Brasão de Armas dos Barbosa de Aborim

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Património | Bibliografia

Brasão de Armas dos Barbosa de Aborim

#120898 | apsotomayor | 16 jun 2006 16:02

Caros Confrades.

Gostaria de tentar descobrir a razão pela qual a pedra de armas que existia ainda em finais dos anos 90 do século XX na Quinta do Paço de Aborim (Solar dos Barbosa), não exibe a mesma descrição heráldica que nos habituámos a reconhecer para aquela linhagem (banda carregada de três crescentes e ladeada de dois leões afrontados e trepantes).

Efectivamente, tendo visitado aquela propriedade nessa época, fotografei a referida pedra de armas que então encimava o arco de acesso ao imóvel, adjacente à velha torre reconstruída no século XVII. (O mesmo arco que se vê em primeiro plano na fotografia que acompanha a nota do referido solar no muito divulgado livro de Carlos de Azevedo "Solares Portugueses")

Aparentando embora algum desgaste, penso poder datá-la da centúria de quinhentos, pela simplicidade do seu desenho, que exibe um escudo "inclinado" não à dextra mas à sinistra, encimado por um elmo de perfil (não se percebe se aberto ou fechado) que carrega um timbre não identificável na fotografia. No escudo, surgem as principais diferenças: a banda à abocanhada por duas cabeças de serpente, e está carregada por 5 (e não 3) crescentes, e é ladeada pelos mesmos dois leões afrontados e trepantes.

Haverá alguém que se interesse por este assunto que me possa esclarecer as razões de tamanhas diferenças, sendo Aborim tradicionalmente um dos solares mais simbólicos (senão o mais representativo) desta linhagem ?

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Brasão de Armas dos Barbosa de Aborim

#121365 | apsotomayor | 23 jun 2006 09:58 | Em resposta a: #120898

Só para relançar o tópico.

Resposta

Link directo:

RE: Brasão de Armas dos Barbosa de Aborim

#171184 | José Sebastião | 29 out 2007 14:44 | Em resposta a: #121365

Caro António Pedro Sotomayor,

Não estando muito a par do assunto, posso apenas referir-lhe uma teoria, apresentada no livro "A Caminho de Santiago" do Senhor Conde de Almada. Diz-se aí que as armas originais dos Barbosa derivam do desenho duma carta do Tarot, a carta da Lua, cuja configuração é precisamente igual à das armas que descreveu (excepto que não se tratam aí de leões, mas de cães). Nessa mesma passagem, o autor explica que tal relação não é de estranhar, uma vez que o Tarot entrou em Portugal em finais do século XII e exerceu um compreensível fascínio nas imaginações dos locais.
Não simpatizo inteiramente com esta teoria, mas terá o seu interesse.

Teotónio da Fonseca, o importante investigador da história e da genealogia do concelho de Barcelos, que trata o problema muito de passagem, escreve: «por razões que nunca consegui ver explicadas, as armas desta família transformam-se e assumem como forma canónica a que lhe é mais conhecida em meados do séc XVI. Das suas armas primeiras, só conheço exemplar neste Paço [de Aborim], razão pela qual me inclino a considerá-la muito valiosa, muito antiga, e a lamentar gravemente o estado de abandono a que se acha votada nestes dias». Teotónio da Fonseca escrevia isto nos anos 20 ou 30.

Quanto a mim, nunca vi a dita pedra de armas. Visitei a Casa de Aborim recentemente, munido de máquina fotográfica, mas a pedra tinha já desaparecido e o solar achava-se quase invisível, arruinado e completamente imerso num mar de vegetação selvagem.

Resposta

Link directo:

RE: Brasão de Armas dos Barbosa de Aborim

#171196 | apsotomayor | 29 out 2007 16:32 | Em resposta a: #171184

Caro José Sebastião.

Muito obrigado pelo interesse neste tópico, a que há mais de um ano nunca ninguém tinha respondido!
Caso me indique um e-mail de endereço, terei imenso gosto em enviar-lhe uma fotografia da referida pedra de armas, tirada ainda no local exacto de onde mais tarde foi roubada.

Os melhores cumprimentos,

António Pedro Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Brasão de Armas dos Barbosa de Aborim

#171216 | José Sebastião | 29 out 2007 18:49 | Em resposta a: #171196

Caro António Pedro de Sottomayor,

Se tivesse a bondade de enviar a dita fotografia para mac_aymon134800@hotmail.com, ficar-lhe-ia muito grato. Só tive acesso ao diagrama apresentado pelo Conde de Almada na obra que lhe referi: trata-se dum desenho a pena, diminuto e não muito claro.

Procurarei informar-me acerca da evolução das armas dos Barbosa. É um assunto que também me interessa a mim, visto que estou a empreender um levantamento histórico-artístico das casas senhoriais do Concelho de Barcelos. Pode interessar-lhe saber que os Barbosas da Casa de Paço Velho em S. Pedro de Vila Frescaínha, que descendem dum irmão mais novo dum senhor de Aborim, mandaram erguer em sua casa pedra de armas em finais do século XVI: aí, aparecem já as armas "modernas" dos Barbosa. Seria interessante conhecer as armas dos primeiros Barbosas, os da Honra de Barbosa em Penafiel. Mas consta-me que nessa casa não resta nenhuma pedra de armas original. A meu ver, há duas hipoteses fundamentais: ou as armas dos primeiros Barbosa eram realmente diferentes das modernas, ou então deu-se um "particularismo" no caso de Aborim e as armas desta casa tomaram por alguma razão uma forma especial. É sabido que os erros e deturpações heráldicas eram frequentes nesses tempos recuados (e a pedra de armas da Casa de Aborim constava ser de meados de 1400).

Outra curiosidade que lhe pode talvez interessar: entre 2005 e 2006 circulou, em Barcelos mas também aqui pelo Porto, o rumor de que a pedra de armas roubada de Aborim estaria agora colocada a jeito de ornamento no jardim duma vivenda próximo de Baiona, na Galiza. Cheguei a ver esta história publicada num artigo de rodapé num jornal de Barcelos (não me recordo do nome da publicação). A polémica acabou por esmorecer, ao que parece, sem nenhuma conclusão.


José Sebastião Teles de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Brasão de Armas dos Barbosa de Aborim

#171218 | MSG | 29 out 2007 19:09 | Em resposta a: #171196

Caros confrades:

Este tópico tinha-me escapado, e muito me interessou - embora não tenha nenhuma resposta para a questão colocada.

Devo dizer que não me parece plausível a explicação fundada no Tarot: por uma questão de fundo, que é a de não crer que a simbologia da heraldica medieval se confunda ou tenha sido influenciada pela simbologia das cartas, e por uma questão de comparação entre os dois motivos: na 18.ª lâmina do tarot (Lua), o ponto essencial é o de que os animais (que são realmente cães ou lobos, e não leões - e há leões presentes no Tarot, como o da 11.ª lâmina, que se chama a Força) ladeiam, ou guardam, um caminho de água no qual se distingue um monstro, usualmente representado como um caranguejo, talvez porqe o signo do Caranguejo é tradicionalmente colocado sob a égide da Lua. Nada disso me parece persente aqui.

De resto, tenho a impressão de ter visto a representação heráldica desta família em pedra ou selo anterior a este: não tenho de momento como verificar se será na "Sigilografia Medieval" do Marquês de Abrantes. Vou tentar confirmar.

Os crescentes fazem-me irresistivelmente pensar numa ligação aos "de Sousa", que se não confirma, no entanto, nos Livros de Linhagens medievais. Mas penso que a origem familiar do fundador da família está ainda por clarificar em aspectos importantes. Designadamente, não estará correcto, a meu ver, o esquema apresentado aqui no Genea.

Melhores cumprimentos,

Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Brasão de Armas dos Barbosa de Aborim

#171246 | José Sebastião | 29 out 2007 23:47 | Em resposta a: #171218

Caro Marcos Sousa Guedes,

Percebo e sua reserva em relação à teoria que esbocei acima. Como expliquei, também não a subscrevo, apesar de a considerar uma hipotese engraçada e, em certa medida, possível. Tendo a discordar, confesso, quando diz «não crer que a simbologia da heráldica medieval se confunda ou tenha sido influenciada pela simbologia das cartas». A este propósito, li há tempos um pequenino mas interessante estudo de Mina L. Yates, The Spiritual Meaning of the Tarot, que mostra bem como na época tardo-medival a simbologia do Tarot, que exerceu um forte apelo estético, se infiltrou largamente na iconografia institucional inglesa. Assim, observamos aí brasões de indivíduos e instituições nitidamente decalcados das ditas cartas, havendo por exemplo um antigo college universitário que tem nas suas armas um "mago" claramente decalcado duma edição da época do Tarot de Marselha. Ou os primeiros Earls of Southampton que usaram por armas "a torre" e, mais tarde, o grupo de teatro do Globe Theatre levava, nuns dos seus estandartes cerimoniais, "o enforcado". Em Portugal é que não parece haver evidência dum tal fenómeno, com efeito. Mas sendo os Barbosas de Amorim tão comopolitas, com a sua célebre Loggia pioneira e com o seu gracioso ameal em estilo da Provence (não assente directamente sobre a cornija, mas antes plantado numa barra elevada)...
Seja como for, tudo isto é fortmente especulativo e não tenho em relação a este assunto nenhuma posição definida. Até porque, como acima anunciei, só conheço a pedra de armas da Casa de Aborim através dum diminuto desenho à pena publicado no livro "A Caminho de Santiago", do Conde de Almada. Aguardo, pois, pela concretização da gentil oferta do confrade António Pedro de Sottomayor, que se disponibilizou a enviar-me uma fotografia do objecto em questão.


José Sebastião Teles de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Brasão de Armas dos Barbosa de Aborim

#171249 | José Sebastião | 30 out 2007 00:01 | Em resposta a: #171246

ERRATA: onde se lê 'Earls of Southampton', leia-se antes 'Earls of Derby'.

Resposta

Link directo:

RE: Brasão de Armas dos Barbosa de Aborim

#171297 | José Sebastião | 30 out 2007 18:01 | Em resposta a: #171249

Caro António Pedro de Sottomayor,

(Tentei responder ao seu e-mail, mas a internet estava intermitente e temo que não tenha recebido a minha mensagem). Acabo de receber a imagem que teve a gentileza de me enviar. Trata-se com efeito duma belíssima pedra de armas! Almoçarei daqui a dias com um estudioso especializado em genealogia e heráldica da região de Barcelos, e colocar-lhe-ei o problema. Logo que tenha alguma informação conclusiva, esteja certo de que a partilharei consigo.

Aproveito para mencionar que, uma vez que este fim-de-semana me tenho de deslocar às imediações de Penafiel, aproveitarei para dar um salto ao Paço da Honra de Barbosa, na tentativa de descobrir nessa casa-mãe dos Barbosas algum brasão semelhante ou comparável. O produto fotográfico desta visita, seja ele qual for, estará ao seu dispor.

Muito agradecido,

José Sebastião Teles de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Brasão de Armas dos Barbosa de Aborim

#173608 | marciohbc | 20 nov 2007 14:09 | Em resposta a: #171297

Prezado José Sebastião

Desculpe-me a intromissão, mas gostava de saber se ainda tens a imagem compartilhada pelo confrade António Pedro de Sottomayor. Em caso positivo, agradeceria muitíssimo se pudésseis enviar-me, pois também estou a estudar as origens desta família.

Com os melhores cumprimentos,
Marcio Coutinho
marciohbc@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Brasão de Armas dos Barbosa de Aborim

#173615 | cacrodrigues | 20 nov 2007 15:12 | Em resposta a: #173608

Caros confrades,

Sendo natural da localidade onde se encontra o solar referido, desde há alguns anos a esta parte fui reunindo informação, por pura curiosidade, sobre a familia Barbosa. No entanto, agora resolvi fazer um trabalho mais rigoroso, uma vez que estou mais disponivel, no sentido de saber mais sobre esta casa e esta familia muito antiga. Se me puderem indicar fontes onde eu possa fazer mais pesquisa fico bastante agradecido. Tenho em meu poder algumas fotos do solar, inclusivé uma da pedra de armas, mas a sua qualidade é fraca pois foram tiradas há mais de vinte anos. No entanto se alguém estiver interessado não tenho qualquer problema em enviar.
Com os melhores cumprimentos e votos de bom trabalho,
Cândido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Brasão de Armas dos Barbosa de Aborim

#173636 | marciohbc | 20 nov 2007 17:40 | Em resposta a: #173615

Prezado Cândido,

Agradeceria se pudesséis enviar-me. O meu email, já o referi em minha última mensagem:

marciohbc@gmail.com

Obrigado,
Marcio Coutinho.

Resposta

Link directo:

RE: Brasão de Armas dos Barbosa de Aborim

#243691 | cacr | 07 nov 2009 22:11 | Em resposta a: #120898

Caro António Pedro de Sottomayor,

A pedra desapareceu em 1995, se não estou em erro, e que eu saiba só existe uma outra com a mesma descrição heraldica e que não está muito longe de Aborim e que espero que por lá fique por muitos e bons anos pois está em excelentes condições.Cumprimentos,
Candido

Resposta

Link directo:

RE: Brasão de Armas dos Barbosa de Aborim

#243692 | cacr | 07 nov 2009 22:18 | Em resposta a: #120898

Correcção,

Segundo o proprietario o furto deu-se entre 27 de Abril e 7 de Maio de 1991 (datas ccomunicadas aà direcção dos serviços de Monumentos Nacionais que por sua vez comunicou à Policia Judiciária em 23/05/1991)

Resposta

Link directo:

RE: Brasão de Armas dos Barbosa de Aborim

#243715 | apsotomayor | 08 nov 2009 09:28 | Em resposta a: #243691

Caro Candido.

Não querendo "abusar da sorte" nem muito menos dos seus conhecimentos, arrisco fazer-lhe uma pergunta: será possível obter-me uma fotografia dessa pedra que refere existir perto de Aborim, em excelentes condições?

Cumprimentos,

António Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Brasão de Armas dos Barbosa de Aborim

#243747 | cacr | 08 nov 2009 21:32 | Em resposta a: #243715

Caro António Pedro

As fotos que tenho não são da melhor qualidade pois o fotografo (eu) é novato nestas andanças e o equipamento não é o melhor, de qualquer modo estou tentando obter fotografias de qualidade que colocarei à sua disposição mal as obtenha. Esta pedra está localizada na frontaria da capela de Nossa Senhora Auxiliadora, capela essa que pertence à Quinta da Torre e fica na freguesia de Tregosa no concelho de Barcelos. A referida capela, segundo inscrição na mesma frontaria, foi mandada erigir por Diego Barbosa Peixoto e sua mulher Catarina Fernandes Florim no ano de 1577. Artur Vaz Osório da Nóbrega, na sua obra "Pedras de Armas e Armas Tumulares do Districto de Braga" refere-a nas paginas 205 a 207. A capela é muito bonita, numa região magnifica e está muito bem conservada e merece uma visita demorada.
Estou ao dispor para o que precisar pois conheço muito bem o local. Caso pretenda que, mesmo de fraca qualidade lhe envie as fotos que tenho faça o favor de reponder para o forum ou pode pedir o meu mail ao moderador.
Cumprimentos,

Candido

Resposta

Link directo:

RE: Brasão de Armas dos Barbosa de Aborim

#243786 | apsotomayor | 09 nov 2009 10:11 | Em resposta a: #243747

Caro Candido.

Agradeço-lhe bastante a disponibilidade, e se for possível enviar-me as suas fotos, o meu mail é:

ap(ponto)sottomayor(arroba)gmail(ponto)com

Cumprimentos,

António Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Brasão de Armas dos Barbosa de Aborim

#244926 | cacr | 25 nov 2009 12:20 | Em resposta a: #243786

Caro Antonio Pedro

Enviei-lhe hoje as fotos para o mail que me indicou. No mesmo explico o porque do atraso.
Cumprimentos,

Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Brasão de Armas dos Barbosa de Aborim

#248893 | Eduardo05 | 31 jan 2010 16:40 | Em resposta a: #120898

Caro senhor António Pedro de Sottomayor,

Interesso-me por tudo que diz respeito ao assunto que lançou neste forum, pois descendo dos Barbosa de Aborim, cuja representação última em linha varonil foi por Bartolomeu Barbosa de Aborim, que deixou apenas filhos naturais. Ao que se sabe, duas filhas e um filho, Luis Barbosa de Faria e Barros, que não herdou o morgado, mas, sim, sua meio-irmã paterna, mais velha do que ele.
Com os melhores cumprimentos,
Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Brasão de Armas dos Barbosa de Aborim

#252771 | Eduardo Barbosa | 06 abr 2010 13:17 | Em resposta a: #248893

Bom dia eu sou descendente dos Barbosas de Aborim e o meu nome é Eduardo e tenho 17 anos ( nao sei quem é o senhor ) fiquei muito surpreendido quando vi este post...se tiver informações,fotos,documentos agradeçia que me informasse porque estou bastante interessado neste assunto.
Obrigado

Resposta

Link directo:

Brasão de Armas dos Barbosa de Aborim

#371796 | Infanta | 10 jul 2016 18:27 | Em resposta a: #120898

EU pretendo saber por que motivo o brasao dos barbosas foi retirado do lugar onde sempre existiu. A ultima vez que ouvi foi o ano 1989. Tem uma foto do brasao que e lindissima. A uns meses visitei o paco de Aborim e ficei desolada. O brasao foi retirado. Minha pregunta: Onde esta o brasao? Por que motivo el foi retirado? Muita obrigada. Agradecida Dr. Orquidea Hager

Resposta

Link directo:

Brasão de Armas dos Barbosa de Aborim

#371832 | cacr | 11 jul 2016 17:03 | Em resposta a: #371796

Boa Tarde,

Se reparar, neste tópico, no dia 07/09/2009, tem a resposta. Não foi retirado mas sim furtado.
Cumprimentos

Cândido Rodrigues

Resposta

Link directo:

Brasão de Armas dos Barbosa de Aborim

#378162 | tiagofpalves | 28 fev 2017 12:24 | Em resposta a: #371832

Boa Tarde,

Já venho desfazado alguns anos, mas será possivel umafotografia do brasão aqui falado?

Desde já agradeço

Resposta

Link directo:

Brasão de Armas dos Barbosa de Aborim

#409806 | cacr | 21 nov 2018 17:22 | Em resposta a: #120898

Boa Tarde,

Relanço este tópico na esperança de que alguém tenha mais alguma informação relativa à particularidade das armas dos Barbosa de Aborim relativamente às dos Barbosa que se encontram em muitas casas pela região Norte e não só.
Desde já obrigado.
Cândido Rodrigues

Resposta

Link directo:

Brasão de Armas dos Barbosa de Aborim

#409936 | Partebilhas | 25 nov 2018 23:30 | Em resposta a: #409806

Talvez consultando no Facebook a página “Apelidos e Brasões de Portugal e Espanha”
https://www.facebook.com/brasoeseapelidos/

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 03:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen