Bandeiras-uma encruzilhada

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Bandeiras-uma encruzilhada

#12134 | APCB | 31 out 2001 00:51

Bem sei que é difícil, quáse impossível, mas não consigo deixar de aproveitar a oportunidade deste nosso forum para solicitar ajuda numa investigação que chegou a uma encruzinhada.
Talvez existam milagres:
É o seguinte... Encontro-me numa investigação onde me deparo com a seguinte situação:

Num trabalho de Fernando de Castro da Silva Canedo(de 1931) de titúlo "Ascendência e Descendência do Conselheiro Dr.Manuel Martins Bandeira" deparo-me com uma família constituída por:
Um casal, MANUEL BANDEIRA(n. cerca de 1603)e ISABEL DE MELLO, que casaram em Góis em 8 de Maio de 1629 e tiveram dois filhos;
1) PEDRO BANDEIRA, que nasceu em Góis a 25 de Setembro de 1631.
e 2) MANUEL BANDEIRA, que nasceu em Góis em 12 de Agosto de 1634 e foi padre.

Ora acontece que numa investigação efectuada por António Maria de Assis denominada "Genealogia de José Cardoso Bandeira" o mesmo, e já atrás referido PEDRO BANDEIRA, aparece noutro contexto, a saber;

Um casal JOÃO BANDEIRA(n.cerca de 1590) e ANA FRANCISCA que tiveram dois filhos:

1) (o já citado) PEDRO BANDEIRA

2) e JOÃO BANDEIRA(n.cerca de 1620 em Góis)

Sei que ambos os trabalhos se referem ao mesmo Pedro Bandeira, porque em ambos os trabalhos a descendência é igual.

álguem por milagre me pode ajudar? Seriam 3 irmãos?
um PEDRO BANDEIRA, um MANUEL BANDEIRA e um JOÃO BANDEIRA?
E ENTÃO como explicar pais diferentes?
Agradecia uma ajuda, apesar de recolhecer que só por milagre.
Muito obrigado...

Resposta

Link directo:

RE: Bandeiras-uma encruzilhada

#12166 | mm81 | 31 out 2001 18:58 | Em resposta a: #12134

Caro amigo,

Lamento não o poder ajudar, mas talvez me possa ajudar a mim.
Estou a procura dados sobre a ascendência do sr. Comendador Filipe José Bandeira (1895-1970) cc Maria Júlia Baptista, sendo que este era filho de um tal Antonio Maria Bandeira (natural de Estarreja) cc Corina de Oliveira.
Estes Bandeiras seriam originários de Estarreja, será que têm algo a ver com os seus?

Muito obrigado...
Manuel Marques

Resposta

Link directo:

RE: Bandeiras-uma encruzilhada

#12179 | APCB | 01 nov 2001 00:47 | Em resposta a: #12166

Caro Manuel Marques,
lamento que não me possa ajudar, no entanto, óbviamente, tal não me impede de o tentar ajudar, é para isso que existe este fórum...
Provavelmente a minha resposta não será a que procura, mas é a que de momento lhe posso dar...
Quando me pergunta se os Bandeiras de Estarreja têm algo a ver com os meus, neste momento só lhe posso responder uma coisa, não sei, talvez sim, talvez não.
Passo a explicar( e isto partindo do pressuposto que pouco sabe sobre Bandeiras, o que se não for o caso, peço me desculpe)...
Apenas existe uma família de BANDEIRAS, pelo menos de Bandeiras "verdadeiros", que são os descendentes de Gonçalo Pirez (Juzarte)Bandeira, o herói da batalha de Toro, a quem, em 1483(se não me engano) foi dado o apelido "Bandeira" pelo Rei D.João II, apelido esse, que ao que se sabe, não existia até então.
Existem outras familias com nomes parecidos, como por exemplo "Bandeirinha" e "Bandeiras", familias essas que nada têm a ver com os "Bandeiras". Apenas a nível de exemplo, refiro o caso do célebre cantor "Paco Bandeira" que não é da familia "Bandeira", mas sim de uma familia "Bandeiras" de origem alentejana, penso que, se não estou em erro, os seus últimos apelidos são "Varandas Bandeiras" tendo adoptado o apelido "Bandeira" sem o "S" FINAL APENAS por uma questão de estética artistica.
Existe ainda o caso de diversas familias descendentes de pessoas que viveram na "Rua da Bandeira" em Viana do Castelo e que por tal motivo adoptaram o apelido "Bandeira" e o transmitiram aos seus descendentes, tendo inclusivé com o correr dos anos ascendido à classe nobre, tendo mesmo alguns ramos dessas familias chegado a Barões, Viscondes e Condes e usando o apelido Bandeira e as armas da familia(a que não pertencem).
No meu caso, sou descendente dos filhos de Anna Bandeira(filha de Gonçalo Pirez Bandeira, o 1º)que se fixaram por meados do séc.XVI no Concelho de Góis, e daí também se expandiram para os de Arganil e Lousã.
Existem imensos ramos de Bandeiras por todo o país e pelo estranjeiro.
O ramo principal da família, penso, se não estou em erro, são os "Bandeira da Gama Calheiros" de Mosteiro de Fráguas.
Falando de cor, veêm-me à ideia outros ramos em S.Pedro do Sul, Lisboa, Bragança, Montargil, Tondela, Sátão, Viseu...
Sobre um ramo de Bandeiras em Estarreja desconheço, mas vou-me informar com um meu primo e amigo, bem como ilustre genealogista, o sr. Ernesto Alexandre Pires Soares Bandeira de Mello Ferreira Jordão, que é muito, muito mais entendido em tais matérias do que eu, simples aprendiz de genealogista, o qual, aliás está para breve a publicar uma obra de fundo sobre os Bandeiras. Depois, assim que puder, lhe direi alguma coisa.
Caro Manuel Marques, vai já longa, e se calhar aborrecida, a minha "ajuda", espero que sirva de algo e assim que tiver novidades sobre os Bandeiras de Estarreja ou sobre o Comendador Filipe José Bandeira, lhe farei saber.
Queira desculpar
Abílio Pinto e Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Bandeiras-uma encruzilhada

#12342 | mm81 | 03 nov 2001 19:15 | Em resposta a: #12179

Caro Abílio Pinto e Cardoso Bandeira,

Em muito lhe agradeço sua atenção, a origem do apelido já conhecia, mas fiquei bastante mais eluciado quanto aos outros Bandeiras.
Se tiver interesse num outro topico que iniciei, "Bandeira de Estarreja", Vasco Jácome, chamou-me a atenção para uma familia Bandeira de Estarreja que me parece terem fortes posibilidades de sere os que procuro.
Espero poder vir-lhe a ser útil.

Cumprimentos
Manuel Marques

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 15:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen