Pinho Leal

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Pinho Leal

#120976 | Dsousa | 17 jun 2006 20:19

Caros confrades,

Procuro informações sobre Maria Rosa de Almeida, casada com Augusto Pinho Leal, autor de “Portugal Antigo e Moderno”, e sobre a sua família. Maria Rosa era de Carvalhal, Romariz (Santa Maria da Feira).
Agradeço desde já qualquer informação.

Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#121690 | jacavlis | 27 jun 2006 09:17 | Em resposta a: #120976

Caro Daniel:

Sobre o seu pedido posso adiantar o que vou trascrever do livro IV -UL-VARIA
-Pags142.

Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho Leal casou em 26-09-1839 com MARIA ROSA DE ALMEIDA (da casa do crasto) lugar do carvalhal -Romariz.
É filha de:-José de Oliveira e de Maria Rosa de Almeida, -neta paterna de Manuel José de Sousa e deMaria Francisca de Oliveira --e neta materna de Manuel Joé Alves (ou Alvares) e de Ana Maria de Almeida-
Deste casamento resultaram 7 filhos.

Espero ter contribuido para a sua pesquisa com esta pequena ajuda.

Ao dispor, João Antonio C.Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#121700 | Dsousa | 27 jun 2006 14:07 | Em resposta a: #121690

Caro António,

Muito obrigado pela informação que é, para mim, uma grande ajuda. Pretendia, com esta informação, confirmar uma dúvida que tenho. Sou descendente de Ana Maria de Almeida, nascida por volta de 1820, natural do Carvalhal, Romariz, casada com Manuel Francisco dos Santos. A minha dúvida é se haverá alguma relação entre Ana Maria de Almeida e Maria Rosa de Almeida, ou se há apenas uma coincidência de apelidos. Pelo que vejo na sua mensagem poderá mesmo haver uma relação de parentesco entre ambas, havendo mesmo uma Ana Maria de Almeida na família de Maria Rosa.
Mais uma vez grato pela atenção.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#121718 | jacavlis | 27 jun 2006 18:03 | Em resposta a: #121700

Caro Daniel Sousa,

De momento nada posso adiantar sobre se há relação entre a Ana Maria de Almeida (avó da maria Rosa ) e a Ana Maria de Almeida sua ascendente. É muito provavel e quase certo o seu parentesco não só pelas datas, mas também pelos locais onde nasceram. VOU FICAR com estes dados e quando for a Aveiro ao Arquivo Distrital vou procurar dentro do possivel esclarecer o assunto na perspectiva de o ajudar na sua pesquisa.
Note. Só vou ao Arquivo em fins de julho.
Se tiver novidades entro em contacto.
Cumprimentos: João António

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#121739 | Dsousa | 27 jun 2006 22:28 | Em resposta a: #121718

Caro João António,

Muito obrigado pela ajuda e disponibilidade.
Aguardarei por novidades.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#121754 | qcrasto2b | 28 jun 2006 01:00 | Em resposta a: #121739

Caros confrades
não sei se falamos do mesmo, mas... ai vai

segundo o " portugal, diccionário historico, chorographico, heradalico, biographico, bibliographico, numismatico e artistico" de Esteves pereirae Gulherme Rodrigues Ediçã de João romano torres - editor de 1904.
no tomo 70 do Vol. V
temos:
Pinho Leal (Augusto Soares de Azevedo Barbosa de). N. em Belem a 21 de Novembro de 1816, fal. em Lordello do Ouro , nos arrabaldes do Porto, a 2 de Janeiro de 1884. Era filho de José Mathias Barbosa Leal, quartel-mestre do batalhão de caçadores nº3, e de sua mulher, D.ª Rita de Cassia Soares de Azevedo. Bem cedocomeçou Pinho Leal o seu fadário.....

e continua por mais outra página.

Se pretender poderei mandar a digitalização destas páginas por email.

Melhores cumprimentos

Nuno Teixeira

Resposta

Link directo:

Preciso de mais informações sobre familia LEAL

#121787 | Lena Leal | 28 jun 2006 12:05 | Em resposta a: #121754

Oi Pinho fale mais da familia LEAL de Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#121839 | Dsousa | 28 jun 2006 23:06 | Em resposta a: #121754

Caro Nuno Teixeira,

Grato pela informação.

Cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#121842 | camac 41 | 28 jun 2006 23:42 | Em resposta a: #121754

Caro confrade Nuno Teixeira

Aproveitando a sua oferta agradecia que me enviasse as páginas digitalizadas para
camacarrobaclixpontopt
Com os meu agradecimentos e melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#124029 | Dsousa | 01 ago 2006 13:00 | Em resposta a: #121718

Caro João António,

Alguma novidade sobre Ana Maria de Almeida.

Cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#124043 | Dsousa | 01 ago 2006 16:08 | Em resposta a: #121718

(rectifico)
Caro João António,

Alguma novidade sobre Ana Maria de Almeida?

Cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#124630 | Dsousa | 09 ago 2006 21:21 | Em resposta a: #121718

Caro João António,

Alguma novidade?

Cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#127782 | Dsousa | 08 set 2006 16:00 | Em resposta a: #121690

Caro João António,

Graças à preciosa ajuda da confrade Ana Recio descobri o nome dos pais da minha ascendente Ana Maria de Almeida. São mesmo José de Oliveira e Maria Rosa de Almeida (Maria Rosa do Crasto)!

Na revista UL-VARIA, que citou, há mais alguma informação sobre esta família e sobre a Casa do Crasto, de Romariz? Gostaria muito de obter informações sobre essa Casa.
Agradeço desde já a sua atenção.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#128073 | jacavlis | 11 set 2006 18:28 | Em resposta a: #127782

Caro Daniel Sousa,

Creio ter alguma coisa sobre esta casa do Crasto em Romariz. Vou pesquisar nos meus doc . Volto ao contacto muito em vreve.

Com os meus Cumprimentos,

João Antonio

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#128759 | Dsousa | 17 set 2006 18:41 | Em resposta a: #128073

Caro João António,

Encontrou alguma coisa?

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#129107 | QuintaVale | 21 set 2006 12:19 | Em resposta a: #120976

Caro Daniel

Comecei agora com a minha pesquisa familiar sou muito inespriente mas o maior problema é que estou na Suissa o que torna complicado.
Tenho a monografia do Vale onde viveu algum tempo tem bastante informação não sei se pode ser util, disponha se quiser.
Se for possivel fornecer alguns dados agradecido, que em algun lado sei que me vou cruzar com a familia Pinho Leal

Arménio Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#129180 | Dsousa | 21 set 2006 22:19 | Em resposta a: #129107

Caro Arménio,

Agradeço a sua oferta. Essa monografia, que refere, tem alguma informação sobre a freguesia de Romariz e sobre a família da mulher de Pinho Leal (família Almeida do Crasto)? Procuro informações sobre essa família.
Relativamente à família e ascendência de Augusto Pinho Leal, pode encontrá-la na base de dados do Genea. O escritor era descendente, pelo lado materno, dos Soares de Albergaria, de Vale de Cambra.

Cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Preciso de mais informações sobre familia LEAL

#129260 | Likamala | 22 set 2006 18:21 | Em resposta a: #121787

A quem possa interessar e me passar informações:

Procuro pelas famílias "Ferreira Malafaia", ou Leal Malafaia de Sta. Cruz da Trapa - distrito de São Pedro do Sul - Portugal.

Informações para Likamala, neste fórum.

Agradeço, antecipadamente.

Eliana Malafaia - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#135108 | Sousa-Tavares | 22 nov 2006 22:40 | Em resposta a: #128073

Caro João António,

Sem querer abusar, tenho também uns antepassados da freguesia de Romariz com o apelido Almeida, nomeadamente Lourenço José de Almeida, nascido c. 1765, casado com Maria Francisca e pais de Perpétua Rosa de Jesus de Almeida. Terá encontrado alguns desses nomes entre os dados que possui?

Cumprimentos,

H. Sousa Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#158884 | nunofsoares | 09 jun 2007 03:53 | Em resposta a: #129180

Boa Noite,

Ao pesquisar para obter mais informações sobre "Pinho Leal" descobri este vosso forum pelo que gostava de partilhar informação.
Segundo o meu avô, Adriano Augusto Soares, me contava historias de Pinho Leal. Dizia que eu era um descendente de Pinho Leal, tal como ele, vinha de uma linhagens dos Augusto Soares Azevedo Barbosa Pinho Leal... era "não sei quantos neto de Pinho Leal".
Contava me que ao longo do tempo, os Augusto Soares vieram a perder o Azevedo Barbosa de Pinho Leal, ( seu pai, meu visavô era Adriano Agusto Soares, não me recordando se teria mais algum nome), até ele que apenas era Augusto Soares.
Ele dizia me que o meu nome não deveria ser só até Soares, mas sim um Soares Azevedo Barbosa Pinho Leal, tendo esse nome ficado sempre comio, dizia na minha infancia aos meus amigos que era um Pinho Leal...
Sim de facto a nossa familia é da zona.. São Miguel do Mato, Fermêdo e Romariz, pelo que acho q estas informações lhes serão uteis.
Também gostava de obter mais informações relactivamente a isto tudo!

Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#158983 | QuintaVale | 10 jun 2007 21:18 | Em resposta a: #135108

Caro Sousa Tavares

Sem querer abusar, a sua Perpétua Rosa de Jesus de Almeida, é casada com Manuel Gomes Pereira, se for o caso poderiame fornecer dados,

Quinta Vale

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#158984 | QuintaVale | 10 jun 2007 21:44 | Em resposta a: #158884

Caro Nuno Soares

Os filhos e Pinho Leal eram,
Camila Angélia, Camila Augusta, Carlos Augusto, Ignes Augusta, Miguel Evaristo, Augusta Guilhermina, Albertina Augusta,
Era importante saber onde se situa o teu avô, porque depois dos filhos de Pinho Leal, eu conheci muito bem alguns bisnetos de Pinho Leal, o que seria importante avançares mais alguns dados, de onde é o teu avô Adriano Augusto Soares, tens alguns assentos dele ou de filhos , começar por aqui seria uma boa idéia assim poderíamos ir mais adiante.
Agradecido,

Quinta Vale

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#159132 | nunofsoares | 12 jun 2007 13:26 | Em resposta a: #158984

Boa Tarde

Desde já obrigada por tudo... já sei mais umas "coisitas" recordadas pelo meu pai, filho de Adriano Augusto Soares e por sua vêz NET de um Sr. Eduardo.
Por sua vez não sei ( o meu pai n se recorda ) qual dos filhos de Pinho Leal era Pai do Sr Eduardo (creio queseria Eduardo Azevedo Soares).
Mais sei que na altura da infância do meu pai, muitas pessoas se deslocaram e havia uma "febre" bastante alta naquela época em busca de algo de Pinho Leal. Sei ainda que ainda é da nossa possa ( Tio meu, Norberto Soares) um livro do Sr. Pinho Leal, o único que se conseguiu guardar na família, já que outros livros e objectos ( um quadro pintado por Pinho Leal ) teria sido levado, por uma familia da zona do Porto.
Mais sei, que uma filho de Pinho Leal ou neto ( mas quase de certeza que era um filho) era meio "traquinas"... teria comprado uma maquina de falsificar dinheiro e que a certa altura, quando se viu aflito pelas autoridades, teria lançado a mesma ao Rio Douro.
Como passei muito tempo com o meu avô ( Adriano Augusto Soares ) eram estas histórias que ele contava de orgulho por ser um descendente de Pinho Leal :)

Se me quiser contactar poderá fazer pelo meu email
nunofsoares@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#162923 | camac 41 | 18 jul 2007 00:22 | Em resposta a: #159132

Caro Nuno Soares

Tinha lido há alguns anos que Pinho Leal estaria ligado à minha família.
Agora reformado e com tempo livre dediquei-me à genealogia e ao arrumar uns papeis econtrei a tal notícia de autoria de Vieira Dinis que escrevia na Gazeta de Paços de Ferreira e que transcrevo:
"Pinho Leal
Passou há dias o centenário da morte do escritor Augusto Soares de Azevedo Barbosa Pinho Leal, autor da monumental obra Portugal Antigo e Moderno - Dicionário geográfico, estatístico, corográfico heráldico, arqueológico, histórico biográfico e etimológico de todas as cidades, vilas e freguesias de Portugal, notícia de muitas povoações de que apenas restam vestígios ou somente a tradição (ano de 1876).
Isto são tópicos sucintos de um trabalho que lhe gastou a vida, após recolha nem sempre facilitada.
Nascido em Santa Maria de Belém, a 21-XI-816, conservamos uma informação quiçá sagrada: Pinho Leal descendia, por ramo muito directo das Casas da Praça (Frazão) e Pigeiro (Modelos).
Aqui está um antropónimo valiossisimo para enflorar uma das futuras artérias da vila.
Pinho Leal foi realmente um investigador que por intermédio de fontes ricas manuscritas ou impressas retirou o subsídio útil para construir o saber da experiência feita.
Portugal Antigo e Moderno é uma colectânea monumental. foi um historiador do século passado, no seu tempo e para o futuro."
A minha família que eu tenho bastante bem estudada gira à volta da Quinta de Pigeiros (Modelos - Paços de Ferreira) onde passei parte da minha infância e ligou-se à Casa da Praça através de Teresa Felizarda de Pinho. Vou enviar para o seu e-mail um trabalho sobre a Casa da Praça de autoria de Vieira Dinis.
Vou consultar o registo de nascimento de Pinho Leal e ver se consigo fazer a ligação com os meus dados.
Quando tiver algo de novo darei notícias

Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#162931 | camac 41 | 18 jul 2007 01:27 | Em resposta a: #159132

Caro Nuno Soares

Não tinha reparado que na base da Genea está a ascendência de Augusto Pinho Leal mas há algo de estranho e que talvez se enquadre na frase de Vieira Dinis "conservamos uma informação quiçá sagrada. ..." que transcrevi na mensagem anterior.
Onde é que Augusto Soares de Azevedo Barbosa Pinho Leal foi buscar os apelidos Barbosa e Leal?. Os apelidos Pinho e Leal estão ligados à Casa de Pigeiros e o Barbosa e Pinho à Casa da Praça em Frazão.
Haveria na família algo a esconder?. Há casos em que os filhos são registados como não sendo dos país verdadeiros.
Penso que o inigma continuará.

Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#162959 | Dsousa | 18 jul 2007 14:49 | Em resposta a: #162931

Caro Carlos,

Tenho pesquisado a família de Pinho Leal, família de quem descendo, e nunca ouvi tal história. Aliás, trata-se de uma família muito estudada. Sobre ela pode consultar um excelente ensaio genealógico da autoria de António de Souza-Brandão, intitulado “Soares de Vale de Cambra”, publicado no tomo IV da revista Ul-Vária, que também explica a origem dos apelidos usados por Pinho Leal. O próprio fala da sua família, embora com muitos lapsos, no Portugal Antigo e Moderno (nos artigos “Soares de Albergaria”, “Vale” e “Paradela”), e num estudo da sua própria autoria, publicado na revista O Tripeiro, de Junho de 1946, pp. 34-36, também com alguns erros.

Os apelidos Soares de Azevedo, Barbosa e Pinho, vêm da família do avô materno, da Casa de Paradela, entre as freguesias do Vale, Feira, e S. Miguel do Mato, Arouca. O apelido Leal vem dum seu tio, irmão da avó materna, negociante de praça no Porto, chamado José de Pinho Leal. Os avós paternos eram parentes afastados. Daí ambos terem antepassados com o sobrenome Pinho.

Fiquei curioso sobre o trabalho que refere.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#162965 | camac 41 | 18 jul 2007 16:31 | Em resposta a: #162959

Caro Daniel

Irei consultar o Portugal Antigo e Moderno de Pinho Leal nos artigos que refere.
Limitei-me a transcrever o artigo de Vieira Dinis penso que falecido há poucos anos com idade avançada. Costumava publicar artigos na Gazeta de Paços de Ferreira.
Limitei-me a transcrever o artigo que publicou.
Entre em contacto para camacarrobaclixpontopt que terei muito gosto em lhe enviar o artigo sobre a Casa da Praça e a genealogia do meu pai. O meu Leal teve origem em Arrifana de Sousa (Penafiel) e teve ligações a Canedo - Vila da Feira.
O meu Pinho são de Cristelo-Paredes.
Se me pudesse facultar os artigos que referer ficaria agradecido

Com os melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#232709 | JVT | 26 jun 2009 12:41 | Em resposta a: #162959

Caro confrade,

Tem alguma informação sobre a família paterna de Pinho Leal? A base de dados do geneall diz ser seu pai José Matias Barregosa, natural do Vimieiro, Arraiolos. Tem mais alguma informação sobre esta família?

Antecipadamente grato,
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#232724 | Dsousa | 26 jun 2009 17:42 | Em resposta a: #232709

Caro Jorge,

Infelizmente nada posso acrescentar ao que já consta na base de dados, embora a ascendência de José Matias Barregosa também me interesse. Posso saber, se não for indiscrição, o motivo do seu interesse por esta família?

Com os melhores cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#232894 | JVT | 29 jun 2009 10:08 | Em resposta a: #232724

Caro Daniel Sousa,

O meu interesse prende-se não só com o facto de também ter antepassados no Vimieiro mas principalmente devido ao apelido Barregoso (ou Varregoso), que aparece em algumas localidades alentejanas, tendo eu estudado um ramo que usa este apelido na vila de Lavre (Montemor-o-Novo).

Se conseguir descobrir mais alguma coisa sobre estes Barregosos, avisá-lo-ei.

Melhores cumprimentos,
JVT

Resposta

Link directo:

RE: Pinho Leal

#232917 | Dsousa | 29 jun 2009 14:09 | Em resposta a: #232894

Caro Jorge,

Muito obrigado. Farei o mesmo, se descobrir alguma coisa.

Com os melhores cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

Pinho Leal

#361856 | ammgaivao | 25 set 2015 18:09 | Em resposta a: #120976

Boa tarde,

Alguem saberá onde andará o arquivo de Pinho de Leal?

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 14:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen