120541 | Lourval | 10 jun 2006 22:07 | Em resposta a: #120537

Oi Stella.

Você sempre muito atenciosa.
Sim, eu já escrevi para a AHM, através do e-mail que você me passou mas até agora não obtive resposta. Como você os contactou? Por carta, telefone ou e-mail? Será que você não poderia fazer isso por mim? Talvez eles ponham na frente as solicitações por telefone ou carta.
O Júlio Teixeira com quase toda a certeza prestou satisfações militares. Ele o deve ter feito ao redor de 1874 ou 1875.
Qual apelido você estuda em Tresminas?
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Lugar de Granja de Jales - Três Minas

#120542 | small | 10 jun 2006 22:22 | Em resposta a: #120541

Olá Lourval
Também os contactei por e-mail, só que os meus processos já haviam sido encontrados em Dezembro talvez por isso respondessem tão rápido. Se entretanto não receber resposta diga e passe pf para o meu endereço o mail enviado e eu tento falar com eles.
O apelido que estudo é Beltrão, pouco vulgar mas até agora não encontrei ligação aos meus, oriundos de Lisboa mas que se fixaram em Braga a partir de 1859 pelo menos. Mas tambem só comecei muito recentemente a minha pesquisa.
Abraços
Stella

Resposta

Link directo:

RE: Lugar de Granja de Jales - Três Minas

#315032 | Filipe07 | 09 out 2012 17:50 | Em resposta a: #120291

Olá

Conheço esta localidade, assim como as suas gentes.
Granja de Jales é uma aldeia da freguesia de Tresminas, concelho de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real.
Cumps.

Resposta

Link directo:

Lugar de Granja de Jales - Três Minas

#315045 | Lourval | 09 out 2012 19:03 | Em resposta a: #120291

Caro Filipe,

Após tantos anos sei agora que meu trisavô Júlio Teixeira nasceu (assim ele o declarou) em São Nicolau (Mesão Frio). Mas o batismo dele não está lá.

Se Júlio Teixeira que vendeu a propriedade em Granja de Jales é o meu trisavô, então Quitéria Rola ou é mãe de José Teixeira ou é mãe de Cândida Luísa, pais do Júlio Teixeira.

Júlio Teixeira, meu trisavô, nasceu em 1856.

Se você souber de alguma coisa, eu agradeço.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Lugar de Granja de Jales - Três Minas

#315047 | Lourval | 09 out 2012 19:11 | Em resposta a: #315032

Caro Filipe,

Após tantos anos sei agora que meu trisavô Júlio Teixeira nasceu (assim ele o declarou) em São Nicolau (Mesão Frio). Mas o batismo dele não está lá.

Se Júlio Teixeira que vendeu a propriedade em Granja de Jales é o meu trisavô, então Quitéria Rola ou é mãe de José Teixeira ou é mãe de Cândida Luísa, pais do Júlio Teixeira.

Júlio Teixeira, meu trisavô, nasceu em 1856.

Se você souber de alguma coisa, eu agradeço.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Lugar de Granja de Jales - Três Minas

#315056 | Filipe07 | 09 out 2012 20:02 | Em resposta a: #315045

Olá,

Coincidência ou não, a pessoa para quem ligou (Teresa Teixeira) é avó da minha companheira. Teresa Teixeira, já falecida, é natural de Bustelo, concelho de Ribeira de Pena, tendo casado em Granja de Jales com Silvano Pimenta Batista.
Ainda assim, vou procurar saber, junto de pessoas locais, alguma informação sobre as pessoas de que falou.

Cumps.

Resposta

Link directo:

RE: Lugar de Granja de Jales - Três Minas

#315057 | f4b2 | 09 out 2012 20:15 | Em resposta a: #315045

Caro Lourval

Não sei se ajuda?Deixo estes nomes,cito Anuário de Portugal dos anos de 1909 e 1944:

- ANTÓNIO TEIXEIRA - Latoeiro em S.Nicolau(Mesão Frio),1909

- ANTÓNIO da SILVA TEIXEIRA - Notário em S.Nicolau(Mesão Frio),1909

- AURORA AUGUSTA TEIXEIRA - Professora em S.Nicolau(Mesão Frio),1909

1944

- JOÃO AUGUSTO CÉSAR TEIXEIRA - Padaria em S.Nicolau(Mesão Frio)

- AMÉRICO BAPTISTA TEIXEIRA - Tipografia em S.Nicolau(Mesão Frio)

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

Lugar de Granja de Jales - Três Minas

#315059 | Lourval | 09 out 2012 21:20 | Em resposta a: #315057

Caro João Barroca,

Obrigado.

Levei muitos anos para descobrir a naturalidade deste meu trisavô Júlio Teixeira. Entre dezenas de registros, finalmente em um, ele se declara natural de São Nicolau (Mesão Frio). Em todos os registros ele se diz nascido em 1856. Então ele sabia bem quando nasceu. Também se declara sempre solteiro. Sabemos que era verdade. Sempre declara os mesmos pais (José Teixeira e Cândida Luísa).

Então porque não encontro o seu batismo em São Nicolau de Mesão Frio? Será que nem tudo está lá digitalizado? Há uma família Teixeira em São Nicolau, sem dúvida. Também encontrei uma Luísa Cândida. Mas não encontrei o casamento dela e nada é indicado que ela tenha se casado. Ela nasceu na década de 1820 então poderá até ser a mãe de Júlio.

Júlio Teixeira residiu em São Dinis por quase um ano, em 1896. Eu me pergunto porque ele se estabeleceu em São Dinis. Lá ele teve a filha Maria e lá ele perdeu (falecimento) a filha Alzira, tudo em 1896.

É um mistério que eu tento resolver desde 2005.

Talvez uma saída seja tentar localizar netos de José Teixeira e Cândida Luísa através do registro civil, se é que Júlio não foi filho único....

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Lugar de Granja de Jales - Três Minas

#315060 | Lourval | 09 out 2012 21:21 | Em resposta a: #315056

Caro Filipe,

Obrigado. Tenho que tentar por todas as vias.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 jun 2024, 18:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen