Familia Vieira de Aveiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Vieira de Aveiro

#12107 | alf | 30 out 2001 19:10

Caros Amigos,
Tenho um familiar de nome João Francisco Vieira que segundo informações nasceu em Eirol(Eiral) - Aveiro ca.1820/30. Se alguem tiver mais alguma informação, agradeço desde já.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vieira de Aveiro

#94002 | Francisca258 | 21 jun 2005 11:25 | Em resposta a: #12107

Caro (a) alf,
eu sou da família Vieira dos arredores de Oliveira de Azeméis. Certamente terá ligação com o seu ramo familiar. Gostava que me desse alguma resposta e se souber alguma coisa por favor diga-me.
Gostava ainda de saber se tem alguma ligação com estas famílias: Godinho Pinto de Sá, Vieira de Sá, famílias originárias do concelho de Oliveira de Azeméis, das quais descendo directamente. Todos os dados que me puderem ceder são-me muitos úteis.
Grata pela atenção e com os meus melhores cumprimentos,
Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vieira de Aveiro

#202934 | Alf Vieira | 11 jul 2008 14:35 | Em resposta a: #94002

Cara Francisca

Depois de muito tmepo voltei às lides genealógicas.
Quanto ao ramo dos Vieiras o que tenho é:

José Martins Vieira n.1865 - Montemor-o-Novo c. c/ Custódia Maria de Alenquer.
filho de José Vieira de Eirol (penso que seja este o nome), Aveiro que casou com Ludovina Rosa de Montemor-o-Novo.
Este José Vieira é filho de João Francisco Vieira natural de Eirol, Aveiro e de Joaquina Maria também de Eirol.
Quanto a datas a única certeza é o n.1865 de José Martins Vieira.

Se tiver alguma informação que combine com esta agradeço.

Alfredo Vieira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vieira de Aveiro

#202946 | papainoel | 11 jul 2008 17:49 | Em resposta a: #202934

Caro Confrade,
Não sei se lhe interessa mas tenho documentos de meu padrinho portugues, o Sr. Vieira. Morreu solteirão na Beneficiência Portuguêsa em São Paulo, após doar todos seus imóveis à mesma, com a finalidade de terminar seus dias em um quarto do majestoso hospital, vizinho a capela construida ao lado de seu quarto. Infelizmente não de deu de presente o título de beneficiário. Foi enterrado no túmulo de nossa família, no cemitério do Araçá, em São Paulo/SP, década de 60. Exumei seus ossos após dez anos para permitir outros inquilinos da cova! Cao queira saber mais, tenho que procurar seus documentos, que não sei onde estão! Foi padeiro sócio ou amigo do meu avô, o Sr. José Camillo Albano, natural de Esgueira,região de Aveiro.
Após longa data ausente do forum, por acaso consultei os títulos e gosdtaria de ajudar, se for o caso.
Sílvio Campos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vieira de Aveiro

#212572 | mpa | 05 nov 2008 21:54 | Em resposta a: #94002

Cara Francisca,

Tenho ascendentes Vieira em Oliveira de Azeméis. Os registos mais antigos que encontrei são de 1736 e referem-se ao casamento de Jerónimo Vieira (filho de Manuel Vieira e Susana Teixeira, naturais de são Miguel de Bustelo, Penafiel) com Maria Pereira de Santiago (de São Miguel de Oliveira de Azeméis.

Têm alguma coisa a ver com os seus Vieiras?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vieira de Aveiro

#213104 | Francisca258 | 12 nov 2008 17:56 | Em resposta a: #212572

Caro ou cara,

Provavelmente estarão relacionados com a minha família.A família Vieira foi muito importante nessa zona.Permite-me perguntar-lhe de que freguesia é que são oriundos os seus Vieira?

Com os meus maiores cumprimentos,

Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vieira de Aveiro

#213316 | mpa | 15 nov 2008 16:18 | Em resposta a: #213104

Cara Francisca,

Só agora comecei a pesquisar este ramo pelo que a informação que forneci está inacabada (ainda não procurei todos os irmãos etc. etc.).

Os meus Vierias são originários de Penafiel, sendo que o Jerónimo casou em Oliveira de Azemeís com Maria Pereira de Santiago, da Quinta dos Carretos (São Miguel de Oliveira de Azeméis) em 1736 e por lá ficou. Teve um filho (cuja data de nascimento ainda não obtive) Sebastião que casou em Salreu (Estarreja) e a partir daí tenho toda a documentação de Salreu.

Sei que o Jerónimo esteve no ultramar (não sei onde) porque foi dispensado de banhos do ultramar. Sei que Jerónimo teve um irmã, Eufrásia que nasceu em 1745). Por agora mais não sei.

Quando souber mais, digo.

MPA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vieira de Aveiro

#213665 | mpa | 20 nov 2008 21:06 | Em resposta a: #213104

Cara Francisca,
Já tenho mais info. mas só poderei saber se há alguma ligação entre famílias se souber donde são os seus Vieiras.

Os meus, naturais de Penafiel, assentaram (via casamento de Jerónimo Vieira) na Quinta de Carrellos (não sei se ainda existe este local) em São Tiago de Oliveira de Azeméis (ou seja, na freguesia da cidade). Casou com uma filha bastarda (de um padre da paróquia), Maria de Santiago Pereira, e teve uma carrada de filhos entre 1737 e 1757.

Agora, resta saber se os seus ascendentes são descendentes de um dos filhos dele (uma vez que carregam o apelido Vieira - normalmente só os rapazes o levavam). Tenho os seguintes filhos: Joseph, José, Manuel, Olivério, Paulino e Sebastião (o meu). Há mais 6 raparigas (Eufrásia, Teresa, Isabel, Maria, Cara e Ana).

Que informação tem para tentar ligar?

Cumps
mpa

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vieira de Aveiro

#233424 | MFrancisca | 06 jul 2009 13:44 | Em resposta a: #213665

Caro mpa

Peço desculpa por só lhe responder agora.
Ainda não sei bem de onde são provenientes os meus Vieira. Sei que havia um tal Manuel Alves Vieira nascido em Nogueira do Cravo a 9 OUT 1877. Tambám sei que existia uma Maria Josefa Vieira. Não disponho de mais dados, mas se por acaso encontrar alguma ligação agradecia.
Com os meus cumprimentos,

Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vieira de Aveiro

#234147 | mpa | 14 jul 2009 00:05 | Em resposta a: #233424

Cara Francisca,

Não sei se a sua Maria Josefa é a minha - a minha trisavó era Maria Josefa Vieira e nasceu em 1866 em Salreu, ou seja sensivelmente na altura da sua personagem. Quem era a sua e tem nomes de pais etc?

Melhores cumprimentos
mpa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vieira de Aveiro

#234275 | MFrancisca | 15 jul 2009 17:16 | Em resposta a: #234147

Caro mpa,


Ainda não consegui descobrir quem são os pais desta Maria Josefa Vieira. Sei que também tenho uma Maria Josefa Godinho. Penso que estas combinações de nomes não são muito comuns. Pedia-lhe o favor de me ceder os nomes dos pais da sua Maria Josefa Vieira, pois eu tenho uma lista enorme de antepassados meus e não consigo descobrir quem são os pais.

Com os meus maiores cumprimentos,

Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vieira de Aveiro

#240746 | MFrancisca | 30 set 2009 18:15 | Em resposta a: #234147

renovo pedido

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 13:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen