Almoxarife da Quinta da Murteira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos | Formação

Almoxarife da Quinta da Murteira

#120988 | marcia mello | 18 jun 2006 05:50

Sei que João Paulo de Sousa e Melo foi Almoxarife da Quinta Real da Murteira. 5 dos 7 seus netos tiveram como padrinhos a familia real, notadamente, D. João VI, o infante D. Miguel, por exemplo: Miguel Antônio de Souza e Mello, nascido em 08/12/1822, em Samora Correia. Padrinho o rei D. João VI , e madrinha a infanta D. Isabel Maria.

Minha questão é: era comum isto ocorrer? Porque teria a familia essa deferencia?

Resposta

Link directo:

RE: Almoxarife da Quinta da Murteira

#121020 | cp | 18 jun 2006 19:28 | Em resposta a: #120988

Cara Marcia

Não sei responder à sua pergunta, mas sei diser-lhe que a quinta da Murteira ainda existe e faz parte do património da Companhia das lezírias em Samora Correia.
melhores cumprimentos

Manel CP

Resposta

Link directo:

RE: Almoxarife da Quinta da Murteira

#121025 | marcia mello | 18 jun 2006 21:10 | Em resposta a: #121020

Caro Manoel,

agradeço a informação. Não sei se te interessa, mas a respeito da Quinta , localizei na Torre do Tombo, vários livros da Casa do Infantado, dentre eles temos o seguinte:
livro 216 da casa do infantado. Atlas do tombo das reais fazendas da casa do Infantado nos almoxarifes de Belmonte e Murteira na vila de Samora Correia, em 1818. Tem mapas detalhados das propriedades e bens nesta região da Murteira. Da Quinta e de mais propriedades.

Bom, então tenho que agendar uma visita in loco a Quinta da Murteira.

cumprimentos
Marcia Melo

Resposta

Link directo:

RE: Almoxarife da Quinta da Murteira

#121056 | cp | 19 jun 2006 00:26 | Em resposta a: #121025

Cara Marcia

Conheço bem a quinta da Murteira e Belmonte, onde ainda se podem ver as interessantes ruinas do almoxarifado.

Quanto à sua ascendência Mello, ela entronca concerteza nos Senhores de Melo, como a minha e a de quase todos os "Melo", excepção feita às linhagens que adoptaram o apelido posteriormente, o que me parece não deve ser o seu caso dada a antiguidade do seu antepassado Amador de Melo.

cumprimentos

Manel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 17:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen