Segurado

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Segurado

#120441 | KHADAFY | 10 jun 2006 01:15

Caros confrades,
Procuro todas as referências sobre indivíduos que usaram o apedilo SEGURADO nas regiões de Évora, Olivença e Salvaterra de Magos.
Os melhores cumprimentos,

pac.

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#120662 | loureiro | 12 jun 2006 22:38 | Em resposta a: #120441

Caro confrade

O meu avô era Segurado, pela Mãe. O nosso ramo tem origem na zona de Abrantes e mais para trás em Moura.
Em princípio todos os Segurado têm a mesma origem.
O meu avô teve um primo que viveu em Salvaterra de Magos, alguns anos - João Baptista Segurado Santos.

Cumprimentos,

J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#120663 | KHADAFY | 12 jun 2006 23:17 | Em resposta a: #120662

Boa noite!
Tenho conhecimento dos Segurados de Moura, mas penso que vêm duns de Portel; tem conhecimento disto? De facto também tenho a ideia que entrocarão todos uns nos outros, tenho de resto essa ligação estabelecida com os Segurados de Monsaraz, Évora e Mora, através de uma genealogia manuscrita, que no entanto nunca refutei, carecendo ainda da confrontação dos dados. Sei também que os Segurados de Salvaterra eram lá antigos, porque descendo duas vezes dos Mira Segurado da região de Arraiolos que provinham de Tomás Pinto Segurado, "fidalgo de geraçam", que nasceu em Salvaterra na 2ª metade do séc. XVII e lá possuia umas casas nobres, indo depois para Arraiolos onde ocupou muitos cargos dos principais. Acerca dele são inquiridas várias testemunhas em Salvaterra e todos dizem ser "muito nobre" ou "muito fidalgo", e sei que o seu pai era Escrivão do Paul de Salvaterra. Há um Segurado que tem carta de armas desta família, salvo erro Fabrício, que era neto ou bisneto de um Murzelo Segurado de Salvaterra.
Acontece que nessa genealogia manuscrita que possuo cópia não há qualquer referência aquela localidade.
Quanto aos Segurados de Moura, se fosse possível, gostaria que me facultasse dados das gerações mais antigas que tem conhecimento, pode ser uma boa ajuda para conseguir fazer a ligação.

Cumprimentos,
Pedro AC.

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#120688 | loureiro | 13 jun 2006 09:22 | Em resposta a: #120663

Caro Pedro AC

Não tenho informação documentada da família Segurado. Sei realmente por informação oral que os meus antepassados têm origem em Moura. Ainda não investiguei este ramo da família.

Foram atribuídas, pelo menos, duas cartas de armas a Segurados.

Cumprimentos,

J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#120696 | A.Godinho | 13 jun 2006 12:00 | Em resposta a: #120663

Caro Pedro

O que sabe dizer-me desta gente?

Mateus Fernandes Lucas,casou, sendo viúvo de Maria Ana Correia, em Mora a 23.2.1651 com Maria Segurada filha de Pero Paulo (Segurado) e de Maria Ana de Andrade. Ele era morador no termo de Coruche e ela em Mora, sendo padrinhos o pai da nubente e António Álvares.

Um abraço
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#120701 | KHADAFY | 13 jun 2006 15:27 | Em resposta a: #120696

Ola António! Há quanto tempo...!

Esse Pero Paulo Segurado é avô do meu Tomás Pinto Segurado e está entroncado na referida genealogia que possuo cópia. Segundo a mesma seria filho de Domingos Segurado Soares e de Mécia de Brito e Vasconcelos, todos de Évora [em Mora e Brotas há também outros Segurado Soares]; neto de Marcos Gil Segurado e Margarida Coelho Galego; bisneto de Gil Fernandes Segurado de Inês de Valdigem Cogominho; 3º neto de Martim Fernandes Segurado; 4º neto de Lopo Fernandes Segurado e 5º neto de Fernão Martins Segurado, Chanceler-Mor do Reino.
Quanto à Maria Ana de Andrade não sei nada, mas penso não seria dali, porque não conheço ninguém mais que nessa área geográfica e nesse periodo usasse tal apelido. Talvez fosse dos Andrade Freire de Montemor...
Sei que o Pero Paulo e a mulher viveram na antiga vila das Águias e possuiam um escravo branco e ruivo, que lhes fugiu.

Pode pedir o meu contacto ao genea e falamos por mail, temos com certeza muitas coisas que interessa discutir sobre os nossos Lavradores :)
Abraço,
Pedro Amaral de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#120702 | KHADAFY | 13 jun 2006 15:37 | Em resposta a: #120688

Caro J C Canelas,

Agradeço a atenção. Vou ver o que tenho de Segurados antigos de Moura e se tiverem utilidade envio-lhe. De facto era interessante explorar mais esta família tão pouco estudada. É curioso como no seu ramo o apelido se manteve ao longo do tempo; os Segurados da região de Évora, apesar de darem origem a muitíssimas famílias com descendência actual, perderam o apelido [que era a varonia] e começaram gradualmente no séc. XIX a usar Mira, porque Tomás Pinto Segurado casou com D. Catarina de Mira Teles.
Quanto às cartas de armas que menciona, de que neste momento não me recordo grande coisa, já as estudei, e sei que ambas foram passadas a [descendentes de] Segurados de Salvaterra.

Cumprimentos,
Pedro AC.

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#127604 | LuisFariadaFonseca | 06 set 2006 20:00 | Em resposta a: #120663

Caro Confrade

O meu bisavô era Segurado pela parte da mãe, natural de Moura da freguesia de S.João Baptista, de seu nome Joaquim Teotónio Segurado de Faria, casado com Francisca de Assis Correia Pinto de Faria. Tenho apenas conhecimento de seus pais, Joaquim Pascoal de Faria e Constança Augusta Segurado , sua irmã Mariana Henriqueta Segurado de Faria e ainda seu avô materno Joaquim Theotónio de Souza Segurado tenho este último falecido em 21/11/1878.
Devido ao facto de ter iniciado recentemente a minha pesquisa não possuo mais informações.
Teria bastante interesse em obter dados de gerações mais antigas deste ramo.
Cumprimentos

Luís Faria da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#127764 | aniset | 08 set 2006 13:55 | Em resposta a: #120441

Talvez vendo Arq Jorge Segurado, que foi arq de renome em Portugal, possa obter mais informação.
cump
M.Cristina Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#127765 | PMVMAC | 08 set 2006 14:07 | Em resposta a: #127604

Caro Luís,

De facto tenho dados sobre os Segurados de Moura (e várias outras famílias de lá), mas devido à distância não me tem sido possível ir ao Arquivo de Beja. Se puder envie-me os dados que possui do seu ramo a ver se eu consigo completar mais. Os Segurados de Moura eram uma só família e todos parentes relativamente próximos, pelo que não deverá ser muito difício entroncar as pessoas de que fala!
O meu e-mail é: pedro_miramaral@hotmail.com.
Cumprimentos,
Pedro AC.

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#127785 | Lobo | 08 set 2006 16:23 | Em resposta a: #127764

Caros Confrades.

Tenho um Luís de Paiva Segurado, natural dp Alandroal, c.c. Catarina de Magalhães, filha de Francisco Nunes Cordeiro e de Isabel Lobo. Gostaria de saber mais um pouco destes meus familiares. Algum dos Confrades disporá de algum dado mais que me possa interessar e queira fazer o favor de disponibilizar?

Com os melhores cumprimentos,

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#127795 | jramos | 08 set 2006 17:24 | Em resposta a: #127765

caro Confrade

Por acaso não terá nada sobre Sampaios no séc XVII?

Muito Obrigado desde já.

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#127797 | loureiro | 08 set 2006 17:33 | Em resposta a: #127765

Caro Pedro AC

O meu quarto avô chamava-se Bento Maria Segurado e era natural de Moura. Foi tenente-coronel. terá nascidos nos princípios do séc. XIX. Terá alguns dados que me possam ajudar ?
Muito obrigado e cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#127852 | LuisFariadaFonseca | 09 set 2006 02:56 | Em resposta a: #127765

Caro Pedro,

Agradeço desde já a sua amabilidade e vou-lhe disponibilizar todos os dados que tiver.
Como disse , o meu bisavo era Segurado pela parte da mãe, natural de Moura da freguesia de S.João Baptista, de seu nome Joaquim Teotónio Segurado de Faria, casado com Francisca de Assis Correia Pinto de Faria, falecido a 25/03/1946 Moura.Tenho em posse 2 certidoes de obito(de meu bisavo e sua irma) e 2 certidoes de nascença narrativa completa de minha avó Constança Maria Pinto de Faria e seu irmao Rodrigo Correi Pinto de Faria, o que inexplicavelmente o apelido Segurado não teve continuidade.Minha avó Constança nasceu a 23/06/1920 em Moura na freguesia de S Joao Baptista , baptizada nessa mesma freguesia e falecida a 10 /02/1998.
Sua tia , D. Mariana Henriqueta Segurado de Faria nasceu na freguesia de S.João Baptista e falecida a 14/07/1959 em Lisboa. Tenho apenas um album de fotografias organizado pela minha avó Constança que faz referencia a sua avó e avô paterno de nomes Joaquim Pascoal de Faria e D. Constança Augusta Segurado.
Tenho em minha posse documentos os quais dei uma olhadela e consegui obter o nome Joaquim Theotónio de Souza Segurado, meu tetravô, pai de minha trisavó D.Constança Augsuta Segurado, que apenas tenho sua data de falecimento a 21/11/1878.

Sera que me puderia ajudar a encontrar gerações mais antigas do que estas ou disponibilizar-me tudo o que tiver sobre os Segurado de Moura?Acha que indo à torre do tombo conseguirei expandir mais os meus conhecimentos acerca desta familia?
Agradeço a sua disponibilidade
Cumprimentos

Luís Faria da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#128428 | LuisFariadaFonseca | 14 set 2006 01:07 | Em resposta a: #127797

Caro Jose de Castro Canelas

Tenho dados relativamente a Bento Maria Segurado , casado com D.Maria Fortunata Libânica da Costa e Souza a 13/02/1809 em Moura, irmão de Francisco de Paula Segurado casado a 28/05/1796 com D.Brites Maria Aurélia de Lemos, será este o seu quarto avô?Tera mais alguns dados acerca da sua descendência que me possa disponibilizar?
Muito obrigado e cumprimentos

Luís Faria da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#128454 | loureiro | 14 set 2006 10:29 | Em resposta a: #128428

Caro Luís Faria da Fonseca

Agradeço-lhe a sua resposta. Onde me encontro agora não tenho o nome de minha quarta avó, que não é esse que refere. Os filhos de meu quarto Avô eram o meu trisavô António Cândido Ferreira Segurado, casado com Mariana da Silva Rosa e Maria Bárbara Ferreira Segurado casada com o General Pimenta Avelar Machado.
Muito obrigado e cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#128578 | NídiaSegurado | 15 set 2006 13:08 | Em resposta a: #120441

A minha família Paterna usa o apelido Segurado, se tiver interessado em informações respeitantes a ela, tudo bem. No entanto são da região de Castro-verde / almodovar
atentamente
Nídia Segurado

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#129878 | mariadulce | 01 out 2006 03:00 | Em resposta a: #127604

Caro confrade,
Meu penta avô se chamava Joaquim Teotônio Segurado nasceu em Moura - Portugal, em 25.02.1775. Veio para o Brasil e foi nomeado Desembargador da província de Goiás. Em Pernambuco, 1807 se casou com Bruna Maria de Santana e foi assassinado ainda no Brasil. Hoje os descendentes deste Segurado estão no Estado do Tocantins e de Goiás. Na Capital do Tocantins a principal avenida leva o seu nome. Como os nomes são parecidos tlvez possamos estar falando da mesma família. No site brasileiro www.mariomartins.com.br, procure em Dicionário biobibliográfico de J a José Achiles, neste poderão encontrar mais informações sobre o Joaquim Teotônio Segurado, que pelo visto é mais velho dos que tens pesquisado.
Cumprimentos

Maria Dulce

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#129918 | LuisFariadaFonseca | 02 out 2006 02:12 | Em resposta a: #129878

Cara confrade

Agradeço a sua atenção. Provavelmente o seu penta avó poderá ter a ver com a minha família do ramo de Moura. O meu mail é fariadfonseca@hotmail.com para podermos trocar mais informações acerca dos nossos ascendentes.

Com os mais cordiais cumprimentos

Luís Faria da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#129920 | PMVMAC | 02 out 2006 02:38 | Em resposta a: #128454

Boa noite!

Acrescento que Bento Maria Segurado e D. Leopoldina da Conceição Ferreira tiveram mais um filho chamado Bento Maria Segurado, tal como o pai, que nasceu em Lisboa e casou com D. Carlota Joauqina de Brito Quadros, filha de Joaquim Gomes Coelho de Quadros e de D. Joana de Brito Coelho Quadros. Deste casal nasceram vários filhos.

Cumprimentos,
Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#129926 | loureiro | 02 out 2006 09:36 | Em resposta a: #129920

Caro Pedro Amaral

Agradeço as informações que me dá. O meu quarto avô Bento Maria Segurado era casado com Maria da Conceição Roiz Ledo. Assim que tiver mais informações indicarei.

Obrigado e cumprimentos,

J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#129990 | mariadulce | 03 out 2006 07:18 | Em resposta a: #129918

Caro Luís,
O meu penta avô Segurado, nasceu em 25.02.1775, em Moura. Era filho de José Mendes Segurado e Maria das Dores Segurado. Ele de Moura e ela de Serpa ao sul de Portugal.
É certo isso?
Sds
Maria Dulce Loyola Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#129991 | mariadulce | 03 out 2006 07:43 | Em resposta a: #127765

Caro Pedro,
Meu Penta avô, nasceu em Moura, em 25.02.1775. Joaquim Teotônio Segurado, era filho de José Mendes Segurado e Maria das Dores Segurado, ela de Serpa. Ele veio para o Brasil em 1803. Casou-se em 1807 com Bruna Maria Santana. Veio junto com D. João VI. Teve cargos importantes. Voltou várias vezes a Portugal. Mas qd. o Brasil deixou de ser Colônia Portuguesa veio para Goiás e aqui morreu em 1831 com 56 anos. Foi nomeado Desembargador com apenas 32 anos.
Tens conhecimento deste ramo da família?
Saudaçòes
Maria Dulce

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#130245 | PMVMAC | 06 out 2006 14:50 | Em resposta a: #129926

Bom dia!

Tenho indicações de 2 Bentos Maria Segurado, respectivamente pai e filho. O Bento que refere casado com Maria da Conceição Roiz Ledo é filho de Bento Maria Segurado e de D. Leopoldina da Conceição Ferreira, certo?
Encontro ainda o registo de baptismo de MARIA, b. 29/9/1855, n. 12/8 na freg. de S. Pedro de Évora; lv. 13, f. 38v.
É filha de Bento Maria Segurado, de Moura, e de D. Leopoldina Maria da Conceição Ferreira, de Lisboa; neta paterna de José Gomes Segurado e de D. Ana Maria das Dores, ambos de Moura; e neta materna de Vicente Bernardes Ferreira e de D. Maria da Trindade Ferreira, ambos de Lisboa.
Foram padrinhos Francisco Guedes de Carvalho e Menezes da Costa, Governador Civil de Évora [depois 2º Conde da Costa e 1º Visconde de Guedes], e D. Maria Inácia Braancamp [filha dos Barões de Almeirim], mulher de José Maria de Sousa Mattos.

Espero que estas informações lhe sejam úteis!
Cumprimentos,
Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#130248 | PMVMAC | 06 out 2006 15:09 | Em resposta a: #129991

Cara Maria Dulce,

Tenho alguma informação sobre a família que refere. De facto penso que os pais do seu Joaquim Teotónio Segurado [o nome deve escrever-se assim, visto que ele era português] não se chamavam José Mendes Segurado e Maria das Dores Segurado. Sou levado a crê-lo porque não me lembro de alguma vez ter visto conjugados os apelidos Mendes e Segurado, e a senhora não devia usar o apelido Segurado, já que este pertencia ao marido, e visto que falamos dio séc. XVIII, não era costume uma senhora adoptar o apelido do marido.
Penso que o casal que refere serão José Gomes Segurado, que era capitão das ordenanças de moura, e sua mulher D. Ana Maria das Dores.
Será no entanto fácil deslindar o caso, para tal basta-lhe requerer uma cópia do registo de baptismo do seu Joaquim Teotónio, visto que até tem conhecimento da data do seu nascimento. Para tal bastará redigir uma carta para o Arquivo Distrital de Beja, cujo endereço não lhe sei dizer mas que pode pedir aqui no Genea.
Se tiver novidades informe-me por favor! Desejo-lhe boa sorte nas suas investigações!

Comprimentos,
Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#130499 | loureiro | 09 out 2006 01:06 | Em resposta a: #130245

Caro Pedro

Agradeço-lhe muito as informações que me dá.

Na sua mensagem anterior diz que o Bento Maria Segurado (filho de Bento Maria Segurado e de Leopoldina da Conceição Ferreira) se casou com Carlota Joaquina de Brito Quadros, no entanto nesta mensagem confirma o casamento com minha 4ª avó Maria da Conceição Roiz Ledo. Terá havido dois casamentos ou serei eu que estou a interpretar mal a mensagem?

Por outro lado quando fala em Maria nascida em 1855 refere-se a uma filha de Bento Maria Segurado (pai) e Leopoldina Maria da Conceição Ferreira o que, apesar de ainda não ter as datas de nascimento de meu trisavô, sei que a sua irmã Maria Bárbara nasceu em 1849 ou seja 6 anos antes desta tia(?) que me indica.

Não tem dados sobre a data de nascimento de Bento Maria Segurado (filho)?

Muito obrigado e cumprimentos,

J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#130617 | PMVMAC | 09 out 2006 19:26 | Em resposta a: #130499

Boa tarde Luís!

A informação que me dá de que o Bento teria casado com essa senhora Maria da Conceição era-me desconhecida. Provavelmente, e tendo em conta a data de nascimento dessa filha Maria Bárbara, seria provavelmente fruto dum 2º casamento.
Onde nasceu o Bento Filho? Em Évora também?
Que naturalidade tem Maria da Conceição?
Tenho um ou outro dado da família do Bento, mas sinceramente terei que os procurar, visto que estão dispersos... Tratarei disso assim que puder!
Abraço,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#130650 | loureiro | 09 out 2006 23:22 | Em resposta a: #130617

Caro Pedro

Não tenho as informações das datas de nascimento e locais de meus 4ºs avós Bento Maria Segurado e Maria da Conceição Roiz Ledo.

Agradeço as informações que me possa dar dos seus apontamentos.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#132028 | cidasegurado | 24 out 2006 03:34 | Em resposta a: #129991

Queria saber sobre os descendentes de joaquim teotonio segurado de goiás velho,pois meu avó é descendente dele,mas não sei por qual de seus filhos,o que eu sei é que meu avo´se chamava joão batista segurado,e tinha um irmão que se chamava samuel Batista segurado, eu queria saber qual dos descendentes de teotonio segurado vivieu na antiga capita ou seja Goiás velho.

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#132114 | mariadulce | 25 out 2006 03:28 | Em resposta a: #132028

Cara Cida,
Meu penta avô se chamava Joaquim Teotônio Segurado nasceu em Moura - Portugal, em 25.02.1775. Veio para o Brasil e foi nomeado Desembargador da província de Goiás. Em Pernambuco, 1807 se casou com Bruna Maria de Santana e foi assassinado ainda no Brasil. Dizem que por sua mulher Bruna.
Hoje os descendentes deste Segurado estão no Estado do Tocantins e de Goiás. Na Capital do Tocantins a principal avenida leva o seu nome.
Eu sei que minha avó Marianna Augusta de Albuquerque e Mellho era sua bisneta do Joaquim Teotónio Segurado, casou-se com meu bisavô Coriolano Augusto de Loyola, e todos os seus filhos assinavam Loyola e as mulheres Loyola Martins de Araújo, Loyola Fleury, Azeredo Loyola, Loyola Cabral.
Portanto acho que vc talvez descenda de um varão desta família, e pelo que já li eles estão mais no Estado do Tocantins. Leia sobre o Teotônio no site brasileiro www.mariomartins.com.br, procure em Dicionário biobibliográfico de J a José Achiles. É um site que faz citaçoes sobre ele e sobre seus filhos. Espero que lhe ajude. Vc está no Estado de Goiás? Ou no Brasil? Tem um email do site se vc precisar de mais informações.
Espero que ajude.
Um abraço Maria Dulce

Maria Dulce

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#132199 | cidasegurado | 25 out 2006 21:43 | Em resposta a: #132114

tenciosamente Cida

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#132204 | cidasegurado | 25 out 2006 21:52 | Em resposta a: #132114

maria dulce, muito obrigado pelas informações,já pesquisei o site de mariomartins,eu acho que o meu avó é descendente do RUFINO SEGURADO,´pelas passagens dele por goiás velho,.Para eu me certificar preciso ir em goiás procurar nas igrejas para ver se eu acho a certidão de nascimento de meu avó para saber quem são os avós dele.voce teria alguma orientação para me dar para eu conseguir isso. Atenciosamente Cida
Meu e-mail: cidasegurado@ig.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#132624 | PMVMAC | 30 out 2006 22:59 | Em resposta a: #130650

Caro José,

Encontrei um apontamento onde tenho os filhos de Bento Maria Segurado e de D. Leopoldina Maria da Conceição Ferreira. Foram eles:
1) Bento Maria Segurado [que será o que casou com Mª da Conceição Roiz Ledo?]
2) Maria Adelaide
3) José Maria Segurado
4) Maria Amélia
5) Emília José Segurado
6) António Cândido Segurado
7) Júlio César Segurado
8) Maria Bárbara Segurado
9) Maria Inácia

Parece que esta questão está aparentemente exclarecida, e que o Bento que me falava não era o mesmo que eu lhe referia, mas sim filho dele. Talvez o José consiga mais informações investigando esta gente.
Cumprimentos,

Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#132625 | PMVMAC | 30 out 2006 23:00 | Em resposta a: #130617

José, desculpe-me a gafe, mas sem dar por isso tratei-o por Luís... Fica o pedido de desculpas!
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#132652 | loureiro | 31 out 2006 09:08 | Em resposta a: #132625

Caro Pedro

Não faz mal.

Cumprimentos,

J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#136574 | cidasegurado | 06 dez 2006 01:27 | Em resposta a: #132114

cara maria Dulce, moro em Goiãnia, e sou sobrinha de uma grande conhecida de sua familia ou seja a Goianita Segurado (já falecida),e minha vó falava que tinhamos parentesco com a sua familia,por eles serem de Goiás velho eu queria saber se voce sabe se algum neto do joaquim teotonio segurado viveu em Goias.Pois tudo indica que meu avó deve se descendentes de um varão pois levou o sobrenome de segurado. També queriam que me informasse qual igreja de Goiás poderia ter informações sobre esse registros. Atenciosamente |Cida

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#136576 | mariadulce | 06 dez 2006 04:02 | Em resposta a: #136574

Cara Cida,
Sim devemos ser parentes. Mas eu tb ainda não pesquisei em Goiás. Estou planejando ficar uns dias lá. Normalmente, estas informções ficam na Paróquia Central, que deve ser a do Rosário.
Meu email é madulce@yahoo.com.br.
Entre em contato comigo, já que estamos tão perto. Moro em Goiânia.
Um abraço
Maria Dulce

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#139146 | loureiro | 04 jan 2007 18:26 | Em resposta a: #132624

Caro Pedro

Obtive gora uma certidão de baptismo de minha bisavó Virgínia Adelaide da Silva Rosa Segurado e verifiquei que lhe tinha dado uma informação errada. O seu pai, António Cândido Ferreira Segurado, nat. de S. João Baptista, Abrantes, era filho de Bento Matria Segurado, nat. de Moura e de Leopoldina Maria da Conceição Ferreira, nat. de Lx. e não de Maria da Conceição Roiz Ledo.

Esta informação errada tinha-a retirado do ANP em que refere que a irmã do meu trisavô António C. F. Segurado, Maria Bárbara, tinha esta filiação. Vou tentar esclarecer e possivelmente será o Bento (filho) que se terá casado com Maria da Conceição Roiz Ledo.

O apontamento donde retirou o nome dos filhos de Bento Maria Segurado e Leopodina Maria da Conceição Ferreira não tem as naturalidades e freguesias?

Cumprimentos,

J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#168553 | PMVMAC | 26 set 2007 02:07 | Em resposta a: #127785

Caro A. Sepúlveda,

Há poucos dias encontrei um apontamento que tinha sobre as pessoas que fala.
LUÍS DE PAIVA SEGURADO, natural do Alandroal, dou-o como filho de ANTÓNIA SEGURADO GALEGO, nasceu em Monsaraz e aí casou na Matriz, a 20 de Janeiro de 1609, com LUÍS FERNANDES DE PAIVA, homem nobre e dos principais do Alandroal, filho de Gil Rodrigues e de Isabel Fernandes. Foram testemunhas do casamento, entre outros, Manuel Segurado e Brites de Paiva.
Antónia era filha de Manuel Segurado e de Violante Lopes, moradores em Monsaraz.

Luís de Paiva Segurado casou, como diz, com CATARINA DE MAGALHÃES, natural de Olivença e moradora em Elvas, filha de Francisco Nunes Cordeiro e de Isabel Lobo. Catarina de Magalhães foi fintada pela Inquisição acusada de judaísmo, heresia e apostasia, presa a 1/4/1660. Foi uma segunda vez casada com Mateus Pegado de Abreu. Contra ela foram extraídas culpas dos processos de seu filho Manuel Cabreira e da sua sobrinha Isabel Lobo. Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Évora, proc. 6497. De Luís de Paiva Segurado e de Catarina de Magalhães foi filho:

MANUEL CABREIRA, natural de Olivença e morador em Vila Viçosa, foi preso pela Inquisição a 2/4/1660 acusado de judaísmo, heresia e appostasia e saiu no Auto de Fé de 12/11/1666. Nesta data era solteiro. Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Évora, proc. 10707.


N. Este Luís de Paiva Segurado parece ser o mesmo que Gato dá como casado com D. Isabel Lobo de Matos.

Cumprimentos,
Pedro Amaral de Carvalho.

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#172530 | jataide | 12 nov 2007 18:49 | Em resposta a: #120441

Caro Confrade,

Joaquim Segurado filho de Manuel Fernandes Segurado e Josefa Godinho filha de Francisco Pires Lavado foram padrinhos de baptismo do meu 4º avô materno Joaquim Caeiro *1813 na igreja paroquial de S.Brás da Granja/Mourão filho de Francisco Rodrigues Caro e Maria Caeira, neto paterno de Sebastião Rodrigues Caro e Margarida Josefa e materno de Francisco Pires Lavado e Maria Caeira todos naturais da Granja/Mourão.
Joaquim Lopes Segurado da Granja e Clara Maria Escaria de Mourão foram padrinhos na Granja/Mourão em 1841 do meu bisavô Joaquim Godinho Saraiva filho de José Godinho Saraiva e Maria Rosa (*1804) neto paterno de Sebastião José Godinho da Granja e Barbara Mª de Badajoz e materno de José Lopes de Reguengos e Rosa Maria (Gonçalves) da Granja.
Não sei se ainda continua interessado no tema, mas só agora é que tive acesso a esta informação.

Cpts
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#196010 | palmajac | 10 mai 2008 19:59 | Em resposta a: #120441

Caros Confrades

Será que constam dos vossos Segurados estes nomes?

Bento Fernandes (S.Pedro - Terena) cc Catharina Rodrigues (S.Thiago - Monsaraz)

pelo menos 3 Filhos:

- Maria Fernandes (S.Thiago - Monsaraz, nasceu por volta de 1740)
- António Fernandes Segurado (S.Thiago - Monsaraz, "capitão")
- Francisco Fernandes Segurado (S.Thiago - Monsaraz)

Este último, Francisco Fernandes Segurado casou com Maria do Carmo (Amareleja).
Foi o primeiro casamento dele e o segundo da esposa.

Filho do casal anterior: Estevam (Reguengos, nasceu em 1775).

Cumprimentos

Jacinto Palma

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#196012 | mimcbazan | 10 mai 2008 20:54 | Em resposta a: #196010

Caro Confrade Jacinto,

Eu "tenho" em Joaquim Fernandes Segurado, nasc. Granja em 1792, filho de Manoel Fernandes Segurado e Joana Maria, naturais Granja, neto paterno de Joaquim Fernandes Segurado e Domingas Pires Carrasca, naturais Granja, neto materno de Manoel Mendes, natural do Cortiço-Guarda e de Maria Luis natural da Granja.
Talvez "encaixe" no seu Francisco.

Cumprimentos
Maria Bação

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#196070 | palmajac | 11 mai 2008 15:11 | Em resposta a: #196012

Cara Maria Bação

Desde já agradeço as informações prestadas. Tenho fortes suspeitas que se trata da mesma família, não só pelo nome "Fernandes Segurado" como pela próximidade geográfica. Estou tentando descobrir mais sobre a possível ligação entre todos estes Fernandes Segurado.

Aproveito para lhe perguntar se nos seus antepassados da Granja, constam:

Catherina Fialho (S.Braz da Granja - Mourão) casada com Domingos Lopes (Caridade) e que tiveram um filho Marcos Fialho (Caridade - 17/02/1720).

Cumprimentos

Jacinto Palma

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#196071 | mimcbazan | 11 mai 2008 15:25 | Em resposta a: #196070

Caro Confrade Jacinto,

Nos meus antepassados da Granja não me apareceram, até ao momento, essas pessoas que refere, no entanto, se me deparar com eles avisá-lo-ei.

Cumprimentos
Maria Bação

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#196102 | jataide | 11 mai 2008 21:27 | Em resposta a: #196010

Caro Jacinto Palma,

Não sei se o ajudará, mas passo-lhe as seguintes informações:

Águeda Segurada (*1721/Granja) fª de Manuel Fernandes( Portalegre) e Leonor Segurada (Mourão), neta paterna de Domingos Fernandes e Cª.Gonçalves (Portalegre) neta materna de José Fernandes e Lúcia Gomes (Mourão).
Casou na G em 1748 (2º mat de ambos) com Teotónio Rodrigues (Mogadouro da Beira)fº.de Manuel Tenreiro e Ana Rodrigues (Mog/B)
Um dos bisnetos deste casal é apadrinhado em 1804 por Joaquim Lopes Segurado e casou com uma descendente dos Lopes de Monsaraz (Caridade/Reguengos /Vidigueiras).

Tenho um Manuel Fernandes (Botelho) de Terena fº. de Manuel Fernandes e Maria Dias de Terena (casou na Granja em 1731) mas como ainda não consegui localizar o RP não sei se haverá ligações aos Segurados, mas como a bisneta deste casal é apadrinhada na Granja em 1787 por Manuel Francisco Segurado, é uma hipótese em aberto.

Cumprimentos

Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#196108 | jataide | 11 mai 2008 23:15 | Em resposta a: #196012

Cara Maria,

Tenho muito ascendentes da Granja, pelo lado materno. Seria possível que me confirmasse, se a sua Domingas Pires Carrasca será descendente de António Carrasco e Domingas Pires ca 1670. Transcrevo-lhe o que tenho para facilitar:
Rozália Coelho(*1745)
Pais
Francisco Coelho Carrasco G*1726
cc 1754 G
Antónia Maria (Villa Nueva del Fresno)
Avós
Francisco Coelho G
Maria Carrasca G
João Rodrigues Sarzedas Monsaraz
Lúcia Gomes G
Bis
...Alvares e Mariana Coelho Mourão
António Carrasco G
Domingas Pires G

Grata pela atenção.
Cumprimentos
Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#196129 | mimcbazan | 12 mai 2008 09:33 | Em resposta a: #196108

Cara Manuela,

Parece que temos avoengos em comum...
A "minha" Rozália Coelho descende realmente de Francisco Coelho (Carrasco), naturais da Granja, e de Antónia Maria, natural de Villa Nueva del Fresno. Dos avós não tenho ainda conhecimento pois não possuo registos deles mas, a avaliar pelo que tem, devem ser os mesmos. Mas a Domingas Pires Carrasca é de outro ramo. Esta Rozalia Coelho casou com Francisco da Silva (Granja) e teve José (da Silva) Rodrigues (*1782) cc Maria Lavada ou Maria Pires (*1788) fª Vicente Joaquim e de Francisca Rodrigues, naturais da Granja, tiveram Francisca Lavada (*1808) cc Joaquim Bação (*1807), naturais da Granja.
Se me puder facultar o nº registos e respectivo arquivo agradeço.

Se fôr mais fácil, podemos trocar informação através do meu e-mail: mimcbazan@hotmail.com

Cumprimentos
Maria Bação

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#196258 | mimcbazan | 13 mai 2008 14:36 | Em resposta a: #196102

Cara Manuela,

Aproveito ainda para lhe perguntar acerca dos dados que deu ao confrade Jacinto de um Manuel Fernandes (Botelho) de Terena que casou na Granja em 1731... por acaso ele casou com uma Jerónima Martins, de Mourão? e tiveram fº Vicente Joaquim da Granja, este foi pai de Francisca Lavada (ou Pires).

Fico a aguardar notícias

Cumprimentos
Maria Bação

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221021 | Jsantana | 12 fev 2009 09:46 | Em resposta a: #196071

Bom dia, gostaria de saber se conhece a familia bação leal, da granja e mourão, sou neto de Mariana Segurado Leal Santana e estou a tentar construir a ramagem da familia.

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221023 | mimcbazan | 12 fev 2009 10:01 | Em resposta a: #221021

Bom dia J(?) Santana,

O ramo Bação Leal faz parte da minha família. Se puder fornecer mais dados, consultarei o que tenho para poder ajudá-lo(a).
Também possui o apelido Bação?

Cumprimentos
Maria Bação

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221055 | Jsantana | 12 fev 2009 17:55 | Em resposta a: #221023

Boa tarde, Maria Bação, eu no meu nome não tenho o nome bação, um dos meus tios era joão bação leal,a minha avó era mariana segurado leal santana, é que estou a tentar fazer a árvore geneologica e tenho poucos dados.Aldeia da granja é uma das grandes referências da minha memoria auditiva, a minha avó falava da sua aldeia.

atenciosamente,

João Santana

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221058 | mimcbazan | 12 fev 2009 17:59 | Em resposta a: #221055

Caro João,

A aldeia não é minha, eu nasci em Lisboa. O meu pai e avós é que são de lá.
Vou ver o se tenho alguns dados do seu lado e depois informo-o.

Cumprimentos
Maria Bação

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221059 | Jsantana | 12 fev 2009 18:01 | Em resposta a: #221058

qual o nome do seu pai ou avó?

obrigado,

João

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221072 | mimcbazan | 12 fev 2009 20:14 | Em resposta a: #221059

João,

O meu pai chama-se José Bernardo (veio para Lisboa muito novo) e o meu avô era Manuel Bernardo Bação.
Você será neto da irmã Mariana dos Dr. João Bação Leal e Dr.Joaquim Bação Leal (dentistas) e Engº José Bação?

Maria Bação

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221113 | Jsantana | 13 fev 2009 09:58 | Em resposta a: #221072

Maria, sim sou neto dessa extraordinária senhora...é um pouco por ela, pelo que me falava e contava sobre os seus pais que tento saber um pouco mais sobre a familia,cheguei a ir a granja, a ir as vindimas do meu tio zé,as matanças,a passar fins de semana no monte das palmeiras com o meu tio João...mas as raizes são as da minha avó...quando faleceu, depois fizemos missa por ela na granja.
Se me poder ajudar, agradecia muito.

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221114 | mimcbazan | 13 fev 2009 10:15 | Em resposta a: #221113

Bom dia João,

Não sei se tem conhecimento, mas eu organizo um almoço da família Bação todos os anos na Granja. Este ano será o 3º e realizar-se-à em Maio. Se quiser participar, dê-me o seu endereço para lhe enviar o convite.
Quanto ao seu ramo, não tenho muitas informações ainda, mas posso adiantar-lhe que os seus bisavós se chamavam Crisóstomo Leal e Maria Segurado (Granja) e os trisavós João Leal e Mariana ?Saraiva? e João António Bação e Bárbara Segurado, respectivamente.
Tenho o assento de nascimento do seu tio Joaquim que é o nº 41, fl.22 da Conservatória do Registo Civil Mourão, do ano de 1905(tenho dúvidas na data porque veio por fax e está um pouco ilegível). O óbito dele ocorreu a 8/2/2001 na freguesia S.João Deus, Lisboa: assento nº 173/2001 da 9ª Consª Regº Civil Lisboa.
É tudo quanto tenho de momento.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221338 | Jsantana | 16 fev 2009 09:32 | Em resposta a: #221114

Bom dia,
agradeço o convite para o almoço, mas infelizmente para mim é complicado, pois trabalho fins de semana, mas agradeço muito.Eu sei que é pura coincidência, mas os nomes João e Mariana, já vêm de longe, o meu filho chama-se João e a minha filha Mariana, em homenagem a minha avó.Agora tenho que descobrir para lá dos meus trisâvos, obrigado pela ajuda prestada até este momento.

João

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221340 | mimcbazan | 16 fev 2009 09:53 | Em resposta a: #221338

Bom dia João,

É uma questão de pedir os assentos para conseguir subir os patamares. Tenho muitos RP que ainda não estão entroncados por falta de tempo, mas se encontrar mais alguma coisa do seu ramo, comunico-lhe.
Boas pesquisas

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221341 | Jsantana | 16 fev 2009 09:55 | Em resposta a: #221340

Maria, os assentos posso pedir em qualquer conservatoria?

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221343 | mimcbazan | 16 fev 2009 10:00 | Em resposta a: #221341

Comece pelo seu Registo (caso ainda não o tenha), depois os dos seus pais, e assim sucessivamente.
De 1999 a 2009 ainda estão nas respectivas conservatórias. De 1999 para trás, estão nos arquivos distritais respectivos.

Deixo-lhe o meu endereço para mais esclarecimentos que o possam ajudar:

mimcbazan@hotmail.com

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221344 | Jsantana | 16 fev 2009 10:04 | Em resposta a: #221343

No meio disto tudo, perdi-me um pouco,os seus avós conheciam a minha avó mariana? Teremos então uma relação de parentesco?

João

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221345 | mimcbazan | 16 fev 2009 10:09 | Em resposta a: #221344

Sim, os meus avós conheciam a sua avó e os seus tios. O meu irmão foi paciente do seu tio João. Somos parentes embora ainda não saiba onde se dá a ligação porque não aprofundei esse ramo.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221346 | Jsantana | 16 fev 2009 10:16 | Em resposta a: #221345

Na verdade acho que na granja, é quase tudo familia, basta vêr os apelidos.
Bem devemos ser primos num grau que nem imaginamos.

João

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221347 | mimcbazan | 16 fev 2009 10:24 | Em resposta a: #221346

É verdade, nas terras pequenas esses laços de parentesco acontecem com muita frequência. E o apelido não é vulgar. Conta-se (ouvi isto em pequena) que o apelido tinha vindo com um espanhol (uma vez que é aldeia raiana) que ali se tinha radicado.
Você vive em Lisboa?

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221358 | Jsantana | 16 fev 2009 13:39 | Em resposta a: #221347

é verdade, creio que muitas familias e apelidos tem familia espanhola, da parte do meu avô, tenho familia espanhola, sanchez e santana, habito em carcavelos e a "prima"?

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221359 | mimcbazan | 16 fev 2009 13:47 | Em resposta a: #221358

Curiosamente, muito perto, Arneiro (pertence à freguesia). Quando quiser, posso mostrar-lhe os dados que tenho no pc.

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221360 | Jsantana | 16 fev 2009 14:31 | Em resposta a: #221359

Arneiro é perto da madorna, não é?

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221361 | mimcbazan | 16 fev 2009 14:35 | Em resposta a: #221360

Não, é a seguir a Sassoeiros (depois das Palmeiras).

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221362 | Jsantana | 16 fev 2009 14:39 | Em resposta a: #221361

é perto, o mundo é pequeno, por acaso não tem menhuma informação sobre a esposa do meu tio joão. o seu nome é Etelvina.

João

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221364 | mimcbazan | 16 fev 2009 14:46 | Em resposta a: #221362

Infelizmente não tenho nada dessa senhora nem do marido. Tenho o contacto do filho do seu tio José, pode ser que ele tenha mais algumas indicações (é uma questão de lhe telefonar a pedir autorização para lhe dar o contacto).

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221366 | Jsantana | 16 fev 2009 14:51 | Em resposta a: #221364

é verdade, obrigado pela informação, se souber de mais alguma coisa diga-me.

João

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221367 | mimcbazan | 16 fev 2009 14:53 | Em resposta a: #221366

Você tem o contacto dele?

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221368 | Jsantana | 16 fev 2009 14:54 | Em resposta a: #221367

o meu pai deve ter, na verdade há um certo afastamento

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221369 | mimcbazan | 16 fev 2009 14:58 | Em resposta a: #221368

Se estiver interessado posso pedir-lhe a ele. É só dizer-me.

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221370 | Jsantana | 16 fev 2009 15:05 | Em resposta a: #221369

Agradeço, mas não...Temos que nos encontrar um dia destes.tenho curiosidade em conhece-la e o mais certo é já nos termos cruzado, não sei se foi ao velório do meu tio Joaquim, eu estava lá, juntamente com a minha esposa, o meu pai e a minha madrasta

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221371 | mimcbazan | 16 fev 2009 15:15 | Em resposta a: #221370

A morarmos tão perto, é bem possível que nos tenhamos cruzado.
Ao velório do seu tio não fui, nem tive conhecimento da data. Quando quiser, combinamos um café adoçado com informações familiares :) Terei todo o gosto.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221372 | Jsantana | 16 fev 2009 15:32 | Em resposta a: #221371

Sera um prazer, fique com o meu endereço jlsls_@hotmail.com

creio que estarei ausente da internet durante uns dias, mas depois volto.

João

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#221373 | mimcbazan | 16 fev 2009 15:37 | Em resposta a: #221372

Até um dia destes.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#234606 | Sandra Segurado | 20 jul 2009 14:10 | Em resposta a: #120441

Olá! Os Segurado que conheço são da zona do Baixo Alentejo, mais especificamente da Cabeça Gorda, "aldeiazita" perto da cidade de Beja. O meu pai é Segurado e se não me engano penso que o confrade será meu primo uma vez que se chama Pedro e já me falaram de si, familiares e até colegas de trabalho, inclusivé que "andava nas pesquisas" acerca das origens do nosso apelido. Sempre tive a maior curiosidade acerca do tema!

Sandra Segurado

Resposta

Link directo:

RE: Segurado

#321931 | xicojordão | 25 jan 2013 16:42 | Em resposta a: #221113

Caro Sr. ??? Segurado? Bação?

Tendo en conta a minha idade, posso afirmar-lhe que ainda conheci o seu avô Crisóstomo em Mourão, donde sou natural.
Estou trabalhando na genealogia mouranense, extensiva à Granja e à Luz.
Há cerca de dois ou três anos estive na FAIA e falei com um familiar seu que é farmaceutico

Caso lhe interesse participar nesta aventura com a finalidade de ajudar e usufruir dos dados de que disponho, peço-lhe que se manifeste neste blogue.
Cumprimentos de um longínquo BAÇÃO.

xico

Resposta

Link directo:

Segurado

#370390 | Xico Garcia | 06 jun 2016 11:05 | Em resposta a: #128428

Caro Luís,

Sou Francisco Cambezes Garcia, e o mais atrás que consigo ir aqui no GENEALL é ao meu sexto avô Francisco de Paula Segurado, gostava de saber se tem conhecimento da sua ascendência.

Em relação a Granja, sou amide Vitor Hugo Segurado Dias que é de lá, e o meu pai é amicíssimo de um Bação de Mourão que se calhar ainda tem algo que ver comnosco.

Pode facultar-me algumas informações sobre isso?

P.S. A minha avó (Amália Tojo Fernandes, filha de António Segurado Fernandes) dizia sempre que a sua ascendência Segurado tinha sido importante e que tinha primas em Olivença

Resposta

Link directo:

Segurado

#370467 | JC | 07 jun 2016 22:23 | Em resposta a: #370390

Caro confrade Francisco Cambezes Garcia,

Francisco de Paula Segurado, de Moura, era irmão de meu quarto avô Bento Maria Segurado, filhos de José Gomes Segurado, de Moura e de Ana Maria de Nossa Senhora das Dores, de Serpa. Estou a citar de memória uma vez que não tenho aqui agora mais elementos para poder informar melhor.
Tenho mais uma ou duas gerações identificadas para trás.
Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

Segurado

#451272 | manuelrpbarroso | 29 nov 2023 14:50 | Em resposta a: #370390

Francisco,

Tenho a ascendência desta família, que te posso enviar.

Envia-me o teu email.

Um abraço,

Manel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 15:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen