Arquivo Distrital da Guarda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Arquivo Distrital da Guarda

#12123 | ANTUNES | 30 out 2001 23:45

Caros Srs.

Alguém me pode dizer a morada e nº de telefone do Arquivo Distrital da Guarda.Estou a investigar os meus Antunes,da casa Gouzela.

Agradecido,

Sergio Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#12154 | Maria | 31 out 2001 14:10 | Em resposta a: #12123

Caro Sérgio

Pode ir buscar a informação ao "site" da Torre do Tombo (http://www.iantt.pt).

Pode ter dificuldade em abri-lo por isso eis a informação pretendida tirada de lá:
Aquivo Distrital da Guarda
Largo General Humberto Delgado - 6300 Guarda // Telefone: (071) 21 36 29 / Fax: (071) 22 14 88

Já entrei em contacto com este Arquivo e são muito atenciosos e rápidos.

Cumprimentos.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#12180 | Luis K. W. | 01 nov 2001 01:05 | Em resposta a: #12123

Caro Sérgio,
Tambem fiz algumas pesquisas de Registos Paroquiais do Arq. Dist. da Guarda, fazendo pedidos pelo correio.
Mais tarde descobri que os Originais das freguesias que eu estava a pesquisar estavam na Torre do Tombo, que para mim equivale a dizer «à porta de casa»!
:-)

Luís K. W.
Lisboa-Portugal
P.S. Hoje devia escrever-se PORTOgal em homenagem ao Boavista e ao fêcêpê...

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#12403 | macp | 05 nov 2001 11:09 | Em resposta a: #12123

Sérgio Antunes
Da cidade mais alta de portugal... Se for preciso alguma ajuda, diga!
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#12499 | ANTUNES | 06 nov 2001 22:49 | Em resposta a: #12123

Agradeço a todos as informações prestadas, muito úteis para a minha investigação.

Um grande abraço de obrigada.

Sérgio Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#25672 | Sérgio R | 27 ago 2002 17:47 | Em resposta a: #12403

Boa tarde,

A minha familia materna é oriunda do Concelho do Sabugal, Distrito da Guarda. Gostava de saber se V.Exc. tivesse o endereço e-mail do Registo Civil da Guarda, ou até se tivesse algumas informaçoes ao respeito do Concelho do Sabugal.
Desde ja agradeço V.Exc.

Cumprimentos.

Sérgio Pereira Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#25673 | Sérgio R | 27 ago 2002 17:47 | Em resposta a: #12403

Boa tarde,

A minha familia materna é oriunda do Concelho do Sabugal, Distrito da Guarda. Gostava de saber se V.Exc. tivesse o endereço e-mail do Registo Civil da Guarda, ou até se tivesse algumas informaçoes ao respeito do Concelho do Sabugal.
Desde ja agradeço V.Exc.

Cumprimentos.

Sérgio Pereira Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#25675 | Sérgio R | 27 ago 2002 17:54 | Em resposta a: #12154

Obrigado: é verdade que ja tentei varias vezes de entrar no site da "Torre do Tombo" e nunca consigo abri-lo, pedem-me um username e um password. Nao sei como fazer para consulta-lo.

Vou fazer com V.Exc. disse e logo vejo como vao passar as coisas.

Ainda obrigado pela sua rapidez em me reponder.

Cordialmente.

Sérgio

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#25677 | silvestre | 27 ago 2002 18:46 | Em resposta a: #25673

Caro Sérgio
A minha família paterna também é do Concelho do Sabugal. Encontrará a morada do Regº civil do Sabugal no site 118.pt.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#25689 | António Borba | 27 ago 2002 23:13 | Em resposta a: #25673

Caro Sérgio Ramos
Em primeiro lugar tente obter as certidões de
nascimento dos seus avós, isto através da certidão
dos seus pais onde constam os seus avós e bisavós.
Pode pedi-las através deste endereço por cobrança
postal, (http://spdirecto.infocid.pt/), custo aprox.
1600$00.
Todas as certidões anteriores a 1900 já estão no
arquivo distrital da guarda, sendo necessário um
pedido por fax, por exemplo com os dados dessas
certidões ao arquivo dirigindo-a á directora, Sª.
Dr.ª. Maria Cecília Lança Falcão Dias, (Arquivo
Distrital da Guarda - Largo General Humberto
Delgado (Telef. 271-213629 . Fax. 271-221488)
6300 Guarda.
Por telefone pode pedir que lhe enviem o resultado
das buscas semanalmente ou quinzenalmente á cobrança
custo aprox. (??), consoante o tempo de pesquisa
despendido.
Recebe em casa as fotocópias dos assentos de
baptismo e casamento, onde constam os padrinhos e
testemunhas, assim como os lugares onde nasceram.
No entanto os registos existentes dependendo das
freguesias variam, algumas podem só ter até
1650-1700.

Boas Pesquisas.

A.Borba

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#25869 | macp | 02 set 2002 14:35 | Em resposta a: #25673

Sr. Sérgio Pereira Ramos
Cheguei de férias no final da semana passada e só agora me é possível responder-lhe porque à noite e fim de semana não há acesso directo a este fórum. Pelos vistos, já foi muito bem informado do que pretendia, creio. Entretanto, se for preciso, diga!
cumprimentos.
Maria Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#25875 | Sérgio R | 02 set 2002 15:22 | Em resposta a: #25869

Muito obrigado cara Sra Maria pela seu interesse à minha pergunta: aprecio a sua ajuda.

Contactei o Registo Civil da Guarda por e-mail mas ainda nao me responderam: fiz um pedido para darem-me informaçoes a proposito dos actos anteriores a 1900. Logo vejo como corre a coisa.

Até breve.

Sérgio

Resposta

Link directo:

Almofala (Figueira de Castelo Rodrigo)

#49112 | Txispa | 05 out 2003 14:15 | Em resposta a: #12123

Olá companheir@s,

Necesito ajuda na freguesia de Almofala, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

Gostaria conhecer o local e a data de nascimento de Feliciano Milheiro. Feliciano tevo um filho chamado Antonio Milheiro, nascido éste em 1848 em Almofala.
Feliciano Milheiro casou com Maria José Miguela.

Alguem me pode ajudar?

Um abraço

Celso Milleiro, de Pontevedra (Galiza)

Resposta

Link directo:

RE: Almofala (Figueira de Castelo Rodrigo)

#49391 | macp | 08 out 2003 18:41 | Em resposta a: #49112

Caro Celso Milheiro
Eu posso ajudá-lo. Se me desse mais alguns dados ( nome do pai e mãe), seria óptimo. De qualquer maneira, vou investigar, mas só na próxima semana.
Cumprimentos
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Almofala (Figueira de Castelo Rodrigo)

#49451 | Txispa | 09 out 2003 17:43 | Em resposta a: #49391

Cara Maria A. Pinto,
Agradezo-lhe a sua ajuda. Só tenho o dado do filho: Antônio Milheiro, nascido, aproximadamente, em 1848, filho de Feliciano Milheiro e Mª José Migueles. Eu só tenho interese genealógico no ramo do apelido Milheiro ja que levo anos estudando este apelido, as suas origens e procedência.
Um abraço galaico-português.
Celso Milleiro

Resposta

Link directo:

RE: Almofala (Figueira de Castelo Rodrigo)

#49452 | Txispa | 09 out 2003 17:45 | Em resposta a: #49391

Cara Maria A. Pinto,
Agradezo-lhe a sua ajuda. Só tenho o dado do filho: Antônio Milheiro, nascido, aproximadamente, em 1848, filho de Feliciano Milheiro e Mª José Migueles. Eu só tenho interese genealógico no ramo do apelido Milheiro ja que levo anos estudando este apelido, as suas origens e procedência.
Um abraço galaico-português.
Celso Milleiro

Resposta

Link directo:

RE: Almofala (Figueira de Castelo Rodrigo)

#49666 | macp | 13 out 2003 15:24 | Em resposta a: #49451

Caro Celso Milheiro
Não tenho boas notícias: os assentos de baptismo de Almofala entre 1812-161 não existem... no Arquivo Distrital da Guarda nem noutro lado qualquer. Ainda tentei encontrar o assento de casamento, mas em Almofala, não encontrei nada , a não ser que tenham casado noutra freguesia.Lamento não ter podido ajudar.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Almofala (Figueira de Castelo Rodrigo)

#49678 | Txispa | 13 out 2003 18:50 | Em resposta a: #49666

Cara Maria A. Pinto,

De todos os jeitos, fico agradezido pela ajuda. Se souber coisas sobre pessoas com o apelido Milheiro, gostaria me informase.

Um abraço galaico-português

Celso

Resposta

Link directo:

RE: Aguiar da Beira

#50082 | JCA | 20 out 2003 13:51 | Em resposta a: #49391

Cara Maria Pinto e outros Confrades

Como vi que tem acesso ao ADG, ao qual por falta de oportunidade ainda não pude visitar, agradecia que se possível me informasse quais as datas limites de registos para as freguesias de Aguiar da beira e Gradiz, nas quais busco informações sobre Maria Ignácia d'Almeida, filha de Paulino d'Almeida e Josefa Maria, cujo casamento terá ocorrido em A. da Beira cerca de 1758, com António José de Morais, natural de Mosteiro- Sernancelhe; e informações sobre José Rodrigues, natural de Gradiz, onde terá nascido por volta de 1700 ou antes, e foi casado com Isabel Ferreira, da mesma freguesia, tendo falecido em 1740 no lugar de Mosteiro-Sernancelhe.
Agradeço a ajuda possível aos frequentadores do ADG,
cumprimentos desde já,

José Manuel S. N. Correia Alves R.

Resposta

Link directo:

RE: Aguiar da Beira

#50446 | macp | 27 out 2003 16:35 | Em resposta a: #50082

Caro José Manuel
Lamento só agora poder responder-lhe e, ainda por cima, não tenho grandes novidades: O ADG possui microfilmes de Gradiz de 1622 a 1742 ( assentos de baptismo , casamento e óbito)e eu vi os de baptismo. No entanto, havia algumas páginas ilegíveis e outras completamente estragadas e eu não encontrei nenhuma Maria Ignácia com esses dados, não sei se por essa razão se por inabilidade mesmo. Quando me dispus a procurar o assento de casamento em Aguiar da Beira, confrontei-me com o facto de que entre 1740-1860 há um hiato nos assentos...Tenho esperança que me diga que casaram noutra freguesia deste concelho para eu procurar. Quanto ao outro indivíduo, não tinha tomado nota dos dados e dir-lhe-ei algo logo que possa.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Aguiar da Beira

#50450 | jaboo | 27 out 2003 16:59 | Em resposta a: #50446

Cara Maria Pinto,

Eu vivo nos Estados Unidos e nao tenho possibilidade de ir visitar o ADG. Sera que durante uma das suas visitas, voce pode consultar os assentos de baptismos de Almeida? Pois tenho um 6o avô natural de Almeida chamado "José Duarte" nascido cerca de 1730 e casado com Josefa Lucrécia de Penela da Beira, onde deixaram descendencia (em Penela). Nao tenho nenhuma informaçao sobre esse meu avô (so sei que ele faleceu em Penela da Beira em 1796) ... por isso qualquer ajuda sera bemvinda.

Cordiais cumprimentos
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Aguiar da Beira

#50615 | JCA | 29 out 2003 12:25 | Em resposta a: #50446

Cara Maria A. Pinto
Agradeço desde já a sua disponibilidade e trabalho.
A Maria Ignácia não é de Gradiz mas sim de Aguiar da Beira, e deve ter sido aí o seu casamento com António José de Morais, esta er filha de Paulino D'Almeida, também de Aguiar da Beira.
De Gradiz era José Rodrigues, casado com Isabel Ferreira, e terá nascido cerca de 1700 ou antes (Faleceu em 1740).
Agradeço-lhe muito que se lhe for possível me tente encontrar informações sobre estas pessoas.
Envio-lhe respeitosos cumprimentos,

José Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Aguiar da Beira

#50636 | victória | 29 out 2003 15:36 | Em resposta a: #50446

Cara Maria

Em que freguesias pesquisa em Aguiar da Beira?

Tenho algo sobre Valverde, Eirado, Aguiar, Quinta da Ponte, etc.

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Aguiar da Beira

#50750 | macp | 30 out 2003 17:33 | Em resposta a: #50615

Caro José Manuel
Então fiz confusão. Na próxima semana, dir-lhe-ei algo, espero que alguma boa novidade!Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Aguiar da Beira

#50751 | macp | 30 out 2003 17:35 | Em resposta a: #50450

Caro João
Vou tentar.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Aguiar da Beira

#50752 | macp | 30 out 2003 17:42 | Em resposta a: #50636

Caro Eduardo Domingues
Talvez as suas pesquisas sejam úteis ao José Manuel C. A. Eu tenho passado pelo ADGuarda e, com todo o gosto, para ajudar a encontrar pistas a alguns confrades do Fórum. Às vezes com sorte, outras nem por isso.Dados sobre a minha família tenho-as "encontrado" em Viseu e Porto mas tem sido à distância, via net ou correio.Se precisar de alguma coisa , diga.
Obrigada. Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Aguiar da Beira

#50781 | JCA | 31 out 2003 12:29 | Em resposta a: #50750

Cara Maria

Agradeço-lhe mais uma vez e fico á espera, quanto ao confrade Domingues, se tiver alguma coisa sobre o mesmo assunto, uma vez que tem informações sobre Aguiar, agradeço igualmente a sua atenção.

Cumprimentos,

José Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Aguiar da Beira

#50947 | macp | 03 nov 2003 16:35 | Em resposta a: #50781

Caro José Manuel
Voltei a " passear-me " por Gradiz no micrifilme de 1622- 1742 e não encontrei nenhum José Rodrigues, pelo menos nenhum com o pai ou mãe com esse apelido. Sem os nomes dos pais é mais complicado fazer a pesquisa, como sabe. Algumas páginas eram ilegíveis, já lho tinha referido, e... não ando com muita sorte no que lhe diz respeito. Quanto à Maria Ignácia, , procurei na freguesia de Aguiar da Beira, espero não me ter equivocado, e , no microfilme de 1688-1739, nos anos mais próximos de 1739 não encontrei nada. Para cúmulo, entre 1739-1822, não há documentação. Nem sabe como lamento...Oxalá o Eduardo Domingues tenha alguma pista...
Cumprimentos
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Aguiar da Beira

#51470 | JCA | 11 nov 2003 16:17 | Em resposta a: #50752

Cara Maria A. Pinto
Agradeço muito a sua atenção.
Logo que me seja possível tentarei achar o registo destes antepassados.

Cumprimentos,

José Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#51513 | estevao sm | 11 nov 2003 23:20 | Em resposta a: #12403

Cara Maria,

Seria possivel identificar a data de nascimento e o nome dos avós de Bernardo Maria Monteiro de Figueiredo, n. na Meda por volta de 1850, filho de Manuel Fonseca de Figueiredo?
Desde já agradeço a sua atenção. Muito obrigado.
João Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Aguiar da Beira

#51693 | macp | 14 nov 2003 16:32 | Em resposta a: #50450

Caro João
Não tenho notícias para si.Procurei no microfilme de Almeida , freguesia de Almeida, entre 1729-1736 ( microfilme) e não encontrei nenhum José com pais com esse apelido. Sem os nomes dos pais é muito difícil, como calcula. Também pode acontecer que tenha nascido no concelho de Almeida, mas noutra freguesia.Posso ainda tentar ver os assentos de casamento e de óbito de Penela da Beira, mas não lhe garanto nada. Lamento.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#51695 | macp | 14 nov 2003 16:38 | Em resposta a: #51513

Caro João Brandão
Consultei o livro dos assentos de baptismo de Meda, freguesia de Meda ( 1844-1859). Encontrei um indivíduo de nome Bernardo Maria ( n. 1852) mas o nome do pai não confere. Pode ter nascido no concelho da Meda, numa das outras freguesias?
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Aguiar da Beira

#51699 | macp | 14 nov 2003 16:44 | Em resposta a: #50450

Caro João
Verifico que Penela da Beira pertence ao concelho de Penedono, distrito de Viseu. Assim, para os assentos de casamento e óbito do indivíduo que procura pode dirigi-se via net ao Arquivo Distrital de Viseu, têm um site para requisição de documentos muito funcional e sã muito rápidos a responder. De posse de mais dados, já eu poderei procurar melhor o nascimento.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Aguiar da Beira

#51713 | jaboo | 14 nov 2003 17:54 | Em resposta a: #51693

Cara Maria

muito obrigado pela sua ajuda. Sem o nome dos pais e muito dificil encontrar o assento de baptismo de uma pessoa. E vivendo aqui nos estados Unidos, torna-se ainda mais dificil para mim como pode adivinhar. A unica informacao que tenho acerca deste meu antepassado foi encontrada no assento de baptismos de alguns dos netos dele, onde se pode ler que Jose Duarte era natural de Almeida. Infelizmente o abade nao deu outra informacao, se ele era da freguezia de Almeida ou do concelho de Almeida.
Eu consultei aqui em Sao Francisco os assentos de baptismos de Penela da Beira (Viseu) na "family center" dos Mormons. Mas eles so tem copia dos assentos de baptismos a partir de 1807 ate 1845. Se voce entao puder consultar os assentos de Penela antes de 1807 ou dos casamentos talvez se possa encontrar qualquer coisa.
Jose Duarte falecido em Penela em 1796 estava casado com Josefa Lucrecia (falecida em 1814) e tiveram pelo menos 4 filhos (cujas datas de nascimento nao conheco mas terao todos nascidos provavelmente entre 1750 e 1770):

1- Anna Maria Lucrecia Gouveia Duarte
2- Joao Antonio Duarte Lucrecio (falecido em Penela em 1807)
3- Jose Joaquim Duarte (falecido em Penela em 1840)
4- Luisa Duarte

todos com descendencia.

O meu antepassado directo era o Jose Joaquim Duarte cujo filho Jose Lourenco Duarte (meu 4o avo) nascido antes de 1807 era casado com Thereza Camella nascida em Penela em 1812.

Uma vez mais muito obrigado. Se voce poder entao consultar os assentos de baptismos, eu ficaria muito grato.
Cordiais cumprimentos
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Aguiar da Beira

#51717 | jaboo | 14 nov 2003 18:02 | Em resposta a: #51699

Cara Maria,

infelizmente o ADV so tem os assentos de Penela a partir de 1807 e o assento de obito nao da qualquer informacao acerca de Jose Duarte (so o nome da esposa). E os assentos de Penela antes de 1807 estao no Arquivo diocesano de Lamego. Ja tentei contacta-los por correio mas nao tive qulaquer resposta.

Cordiais cumprimentos
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Aguiar da Beira

#51869 | macp | 17 nov 2003 12:25 | Em resposta a: #51713

Caro João
Como lhe disse, Penela da Beira pertence ao distrito de Viseu e eu desloco-me raramente a Viseu. Assim , sugiro-lhe que contacte via net o Arquivo Distrital de Viseu: o sítio deste Arquivo para requerer as informações/documentos que procura é muito funcional e são sempre muito rápidos a enviar a resposta ou documento, caso existir. Espero que tenha sorte.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Alfaiates

#51872 | camisao65 | 17 nov 2003 12:30 | Em resposta a: #51869

Cara Maria A. Pinto,

Não querendo abusar da sua boa vontade, seria possível, tentar descobrir o assento de baptismo de Maria, filha de António Martins Camisão, nascida cerca de 1680, em Alfaiates.

Melhores cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Aguiar da Beira

#51877 | victória | 17 nov 2003 12:58 | Em resposta a: #50781

Sobre? perdi-me...

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Aguiar da Beira

#51911 | JCA | 17 nov 2003 17:39 | Em resposta a: #51877

Caro Eduardo Domingues
... Sobre dois naturais de Gradiz e Aguiar da Beira respectivamente, José Rodrigues que terá nascido entre 1670 e 1700 e sobre Maria Ignácia d'Almeida que terá nascido por volta de 1720 em Aguiar da Beira, sendo filha de Paulino d'Almeida.
Se souber alguma coisa ou tiver dados destes anos e destas freguesias agradeço a sua ajuda.
Cumprimentos,

José Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Alfaiates

#51926 | macp | 17 nov 2003 18:53 | Em resposta a: #51872

Caro Luis Camizão
Assim estejam no Arquivo os documentos...Espero dar-lhe notícias ainda esta semana.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#52034 | estevao sm | 18 nov 2003 22:08 | Em resposta a: #51695

Cara Maria,

Peço desculpa por só hoje responder. Muito obrigado pelo empenho. Se a informação que tenho está correcta, este Bernardo nasceu na Meda (concretamente numa casa que ainda existe).
É possível que seja posterior a 1959. Os livros relativos a datas posteriores estão no ADG ou na Meda?

Muito obrigado, novamente.

João

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#52055 | macp | 19 nov 2003 12:30 | Em resposta a: #52034

Caro João
Fiquei confusa...afinal a data de nascimento é cerca de 1850 ou 1950? Se for 1850, os livros estão no AD Guarda. Se for 1950, tenho que verificar.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#52086 | macp | 19 nov 2003 16:53 | Em resposta a: #52034

Caro João
Já verifiquei: de 1950 alguns anos antes e depois, os documentos ainda estão na Meda.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Alfaiates

#52087 | macp | 19 nov 2003 17:01 | Em resposta a: #51872

Caro Luís Camizão
Não tenho notícias para lhe dar, isto é , ou eu ando com muito azar ou não tenho habilidade nenhuma...e eu que tinha tanta vontade de ser útil...Enfim , vamos aos factos: de Alfaiates, Sabugal, existem vários microfilmes, entre eles aquele em que constam os assentos de baptismo de 1673-1710...várias Marias, algumas filhas de Antónios mas não descobri nenhum com esses apelidos...Não me pode dar nenhum elemento mais , suponho...Não imagina a frustração que tem sido não conseguir nenhuma pista para os confrades do Fórum...
Espero uma pistazita mais...porque os assentos lá estão, (quer dizer, alguns manchados ilegíveis mas , globalmente, em muito bom estado, o que me fez ter imensa esperança... ) à espera...
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Alfaiates

#52089 | camisao65 | 19 nov 2003 17:11 | Em resposta a: #52087

Cara Maria Pinto,

Não é azar, nem falta de habilidade, fique descansada!
É que estes meus antepassados, parece que se desvaneceram no fumo da História!
Em todo o caso, julgo que o António Martins Camisão, filho de Cristovão Gomes Camisão, e pai da Maria, teria sido provedor da Misericórdia de Alfaiates, creio que no ano de 1632. Infelizmente, é só o que sei.
Mais uma vez, agradecido pela sua ajuda.

Melhores cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Alfaiates

#52093 | artur41 | 19 nov 2003 17:43 | Em resposta a: #52089

Luís,


Estive agora a verificar: António Martins Camisão terá sido provedor da Misericórdia de Alfaiates em 1690.


Fonte: Côrte-Real, Miguel Maria telles Moniz- "Fidalgos de Cota de Armas do Algarve", pág. 199.


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

Jose Duarte

#52099 | jaboo | 19 nov 2003 18:11 | Em resposta a: #51693

Cara Maria Pinto,

Venho mais uma vez pedir a sua ajuda. E queria antes de tudo agradecer-lhe pela sua boa vontade e sua "prontidao" (nao sei se essa palavra existe) em ajudar os confrades daqui deste forum. :)

Recebi na semana passada a copia (microfilme) dos assentos de baptismo de Almeida que posso consultar aqui em San Francisco no family center dos Mormons e encontrei o assento de baptismo dum "Jose Duarte" (penso) nascido em 1731. Eu penso que ele e provavelmente o meu 6o avo pois pelos meus calculos ele deveria ter nascido cerca de 1730. O meu problema e que nao e facil ler esse assento e por isso nao estou 100% seguro. Por isso ficaria-lhe muito grato se a Maria pudesse tentar decifrar esse assento (duas opinioes serao melhores que uma so) e talvez confirmar o que encontrei.

Esses sao as informacoes que penso estao dadas nesse assento:

Joseph (e nao Jose) baptizado em 19 de Fevereiro de 1731 filho legitimo de Antonio Duarte soldado de cavalo (?) natural da Pena de Aguia do bispado de Lamego e de sua mulher Casalia (?) Ferreira natural desta vila (Almeida). Neto pela parte paterna de Luis Tavares e Maria Duarte naturais da dita vila de Pena de Aguia e pela parte materna de Manuel Goncalves Lagarto (?) e Anna Morgada (?) desta vila. Foram padrinhos o padre Joseph Ferreira (?) e Maria Morgada (?) etcetc ...

Muito obrigado pela sua ajuda. Ficaria mais tranquilo se alguem pudesse confirmar esses dados.
Melhores cumprimentos
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#52147 | estevao sm | 20 nov 2003 09:04 | Em resposta a: #52086

Peço desculpa pela gralha que originou confusão. O ano é o de 1850, evidentemente. Creio que (pelos menos) a partir de 1890 os livros estão ainda no Cartório da Meda.

Um abraço, João

Resposta

Link directo:

RE: Jose Duarte

#52422 | macp | 24 nov 2003 16:39 | Em resposta a: #52099

Caro João
Encontrei o dito assento que não descobri anteriormente porque, na verdade o apelido Duarte não está muito visível. Tirei cópia de legibilidade razoável que lhe enviarei com todo o gosto se quiser ter a maçada de disponibilizar a sua direcção. Poderá talvez estudar o documento com mais tranquilidade.De resto, não lhe trago nada de novo, apenas a possibilidade de verificar numa cópia com melhor qualidade, espero, as letras em que tem dúvidas.
Cumprimentos
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Alfaiates

#52425 | macp | 24 nov 2003 16:49 | Em resposta a: #52093

Caro Artur Camisão
Não tenho novidades. Revi os assentos de baptismo de Alfaiates de 1673-1710 e nada! Tentei encontrar ( seria muita sorte!!!) o António Martins Camisão, e vi os assentos de baptismo de 1656 a 1673 e nada também. Para cúmulo, entre 1638-1656 há um hiato e não pude recuar uns seis anos como tencionava.Os assentos de Alfaiates desta época são mistos e, nos mesmos microfilmes, encontram-se os casamentos e óbitos. Não há nenhuma pista a seguir aqui? E do Cristóvão Gomes Camisão, alguma pista do nascimento? Há assentos de Alfaiates desde os últimos quarenta anos do séc. XVI. Não sei que mais pistas sugerir.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Jose Duarte

#52434 | jaboo | 24 nov 2003 17:55 | Em resposta a: #52422

Cara Maria

E verdade que o nome Duarte nao esta muito visivel (e infelizmente, esse nao e um caso unico) ... e por isso que necessito uma segunda opiniao acerca desse assento! Desde ja muito obrigado por ter ido ao ADG e encontrar o dito assento.

Essa e a minha direccao:

Joao Braz
416 Dolores Street appartment #1
San Francisco
CA 94110
USA

As palavras em que tenho duvidas sao as seguintes:

"soldado de cavalo" : sera realmente "cavalo"?
"Casalia" Ferreira: nunca encontrei esse nome por isso nao estou certo que sera Casalia
"Morgada" : tambem nao estou seguro que esse e o apelido da avo materna do Jose

Um abraco
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Alfaiates

#52471 | artur41 | 25 nov 2003 09:30 | Em resposta a: #52425

Minha cara Maria A. Pinto,


Muito obrigado pela pesquisa.
O hiato é um obstáculo, sem dúvida...!


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Jose Duarte

#52516 | jaboo | 25 nov 2003 18:45 | Em resposta a: #52422

Cara Maria,

se quiser tambem pode enviar o documento por e-mail (se tiver a possibilidade de usar um scanner). Eis o meu e-mail:

joaobraz_2000@yahoo.com

Um abraco
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Jose Duarte

#52627 | macp | 26 nov 2003 18:04 | Em resposta a: #52516

Caro João
Seguiu por mail - espero que em boas condições-a cópia do assento.
De qualquer modo vou enviar-lha por correio normal. Sempre se podem tirar as dúvidas.
Sempre ao dispor
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

Almeidas de Almendra e da Praça de Almeida

#52633 | JMSA | 26 nov 2003 19:54 | Em resposta a: #52627

Cara Maria A.Pinto
Vinha pedir-lhe um favor, se não se importar.
Estou neste momento com um "problema" que é o seguinte:
Tenho um antepassado que nasceu na freguesia de Almendra em 1713, mas no seu assento de baptismo apenas refere o nome dos Pais que eram Diogo Rodrigues, natural de Almendra, e Maria Nunes (Penha?), natural da Praça e Vila de Almeida. Por outro lado ele casou com Jacinta Maria de Almeida, natural de Almendra ou Almeida, filha de António Rodrigues e Ana de Almeida, ambos naturais de Almeida. Ora bem, como não tenho o nome dos Avós é praticamente impossivel fazer o pedido de busca através dos nomes que são vulgares e de dificil identificação. Será que me poderá ajudar nesta busca pelas datas aproximadas e pelos nomes? Acredito que se se descobrir o assento do casamento de ambos os pais (em Almendra ou Almeida) tudo se tornará mais fácil. Penso que a minha antepassada Jacinta Maria de Almeida, terá nascido por volta de 1720.
Fico-lhe muito agradecido se me puder ajudar.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Jose Duarte

#52813 | Luis K. W. | 30 nov 2003 01:21 | Em resposta a: #52099

Tenho Uns antepassados de Pena de Aguia, Almeida, e outras aldeias nas redondezas. Uma delas chamava-se "Morgada". Vou verificar e depois falamos.
Luis K W
Lisboa-Portugal
luis_k_w@clix.pt

Resposta

Link directo:

RE: Jose Duarte

#52918 | jaboo | 01 dez 2003 17:44 | Em resposta a: #52813

Ola Luis,

sera que o Luis e o mesmo Luis KW da (...)?

Cumprimentos
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#52922 | Lagarto | 01 dez 2003 18:36 | Em resposta a: #12123

Caro Sérgio Antunes

Tente o sguinte
Telefone: 271 200770, ou o site da torre do tombo.

Martinho

Resposta

Link directo:

RE: Jose Duarte

#53422 | jaboo | 10 dez 2003 07:07 | Em resposta a: #52627

Cara Maria Pinto,

Venho uma vez mais agradecer-lhe pela sua ajuda. Acabei de receber por correio a copia do assento que me mandou!

Sera que é possivel para a Maria verificar se o ADG possui os assentos de Almeida entre 1690 e 1712? Pois o microfilme dos Mormons nao tem esses anos!

Muito obrigado!
Um abraço
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Jose Duarte

#53458 | macp | 10 dez 2003 15:10 | Em resposta a: #53422

Caro João Braz
Oxalá possa decifrar melhor, em papel, os nomes que lhe causam dúvidas. Talvez para a semana possa ir ao Arquivo e já tencionava procurar os nomes de Casalia (?) e António Duarte. Depois, lhe digo alguma coisa.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Jose Duarte

#53467 | jaboo | 10 dez 2003 17:01 | Em resposta a: #53458

Cara Maria,

Muito obrigado pela continua ajuda!
O nome da mae do Jose Duarte nao era Casalia mas "Eulalia Ferreira". Ela tera nascido cerca de 1797-1807. Os pais dela eram Manuel Goncalves Lagarto natural de Almeida e a mae era Anna Morgada natural de Vilar Torpim, Guarda.
O pai era Antonio Duarte, natural de Penha de Aguia (do concelho de Vila Nova de Fozcoa) e tambem possivelmente nascido entre 1797 e 1807. Os pais do Antonio Duarte (Luis Tavares e Maria Duarte) eram naturais da vila de Moreira, bispado de Viseu.
Espero que essas informacoes ajude na sua pesquisa!

Um abraco
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Jose Duarte

#53475 | JMSA | 10 dez 2003 18:29 | Em resposta a: #52627

Cara Maria A.Pinto
Não sei se recebeu a minha mensagem de 16 de Novembro e por isso venho mais uma vez perguntar-lhe se me poderá ajudar na busca dos assentos que lhe pedi nessa data.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Jose Duarte

#53513 | macp | 11 dez 2003 14:06 | Em resposta a: #53467

Óptimo! LOgo que tenha hipóteses, já sabe, comunico, espero, boas notícias.
Um abraço
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Jose Duarte

#53514 | macp | 11 dez 2003 14:09 | Em resposta a: #53475

Caro JMSA
Passou-me despercebida a mensagem.Peço desculpa. Verei o que posso fazer...talvez para a semana...
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Jose Duarte

#53515 | macp | 11 dez 2003 14:10 | Em resposta a: #53467

Viu a mensagem de Luís K.W.?
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Jose Duarte

#53532 | jaboo | 11 dez 2003 16:51 | Em resposta a: #53515

Si vi a mensagem. ... mas penso que os "Morgados" dele nao tem nenhuma ligacao com os meus pois ele nao respondeu a minha mensagem! Ou talvez esqueceu! Mas vou tentar outra vez.
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Jose Duarte

#53533 | jaboo | 11 dez 2003 16:57 | Em resposta a: #52813

Caro Luis KW,

Sera entao que os seus "Morgado" tem alguma ligacao com os meus? Esses sao os nomes que procuro nas redondezas de Almeida : Morgada e Goncalves Lagarto (Almeida), Duarte e Tavares (Penha de aguia).

Cordiais cumprimentos
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Jose Duarte

#53688 | jliberato | 14 dez 2003 09:52 | Em resposta a: #53467

Meu caro JOAO,
Vejo que cita a vila de Moreira no bispado de Viseu. Sabe em que concelho se situa? A minha mulher tem um pequeno ramo oriundo desta vila.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#53820 | PauloDuarte | 15 dez 2003 16:34 | Em resposta a: #12123

Cara Maria Pinto,
Não querendo abusar em virtude do elevado número de solicitações que tem recebido, seria possível informar-me quais são as datas limites para os registos de óbito da Lageosa do Mondego - Celorico da Beira? É que tenho quatro trisavós dessa freguesia falecidos depois de 1877 (2) e outros dois depois de 1887.

Cumprimentos e muito obrigado

Paulo Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Jose Duarte

#53832 | jaboo | 15 dez 2003 17:12 | Em resposta a: #53688

Caro JLiberato,

A vila de Moreira situa-se hoje no concelho de Nelas mas no website do ADViseu, Moreira nao aparece la ou em nenhum outro concelho. Mas ainda nao perguntei ao arquivo se existem paroquiais para Moreira!
Mas lembro-me ler num website sobre "terras de Portugal" (nao me recordo agora o enderco) que a vila de Moreira estava antes dividida em Moreira de Baixo e em Moreira de Cima (penso), uma sendo anexa da freguezia de Santar e a outra anexa de outra freguezia ....
Talvez isso ajude para localizar os paroquiais de Moreira

Cumprimentos
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Jose Duarte

#53834 | macp | 15 dez 2003 17:17 | Em resposta a: #53467

Caro João Braz
Creio que fez confusão com as datas, porque , se o filho José nasceu em 1731, O João devia estar a referir-se às datas prováveis de nascimento dos pais entre 1697-1707, não é verdade? Então, foi com estas datas que procurei...mas, em relação à mãe, afinal Eulália, de Almeida há precisamente um hiato e não há assentos de baptismo entre 1692 e 1716. Do pai, Penha de àguia ou Pena de Águia não pertence a Vila Nova de Foz Coa; pertence ao concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e- adivinhe? - há um hiato precisamente entre 1691 e 1715, quer dizer, precisamente o que procura, não existe. Lamento.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Almeidas de Almendra e da Praça de Almeida

#53836 | macp | 15 dez 2003 17:27 | Em resposta a: #52633

Caro JMSA
Encontrei! O filho de Diogo Rodrigues chamava-se Joseph e nasceu em Almendra ,concelho de Vila Nova de Foz Coa, em 5 de Maio de 1710. Já a Jacinta , não a encontrei nem em Almendra nem em Almeida, pois há um hiato precisamente entre 1718-1721.Parece sina. Vi entre 1721-1729 e nada!No entanto, encontrei igualmente o assento de casamento: casaram em Almendra , em 1743. Mando-lhe as cópias dos dois assentos, se não vir inconveniente em me dar a direcção.
Peço mais uma vez desculpa por não ter visto a sua mensagem anteriormente.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#53840 | macp | 15 dez 2003 17:32 | Em resposta a: #53820

Caro Paulo Duarte
Não me custa nada. Só tenho pena por não poder ajudar mais.Passarei pelo Arquivo logo que possa. Para outros dados mais demorados, só em Janeiro de 2004, é que poderei ir com mais tempo. Por coincidência, cheguei agora de lá.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Jose Duarte

#53848 | jaboo | 15 dez 2003 18:21 | Em resposta a: #53834

Cara Maria,

Pouca sorte a minha! Ja tenho muitos ramos na minha familia que nao posso investigar por causa de hiatos! Infelizmente para mim, o microfilme dos Mormons tem esse mesmo hiato mas pensei que o ADG talvez tivesse os assentos deste periodo... ja notei que os Mormons nao possuem todos os paroquiais dum mesmo Arquivo! Muito obrigado mesmo assim.

Se eu poder retribuir em qualquer maneira a ajuda que me deu, voce so tem que dizer.

Eu sei que a Maria tem muitos pedidos e eu ate ja lhe pedi muita coisa, mas se tiver tempo durante uma das sua idas ao ADG, vou pedir-lhe um ultimo favor acerca desses meus antepassados: talvez se possa encontrar qualquer coisa nos assentos de casamento, pois ja vi em alguns assentos serem referidos os avos dos noivos.
Essas sao as datas que calculei:

# o Antonio Duarte e a Eulalia Ferreira casaram-se provavelmente a volta de 1725-26 pois o primeiro filho tinha nascido em 1727.

# os pais da Eulalia: Manuel Goncalves Lagarto (natural de Almeida) e a Anna Morgada (natural do Vilar Torpim, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo) casaram provavelmente a volta de 1690. Talvez se possa encontrar qualquer informacao nesse assento!

# Tambem, a Maria Morgada (irma da Eulalia, com descendencia em Almeida) era casada com Antonio Pinto provavelmente avolta de 1735-1738 (o primeiro filho do casal tinha nascido em 1739).

Uma vez mais muito obrigado por tudo
Um grande abraco
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Almeidas de Almendra e da Praça de Almeida

#53853 | JMSA | 15 dez 2003 18:54 | Em resposta a: #53836

Cara Maria A.Pinto
Muito obrigado pelas suas boas notícias. O José que encontrou deve ser irmão do meu antepassado João d'Almeida Penha (n.em 1713) e ambos filhos de Diogo Rodrigues e Maria Nunes.
A certidão de casamento que refere é a do João A.P. com Jacinta Maria de Almeida, filha de António Rodrigues e Ana de Almeida, não é? Ora, é precisamente aqui que lhe vou pedir mais uma vez a sua ajuda, se não se importar: Os assentos de casamento de ambos os Pais Diogo Rodrigues/Maria Nunes - António Rodrigues/Ana de Almeida. Esta será a única hipótese de recuar as gerações, pois nesta época não era costume, nos assentos de baptismo, escrever o nome dos Avós e estou com a maior dificuldade em localizar os assentos de baptismo dos nubentes que lhe peço, pois desconheço o nome dos pais. A minha busca prende-se com a procura do apelido Penha que aparece de repente, não sabendo a que ramo foram buscá-lo.
Quanto ao meu endereço, dou-lhe com todo o gosto, mas para não estar a duplicar despesas com o envio aguardarei pelas suas buscas, se lhe for possivel.
Aceite os meus melhores e gratos cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Jose Duarte

#53878 | jliberato | 16 dez 2003 12:34 | Em resposta a: #53832

Muito obrigado pelas informações. São certamente boas pistas.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Almeidas de Almendra e da Praça de Almeida

#53913 | macp | 16 dez 2003 18:55 | Em resposta a: #53853

Caro JMSA
Posso mandar-lhe já os assentos que onsegui. Não se preocupe com as despesas. De qualquer modo não encontrei nenhum João, porque , como pensava que não sabia o nome e encontrei logo aquele, em 1710, com os nomes dos pais que referia...e a mim não me parece João este o nome do assento de casamento, pois os nomes João que eu fui vendo ao longo dos assentos apareciam grafados Joam, mas posso estar enganada. Não tem curiosidade em verificar? Não sabe a alegria que sinto por lhe ter dado boas notícias! Ver-lhe-ei o que me pede, mas só em Janeiro.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

Freguesia de Moreira

#53914 | jaboo | 16 dez 2003 18:56 | Em resposta a: #53878

Caro JLiberato,

Eis o que encontrei no website da ANAFREpontoPt sobre a freguesia de Moreira, do concelho de Nelas.
Se um dia conseguir encontrar os paroquiais de Moreira, nao deixe de me informar pois tambem tenho 2 ramos naturais dessa freguesia (Duarte e Tavares)
Cumprimentos
JOAO

"Freguesia de Moreira

A freguesia de Moreira e composta por tres lugares; Moreira de Cima, Ñ onde se situa a sua sede Ñ Moreira de Baixo e Pisaão.
O censo de 1527 nomeia apenas as duas localidades de Moreyra, uma no concelho de Senhorim e outra, a de Baixo, no de Aguieira.
As Inquiricoes de 1258 citam umas vezes Moreyra e Moraria, sem distincao, e outras Moreyra de Jusao ou de Fundo, hoje Moreira de Baixo, e Moreyra de Susao, hoje Moreira de Cima.
Um documento de 1110 menciona ja "illa eclesiam de Moreira", quer dizer, a ermida ou capela desse lugar Ñ e outro de 1103 refere-se à "villa" Moreira que está em território Zurara, próximo de Santar.
ÒMoreiraÓ é a forma antiga do nome da árvore, que desde o século XV com prótese do artigo começamos a dizer ÒamoreiraÓ. Ainda se usa essa forma em vários sítios. Essa árvore já foi mais vulgar no país do que hoje, como comprova a sua larga representação na nomenclatura topográfica, mesmo em sítios onde hoje já não existe.
Quanto ao determinativo de Jusaa, de Susaa, acima indicados, é de lembrar que, no antigo português, os adjectivos ÒjusãoÓ e ÒsusãoÓ (cujos femininos serão jusã e susã) significavam respectivamente Òque fica em situação inferior, do lado de baixoÓ e Òsuperior, que fica do lado de cimaÓ.
Em 1258, Moreira pertencia ao concelho de Senhorim. A documentação posterior dá no entanto notícia de que o lugar de Moreira de Baixo pertenceu ao pequeno concelho de Aguieira. Este concelho é, aliás, denominado Vila Nova das Amoreiras no foral de 1514, ou como se lê no traslado da Torre do Tombo "villanova no termo das Moreiras de Senhorim".
Em 1758, dizia-se no tombo do concelho de Aguieira, que o lugar se chamava Moreira do Fundo, de Baixo ou de Jusã. Os seus moradores pagavam ao Comendador da Ordem de Cristo, em Pinheiro de Ázere, uma parte do milho, do vinho, do linho e do trigo que cultivavam.
Quanto a Moreira de Cima, o censo de 1527 dá-o como um lugar do concelho de Senhorim.
Ambos parecem ter percorrido toda a Idade Média, ligados à paróquia de Santar, que já em meados do século XIII consta como pertencendo também ao julgado ou terra de Senhorim. No entanto, num documento de 1103, Moreira aparece como autónoma, o que indicia que era uma paróquia independente. Em 1110, um presbítero Mendo nos aparece a doar à Sé de Coimbra as igrejas de Santar e Moreira, cuja posse declarava ter, pelo facto de as ter povoado (as paróquias) e construído (as igrejas) debaixo do direito de "apresúria".
A ser assim, a freguesia tem o seu impulso inicial demográfico no povoamento da reconquista do século XI, sob a orientação do Conde Sisnando.
Motivo de orgulho para os habitantes desta freguesia, é o nascimento em Moreira de Baixo de Manuel Pires de Azevedo Loureiro e António Pires de Azevedo Loureiro, figuras que se destacaram eclesiasticamente, tendo ambos sido bispos de Beja e estiveram envolvidos no cisma religioso de 1832-1842."

Resposta

Link directo:

RE: Jose Duarte

#53916 | macp | 16 dez 2003 19:00 | Em resposta a: #53848

Caro João
Confirme-me os locais de casamento, se faz favor. Também lhe quero dizer que só vou poder ir ao Arquivo com tempo em Janeiro.
Até lá Boas Festas.
Quem sabe um dia lhe peço ajuda para a minha filha que quer ir para os Estados Unidos fazer um curso de formação ( cinema- realização) ? Não se preocupe.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Almeidas de Almendra e da Praça de Almeida

#53939 | JMSA | 16 dez 2003 23:31 | Em resposta a: #53913

Cara Maria A.Pinto
Claro que tenho a maior curiosidade em ver os assentos mas não quis duplicar o seu trabalho. Muito obrigado pela sua generosidade.
Sendo assim, aqui vai a minha morada:
JMSA
Rua de Buenos Aires, 39
1200 Lisboa
Desculpe ir assim, se quiser dar o seu mail, darei com mais pormenores mas por aqui vai assim.
Mais uma vez muito obrigado por tudo e aproveito para lhe desejar um Santo Natal e um óptimo ano de 2004.
Melhores cumprimentos
JMSA
PS: desculpe o lapso da minha 1ª mensagem onde omiti o nome do João d'Almeida Penha (é mesmo João, porque tenho assentos de filhos e netos dele)

Resposta

Link directo:

RE: Jose Duarte

#53944 | jaboo | 17 dez 2003 07:06 | Em resposta a: #53916

Cara Maria,

Penso que todos casaram na Almeida : a Eulalia e a Maria deixaram descendencia em Almeida e o pai delas (Manuel Goncalves Lagarto) tambem era natural da Almeida.

Entao Feliz Natal e Bom ano novo!
Cumprimentos
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Moreira

#53945 | jliberato | 17 dez 2003 07:36 | Em resposta a: #53914

Muito obrigado. Não deixarei de o informar caso obtenha mais informação.
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Almeidas de Almendra e da Praça de Almeida

#53978 | macp | 17 dez 2003 16:14 | Em resposta a: #53939

Caro JMSA
Ah! então será melhor procurar também esse João ( assento de baptismo) ...só em Janeiro, como disse.
O meu e.mail: maria.alexandrina@oninet.pt
Cumprimentos.Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Moreira

#53980 | macp | 17 dez 2003 16:25 | Em resposta a: #53688

Caro JLiberato
Desculpe meter-me na " conversa". Na Associação Nacional de Freguesias ( veja o site), Moreira é freguesia do concelho de Nelas, distrito de Viseu.
Boas Festas.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#54092 | macp | 19 dez 2003 16:55 | Em resposta a: #53820

Caro Paulo Duarte
Existem no Arquivo Distrital da Guarda os assentos de óbito referentes aos anos que pretende. Diga coisas, verei o que posso fazer... lá para janeiro de 2004.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#54368 | PauloDuarte | 27 dez 2003 13:17 | Em resposta a: #54092

Cara Maria,
Com votos de que tenha passado um óptimo Natal e que o Ano Novo seja repleto de Bem, agradeço a sua informação.
Os assentos de óbito de que falava são os seguintes:

- Casimiro de Almeida, falecido na Lageosa depois de 1877 (ano do nascimento de seu filho Manuel)era filho de Júlio de Almeida e de Ana Clara Gonçalves (Velho), casado com sua prima Bárbara Maria Gonçalves (Velho)
- Bárbara Maria, mulher do anterior, falecida também depois de 1877 (obrigatoriamente!)
- Mateus José falecido depois de 1887 (ano do nascimento de sua filha Maria da Assunção. Era natural de Torres, Trancoso, casado com D. Maria do Rosário Duarte da Fonseca
- Maria do Rosário (Duarte da Fonseca) falecida também depois de 1887, filha de António Duarte da Fonseca e de Maria do Rosário Osório.

Agradecia que, se fosse possível, enviasse qualquer informação que encontrasse para o meu mail paulonicduarte.mail.pt, para tornar mais fácil e mais rápido a comunicação.

Muitíssimo obrigado

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#55700 | PauloDuarte | 19 jan 2004 13:59 | Em resposta a: #54092

Cara Maria,
Não sei como fiz mas perdi o seu mail e preciso de lhe mandar uma mensagem. Importa-se de me enviar uma mensagem para o seu mail ficar de novo registado...

Muito obrigado

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#55775 | macp | 20 jan 2004 17:44 | Em resposta a: #55700

Caro Paulo Duarte
Já seguiu...
Cumprimentos.
Maria

Resposta

Link directo:

MATA DE LOBOS (Figueira de Castelo Rodrigo-Guarda)

#62143 | Luis K. W. | 08 abr 2004 08:53 | Em resposta a: #53533

Há por aí alguém a pesquisar em MATA DE LOBOS (e nas cercanias)?
Luís K. W.
luis_k_w@clix.pt
Lisboa-Portugal
PS: João, já falámos sobre os nossos antepassados "Morgada". Deve haver uma ligação mas não vai ser fácil documentá-la.

Resposta

Link directo:

RE: MATA DE LOBOS (Figueira de Castelo Rodrigo-Guarda)

#62352 | jliberato | 11 abr 2004 17:22 | Em resposta a: #62143

Caro Luís K. W.
Não pesquiso Mata de Lobos. Mas tenho uma excelente monografia da autoria de Júlio António Borges, publicada em 1989.
A Câmara Municipal deve ter exemplares, embora penso que seja edição do autor.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: MATA DE LOBOS (Figueira de Castelo Rodrigo-Guarda)

#62358 | Luis K. W. | 11 abr 2004 21:23 | Em resposta a: #62352

Obrigado caro JLiberato,
Também a tenho :-))
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#69024 | 08061966 | 06 jul 2004 18:52 | Em resposta a: #12154

Cara Maria ,
desculpe vir tão tarde interruper este topo ,mais eu necessito ajuda nos arquivos da Guarda.Eu vivo em França e é um pouco dificil para obter resultados.
Se fosse possivel que voce numa das suas visitas podesse me ajudar era uma grande alegria para mim.As informações que eu tenho são a respeito da familia do meu marido :
JOSE MARTINS natural de Valverde concelho de Aguiar da Beira por volta de 1880 filho de Alexandre Martins e de Maria de Frias casou com Rosa Correia.
e de
ROSA CORREIA natural da freguesia de Coruche concelho de Aguiar da beira nasceu por volta de1880 filha de Luis Correia e de Maria Joaquina .
e de
MARIA CORREIA natural da freguesuia de Coruche concelho de Aguiar da Beira que deve ter nascido na mesma decada filha de Luiz correia e de Joaquina Maria
pelo visto esta nunca casou mais teve decendencia (a avo do meu marido).
Eu diria que ROSA e MARIA eram irmas so o nome da mae esta inversado.
Eu agradeço tudo o que podera fazer por mim
.
Meu email: espinho93@hotmail.com
muita e muita agradeçida
cumprimentos
Fernanda Martins.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda-Reigada

#86131 | fwm | 14 mar 2005 00:05 | Em resposta a: #12123

Procuro o assento de Bernardo da Costa de Mendonça, nascido na Freguesia de Vila da Reigada, filho de Manoel Martins e de Mariana da Costa. Imigrou para o Brasil onde se casou no ano de 1768 com Maria Teresa de Jesus e faleceu em 1811. Imagino tenha nascido por volta de 1930.
Fernando de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#86161 | limad | 14 mar 2005 17:08 | Em resposta a: #86131

Caros confrades
Gostaria de confirmar o registo de nascimento de Salvador José André, que julgo ter nascido a 20 de Setembro de 1885? em Vilar de Amargo, Figueira de Castelo Rodrigo, filho de Manuel José André e de Custódia de Jesus. Julgo ter morrido em Junho de 1952, em Lisboa.
Alguém pode ajudar?
Antecipadamente grato
Fernando Damil

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda-Reigada

#86190 | fwm | 15 mar 2005 00:11 | Em resposta a: #86131

Com relação à minha mensagem anterior, leia-se 1730.
Fernando de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#102810 | mgtavares | 12 out 2005 13:03 | Em resposta a: #54368

Alguem poderia me ajudar...

Preciso da fotocopia do assento de nascimento e batismo de João Albino Tavares e de seus pais..., João Albino nasceu em 29 de setembro de 1902, na Freguesia de Paipenela, Conselho de Meda, Distrito da Guarda... Filho de Antônio Augusto Tavares (também de Paipenela - Meda) e Maria da Natividade Mendes (freguesia de Barreira - Meda) - (Conservatória do Registro Civil de Meda - Registro nº 19)

Como devo proceder??? Posso fazer esse pedido por email ao Arquivo Distrital da Guarda??? Alguem poderia me passar esse email...

Alguem poderia me ajudar a localizar as datas do nascimento dos pais de João Albino...

Grato
Marcelo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#102826 | macp | 12 out 2005 17:08 | Em resposta a: #102810

Caro Marcelo
Em anos anteriores tive o imenso prazer de poder , por vezes, ser útil a alguns confrades, mas este ano não tenho horário que me permita dar alguma ajuda, o que lamento. Creio que pode contactar o Arquivo em adgrdarrobaadguardapontoianttpontopt e também encontra no site dos Arqivos Nacionais as direcções e os telefones.
Cumprimentos
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#102877 | mgtavares | 13 out 2005 12:57 | Em resposta a: #102826

De qualquer forma ... muitissimo obrigado...
E fico aqui a sua disposição para tudo que você precisar em termos de BRASIL... local que nasci e moro.
Abraço
Marcelo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#102888 | Lourval | 13 out 2005 17:05 | Em resposta a: #102877

Oi Marcelo.
Pelo ano que você passou parece que você vai conseguir mesmo na Conservatória de Meda e não no Arquivo Distrital da Guarda porém te passo o telefone do Arquivo Distrital: 0021 351 271 200 770 . Fale com Maria Cecília. O e-mail é: adgrd@adguarda.iantt.pt
Pedi várias fotocópias que já estão a caminho.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#102923 | mgtavares | 13 out 2005 22:55 | Em resposta a: #102888

Podemos pedir fotocopia comum ou autenticada??? Qual o custo de uma e de outra???

Recebi um email do Distrital informando que ainda se encontra na Conservatoria de Meda... Aguardo agora a resposta da conservatória...

Abraço
Marcelo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#102934 | Lourval | 14 out 2005 02:06 | Em resposta a: #102923

Marcelo,

Você pode pedir uma ou outra mas a fotocópia custa 0,50 de euro enquanto a autenticada custa, acho, 7,50 euros.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#107127 | Lourval | 10 dez 2005 14:06 | Em resposta a: #102810

Caro Marcelo,
Conheço um João Albino nascido em 31/01/1892 em Meda ( Aveloso ). Ele se casou com Benedita de Jesus que era bem mais velha que ele. João Albino faleceu no Brasil em 26/02/1937. Benedita de Jesus faleceu em 29/03/1974 com quase 101 anos.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#107129 | oooSandrinhaooo | 10 dez 2005 14:25 | Em resposta a: #25672

Caro Sergio,

Estou em frança, mas a minha familia do lado de meu Pai, tambem é do conselho do Sabugal, da freguesia de Vale de espinho. A minha Avô se chama Maria-José Antunes, casada com Isidoro Nunes, volta do ano 1945. Mas nao sei mais nada.

talves tenhas tu informaçoes sobre o meu asunto.

Agradecendo-te por avanço. Sandra

Resposta

Link directo:

Coruche, Aguiar da Beira

#133730 | miguelnoutel | 11 nov 2006 00:34 | Em resposta a: #102826

Cara Maria A. Pinto,

Só agora reparei neste tópico e, apesar da mensagem não me ser dirigida, não resisto em perguntar-lhe se na freguesia de Coruche, Aguiar da Beira, existe algum hiato no paroquiais nos finais do sec. XVII e inícios do de XVIII.
Perpectiva-se, para desenvolver um dos ramos daminha ascendência que estou a estudar, que tenha de recorrer ao ADG, apesar de não me ficar nada em mão.
Nesta freguesia procuro os apelidos Correia e Neves.

Os melhores cumprimentos,

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#133747 | manuela | 11 nov 2006 11:11 | Em resposta a: #52147

Caro João

Esta sua mensagem, talvez por ser mais antiga, tinha passado, até hoje, sem eu a ver. Digo isto pois tenho participado neste FORUM em "ascendências viseenses". Procuro a família de Joaquim Manuel de Figueiredo que nasceu em Mêda (Freguesia de Mêda) por volta de 1860, mais ou menos. Sei que ainda existem, ou existiam há relativamente poucos anos, familiares em Mêda (talvez sobrinhos-netos). Nas primeiras buscas efectuadas não estou a encontrar ninguém com este nome lá nascido. Como não tenho a confirmação dos nomes dos pais tal situação está a causar uma paragem nas minhas buscas.
Atendendo a que também procura por "Figueiredo"a nascer em Mêda em anos próximos gostaria de trocar mais informações consigo.
Grata pela atenção e esperando que a distância de 3 anos que vai desde a sua mensagem até esta não seja causa de não resposta, envio os meus melhores cumprimentos,

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#133762 | TJCArrobas | 11 nov 2006 16:14 | Em resposta a: #55775

Cara Maria A. Pinto e confrades,

Procuro determinar a ascendencia e as rescpectivas datas de nacimento ou batismo de António José Cristóvão, casado com D. Maria Joaquina, ambos naturais da Gata, Casal de Cinza (Guarda)... enfim qualquer informaçao deste casal, que me possam ajudar, para continuar a minha pesquisa. Penso que as datas de nascimento iriam rondar a 1850/60.
Deste casal houve pelo menos José António Cristóvao (meu bisavô), nas. em 28.3.1881, nat. da Guarda e casado com D. Angelina de Jesus, nat. de Mortágua. Talvez pelo registo de bastismo ou nascimento de José A. Cristóvao, seja mais facil aceder a ascendencia.

Agradeço qualquer ajuda!
Um abraço a todos.

Resposta

Link directo:

RE: Coruche, Aguiar da Beira

#133763 | macp | 11 nov 2006 16:48 | Em resposta a: #133730

Caro Miguel Noutel
Posso perguntar um dia destes, se não tiver muita pressa.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Correias de Coruche, Aguiar da Beira

#133764 | miguelnoutel | 11 nov 2006 17:22 | Em resposta a: #133763

Cara Maria A. Pinto,

Se me fizesse esse favor, agradecia. Os meus Correias podem esperar.

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#133948 | macp | 13 nov 2006 16:56 | Em resposta a: #133762

Caro TJCArrobas
Logo que me seja possível, espero dar-lhe alguma informação. Mas só para a próxima semana, se puder esperar.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Coruche, Aguiar da Beira

#133949 | macp | 13 nov 2006 17:03 | Em resposta a: #133730

Caro Miguel Noutel
No Arquivo Distrital da Guarda, há os assentos de baptismo entre 1626 a 1711, com um hiato de 1711 a 1713, mas existem os assentos de 1713 a 1775.
Quanto aos de casamento, estão neste Arquivo os de 1624 a 1711, com um hiato de 1711 a 1713, mas existem os de 1713 a 1776. De óbito, entre 1624 a 1725, estão todos.
Espero ter sido útil.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#133952 | TJCArrobas | 13 nov 2006 17:15 | Em resposta a: #133948

Prezada Maria A. Pinto ,

Não tenho pressa nenhuma. Só rectificar que, José António Cristóvao, era nat. da aldeia da Gata também e não da Guarda cidade.

Desde já os meus agradecimentos,
Tiago Arrobas

Resposta

Link directo:

RE: Coruche, Aguiar da Beira

#133988 | miguelnoutel | 13 nov 2006 20:55 | Em resposta a: #133949

Cara Maria,

Muito obrigado. Foi muito útil, claro!

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#134045 | P C Rebêlo | 14 nov 2006 12:53 | Em resposta a: #133762

Caro Tiago Arrobas
A Gata é uma pequena aldeia a 3/4 km da Guarda, onde tenho uma casa e onde viveram, ainda que por pouco tempo, parte dos meus ascendentes paternos, originários de uma outra aldeia chamada Cerdeiral.
Caso as suas investigações se cruzem com "Rebello da Costa" e ou "Costa e Sousa", muito agradecia que me informasse.
Cumprimentos
Pedro Cunha Rebêlo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#134233 | dhelena | 15 nov 2006 23:11 | Em resposta a: #133948

Prezada Maria A. Pinto

Investigo antepassados no Distrito da Guarda ( Aldeia Ruiva-Ramela,Cabreira-Sé,Maçainhas e Carapito de s. Salvador).No ADG têm sido incansaveis em pesquisarem o que necessito, mas gostaria da sua ajuda para saber onde posso investigar recenseamentos militares do concelho?É necessaria alguma autorização especial?
Cumprimentos
Dulce

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#134239 | jmariz | 16 nov 2006 00:23 | Em resposta a: #12123

Arquivo Distrital da Guarda
Largo General Humberto Delgado
6300-694 Guarda

Telefone: 271 200770
Fax: 271 200775

Os contactos de todos os Arquivos Distritais encontram-se na página web do Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, bem como informações detalhadas sobre cada um deles.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#134322 | macp | 16 nov 2006 14:39 | Em resposta a: #134233

Cara Dulce
Realmente as pessoas que trabalham no Arquivo são muito simpáticas e profissionais. Quanto à pergunta que faz, vou tentar saber. Só para a semana.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

Arquivo Distrital da Guarda

#134425 | Lourval | 17 nov 2006 01:43 | Em resposta a: #134239

Caro Sr. Mariz,

Eu tenho interesse nas habilitações de gênere do Padre Manuel Fernandes Bispo, pároco em Alcains entre 1747 e 1783. Estando eu à distância que estou (resido no Brasil), eu posso solicitar à Torre do Tombo busca por estas habilitações? Estou particularmente interessado nos costados do Padre Manuel que é neto de antepassados meus.

Agradeço antecipadamente suas informações
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#134812 | macp | 20 nov 2006 16:29 | Em resposta a: #133762

Caro TJArrobas
Encontrei , com facilidade, o assento de José António (1881) - não sei se lhe interessa a cópia ou se já a posssui - em Casal de Cinza ( freguesia) , sendo Gata uma "povoação" daquela. Acontece que, entre 1791 e 1860 há um hiato, não há assentos de baptismo desse período. No entanto, encontrei um indivíduo em 1861, na Gata, de nome que parecia Fernão???, possivelmente tio do seu bisavô, porque filho de Manuel José , Lavrador e Maria Rosa, Fiadeira ( estes os avós paternos de José António) , neto paterno de Manuel José e Maria da Costa e neto materno de Chirrão??? Rebelo e Ana de Jesus.
Quando surgem estes hiatos, ficamos muitas vezes num beco sem saída.
Espero que estes dados sirvam de alguma coisa e lamento não poder ser útil.
Cumprimentos.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#134814 | macp | 20 nov 2006 16:37 | Em resposta a: #134233

Cara Dulce
O Arquivo relativo aos recenseamentos militares do concelho encontra-se no Arquivo Distrital da Guarda organizados por concelho e ano. Basta contactar o Arquivo. Se for uma consulta rápida, talvez possa eu fazer-lha, mas, provavelmente, já não tenho tempo este ano. Só para Janeiro. Como está em contacto com o Arquivo, talvez seja preferível, se tiver urgência.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#134833 | dhelena | 20 nov 2006 20:45 | Em resposta a: #134814

Cara Maria

Obrigada pelas informações preciosas, pois não constam do catalogo do ADG que possuo.Na realidade não tenho uma grande urgência e como estou a pensar em ir uma semana à Guarda para me dar uns prazeres antigos(receber um frio gélido na cara, ver neve a cair e sobretudo vasculhar nos arquivos da biblioteca municipal e ADG),assim já irei mais informada. Era muito importante conhecermos melhor " os tesouros " do ADG porque o que está publicado parece muito antigo.Devem entretanto ter feito novas incorporações que não estão incluidas no site da TT.
Mais uma vez obrigada,
Dulce

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#134923 | jmariz | 21 nov 2006 17:10 | Em resposta a: #134425

As minhas desculpas por eventual duplicação desta mensagem.
As habilitações de genere da diocese de Portalegre (que abrange Alcains) devem conservar-se na Câmara Eclesiástica desta cidade. O Arquivo Distrital de Portalegre pode ajudá-lo fazer o contacto.
No entanto, a ordenação deste padre pode ter sido feita em qualquer das dioceses do país. Não o encontrei no Arquivo Distrital de Braga (base de dados on-line) nem na Torre do Tombo (Patriarcado de Lisboa).
José Mariz

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#135101 | TJCArrobas | 22 nov 2006 22:06 | Em resposta a: #134812

Prezada Maria Pinto,

Foi bastante útil e agradeço-lhe o tempo que disponibilizou para procurar os meus dados. Mesmo que não sejam totalmente seguros devido a esse hiato, vou tê-los conta.
Só um ultimo esclarecimento: tanto Manuel José/Maria da Costa e Chirrão Rebelo/Ana de Jesus, seriam ambos naturais de Casal de Cinza?
Quanto á cópia que me refere, não tenho esse assento. Como posso obter cópia?

Os meus sinceros agradecimentos,
Tiago Arrobas.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#135199 | matecas | 23 nov 2006 17:26 | Em resposta a: #12403

Carissima Maria,

Tenho nos últimos tempos conseguido bons resultados para minha pesquisa genealogical, especialmente no que se refere a ramos transmontanos e a esse facto muito devo ao amigo Pinheiro de Campos.

No entanto a Torre do Tombo no que se refere à freguesia de Castelo Rodrgio, Concelho de Castelo Rodrigo, Guarda os anos extremos são os de 1609-1813.

Seria possivel e visto não ter coragem de o pedir novamente ao Arquivo da Guarda que o fez para os anos de 1875-1890 pedir-lhe que me encontrasse o assento de nascimento de Antónia Alves filha de António Alves e Maria Amália Alves com certeza que o achará para os anos de 1865-1875. Eventualmente e se não fosse muito complicado pedir-lhe-ia para achar também os assentos dos seus pais, para com esses dados poder continuar minha pesquisa na Torre do Tombo.

Aguardo pacientemente uma resposta, agradecendo de antemão o tempo dispendido na leitura desta mensagem.

Atenciosamente,
Pedro Henriques Matias
mathecas@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#135226 | macp | 23 nov 2006 19:47 | Em resposta a: #135101

Caro Tiago Arrobas
Ainda bem que lhe pude ser útil. A cópia , eu pedi-a logo, pelo sim pelo não. Envie-me o seu endereço para mariapontoalexandrinaarrobaoninetpontopt e eu envio-lha com todo o gosto.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#135229 | macp | 23 nov 2006 20:03 | Em resposta a: #135199

Caro Pedro Matias
Posso fazer isso, mas possivelmente só para Janeiro. Até lá , não sei se terei oportunidade.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#135233 | matecas | 23 nov 2006 20:13 | Em resposta a: #135229

Cara Maria,
Agradeço a brevidade da resposta e a disponiblidade demonstrada!
Aguardarei então para que encontre tempo para este meu pedido.
Com os melhores cumprimentos,
Pedro Matias

Resposta

Link directo:

Pedido para Coruche, Aguiar da Beira

#136746 | miguelnoutel | 07 dez 2006 22:33 | Em resposta a: #133949

Cara Maria,

Tinha deixado para mais tarde as minhas pesquisas no arquivo distrital da Guarda (vou ter que o fazer, mais tarde ou mais cedo), tentando fazer as minhas pesquisas no AUC, já que por agora não tenho disponibilidade para me deslocar à Guarda e não queria maçá-la com pedidos.
Porém, os ultimos desenvolvimentos nas minhas pesquisas deixaram-me ansioso por tirar a limpo uma dúvida que se me deparou recentemente e que envolve um casal e seu filho de Coruche, Aguiar da Beira.

O casal será: João Correia cc Maria Diniz de Almeida
O filho é: António Correia

O pedido: seria para ver se me consegue localizar o assento de baptismo de António Correia e o assento de casamento dos seus pais João Correia e Maria Dinis de Almeida na freguesia de Coruche, Aguiar da Beira.
Tendo o filho António Correia casado em Nogueiro, Góis a 18.7.1709 e tendo o primeiro neto, tambem António, sido baptizado em, Nogueiro, Góis a 13.6.1712, calculo que os assentos se situarão no último quartel do séc. XVII, entre 1675 e 1693, 94.

O objectivo: é confirmar o nome de Maria Dinis de Almeida.

Se me pudesse fazer este favor, ficar-lhe-ia imensamente agradecido, pois estou "em pulgas"!
Quando tiver e se tiver disponibilidade, é claro!

Aguardando, aceite os meus melhores cumprimentos,

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#139145 | matecas | 04 jan 2007 18:23 | Em resposta a: #135199

Cara Maria,

Esta menina Antónia tem dado imenso trabalho, no assento da conservatoria a sua naturalidade vem indicada como sendo de Vilar Torpim e não Castelo Rodrigo, no entanto para os anos em questão o Arquivo a quem já pedi ajuda não conseguiu encontrar nenhum registo nem num nem noutro sitio.
Assim que tiver um tempinho por favor diga-me qualquer coisa pois este era um ramo que eu gostava imenso de estudar!

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Henriques Matias

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para Coruche, Aguiar da Beira

#139619 | macp | 08 jan 2007 17:03 | Em resposta a: #136746

Caro Miguel Noutel
Percorri os anos que me indicou e não consegui encontrar nada, salvaguardando sempre a hipótese de me ter escapado alguma coisa. Os assentos dessa freguesia e anos ( entre 1626-1711) estão microfilmados e muitas páginas são praticamente ilegíveis ou estão muito danificadas. Lamento muito não ter podido ajudá-lo.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para Coruche, Aguiar da Beira

#139657 | miguelnoutel | 09 jan 2007 00:13 | Em resposta a: #139619

Cara Maria,

Muito obrigado pelo tempo que dispensou à minha pesquisa.
Queria apenas perguntar-lhe se verificou os baptismos e os casamentos de Coruche, ou apenas um deles. E, apesar de não ter detectado os meus, lembra-se se se deparou com gente desses apelidos?
O casamento entre o João Correia e Maria Diniz de Almeida talvez não tenho sido realizado em Coruche. O filho António Correia é que seria natural de lá.
Uma possibilidade seria o casamento ter-se realizado em Aguiar da Beira, pois tenho notícia de haver por lá familias de apelido Almeida e, como sabe, era costume casar-se na terra da noiva.

Mais uma vez, muito obrigado

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para Coruche, Aguiar da Beira

#139719 | macp | 09 jan 2007 16:55 | Em resposta a: #139657

Caro Miguel Noutel
Vi os baptismos e casamentos, mas, como lhe digo, talvez, com mais tempo ( os microfilmes mais antigos não têm realmente uma qualidade por aí além e estava tudo no mesmo rolo com umas letras miudinhas, por vezes, ilegíveis) . Passei por uma Ana , filha de um João Correia ( mas o nome da mãe não conferia), nascida a 10 de Março de 1672. Talvez as Técnicas do Arquivo lhe possam verificar tudo com mais tempo e, como estão mais habituadas a decifrar os documentos, tenha alguma hipótese. Tenho mesmo muita pena de não ter podido ser-lhe mais útil.
Cumprimentos
maria

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para Coruche, Aguiar da Beira

#139749 | miguelnoutel | 09 jan 2007 20:51 | Em resposta a: #139719

Cara Maria,

Tenho que lhe agradecer o tempo dispendido. Talvez aceite a sua sugestão e contacte o Arquivo da Guarda.
O facto de ter detectado uma Ana, filha de um João Correia, mas com uma mãe de nome diferente é muito interessante, pois o que eu pretendia era, precisamente, confirmar o nome da mãe.

Os meus melhores cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Coruche, Aguiar da Beira

#139779 | jaboo | 10 jan 2007 03:05 | Em resposta a: #133949

Cara Maria Pinto,

Vou aproveitar esse topico sobre Coruche e abusar da sua disponibilidade e boa vontade. Quando voltar ao ADG (e se tiver tempo), será que pode ver se encontra o casamento desses meus antepassados em Coruche?

Antonio Teixeira, natural de Vila da Rua e Maria Cardoso, natural de Coruche, Aguiar da Beira. Já tinham um neto batizado em 1775, por isso estimo que teriam casado entre 1745 e 1755.


Desde já um grande bem-haja pela atenção.
Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Coruche, Aguiar da Beira

#139796 | macp | 10 jan 2007 14:47 | Em resposta a: #139779

Caro João Braz
Vou tentar, mas espero que não tenha pressa, porque não tenho muita disponibilidade.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para Coruche, Aguiar da Beira

#139797 | macp | 10 jan 2007 14:50 | Em resposta a: #139749

Caro Miguel
Sugeri-lhe contactar directamente, porque não tenho grande disponibilidade e a pressa , por vezes, não é uma aliada para tais buscas. Desculpe mais uma vez. E Boa sorte. As Técnicas do Arquivo são muito competentes e eficazes, assim como a Senhora Directora, Dra. Cecília. Creio que recebem pedidos via net.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para Coruche, Aguiar da Beira

#139810 | miguelnoutel | 10 jan 2007 17:23 | Em resposta a: #139797

Cara Maria,

Não tem que pedir delculpa. Eu é que agradeço!

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Coruche, Aguiar da Beira

#145582 | macp | 26 fev 2007 17:24 | Em resposta a: #139779

Caro João Braz
Procurei em Coruche, Aguiar da Beira entre 1732 e 1760 e não encontrei o assento de casamento que pretende. Posso ter deixado escapar porque algumas páginas ( em microfilme) estavam ilegíveis. Será que terão casado em Vila de Rua? Neste caso, pertence a Viseu. Tenho muita pena de não ter podido ajudar.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Coruche, Aguiar da Beira

#145654 | jaboo | 26 fev 2007 23:09 | Em resposta a: #145582

Cara Maria Pinto,

Mesmo assim muito obrigado pela sua grande amabilidade e generosidade. Podem de facto ter casado em Vila da Rua. Vamos la ver o que o ADV encontra!

Será que me pode ajudar uma vez mais com a seguinte pessoa (não há pressa nenhuma é claro!):

Luisa de Almeida filha de Pedro João Duarte e Maria da Mota, todos de Muxagata de Algodres. A Luisa batizou um filho na vila de Almeida em 1722, por isso deve ter nascido entre 1692 e 1702.

Um grande bem haja. Se necessitar de alguma pesquisa no distrito de Viseu, tenho vários microfilmes a minha disposição aqui no centro Mormon de San Francisco! Diga as aldeias que lhe interessam e depois vejo se tenho ou não.

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Coruche, Aguiar da Beira

#145773 | macp | 27 fev 2007 17:31 | Em resposta a: #145654

Caro João Braz
Logo que tenha oportunidade, dir-lhe-ei alguma coisa. Espero dar-lhe boas notícias.
Pode ser que me possa ajudar com alguns indivíduos de Viseu. Veremos. Muito obrigada.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Coruche, Aguiar da Beira

#149167 | macp | 19 mar 2007 16:35 | Em resposta a: #145654

Caro João
Peço desculpa pela demora e não tenho boas notícias. Nos assentos de Muxagata-Fornos de Algodres há um hiato entre 1681 e 1765, o que significa que , entre estes anos não há assentos de baptismo no Arquivo Distrital da Guarda, possivelmente, não existem em lado nenhum.
Lamento.
Cumprimentos.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Coruche, Aguiar da Beira

#149246 | jaboo | 20 mar 2007 01:17 | Em resposta a: #149167

Cara Maria Pinto,

Não tem que desculpar. Nem pela demora nem pelas más noticias. Pouca sorte a minha. Já tenho vários ramos com o mesmo problema ... hiatos hiatos hiatos ...

Bem com sorte, os pais casaram antes de 1681 e a Luisa de Almeida foi um dos ultimos filhos a nascer ... também tenho noticia de 2 outros irmãos Bernardo e Francisco ...

Será que pode ver nos casamentos à volta de 1675-1681 se encontra o do Pedro João Duarte e da Maria da Mota, ou o baptismo de algum desses filhos? Quando e se tiver tempo ... bem sei que os pedidos são muitos e o tempo é pouquissimo ... mas não há pressa nenhuma.

Uma vez mais, não sei como retribuir ... um grande bem-haja!
Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#222134 | Saba | 25 fev 2009 19:08 | Em resposta a: #25672

Caro Sergio,

Eu descendo duma familia Pereira Ramos do Sabugal. Gostava de trocar informacoes consigo.

Cumprimentos,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#258051 | Bento Miguel | 06 jul 2010 14:49 | Em resposta a: #222134

Boas!!

Quase diariamente investigo no Arquivo Distrital da Guarda, caso a minha ajuda ainda possa ser valida, deixo o contacto:
daquenielarrobahotmail.com
Bem haja
Até breve

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda

#264906 | jaboo | 06 nov 2010 18:11 | Em resposta a: #258051

Caro Bento Miguel,

Será que a sua pronta e generosa oferta de ajuda no ADG ainda vale? No caso positivo, pedia-lhe que me visse alguma coisa nos paroquiais de Gradiz, freguesia do concelho de Aguiar da Beira.

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital da Guarda - Pedido de ajuda

#289223 | Sérgio R | 15 out 2011 00:24 | Em resposta a: #258051

Boa noite,

gostava de saber se a sua proposta era ainda valida? Permito-me deixar-lhe uma mensagem no eu e-mail.

Cptos.

Sérgio

Resposta

Link directo:

RE: Pedido para Coruche, Aguiar da Beira

#290635 | small | 07 nov 2011 20:57 | Em resposta a: #139797

Cara Maria

Não sei se ainda anda por aqui. Enviei para o seu mail, mas vem devolvido por falta de espaço.Aguardo suas notícias.
Cumprimentos

Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 03:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen