Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#120519 | liasantos | 10 jun 2006 19:26

procura familia na cidade de Maceira - Leiria.
se alguem l comhecer, me avise
lia

Resposta

Link directo:

RE: Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#120549 | silvestre | 10 jun 2006 23:53 | Em resposta a: #120519

Maceira não é cidade mas sim uma localidade junto a Leiria. Amado é nome habitual neste Distrito. procure no site do 118.pt e encontrará alguns.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#120578 | liasantos | 11 jun 2006 22:16 | Em resposta a: #120549

Ola, silvestre
Obrigado, por ter me respondido.
vc. é de Portugal?
conhece bem aquela localidade? Maceira seria um Bairro da Cidade de leiria?
Aqui no Brasil, temos os Estados como São Paulo, e dentro do Estado temos Município/Cidades, como de Suzano, e o Bairro jardim Imperador que fica dentra da cidade de Suzano.
no caso de Portugal, é assim ou não?
Vc. poderia me dar mais esta Luz?
E Obrigado pela dica, vou atrás, quem sabe algum desses Amados, não seja meu parente.
Atenciosamente.
Lia.

Resposta

Link directo:

RE: Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#120579 | liasantos | 11 jun 2006 22:21 | Em resposta a: #120549

Ola, silvestre
Obrigado, por ter me respondido.
vc. é de Portugal?
conhece bem aquela localidade? Maceira seria um Bairro da Cidade de leiria?
Aqui no Brasil, temos os Estados como São Paulo, e dentro do Estado temos Município/Cidades, como de Suzano, e o Bairro jardim Imperador que fica dentra da cidade de Suzano.
no caso de Portugal, é assim ou não?
Vc. poderia me dar mais esta Luz?
E Obrigado pela dica, vou atrás, quem sabe algum desses Amados, não seja meu parente.
Atenciosamente.
Lia.

Resposta

Link directo:

RE: Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#120627 | miglopes | 12 jun 2006 15:33 | Em resposta a: #120579

Cara Lia,
De uma forma simples e compreensível, a organização administrativa de Portugal é a seguinte:
- Portugal continental é dividido em 18 distritos
- Cada distrito tem uma capital de distrito e é composto por vários municipios (concelhos);
- Cada concelho tem uma sede de concelho, que pode ter o título de cidade ou vila;
- Cada concelho é composto por freguesias, que reunem 1 ou vários aglomerados urbanos separados no território.

Em Portugal, a designação bairro não tem natureza de divisão administrativa mas apenas um nome para um tipo específico de organização espacial do tecido urbano.

No presente caso, Leiria é uma cidade que é ao mesmo tempo capital do distrito com o mesmo nome, é cidade sede do concelho de Leiria e tem uma das suas freguesias com o nome de Maceira, que tem como sede a Vila de Maceira e é composta por cerca de 30 localidades ou lugares.

A freguesia da Maceira é conhecida nacionalmente pela actividade económica da exploração e fabrico do cimento através da Empresa SECIL-Maceira LIz.

Espero que estas informações possam ajudar a enquadrar a sua busca.

Miguel Lopes Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#120644 | silvestre | 12 jun 2006 19:03 | Em resposta a: #120579

Cara Lia
A resposta muito completa já lhe foi dada pelo Sr M Lopes Figueiredo.
Leiria é a cidade onde vivo.
Os dados do site 118 não estão completos . Se quiser posso procurar na lista telefónica os nºs das portas e código postal que lhe interessem. silvestre @aeiou.pt
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#120732 | liasantos | 14 jun 2006 00:16 | Em resposta a: #120644

Ola Vera, é uma satisfação em saber que vc. mora em leiria.
Até pq se soubesse antes teria te importunado, em relação a certidão de casamento de minha avó, que consegui através do AD.
mas, quero sim,se vc. puder fazer este favor?
o que vc acha, será que consigo encontrar algum parete, após tanto tempo?
Vc., vive aí há tempos?
Como falei gostaria de conhecer Portugal, até em trabalhar ai, mas é dificil.
Outra coisa, Vera, será que vc. me ajudaria a procurar no AD. os meus antepassados?
Não sei se vc. teria tempo, o que me diz?
Maceira é perto de Leiria, em horas?

Há em relação a site 118, não consegui nada, é muito dificil.
Se vc. precisar de minha ajuda aqui no Brasil, se puder conte comigo, ok.
obrigado pela sua atenção.
Lia

Resposta

Link directo:

RE: Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#120753 | silvestre | 14 jun 2006 10:07 | Em resposta a: #120732

Lia
Se os dados de que precisa estão no AD, envie-me os dados para o meu email e quando tiver tempo, tentarei.
Vera
silvestre @ aeiou. pt

Resposta

Link directo:

RE: Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#120757 | silvestre | 14 jun 2006 10:21 | Em resposta a: #120732

Lia
É aqui que se encontram os parentes. Os passados, os presentes e ainda descobrimos que os nossos amigos de longa data são afinal nossos primos.
Já descobri, juntamente com uma prima que conheci aqui no Genea quase duzentos descendentes de dois dos meus trisavós e reunimo-nos cerca de 40 primos até 5º grau pela Páscoa.
Vivo em Leiria há 12 anos embora não tenha aqui um único antepassado, só um descendente. Maceira fica a cerca de 5 ou 10 munutos de Leiria, dependendo do tráfego rodoviário.
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#120784 | chartri | 14 jun 2006 15:55 | Em resposta a: #120753

Minhas caras Vera Silvestre e Lia Santos
Tenho um DVD com copia dos registos paroquiais (casamentos, baptismos e obitos) de Maceira, mas só a partir do fim das invasões francesas. para traz de 1810 não há nada. Mas já ajuda.
Se me derem os contactos para r.charters @ netcabo.pt posso enviar cópia pelo correio. São 1,6 Gbits de informação. Um pouco dificil de enviar por e mail !!! pois só acita pacotes de 2Mbites...

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#120812 | liasantos | 15 jun 2006 04:33 | Em resposta a: #120753

Ola, Vera.
mandarei pelo seu email os dados de minha avó.
e te agradeço desde já a sua ajuda.
abraço.
lia

Resposta

Link directo:

RE: Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#120813 | liasantos | 15 jun 2006 04:39 | Em resposta a: #120757

Vera.
Como vc. consegui encontrar tatos parentes
na verdade se encpntrar algum parente por ai vai ser um milagre.
A minha Avó veio para o Brasil nos anos de 1911/1912. não tenho a data correta.
depois nunca mais voltou. não sei nome de nenhum, tio ou primo.
mas com a juda de todosvou encontrar.
Ah! a certidão de nascimento de minha avó estara chegando aqui nos próximas semanas.
O que vc. acha, espero chegar para lhe passar mais dados, ou envio o que tenho.
Lia

Resposta

Link directo:

RE: Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#122290 | Francisco_Maceira | 06 jul 2006 20:33 | Em resposta a: #120784

Caro Ricardo Charters d´Azevedo,
Sou da freguesia de Maceira e já me dedico à investigação da minha familia que é essencialmente da freguesia de Maceira e das envolventes. Por o que estou a ler, o sr. disponibiliza um DVD com os registos paroquias da Maceira. Será que também me o poderia disponibilizar?

Cumprimentos,

Herlander Miguel Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#122291 | Francisco_Maceira | 06 jul 2006 20:38 | Em resposta a: #120813

Cara Lia Santos,

Sou da freguesia de Maceira e já alhuns anos investigo a minha familia que é essencialmente da freguesia de Maceira. Caso esteja interessada, e me envie alguns dados, poderei tentar ajudá-la.
O nome Amado, não é um nome comum em Maceira.

Cumprimentos,

Herlander Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#122292 | chartri | 06 jul 2006 20:45 | Em resposta a: #122290

Meu caro

Sem problema.
No entanto estes registos cobrem 1810 a 1911 (mais ou menos). Antes de 1810, nada ficou pois os franceses queimaram tudo. Depois de 1911 os livros encontram-se ainda na Conservatória. Obtive este DVD junto da Torre do Tombo.

Mardar-lho ei pelo correio se me indicar a sua morada (não sei como pois as regras deste site o não permitem!!!) Mas resolverá concerteza esta pequena dificuldade.

Cumprimentos

ricardo Charters d?azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#122315 | silvestre | 07 jul 2006 08:58 | Em resposta a: #120813

Lia
Enviei os resultados para o seu email. Chegaram? Os seus Amado vieram de Porto de Mós. Infelizmente só há livros até o início do sec XIX.
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#122318 | abribas | 07 jul 2006 10:42 | Em resposta a: #122315

O actual Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Marques AMADO, de acordo com um artigo na revista Visão desta semana é natural de Porto de Mós, e portanto, eventual primo.
Cumprimenta,
António

Resposta

Link directo:

RE: Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#122351 | liasantos | 08 jul 2006 04:39 | Em resposta a: #122315

Oi, Vera recebi, porque ´so existem os livros até o começo do século XIX.
Então não conseguirei encontrar todos os meus antepassados?
beijo.
Lia

Resposta

Link directo:

RE: Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#122352 | liasantos | 08 jul 2006 04:44 | Em resposta a: #122318

Ola, Antonio é um grande prazer em falar com vc.
obrigado pela informação, aonde posso encontrar mais informações?
um abraço.
lia.

Resposta

Link directo:

RE: Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#122353 | liasantos | 08 jul 2006 04:52 | Em resposta a: #122291

Caro, Francisco te agradeço por esta a minha disposição.
Preciso sim de ajuda, pois sou do Brasil.
Minha avó era de Maceira, o nome dela é Joaquina Amado, seu pai Manuel Amado casado com Maria Genoveva.
O meu bisavo era de Porto de Mós, Mira D'Aire.
Francisco o meu avô era de Santarém será que vc não conhece niguém por lá pa ra me ajudar encontar alguma informação. Olha a cidade de Achete, Torre do Bispo exatamente.
um grande abraço
Lia

Resposta

Link directo:

RE: Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#122356 | abribas | 08 jul 2006 09:53 | Em resposta a: #122352

Na net encontrará mais informações.
Genealogicamente, do artigo da revista apenas posso acrescentar que nasceu a 17/09/1953 em Porto de Mós, filho de Fernando (Amado) e de Preciosa Marques.
Cumprimentos,
António

Resposta

Link directo:

RE: Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#122382 | liasantos | 09 jul 2006 03:10 | Em resposta a: #122356

Caro Antonio, obrigado por me responder.
Se tiver outras informações me envie, por favor.
Um grande Abraço.
Lia

Resposta

Link directo:

RE: Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#122392 | Francisco_Maceira | 09 jul 2006 12:08 | Em resposta a: #122292

Caro Ricardo,

Estou muito agradecido. Como indica que as regras do site não permitem indicar moradas para contacto, eu junto disponobilizo o meu mail pessoal, e depois o Sr. envia-me o seu mail para eu lhe poder mandar a minha morada.

francisco_leiria@yahoo.com

Cumprimentos,

Herlander Miguel Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#124088 | Joao Luiz Leiria | 02 ago 2006 03:37 | Em resposta a: #120757

Caro Silvestre:
Estive acompanhando o dialogo de vocês o qual me interessou bastante, não por pertercer a um desses apelidos de família, mas porque os meus avoengos paternos vieram da cidade de Leiria por volta de 1770, mais ou menos, para o Brasil,onde formou familia no Estado do Rio Grande do Sul nas cidade de Rio Pardo(primeiro matrimônio ) e Santa Maria (segundo matrimônio). Seu nome era João Nicolau Tavares de Brito filho de Jose Tavares de Brito e Maria Clara.Já em outras oportunidades procurei contatar com autoridades de Leiria, no sentido de buscar algumas fontes genealógicas, todavia foram frustradas pois, fui informado que dados de períodos anteriores de 1810 não existe em Leiria. Assim que estou no mato sem cachorro ,como diz o velho ditado. Se o amigo, que mora na cidade se propuser fazer uma investigação mais detalhada, estarei imensamente agrasdecido, ou quem sabe me indicar fortes que possam serem pesquisadas.
Fico ao inteiro dispor para levantar qualquer investigação aqui na região.

Sem mais

atenciosamente

João Luiz Nunes Leiria

Resposta

Link directo:

RE: Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#124137 | Franquinho | 02 ago 2006 19:52 | Em resposta a: #124088

Caro João Luiz,

As datas extremas dos registos paroquiais variam de freguesia para freguesia. As freguesias do concelho de Leiria, na maioria dos casos, têm escassos registos anteriores à data das Invasões Francesas (cerca de 1810). Desta forma, dependendo da origem exacta dos seus antepassados, poderá ser impossível continuar a sua genealogia para além desta data.

Poderá você mesmo confirmar no site do Arquivo Distrital de Leiria, a existência ou não desses registos:

Em http://adleiria.iantt.pt/ siga pelos menus "Recursos Informativos" -> "Fundos Arquivísticos" -> "Paroquiais" -> "Seu concelho de origem". De seguida, confira na listagem das freguesias, os anos disponíveis na que lhe diz respeito.

Boa sorte!

Cumprimentos,

Carlos Franquinho

Resposta

Link directo:

RE: Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#124172 | silvestre | 03 ago 2006 14:03 | Em resposta a: #124088

Caro João Luiz
Sendo assim, não sei o que se possa fazer...
O "meu" Arquivo não é o de Leiria, mas se disser o que quer que procure, posso tentar.
Cumprimentos
Vera
silvestre @ aeiou.pt

Resposta

Link directo:

RE: Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#124205 | Joao Luiz Leiria | 03 ago 2006 17:40 | Em resposta a: #124172

Cara Vera:
Recebi sensibilizadamente o teu comunicado,aliás, desde já, fico agradecido pelo interesse.
Por outro lado, se me permites abusar um pouco de tua bondade e tempo, pois procuro tudo que se relacione aos ascendentes de João Nicolau Tavares de Brito, que aqui no Brasil deixou o Brito e adotou Leiria a fim de homenagirar a cidade que lhe viu nascer. Estes dados são: data de nascimento;que data emigrou para o Brasil e qual o motivo;se deixou irmãos;profissão dos pais(aqui no meio familiar dos mais velhos existia uma conversa que ele teria alguma nobreza de sangue, que,aliá, pelas minhas buscas ,nada encontrei); ascendencia avoengas, inclusive pelo lado dos Britos. Enfim, todos os dadospossíveis.
Sem mais, queira receber meus protestos de estima e consideração
Do amigo
João Luiz Nunes Leiria

Resposta

Link directo:

Tavares de Brito- Leiria

#124206 | silvestre | 03 ago 2006 17:52 | Em resposta a: #124205

Caro João Luis
Preciso das datas aproximadas e a freguesia, se souber. escreva para o meu email.
silvestre @ aeiou . pt
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Familias Amado - Cidade de Maceira - Leiria

#124207 | Joao Luiz Leiria | 03 ago 2006 17:54 | Em resposta a: #124137

Caro Carlos:
Preliminarmente,fico agradecido pelo atendimento de minhas curiosidades e vou aproveitar o roteiro que o amigo me sugestiona a seguir. Quanto o Arquivo Distrital de Leiria, parece-me que, em outra oportunidade já havia entrado em contato, inclusive foram eles que me ratificaram a informação deste impecílho na busca de fontes genealógicas antes de 1810 nos arquivos de Leiria, contudo vou novamente contatar com o mesmo.
Neste sendo, fico "apriori" imensamente agradecido pelo deferimento.
Do amigo além mar,
atenciosamente.

João Luiz Nunes Leiria

Resposta

Link directo:

RE: Tavares de Brito- Leiria

#124280 | Joao Luiz Leiria | 04 ago 2006 04:15 | Em resposta a: #124206

Estimada Amiga Vera:

Os dados que possuo, são fontes esparças de fontes da Curia Metropolitana de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul. Sao as seguintes:João Nicolau Tavares Leiria(aqui no Brasil e aí Brito) nascido na Sé de Leiria, filho de José Tavares de Brito e de Maria Clara, o pai também nasceu na Sé de Leiria. Este avoengo que veio para o Brasil, casou aqui em 1805 e faleceu em 1838. Diante destes dados apenas posso fazer conjucturas sobre a sua emigração para o Brasil, que acredito ter nascido em Leiria entre1775 a 1780, já que parece ter vindo solteiro. Acreto que fontes nos portos de Lisboa e Porto poderá ter registros mais reais da sua idade e motivos de sua ida para o Brasil.
Nestes termos,
fico na espectativas de sua pesquisa.
Um abraço do amigo.

atenciosamente

João Luiz Nunes Leiria

Resposta

Link directo:

RE: Tavares de Brito- Leiria

#124283 | silvestre | 04 ago 2006 08:55 | Em resposta a: #124280

caro joão Luiz

Dependendo das datas em que terminam os registos em Leiria, posso tentar encontrrar o registo de algum sobrinho ou do próprio.
Na pesquisa avançada procurei Brito/ Leiria e apareceram só duas pessoas de Porto de Mós e este cavaleiro de Malta: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=463620
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 21:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen