Bettencourt

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Bettencourt

#121266 | acota | 21 jun 2006 23:13

Caros participantes

Procuro a ascendência de Ana de Bettencourt, filha de Lázaro de Bettencourt e Maria de Aguiar, e que se casou a 29 de Abril de 1684 com Manuel Vieira Galvão nos Fenais da Ajuda, ilha de São Miguel, Açores.

Cumprimentos

António Cota

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#121321 | fertelde | 22 jun 2006 17:57 | Em resposta a: #121266

Estimado Antonio Costa:
Segundo sei, este apelido è originário das Canárias, tendo posteriormente passado à ilha da Madeira, onde os Bettencourt receberam terras do Infante em troca do direito de conquista das ilhas de Lanzarote e Forte Ventura, que tinham sido conquistadas por Macieu de Bettencourt...
Assim na Madeira estariam os descendentes originais deste Bettencourt, havendo algumas familias em Canarias com este apelido ou derivados, como Betencourt, Betencour, mas que nâo seriam descendentes daquele. Seguramente o ramo que foi para os Azores, terá ido desde o ramo da Madeira.
Macieu de Bettencourt, de origem franco, foi o primeiro conquistador das ilhas ditas de nâo realengo, porque nâo foram conquistadas a mando de nenhum rei de Castela.
Procure pelos Bettencourt de Madeira.
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#121325 | acota | 22 jun 2006 18:28 | Em resposta a: #121321

Caro Fernando de Telde

Muito obrigado pela sua informação.
O que realmente eu queria saber eram os nomes dos pais de Lázaro de Bettencourt, porque um seu descendente, Manuel de Medeiros Galvão teve carta de brasão de armas de Bettencourt e Medeiros em 1819.

Cumprimentos

Antonio Cota

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#121364 | aeiou2 | 23 jun 2006 09:55 | Em resposta a: #121266

Tem a certeza que é Lázaro Bettencourt ?
Se escrever Bettencourt no motor de busca encontrará um site dos Bettencour.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#121444 | acota | 24 jun 2006 01:55 | Em resposta a: #121364

Cara Maria

A referência a Lázaro de Bettencourt vem dos manuscritos de Carlos Machado e Ernesto do Canto em fotocópias de apontamentos realizados à mais de 100 anos.
Acontece que não tem os nomes dos pais de Lázaro Bettencourt nem uma nota com um número a indicar outras folhas, como acontece noutros casos.
O site que se refere é aqui no fórum ou outro?

Cumprimentos

António Cota

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#121454 | aeiou2 | 24 jun 2006 08:25 | Em resposta a: #121444

Caro António Costa,

O lapso foi meu, no motor de busca do Sapo.Eu não encontrei, mas passei rapidamente.
Mas até o pai podia não ser Bettencourt e sim a mãe ou os avós.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#121455 | aeiou2 | 24 jun 2006 09:55 | Em resposta a: #121444

Peço desculpa deturpei o seu apelido
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#121458 | emed | 24 jun 2006 12:04 | Em resposta a: #121321

Meu Caro
Na ilha Graciosa/Açores há Bettencourts não originários das Canárias via Madeira.
Antão Gonçalves de Ávila "o castelhano" nascido por volta de 1470 chegou aos Açores/ilha Terceira na qualidade de genro de Afonso Gonçalves Baldaia, um dos seus mais antigos povoadores. Este Antão era filho de D. Juan Sanchez de Bettencourt sobrinho neto (há dúvidas sobre o grau de parentesco) do Jean de Bettencourt da conquista das Canárias e era neto de D. Jorge de Bettencourt oriundo da Normandia e casado com D. Elvira de Ávila.
Um filho dele, Melchior Gonçalves de Ávila casou na Graciosa com Inez Freire de Andrade ou só Inez Freire e deixou larga descendênia nesta ilha que usaram o apelido àvila e Bettencourt.
Na Capela mor da Igreja Matriz da Vila de Santa Cruz ainda existe uma lápide do túmulo do Melchior.
Cumprimentos Eugénio Medina

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#121461 | fertelde | 24 jun 2006 12:47 | Em resposta a: #121458

Estimado Eugénio: A contradiçâo do seu escrito è evidente: começa por dizer que os Bettencourt da Graciosa, nâo sâo originarios das Canárias, e logo os menciona como sobrinhos netos do conquistador das Canarias...
E entâo a coisa foi asim: Jean de Bettencourt, foi o que conquistou as ilhas de Lanzarote, Fuerteventura e Ferro, ilhas ditas de nâo realengo, por esse facto...
Logo deixou o seu filho Maciot de Bettencourt como Governador de Fuerteventura e retirou- se para França de onde era oriundo...
Maciot de Bettencourt, vendeu o direito de conquista/governo das ilhas suas ao Infante D. Henrique de Portugal, que em troca lhe deu os direitos das saboarias da ilha da Madeira e uma tença anual. Maciot de Bettencourt, teve uma filha que casou com um filho de Joâo Gonçalves Zarco, ( um Câmara)...
Dois sobrinhos de Maciot de Bettencourt, também eles conquistadores das ilhas de nâo realengo das Canarias, deram origem aos Bettencourt da Madeira e dos Açores...
Creio que está correcto, pois estou a escrever de memória.-
Cumprimentos,
Fernando de Telde
P.S. Estes Bettencourt, passaram das Canárias para a Madeira e logo para os Azores, nâo podemos afirmar que teriam nascido em Canarias ou na Normadia.-

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#121479 | aburma | 24 jun 2006 17:11 | Em resposta a: #121461

Caro Fernando de Telde,

Tem o nosso estimado confrade Eugénio Medina muita razão no que diz, se me permite. Há duas origens para os Bettencourt nos Açores, especialmente os da Terceira e da Graciosa, e uma delas é a apontada por aquele nosso confrade, em Antão Gonçalves d'Ávila, o qual veio para os Açores proveniente de Castela, "ao tempo da Guerra das Comunidades" e não das Canárias. Seria de facto neto de Jorge de Bettencourt e sobrinho-neto de Maciot e Henri, mas isso é outra questão.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#121481 | acota | 24 jun 2006 17:34 | Em resposta a: #121455

Cara Maria

Efectivamente em muitas famílias há apelidos que se perdem durante uma ou duas gerações, ou mais, para depois voltarem num descendente mais actual, e também acontece que irmãos e irmãs, filhos dos mesmos pais, terem apelidos diferentes uns dos outros.
Para encontrar algo de mais preciso de Lázaro de Bettencourt irei consultar uma obra que é Ascendência e descendência de Nicolau de Bettencourt.

Cumprimentos

António Cota

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#121494 | emed | 24 jun 2006 19:41 | Em resposta a: #121461

Meu Caro
Antão Gonçalves Ávila "o castelhano" nunca passou pelas Canárias. Veio para Portugal fugido no rescaldo da Guerra das Comunidades e foi acolhido em casa de Afonso Gonçalves Baldaia casando com a filha deste de nome Inez e vindo a seguir para a ilha Terceira com o sogro. Com ele veio um irmão também homiziado, João Gonçalves Avila, que casou na ilha Graciosa com Leonor Alvares. Estes irmãos, não sei a razão, nunca usaram, pelo menos nos Açores, o sobrenome Bettencourt do lado paterno e sim Àvila do lado da avó materna. No entanto conhece-se o nome de uma irmã - Mathea de Bettencourt - que usava o apelido paterno.
Os Bettencourts madeirenses descendentes de Henry e de Maciot, estes dois viveram nas Canárias e acho que um deles foi casado com uma indígena (Lagardeme ?), eram primos (?) de D. Jorge de Bettencourt filho (?) de um Regnault de Bettencourt irmão de Jean de Bettencourt o qual foi enviado para Castela pelo tio em missão "diplomatica" e lá se fixou casando com D. Elvira de Àvila.
Anos mais tarde os descendentes de Antão Gonçalves na Graciosa começaram tambem a usar o sobrenome Bettencourt além de Àvila. Na realidade são "parentes" dos Bettencourts madeirenses mas de um ramo diferente oriundo de Castela.
Como curiosidade acrescentarei que nos começos do século XVIII alguns Àvilas/Bettencourts da Graciosa adoptaram e só Deus saberá porquê, o sobrenome Barcamonte que se estendeu por algumas gerações.
Cumprimentos Eugenio Medina

Resposta

Link directo:

Bettencourt a Madeira

#121550 | Guajara | 25 jun 2006 20:07 | Em resposta a: #121481

A quem possa interessar:

Eu gostaria de ter a clarificação no seguinte.

Alguns geneologist afirmam que não houve nenhuma questão do matrimônio de Marie de Bethencourt a Ruy Gonçalves da Câmara, filho de João Gonçalves Zarco e Rodrigues de Sá Constança, na Madeira. Maria de Bethencourt foi o fundador de implicar de Água de Mel, a Madeira. Um morgadio foi uma reunião formal de terra, moinhos, uma capela, e outra prosperidade, que, com a aprovação real, pode ser passada ao herdeiro masculino mais velho e ela deixou-o ao seu primo germano Gaspard "o Frances" de Bethencourt.
Outros genealogistas diz que Ruy teve quatro childres. ¿ Foram essas crianças de Maria ou forma alguma outra esposa?

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt a Madeira

#121916 | fertelde | 29 jun 2006 19:01 | Em resposta a: #121550

Carlos Pacheco de Bettencourt
Datas 31/05/1867
NívelDescrição Documento Simples
CódigoReferAlternCota Registo Geral de Mercês, D.Luís I, liv.17, fl.22
ÂmbitoConteúdo Carta. Juís Ordinário da Comarca de Luanda.
EntidadeDetentora IANTT

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#132020 | fpontes | 24 out 2006 01:13 | Em resposta a: #121266

Caro António Cota,

Existe uma página na Internet, http://web.meganet.net/bettenco/bett000t.htm, onde constam os descendentes de Jean de Bethencourt desde 1200 até 2000.
Lá, clicando na 9ª geração e no ponto 41, pode-se ler... "Gaspard de Bettencourt (I) o Francês and Dona Maria de Bethencourt were the first Bettencourts to reach the Açores, whose settlement, begun in 1444, was not far advanced. He and Dona Guiomar de Sá had seven children."
Descobri este sítio há pouco pelo que ainda estou a "digeri-la". No entanto é provável que lá possa encontrar eventualmente o que pretende.

Melhores cumprimentos,
Fernando Azeredo Pontes

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#132023 | acota | 24 out 2006 01:31 | Em resposta a: #132020

Caro Fernando Azeredo Pontes

Obrigado pela indicação do site, mas pelo que soube em Ponta Delgada a filiação de Lázaro de Sá Bettencourt está desentroncada , não existindo um registo, supõe-se ou presume-se que seja do ramo dos Câmaras. Lázaro de Bettencourt era dos Fenais da Ajuda e na época os registos eram escassos ao contrário de outras zonas da Ilha. Amanhã vou estar com mais atenção e ver o site.

Lázaro de Bettencourt é o pai de Ana de Bettencourt casada com Manuel Vieira Galvão, por isso a família Galvão adoptou o apelido Bettencourt Galvão creio eu.

Cumprimentos

António Cota

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#135466 | fpontes | 26 nov 2006 03:33 | Em resposta a: #132023

Caro António Cota,

Já descobriu alguma coisa acerca do Lázaro de Bettencourt ?
Já dei várias voltas no tal site dos Bettencourt de que lhe falei, mas pelos vistos não só ele não consta como ninguém da sua descendência.
Uma dúvida: os Manuel Vieira Galvão que constam em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=546565 e em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=579063, por acaso não serão a mesma pessoa?
Julgo que foi você que colocou a minha bisavó Teodolina na descendência do António Pedro. O meu muito obrigado.

Cumprimentos
Fernando Pontes

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#135490 | acota | 26 nov 2006 13:26 | Em resposta a: #135466

Caro Fernando Pontes

Também não descobri nada acerca de Lázaro de Sá e Bettencourt, o Sr. Duarte Vasconcelos do Amaral numa tarde na Biblioteca Pública aí de Ponta Delgada, que por acaso encontrámo-nos, disse-me que provavelmente vem deste ramo: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=194951 , mas o que poderá vir a ser uma pista, talvez já seguida, é o processo de concessão de carta de brasão de armas a http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=539197, que as teve em 1819, Bettencourt e Medeiros.

Quando comecei a pesquisar na net verifiquei que os Bettencourt Galvão não estavam na net, só o princípio do ramo e que terminava aqui: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=503085 no filho António e a sua descendência no Brasil. Sim Manuel Vieira Galvão é uma e a mesma pessoa, esperemos que os unem num só, o que estará para breve.

Os ramos que estavam mais desenvolvidos e que num caso só uni foi o deste filho que não estava unido à árvore dos pais: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=291245 e os pais: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=239822.
Outro antepassado é o Scholtz que só estava a filha Emília: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=185355.
Daí o Solar das Socas ter pertencido à Maria Laura do Rego e Sá, porque era deste seu avô.

Infelizmente as Genealogias de Rodrigo Rodrigues nunca foram editados os restantes volumes e os Bettenourt Galvão seguem no 24º e o livro pára no 21º.

Aliás fui eu que pus todos os Bettencourt Galvão na net excepto o ramo de Lisboa.

Outra curiosidade o Serpa era primo direito da sogra, e é uma família da ilha Terceira, Augusto Hermínio Serpa http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=584176 que casou com
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=581060.

Este Manuel de Sousa Menezes http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=556441 só estou à espera que ponham os outros 2 casamentos que fez e os filhos para o unir aos pais que já estão neste link:http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=580965.

Por acaso sabe onde eram as casas destes Bettencourt Galvão?

Sei que o Scholtz viveu na casa onde hoje é o Clube Micaelense (alugada), na casa da Arquinha (Jardim José do Canto, em mau estado) e nas Socas (que já não existe, e que pertence aos Paz Ferreira nos dias de hoje).

Não tem nada que agradecer, apenas fui consciente de colocar todos os filhos de forma a ter uma visão mais alargada e aprofundada das relações estabelecidas entre os membros da mesma família.

Cumprimentos

António Cota

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#135504 | acota | 26 nov 2006 16:09 | Em resposta a: #135490

Ja coloquei os outros filhos do casal António Pedro Bettencourt Galvão e Maria Laura do Rego e Sá.

Resposta

Link directo:

RE: Bettencourt

#136829 | abfigueiredo | 09 dez 2006 17:09 | Em resposta a: #132020

Caro FPontes
E os Bettencourt de S. Maria?
Eu sou descendente desses Bettencourt, minha av`era Olimpia da Conceição Morais Bettencourt, seu pai Luis Morais de Bettencourt e o pai dele Luis Ignácio Coelho Morais de Bettencourt. Segundo conhecimento de familiares nós somos descendentes de um D. João que foi rei?? das Canárias.
Estou a fazer a árvore dos costados da família, mas do lado materno tenho tido alguma dificuldades devido à distância, vivo na Terceira , como diz estar a digerir o site dos Bettencourt pode ser que possa me imformar de alguma coisa que tenha já " digerido " sobre este ramo de S.Maria.
Obrigada
Maria Adriana Bettencourt Figueiredo

Resposta

Link directo:

Bettencourt

#400374 | Mariaantóniaribeiro | 25 mai 2018 16:41 | Em resposta a: #121479

É realmente esta a versão correcta, aliás comprovada por os melhores genealogistas Açoreanos.

Resposta

Link directo:

Bettencourt

#400395 | aníbal | 26 mai 2018 15:10 | Em resposta a: #121321

Caro confrade Fernando de Telde

A título meramente informativo, informo, sobre a existência do livro " Os Bettencourt, da Normandia à Expansão Atlântica", por J. Moniz de Bettencourt.

Cumprimentos,
Aníbal de Bettencourt Cyrne Pacheco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 05:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen