Simbolo (animal) Portugues

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

Simbolo (animal) Portugues

#120650 | MiguelRibeiroPedras | 12 jun 2006 20:06

Saudações!
Eu gostaria de saber se existe ou existiu na história de Portugal algum símbolo que fosse um animal, se Portugal teve algum animal como simbolo.
Agradeço a vossa atenção.
P.S.: Sem contar com o Galo de Barcelos :P

Resposta

Link directo:

RE: Simbolo (animal) Portugues

#120851 | MiguelRibeiroPedras | 15 jun 2006 23:11 | Em resposta a: #120650

Renovo a minha questão...

Resposta

Link directo:

RE: Simbolo (animal) Portugues

#120883 | Sérgio Sodré | 16 jun 2006 12:13 | Em resposta a: #120650

Caro confrade

De alguma forma podemos considerar o DRAGÃO para resposta à sua questão, pois foi usado como timbre das armas reais talvez ainda antes de D. João I (ao contrário do que por vezes se pensa, pois parece já constar em moedas de D. Fernando, mas estou a falar de cor e não tenho à mão a obra sobre o brasão real de Lima de Freitas onde se reproduz a tal moeda). É exactamente o mesmo dragão usado pelo F.C.Porto, porque se repararem ele está no emblema deste clube porque o antigo brasão da cidade do Porto tinha no primeiro campo as armas reais e portanto o timbre do brasão da cidade é o da família real. Ora este antigo brasão da cidade consta do emblema do clube.
Considerando que as armas da família real acabam se identificar com as do Reino de Portugal e acabam por se manter na actual bandeira nacional, acho que o DRAGÃO é o animal que o confrade procura. Isto historicamente falando, porque é claro que a República eliminou a Coroa e o Dragão (este nunca aparecia nas bandeiras mas apenas no conjunto heráldico completo representado em pedras-de-armas, pergaminho, papel) e introduziu uma Esfera Armilar no brasão que "nacionalizou". Ainda hoje, o Duque de Bragança e respectiva família usam o Dragão como timbre nas suas armas.
A dúvida que alguns heraldistas colocam é se, originalmente, o DRAGÃO português não era antes uma SERPENTE ALADA que depois as representações foram deturpando em DRAGÃO, como acabou por se fixar, mas isso leva-nos a uma discussão algo esotérica que foge à questão que colocou.
Como aparte, devo dizer que me parece que a generalidade dos portistas desconhece a origem do "seu" dragão, e também, já agora, que na opinião que expresso não sou movido por simpatias clubistas (sou sportinguista).

Cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Simbolo (animal) Portugues

#120910 | MiguelRibeiroPedras | 16 jun 2006 20:07 | Em resposta a: #120883

Muito Obrigado pela sua resposta, foi de facto esclarecedora das minhas dúvidas. Pessoalmente sabia que o Dragão do clube do Porto tinha que ver com o Brasão da Cidade mas desconhecia o resto. Só por curiosidade tambem eu sou sportinguista.
Cumprimentos leoninos :P
Miguel Ribeiro Pedras

Resposta

Link directo:

RE: Simbolo (animal) Portugues

#120911 | MiguelRibeiroPedras | 16 jun 2006 20:18 | Em resposta a: #120650

Eu já ouvi tambem que no tempo do Reino Unido ( Portugal, Brasil e Algarve ) havia 3 grifos para representarem os 3 reinos no brasão do R.U.
Isto tem alguma veracidade, gostaria de ouvir a opinião dos confrades.
Miguel Ribeiro Pedras

Resposta

Link directo:

RE: Simbolo (animal) Portugues

#120916 | FGJ | 16 jun 2006 22:54 | Em resposta a: #120883

Aqui no Brasil também conservou-se o DRAGÃO da Casa de Bragança encimando os bastões cerimoniais de PEDRO I e PEDRO II no período monárquico (1822-1889).
FREDERICO GRINBERG JUNIOR em 16/6/2006 do Rio de Janeiro-RJ.
Pesquisando:MONTENEGRO(RJ/SP/MG/ES),
BETTINI (RJ/SP/MG/ES; Castelnovo Bariano-IT, Quingentole-IT)
e TEIXEIRA VILLELA (Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP e Porto Ferreira-SP).

Resposta

Link directo:

RE: Simbolo (animal) Portugues

#120924 | felpo | 17 jun 2006 00:40 | Em resposta a: #120650

O brasão do Porto é uma Nossa Senhora com o pé sobre o dragão. O dragão é o guardião da donzela (virgem, tesouro escondido, velo inocente, Tosão de Ouro*).
São Miguel expulsa o demónio, S. Jorge vence o dragão.
O dragão, símbolo do mal, do demoníaco, identifica-se com a serpente.
A Padroeira de Portugal é Nossa Senhora!

* Tosão de Ouro Ordem de cavalaria fundada em Bruges a 10.1.1429 pelo duque de Borgonha, Filipe o Bom, por ocasião das suas núpcias com Isabel de Portugal, filha do nosso rei D. João I.
A insígnia tem gravada a imagem dum homem que luta contra um dragão e num laço o cordeiro (o velo) ao dependuro.

F.E.L. Pinto Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Simbolo (animal) Portugues

#120933 | felpo | 17 jun 2006 03:20 | Em resposta a: #120910

Julgo que o fundador ou um dos fundadores do Sporting tinha como apelido ou era da família de quem tinha como apelido o nome Leão, daí a escolha do ícone.
Mais, penso que essa família era do Porto.

Resposta

Link directo:

RE: Simbolo (animal) Portugues

#120944 | Sérgio Sodré | 17 jun 2006 10:40 | Em resposta a: #120650

Caros confrades

Aproveito só para referir que o DRAGÃO é usado como símbolo de S. JORGE, funciona ao contrário, e este é o padroeiro de Portugal. Foi devido ao santo que o dragão foi escolhido para timbre e não pelo dragão em si mesmo. Isto no contexto das guerras com Castela, do século XIV-XV, em que os castelhanos gritavam por São Tiago e os portugueses por São Jorge. Poderá ter havido influência do aliado inglês, mas também há quem garanta que a devoção portuguesa a São Jorge já vinha detrás...

Cumprimentos todos
Sérgio sodré

Resposta

Link directo:

RE: Simbolo (animal) Portugues

#120961 | felpo | 17 jun 2006 14:05 | Em resposta a: #120944

A devoção a S. Jorge está relacionada com a devoção a Nossa Senhora.
O dragão saiu derrotado, é símbolo da vitória sobre o mal.
S. Jorge é padroeiro porque ganhou a luta, defendeu a pureza,
Nossa Senhora é a pureza.
A partir de D. João IV passou a ser rainha de Portugal e a partir de então os reis de Portugal deixaram de usar coroa.

Cumprimentos
F.E.L. Pinto Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Simbolo (animal) Portugues

#126351 | vera123 | 29 ago 2006 18:27 | Em resposta a: #120650

olá estou precisando para trabalho escolar qual o animal simbolo de portugual sem contar com o galo de barcelos

Resposta

Link directo:

RE: Simbolo (animal) Portugues

#126352 | MiguelRibeiroPedras | 29 ago 2006 18:35 | Em resposta a: #126351

Vera parece que apesar de nem sempre ter sido muito evidente, o animal que foi escolhido para simbolo de Portugal foi o Dragão.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 22:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen