Castros de Santa Eulália de Fafe

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Castros de Santa Eulália de Fafe

#120998 | fcamelo | 18 jun 2006 12:58

Cara confrade Matilde Souto Pires,

Colaboro, há alguns anos, com o João Fonseca Pinheiro, na genealogia dos ascendentes dele e de minha mulher, que são primos não muito distantes.
Reportando-me concretamente à família da Casa de S. Tiago, em Castelões, Famalicão (a que penso também estar ligada por algum ascendente), e como vi neste Fórum que tem costela de " Castros ", naturais de Sª. Eulália, Fafe, muito apreciaria saber se os " Castros " da Casa do Rio, em Sª. Marinha da Costa, Guimarães, são dos seus.
Os dados que possuímos são os seguintes:
1. João de Castro, n. Sª. Eulália e f. 10-8-1699. C. idem, 29-1-1673, c. Maria de
Barros, n. Lug. Feira, idem, e f. 4-7-1700 (?). Filho:
1.1. Ventura ou Boaventura (Freitas?) de Castro, n. idem, 14-7-1694, e aí f. 11-11-1774. C. idem, 1-2-1727, c. Perpétua da Costa e Sampaio, n. idem 14-11-1700, e aí f. 21-1-1788 (muito provavelmente filha de Bento da Costa, n. idem, e de sua m.er Páscoa de Sampaio, n. idem - ambos do lug. de Sá
Filho:
João de Castro e Sampaio, n. Sª. Eulália, 4-11-1733. f. Sª. Marinha da Costa, Guimarães, 13-2-1808. C. idem, 4-2-1770, c. Francisca Maria (de Araújo), n. Castelões, 23-2-1746, e f. Sª. Marinha da Costa, 25-9-1831 (fª de João de Araújo, n. Castelões, c. Sª. Marinha da Costa, 19-4-1742, c. Ana Francisca Luísa, n. idem, 7-7-1714, f. idem, 1-8-1750. Os Araújos deste João vêm de Ronfe, Castelões e Mogege; os pais de Ana Francisca de Sª. Marinha). O João de Castro Sampaio e sua m.er viveram no lug. do Rio em Sª. Marinha. Ainda lá existe a Casa, integrada na área vedada de uma unidade industrial. Vem referida em "Os Braganças da Província do Minho", e desta união descendia um Dr. Castro Meirelles, médico no Porto, que era proprietário da moradia junto à séde da Associação Empresarial de Portugal, na Av. da Boavista.
Filha:
1.1.1.1. D. Custódia Joaquina de Castro, n. Sª. Marinha, 4-7-1777, f. Castelões, 3-10-1846. C. Sª. Marinha, 2-2-1799, c. o Cap. Mór de Malta Manuel Custódio da Fonseca Araújo e Sá, n. Sª. Maria da Oliveira, Famalicão, 11-3-1770. Viveram na sua Casa e Quinta de S. Tiago, Castelões . Ele era filho do Cap. Mór Domingos da Fonseca Marques e de sua m.er Custódia Maria de Araújo e Sá, com ascendências em Esporões, Castelões e Requião. O Manuel Custódio e sua m.er foram moradores no lug. de Cima, em Sª Maria da Oliveira, Famalicão.
Filho:
1.1.1.1.1. Comendador Bernardo José da Fonseca e Castro c.c. D. Rita de Sousa Pinto de Barros, natural de Chaves. Deste casal foram filhos, entre outros:
1.1.1.1.1.1. João da Fonseca e Castro, bisavô de João da Fonseca Pinheiro.
1.1.1.1.1. 2. D. Maria Isabel da Fonseca e Castro, bisavó de minha mulher Maria Antonieta Magalhães da Cunha Simões.

Caso tenha interesse nalgum destes dados e seus desenvolvimentos, ou veja utilidade em trocar informações sobre os supra-citados "Castros" de Sª. Eulália, fico aguardando a sua resposta. Poderá também obter o meu e.mail junto do João Pinheiro.
Desde já muito grato.

Saudações genealógicas.

Fernando J. T. Camelo

Resposta

Link directo:

RE: Castros de Santa Eulália de Fafe

#121018 | Matilde Souto Pires | 18 jun 2006 19:26 | Em resposta a: #120998

Caro Senhor Fernando Camelo
Bem gostaria de colaborar,mas parece-me que poucas informações terei que lhe poderão interessar.
Sobre os Castros daCasa do Rio, não sei nada.
Tenho realmente ascendência Castro de Santa Eulália de Fafe= Jerónima de Castro que casou com Manuel Gonçalves em 28-6-1703,ambos de Santa Eulália de Fafe.Só duas filhas deste casal se continuaram com o apelido Castro , os irmãos ficaram com o apelido Gonçalves,sendo eu descendente do Jerónimo Gonçalves
Não tenho a certeza da ascendência da minha Jerónima de Castro que nasceu em 1679 poderia ser filha de João de Castro e Maria de Barros e assim ser irmã do seu antepassado Ventura de Castro(1694-1774),todos de Santa Eulália de Fafe.Assim teria casado com 24 anos
Ou seria filha de Maria de Castro e João francisco e nascido em1687.Neta materna de Amador Lopes e Catarina de Castro .Nesta hipotese teria casado com 16 anos.
assim parei na Jerónima de Castro.Terei que pesquizar mais,se encontrar o assento de casamento ou algum processo :Inquirição ou Santo Ofício
Sobre o meu ramo Araújo,é de S. Silvestre de Requião,aliaz tenho vários ramos Araújo todos originários de Requião .O mais antigo que encontrei nasceu nos fins do século xvi e foi pai (incógnito) do meu antepassado que no entanto lhe herdou o apelido que actualmente ainda se mantem.
Ascendência Paterna do Capitão - Mor de Malta,Manuel Fonseca de Araújo e Sá, natural de Santa Maria da Oliveira
Filho do Capitão-Mor Domingos da Fonseca Marques e Custódia Maria Araújo e Sá
Neto paterno de Baltazar Dias de Afonseca e Maria Marques.Esta Maria Marques era irmã do meu antepassado Pedro Afonso Marques. Tenho a ascendência destes irmãos.Não deve ter havido mais irmãos ,pois o Pai faleceu com 34 anos
Ascendência de Custódia Maria de Araújo e Sá :
Pai: Capitão Custódio Francisco Braga
Mãe:Maria de Sá e Araújo
Neta materna de Teresa Francisca de Araújo(Requião 1686--Castelões 1753)e Domingos Francisco de Araújo e Sá(1662--1736)de S. Tiago de Castelões. Este casal casou em Rrequião em 1708,naturalidade da Teresa Francisca . Esta Teresa Francisca de Araújo era irmã da minha antepassada Custódia Francisca de Araújo, filhas de Pedro Francisco e Francisca de Araújo que casaram em 6-1-1667 em Requião Penso que de ve ter os avós e bisavós paternos e maternos da Teresa Francisca de Araújo ,pelo Senhor João da Fonseca Pinheiro.
Domingos Marques de Afonseca e Custódia Maria de Araújo ainda foram pais de Bernardo José + Manuel Custódio + Francisco Manuel de Afonseca
Domingos francisco de Araújo e Sá nasceu em 1662 e era filho de João Francisco(Castelões) e Luisa de Araújo
Domingos da Fonseca Marques era irmão de Manuel Dias de Afonseca
Custódia Maria de Araújo e Sá(Castelões) era irmã de Gabriel António de Araújo e Manuel António de Araújo ,ambos têm Inquirição de Genere no Arquivo Distrital de Braga .Talvez encontre aí mais informações:Processo27712-Pasta 1216-Data 2-8-1760 e Processo 16708
Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Castros de Santa Eulália de Fafe

#121027 | Samuel C O Castro | 18 jun 2006 21:19 | Em resposta a: #120998

Estimado Fernando,

Abaixo lhe disponibilizo o pouco que tenho sobre os elementos que citaste, sendo que, também tenho interesse nos ascendentes de João de Castro e Maria de Barros, pois ainda não consegui entroncá-los com os demais de minha base. Fico a disposição. Um abraço à você e à Matilde.

Samuel c o Castro

Avelino Augusto Pereira de Castro Guimarães – N-14.4.1906, na V. do Conde
Esposa: D. Maria Vitória de Almeida Garrett Corrêa de Freitas. Primos ???
(ou Vitória de Castro Garrett Corrêa) – N- 21.3.1906, na Freguesia de Santa
Maria Madalena de Santo Tirso, onde foi B-28.5.1906 – C-12.11.1929, na Capela da Quinta do Penedo - DOAFSTSD, pg. 179. (Filha de D. Maria Antônia Andrade da Fonseca e Castro e de Álvaro de Almeida Garrett Corrêa de Freitas), neta de Maria Amélia Andrade e de Francisco Manuel da Fonseca e Castro, N-11.5.1811, Santiago de Castelões, Vila Nova de Famalicão - DOAFSTSD, pg. 157, bisneta do Cap. mor Manuel Custódio Fonseca de Araújo e de D. Custódia Joaquina de Castro, moradores em vossa Casa e Quinta de São Tiago de Castelões, trineto de Francisca Maria de Araújo, do Lugar do Rio, Santa Marinha da Costa, arrebaldes de Guimarães e de João de Castro e São Paio (José de Castro Sampaio), Freg. de S. Eulália, Fafe, tetraneta de Bentura de Castro e de Perpétua da Costa e São Payo, do Lugar da Feira, Santa Eulália de Fafe, pentaneta de João de Castro e de
Maria de Barros, C-29.1.1673, em Santa Eulália de Fafe. Res. lugar da Feira).

Resposta

Link directo:

Castros - Estorãos

#121143 | tfp | 20 jun 2006 11:22 | Em resposta a: #120998

Caro Fernando J. T. Camelo,

Conhece alguma ligação deste Castro de Stª. Eulália a Estorãos(Fafe) ? Tenho uns Castro desta ultima freguesia que julgo serem de Stª Eulália também mas faltam-me umas gerações para conseguir uma eventual ligação.

A minha suspeita baseia-se nos padrinhos do assento de baptismo de João de Castro, filho de João Simões de Castro e de Ana Gonçalves, em 1725, e que seriam Manuel Carvalho, solteiro, filho de Manuel Gonçalves (viúvo de Maria Carvalha) e Eulália, filha de Domingos de Castro e de Maria Martins, ambos de St. Eulália (Fafe).

Agradeço qualquer informação

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

Castros - Estorãos

#121145 | tfp | 20 jun 2006 11:28 | Em resposta a: #121018

Exma Srª D. Matilde Souto Pires,

Conhece alguma ligação destes Castro de Stª. Eulália a Estorãos(Fafe) ? Tenho uns Castro desta ultima freguesia que julgo serem de Stª Eulália também, mas faltam-me umas gerações para conseguir uma eventual ligação.

A minha suspeita baseia-se nos padrinhos do assento de baptismo de João de Castro, filho de João Simões de Castro e de Ana Gonçalves, em 1725, e que seriam Manuel Carvalho, solteiro, filho de Manuel Gonçalves (viúvo de Maria Carvalha) e Eulália, filha de Domingos de Castro e de Maria Martins, ambos de St. Eulália (Fafe).

Sobre este Domingos de Castro encontrei o seguinte no NEPS:

Domingos de Castro (*Fafe, St. Eulália, + 2 de Janeiro de 1734) e de Maria Martins (*Antife, Fafe, + 26 de Setembro de 1713), casados a 21 de Fevereiro de 1675 em St. Eulália. Domingos, filho de Pedro Castro (*St. Eulália, +27.04.1688) e de Catarina Gonçalves (*St. Eulália, +3.10.1711).

Agradeço qualquer informação adicional

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Castros - Estorãos

#121242 | Matilde Souto Pires | 21 jun 2006 17:03 | Em resposta a: #121145

Senhor Tiago Faro Pedroso

Práticamente não tenho informações sobre os Castros de Santa Eulália de Fafe,apezar de ter antepassados d,aí,quasi tudo através do NEPS
Vou tentar encontrar oassento de casamento da minha antepassada,no Arquivo Distrital de Braga,visto que tenho a data do mesmo.
Lamento não ter mais informações .
Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Castros - Estorãos

#121362 | fcamelo | 23 jun 2006 09:45 | Em resposta a: #121143

Caro Tiago Faro Pedroso

Não conheço ainda ligações dos Castros de Sª. Eulália, de Fafe, a outras áreas limítrofes, incluindo Estorãos. Como vou, logo que possa, tentar recuar nestes Castros, se apurar qualquer ligação com Estorãos não deixarei de o contactar. Ressalvo o facto de o João de Castro que referi n. na Feira, Sª. Eulália e aí f. a 10-8-1699, tendo aí c. a 29-1-1673 c. Maria de Barros, também aí n. ( e f. a 4-7-1700 ? ). Portanto estamos ainda no séc. XVII, enquanto os que refere se situam já no séc. seguinte.

Cumprimentos

Fernando Camelo

Resposta

Link directo:

RE: Castros - Estorãos

#121563 | tfp | 25 jun 2006 23:40 | Em resposta a: #121362

Caro Fernando Camelo,

Se entretanto encontrar alguma ligação pedia-lhe que, por favor, que informasse.

Como já escrevi anteriormente julgo faltarem 1-2 gerações nos meus de Estorãos para ligar a Stª. Eulália.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Castros - Estorãos

#121564 | tfp | 25 jun 2006 23:41 | Em resposta a: #121242

Exma Srª D. Matilde Souto Pires,

Agradeço de qualquer modo a sua resposta.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Castros - Estorãos

#126416 | Matilde Souto Pires | 29 ago 2006 23:43 | Em resposta a: #121563

Senhor Faro Pedroso
Não sei se ainda estará interessado nos Castros das freguesias de Fafe.
Só há dias descobri que a minha antepassada Jerónima de Castro,casada com Manuel Gonçalves em 1703 ,era filha de Catarina de Castro e Baltasar Pires.Este casal teve ainda outra filha, Catarina de Castro
O casamento realizou-se na freguesia de Antime ,de Fafe.
Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Castros - Estorãos

#126437 | tfp | 30 ago 2006 09:22 | Em resposta a: #126416

Exma Srª D. Matilde Souto Pires,

Estou sempre interessado em Castros de Fafe, pelo menos até conseguir ligar os meus a St. Eulália. Tomei nota dos dados que aqui deixou, muito obrigado.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Castros de Santa Eulália de Fafe

#128878 | 2570 | 18 set 2006 21:58 | Em resposta a: #121018

Cara Matilde Souto Pires
Tenho como ancestrais vários "Araujo", de Famalicão e ainda pouco estudados, que gostaria que comparasse com os seus no intuito de existir ligação:
Seguem-se
Manuel de Araujo (Avidos Nasc. 1840??), filho de José Araujo (nasc em 1716) e de Brigida Silva, neto paterno de: Gabriel Araujo e de Domingas Ferreira, e neto materno de Domingos Silva e Senhorinha Araujo.
A Senhorinha Araujo é filha de Domingos Francisco e de Catarina Araujo.
Todos eles constam na base de Avidos, onde faleceram, mas ignoro para já a freguesia onde nasceram.
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Castros de Santa Eulália de Fafe

#128911 | Matilde Souto Pires | 19 set 2006 14:12 | Em resposta a: #128878

Caro Senhor Martins

Tenho um antepassado Manuel de Araújo ,nascido em Avidos,que nasceu em 1608 + ou -,pois casou em1638.Era filho de Pedro de Araújo.
O seu Manuel de Araújo tambem de Avidos ,nasceu 2 séculos depois.Realmente a data do seu nascimento não está certa ,visto que o seu Pai nasceu em 1716,não poderia ter um filho em 1840.Talvez seja 1740...
Os meus Araújos têm origem de Requião,os vários ramos.Mas são freguesias visinhas...
Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Castros de Santa Eulália de Fafe

#128920 | 2570 | 19 set 2006 16:35 | Em resposta a: #128911

Cara Matilde Souto Pires
Em relação à vizinhança de freguesias talvez; só com o aprofundamento do estudo dos meus Araujos, é que podeei chegar a alguma conclusão.
De momento as informações que tenho foram retiradas do site do neps, e ainda não as confirmei.
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Castros de Santa Eulália de Fafe

#219370 | Samuel C O Castro | 23 jan 2009 21:51 | Em resposta a: #120998

Prezado Fernando,

Peço sua gentileza ver o tópico "Castro", aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=219369 , em que o colega Rogério disponibiliza alguns dados que acho têm ligação com os que aqui informaste inicialmente, como também acho que deverão se ligar aos que lhe informei em minha mensagem de 18.6.2006, aqui nesse tópico.

Peço sua gentileza fazer comentários que estejam a seu alcance a respeito de uma possivel ligação desse ramos, que infelizmente ainda não consegui entroncar na base. Qualquer novidade de ascendência sobre os primeiros ali informados, serão muito bem recebidas.

Agradeço no que for possível informar. Antecipo agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castros - Estorãos

#243777 | Luisa Castro | 09 nov 2009 01:29 | Em resposta a: #121145

Caro Tiago Faro Pedroso,

Conseguiu recolher mais informações sobre o casal Domingos Castro e Maria Martins? Suspeito que seja sua irmã Maria Gonçalves de Castro (do lugar de Castro, Santa Eulália a Antiga) casada com João Francisco. Pode adiantar-me alguma informação?

Obrigada
Luisa Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castros de Santa Eulália de Fafe

#245804 | Paulo Jubilut | 09 dez 2009 20:32 | Em resposta a: #121018

Cara Sra. Matilde,
Sou descendente dos Castro de Fafe , mas encontrei Cosme Pires também de Fafe comom meu ancestral, nascido ao final do século XVI ou início do século XVII. A sra. teria alguma informação dete avoengo, dado o seu sobrenome Pires?
Agradeço sua atenção,
Paulo Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Castros de Santa Eulália de Fafe

#245948 | Matilde Souto Pires | 13 dez 2009 22:11 | Em resposta a: #245804

Senhor Paulo Eduardo

O meu apelido Pires,advem do meu marido,no entanto tenho ascendencia das freguesias de Fafe,dos Castros.
Mas creio que pela Internet poderá encontrar algo sobre o seu Cosme Pires, no Neps,pelo menos em Santa Eulália de Fafe
Não sei se tem acesso ao NEPS.

Vou tentar ver o que há.

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Castros de Santa Eulália de Fafe

#245952 | Matilde Souto Pires | 13 dez 2009 22:57 | Em resposta a: #245948

Senhor Paulo Eduardo

De facto aparecem alguns Cosmes Pires:
Em Santa Eulália de Fafe:
Cosme Pires,faleceu em1629, casado com Ana Gonçalves
Cosme pires ,faleceu em1633 ,casado com Ana Fernandes
..............................................................................
S. Vicente de Passos de Fafe:
Cosme Pires,nascido em Rendufe ,Guimarães,casado com Maria Francisca,tiveram Domingos ,falecido em 1699,que casara em 1660 com Isabel Costa e tiveram 10 filhos

Cosme Pires ,nascido em Rendufe ,casado com Maria Fernandes,pais de Sebastião Fernandes,falecido em 1753 ,que fora casado com Antónia Maria Ribeiro ,natural de s. Vicente de Passos (1717 a 1779),que foram pais de 4 filhos.
...............................................................................
Travassós de Fafe

Cosme Pires,casado com Maria Matos,falecida em 1690.Pais de Maria Matos ,nascida em 1658 ,casada com António Francisco,nascido em 1651,pais de Manuel Francisco de matos,nasido em1679 e casadoem 1702com Jerónima das Neves, nascida em1676, tiveram 7 filhos

Espero que estas informações lhe sejam úteis

Cumprimentos
matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Castros de Santa Eulália de Fafe

#246004 | Paulo Jubilut | 14 dez 2009 20:01 | Em resposta a: #245952

Cara Sra. Matilde,
Agradeço muitíssimo suas informações. De fato, procuro dados de Cosme Pires, casado com Ana Gonçalves, de quem possuo apenas este dado de falecimento, sendo que continuo à procura de seus ascendentes.
Mais uma vez, agradecido,
Paulo Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Castros de Santa Eulália de Fafe

#246016 | JAVSO | 14 dez 2009 22:48 | Em resposta a: #245952

Cara Matilde Souto Pires

Sou descendente do casal José de Castro/Maria Francisca de Matos, sendo esta última filha de Manuel Francisco de Matos, neta paterna de António Francisco e de sua mulher Maria de Matos, bisneta paterna de Cosme Pires e de sua mulher Maria de Matos.

Cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Castros de Santa Eulália de Fafe

#246054 | Matilde Souto Pires | 15 dez 2009 15:12 | Em resposta a: #246016

Caro Senhor

Não sou descendente de Cosme Pires ,mas de qualquer modo agradeço a sua disponibilidade.
Talvez o confrade Paulo Eduardo esteja interessado nestas informações
Cumprimentos

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Castros de Santa Eulália de Fafe

#246055 | Matilde Souto Pires | 15 dez 2009 15:17 | Em resposta a: #246004

Senhor Paulo Eduardo

Não sei se acedeu ao NEPS
O casal Cosme Pires e Ana Gonçalves tiveram 5 Filhos.Tem as informações destes?
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 04:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen