Familias Faria e familia Goes de Setubal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familias Faria e familia Goes de Setubal

#121488 | João Gaspar | 24 jun 2006 18:51

Caros Confrades,

Gostava de saber se existe algum confrade que tenha informações sobre familias de Setubal, tais como os Faria e os Goes.


Atenciosamente

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias Faria e familia Goes de Setubal

#121616 | JoãoGaspar | 26 jun 2006 14:57 | Em resposta a: #121488

Caros confrades,

volto a fazer a pergunta

atencisamente


João PS da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias Faria e familia Goes de Setubal

#121709 | JoãoGaspar | 27 jun 2006 17:02 | Em resposta a: #121616

???

Resposta

Link directo:

RE: Familias Faria e familia Goes de Setubal

#121751 | recio | 28 jun 2006 00:42 | Em resposta a: #121709

Caro João
Há uns anos foi Presidenete da Camara Municipal de Setubal um Constantino de Goes e há também umilustre adogado que penso ser sobrinho do tal pres da Camara.
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Familias Faria e familia Goes de Setubal

#121758 | JoãoGaspar | 28 jun 2006 01:46 | Em resposta a: #121751

Cara Ana Recio,

Estou-lhe grato pela sua intervenção


Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias Faria e familia Goes de Setubal

#122183 | JoãoGaspar | 04 jul 2006 19:07 | Em resposta a: #121758

Caros Confrades,

volto a apelar a vossa ajuda neste topico!


atenciosamente


João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias Faria e familia Goes de Setubal

#122184 | ramos | 04 jul 2006 19:21 | Em resposta a: #122183

Caro João
José Manuel Constantino Goes, foi também, professor de Cálculo Comercial na Escola Industrial e Comercial de Setúbal, foi dirigente do Vitória Futebol Clube. Lembro-me que o pai tinha uma loja de retrosaria na Praça do Bocage, numa esquina perto do edifício da Câmara. Não sei se ainda é vivo. Poderá ter cerca de 75 ou 80 anos. De certexa que existem descendentes
Cumprimentos
Maria do Céu

Resposta

Link directo:

RE: Familias Faria e familia Goes de Setubal

#122186 | JoãoGaspar | 04 jul 2006 19:44 | Em resposta a: #122184

Cara Maria do Céu,

e os ascendentes de José Manuel Constantino Goes?
alguem que eu possa pedir informações?

atenciosamente

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias Faria e familia Goes de Setubal

#122585 | JoãoGaspar | 12 jul 2006 02:38 | Em resposta a: #122186

Caros Confrades,

alguem tem informações sobre as familias Faria e Goes em Setubal e Azeitão nos seculos XVI/XVII e XVIII.

atenciosamente

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias Faria e familia Goes de Setubal

#122620 | ramos | 12 jul 2006 18:45 | Em resposta a: #122186

Caro João Gaspar
Só hoje vi a sua mensagem. Nas minhas deslocações ao Arquivo de Setúbal, ou com ex colegas e amigos com quem vou estar brevemente, procurarei saber mais sobre os Goes
Cumprimentos
Maria do Céu

Resposta

Link directo:

RE: Familias Faria e familia Goes de Setubal

#122645 | JoãoGaspar | 13 jul 2006 03:20 | Em resposta a: #122620

Cara Maria do Céu,

Muito obrigado pela sua mensagem , desde ja lhe agradeço a sua atenção e futura ajuda.

Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias Faria e familia Goes de Setubal

#123487 | ramos | 24 jul 2006 13:25 | Em resposta a: #122645

Caro João Gaspar
Ainda não fui ao Arquivo mas estive com colegas de Setúbal que me informaram que um dos filhos do Dr. Goes trabalha na Câmara MunicipaL de Setúbal chama-se Manuel Jorge Pedrosa Gois e um outro na Câmara de Palmela, creio que na parte desportiva em Pinhal Novo. Não consegui saber o nome. Poderá talvez também entrar em contacto com uma nora, D. Inês na Toyota nº 265 720 100
Cumprimentos
Maria do Céu

Resposta

Link directo:

RE: Familias Faria e familia Goes de Setubal

#123617 | JoãoGaspar | 25 jul 2006 17:42 | Em resposta a: #123487

Cara Maria do Céu,

Muito obrigado pela sua ajuda, vou tentar contactar a D.Inês e saber se têm informações sobre o seu ramo Goes.Entretanto vou ficar atento as suas mensagens a ver se me pode ajudar na TT de Setubal.

Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias Faria e familia Goes de Setubal

#123653 | rafael | 26 jul 2006 14:17 | Em resposta a: #123487

Cara Maria do Céu

Tenho lido as msgs deste tópico, sobretudo porque tenho antepassados Goyos, Goes e Gois (são os mesmos, mas apresentam estas grafias, e únicos da freg. de Santana da Serra ). Dos meus -Gois- a minha avó Maria Guerreiro de Goes ( aqui, na BD do Genea ) e suas irmãs foram as últimas pessoas de minha família a usar este apelido, que existe noutras regiões do Baixo Alentejo, embora desconheça ligações e a origem dos meus. Aliàs, há anos, tive o gosto de falar com o Senhor Eng. João Nogueira Ramos ,sobre eles ,e dele tenho o vol. "Nos Caminhos dos Góis "obra que acho muito interessante e importante.
Creio que nada terei a ver com os -Góis de Setúbal-mas tive o gosto de conhecer e ter falado, pelo menos duas vezes, com o Dr. Constantino de Goes ao tempo Presidente da Câmara Municipal de Setúbal e a quem devia algumas atenções.
Como resido nos arredores de Setúbal há bastantes anos, interesso-me muito pelo que se refere a esta cidade e sua gente e tb. pela asc.ª de minha neta Ana Leonor.

O que me leva a enviar-lhe esta msg. é a curiosidade despertada pelo seu nome,porque tenho uma colega Maria do Céu ,aqui de Setúbal, que ia comigo e minha mulher, de automóvel ,quando exercíamos a docência e de que fomos sempre muito amigos.
Se assim for ficarei ainda mais satisfeito, não só por ter a oportunidade de enviar- lhe esta msg, sobretudo por reviver esse conhecimento e tb.devido ao seu interesse pela Genealogia.

Os meus melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familias Faria e familia Goes de Setubal

#123681 | ramos | 26 jul 2006 21:32 | Em resposta a: #123653

Caro Rafael Carvalho
Creio não ser a Maria do Céu que conhecem. Não sou de Setúbal. Passei aí a minha adolescência, onde fui aluna de cálculo comercial do Dr. Manuel Constantino Goes, na Escola Industrial e Comercial. No entanto, mantenho contacto com ex-colegas e amigas, vou com regularidade a Setúbal, cidade de que muito gosto e interesso-me bastante pela sua história e as suas gentes.
Com os melhores cumprimentos
Maria do Céu Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Familias Faria e familia Goes de Setubal

#161266 | JSilva | 29 jun 2007 15:00 | Em resposta a: #121488

Caro confrade,
Tenho um António Pereira de Faria (capitão), nascido em S. Julião (hexa-avô materno) que casou em 1737.
Com os cumprimentos,
João Silva

Resposta

Link directo:

RE: Familias Faria e familia Goes de Setubal

#161294 | rafael | 29 jun 2007 16:32 | Em resposta a: #123681

Cara Maria do Céu Ramos
Não é a Maria do Céu que eu pensei, mas isso não invalida a minha satisfação de ter entrado em contacto comigo, tanto mais que gosta muito de Setúbal. Também não sou natural de Setúbal, mas aqui se criaram os meus filhos.Actualmente resido nos arredores. Tenho casa no Faralhão.O que aprecio de Setúbal, sobretudo os arredores, particularmente a serra da Arrábida.
Ficarei ao seu dispor no que me for possível.
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familias Faria e familia Goes de Setubal

#161344 | JoãoGaspar | 30 jun 2007 04:09 | Em resposta a: #161266

Caro João Silva

Que mais dados tem, do seu António Pereira de Faria?

Cumprimentos

João Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Familias Faria e familia Goes de Setubal

#161390 | JSilva | 30 jun 2007 17:42 | Em resposta a: #161344

Caro João Gaspar.
Este sr. c/c Maria Josefa de Jesus (nat. S. Sebastião). Tiveram 6 filhos: Ana Leonor de Faria, Vicencia, Apolinária, José, Joaquim e João. Os pais do capitão: José Pereira de Faria (capitão) e Josefa Maria Inácia.
Os sogros: Inácio Rodrigues Bayam e Antónia Maria.
Nas buscas feitas na net apanhei um Jozé Pereira Bayam (historiador), nascido em Gondelim/concelho Penacova, em 23-05-1690, filho de lavradores. Não sei se é parente.
Com cumprimentos,
JSilva

Resposta

Link directo:

RE: Familias Faria e familia Goes de Setubal

#168088 | JoãoGaspar | 22 set 2007 03:29 | Em resposta a: #161390

Caro João Silva,

Conseguio encontrar a escendencia dos seus Faria?

Cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias Faria e familia Goes de Setubal

#168383 | JSilva | 24 set 2007 15:38 | Em resposta a: #168088

Caro João Gaspar.
As buscas continuarão na TT, pois tenho alguns sumários de "Documento Simples" tirados on-line.
Com os cumprimentos,
JSilva

Resposta

Link directo:

RE: Familias Faria e familia Goes de Setubal

#168438 | JoãoGaspar | 25 set 2007 03:32 | Em resposta a: #168383

Caro Confrade,

Julgo ter uma pista sobre os seus Pereira de Faria de Setubal! Mas como são datas anteriores as suas, são possivelmente ascendentes, mas isso só teremos a certeza se conseguir recuar.

Veja os Pereiras de Faria ( de Alcochete)

Fernão Pereira cc Ana de Faria

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=306041

Têm pelo menos mais um filho alem do Manuel, de seu nome:
-João, 1605 ( Alcochete)


Cumprimentos

João Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Familias Faria e familia Goes de Setubal

#168678 | RAAL | 27 set 2007 15:12 | Em resposta a: #168438

Um filho do General Eanes casou com uma descendente destes Gois
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Familias Faria e familia Goes de Setubal

#200626 | JoãoGaspar | 16 jun 2008 20:39 | Em resposta a: #168678

Caro RAAL,

Têm mais algumas informações sobre os Goes/ Gois de Setubal?

Eu procuro ascendentes de Luís de Goes cc Catarina de Faria, estes do Seculo XVII nascidos em Azeitão e moradores em Setubal.
É possivel que o nome não esteja completo, ja que o registo paroquial esta em mau estado, e bastante incompleto.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=546577 - Luis de Goes

Julgo ter uma pista, mas sem provas de nada vale, por isso volto a insistir com os confrades, pois poderão ter encontrado por acaso ascendencia deste casal.
Sabemos que o apelido Goes é relativamente facil de traçar a sua linhagem, este Luis pelo contrario não nos deixa nenhuma pista, apenas sei que teve uma filha de seu nome Isabel o que pode ser uma pista para a sua ascendencia ou de sua mulher Catarina de Faria.
Encontro no mesmo intervalo temporal e na mesma freguesia, (São Lourenço de Vila Nogueira de Azeitão) que à época teria muito menos ocupação e como tal menor probabilidade para existir varias familias com um mesmo apelido.


António Coelho Gasco cc Leonor de Faria Machado, são pais de Manuel de Faria e de Francisco de Faria Coelho c 1570 (pelo menos ...)
Sendo que Francisco de Faria Coelho é filha de:
Diogo de Faria e de sua mulher Maria de Goes Machado.
Será apenas uma coincidencia espacio/temporal? um outro casamento Goes e Faria na mesma localidade uma ou duas gerações antes?
aumentando as minhas suspeitas estão as descendencias e casamentos feitos tanto por Francisco de Faria Coelho que casa com Leonor de Melo e tem uma filha Leonor de Melo que nasce cerca de 1600 e casa com Dom António de Sousa, este um Sousa do Calhariz o que nos traz a mais uma coincidencia, Catarina de Faria mulher de Luis de Goes, tem um neto de seu nome Tomas de Faria que casa com Dona Francisca Maria de Sousa, bisneta de Dom Filipe ou Francisco de Sousa, Capitão de Diu e Malaca, e dos mesmos Sousa do Calhariz.

os Goes Sottomayor du Bocage :
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=145697

aguardo qualquer ajuda,

Cumprimentos

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias Faria e familia Goes de Setubal

#200703 | vigo | 17 jun 2008 15:16 | Em resposta a: #200626

Caro J.P. Gaspar,
Existem em Setúbal muitos familiares do Dr. Constantino de Góis que foi Presidente da Câmara Municipal, e que penso já tem dados que lhe permitem, ou permitiram, localizá-los.
Só lhe quero acrescentar o nome de um irmão:
Dr. José A. Constantino de Góis, que exerceu, durante muitos anos, no Hospital de São Bernardo e que mantêm ainda um consultório em Setúbal na R: Dr. Anibal A Silva, 10.
Espero tê-lo ajudado.
Cumprimentos
Vigo

Resposta

Link directo:

RE: Familias Faria e familia Goes de Setubal

#289814 | AnaTeresa84 | 24 out 2011 14:38 | Em resposta a: #121616

Boa tarde,

ao efectuar uma pesquisa na web em nome do meu avô, Manuel José Constantino de Goes, encontrei este fórum que me suscitou muito interesse pelo que estou a escrever esta mensagem apesar da pesquisa remontar a 2006.

Conseguiu reunir todas as informações que procurava sobre a minha família? Se sim será possível dizer-me onde poderei consultá-la? Se não, terei todo o prazer em ajudá-lo no que me for possível!

Desde já obrigada, atenciosamente,

Ana Teresa Loução de Goes

Resposta

Link directo:

RE: Familias Faria e familia Goes de Setubal

#289823 | JoãoGaspar | 24 out 2011 17:12 | Em resposta a: #289814

Cara Ana Teresa Loução de Goes,

Com grande prazer que recebo a sua mensagem, no entanto desde 2006 que não tenho grande descobertas a acrescentar a Goes de Setubal, ou mesmo informações que liguem o meu ramo de Goes ao seu, já que são de épocas completamente diferentes.

Acho que o melhor é dar-lhe a si, o que tenho sobre os meus "de Goes" e ver o que conseguiremos fazer.

Luis de Goes, meu 10º avô, natural de São Lourenço de Azeitão, Setubal. ( http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=546577 )
casou com Catarina de Faria, também natural de Azeitão e foram pais de Isabel de faria (1660, São Sebastião, Setubal) com geração.

Catarina de Faria, mulher de Luís de Goes, era Bisneta de Maria de Goes Machado. Estes Farias e Goes estavam estritamente ligados à Ordem de Santiago e à Casa de Aveiro, assim como a cargos de poder local nas vilas pertencentes à dita Ordem de Santiago.
Penso que os Goes da bisavò da mulher de Luís de Goes , estariam ligados a este, sendo comum o casamento entre parentes na época.

Os descendentes de Luis de Goes e de sua mulher Catarina de Faria, na pessoa do seu neto Tomás de Faria (natural de Setubal, São Julião) quee vai casar com uma Senhora do Montijo (Aldeia Galega do Ribatejo) de nome Francisca Maria de Sousa, filha de Manuel Roiz de Alcaide e de sua mulher Maria de Sousa e Almada.

E é nesta vila que na era de 1600 encontro Julião de Goes casaco com Apolónia de Matos e pais de Luis de Goes de Matos , que penso terem descendencia em Goes e Matos Caupers e claro que devem ter muitos mais descendentes!
Luis de Goes de Matos e seus familiares tiveram o posto de Capitão do Porto do Montijo (Aldeia Galega do Ribatejo) e muito possivelmente também estariam ligados ao Porto de Lisboa e Setubal e demais Vilas maritimas da região. E assim se pode compreender o casamento de Tomás de Faria, natural de Setubal com Francisca Maria de Sousa , natural do Montijo.
Tenho de considerar que Luis de Goes de Matos e o meu 10ª avô Luis de Goes, têm grande probabilidade de serem parentes, embora desconheça o grau, partilham a mesma região, espaço temporal, estatuto social, Apelido familiar e muito importante o nome próprio.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=54982

Outros Goes encontrei em Setubal, estes ligados ao Poeta Manuel Maria Barbosa du Bocage, já no seculo XVIII.
Uma irmã do Poeta, natural de Setubal, de seu nome Maria Barbosa du Bocage, casou com Vicente de Paula de Figueiredo de Goes Sotomaior. Este descendente de Goes Sotomaiores com Morgadio em Évora e descendentes de Correias Pato, que são de Alhos Vedros, Alcochete e Montijo, e portanto ligados mais uma vez às Vilas que tratamos.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=122288

Creio que estes Goes, estarão todos ligados. Julião de Goes, pai de Luis de Goes de Matos (Lisboa?/Montijo?), Luis de Goes (Azeitão, Setubal), Maria de Goes Machado (Azeitão,Setubal) e Heitor de Almeida de Goes (tronco dos Goes Sotomaior, Bocage)

Com os melhores cumprimentos,

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias Faria e familia Goes de Setubal

#289880 | rafael | 25 out 2011 16:20 | Em resposta a: #289823

Caro João Gaspar

Li com muito interesse esta sua msg. porque tenho grande interesse no apelido Góis (Goes) ;isto é:SOBRE famílias deste apelido,sobretudo devido a ter antepassados deste apelido e que ainda foi usado por minha avó paterna-D.Maria Guerreiro de Goes (aqui no Genea), nat. da freg. de Santana da Serra-Ourique.
Estou a repetir-me,talvez,mas espero que me desculpem da redundância.

Tenho um livro da autoria do Eng.º João Nogueira Ramos-OS CAMINHOS dos GÓIS-trabalho este que engloba o que investigou e conseguiu reunir ".....tudo sobre Goes....";não só sobre esta notável vila beirã, como sobre a família histórica-Góis-suas armas, árvores genealógicas, origens,etc. e também a dispersão de famílias deste apelido não só em Portugal como no resto do Mundo. Recordo que tivemos um Embaixador do Brasil, em Portugal, deste apelido, já lá vão uns anos e tb. nessa ocasião se encontrava um representante da família -Góes, de Alenquer.Naturalmente que há-Góis-com ref.ª histórica e destacados, de outros que apenas usam tal apelido, prov. de apadrinhamento ou outra causa desconhecida sem nada a ver com os-Goes-família genealogicamente conhecida.

Mas, voltando ao assunto: no livro referido que distribui os goisianos residentes em Portugal,uns com apelido-Goes,outros usando-Góis, salienta como "núcleo significativo ,os do sul do concelho de Ourique (zona de Santana da Serra)",aos quais pertenço, daí o meu particular interesse e simpatia e q. tb. vêm ref.s no livro agora publicado de Luís Soveral Varella-Os Guerreiro da Comarca de Ourique.

Curioso tb., que já referi noutras msgs. estes "meus Goes, sob. os da herdada da Soalheira-Santana da Serra, apresentavam características fisicas bem definidas,lembrança que guardo de criança, quando nos visitavam.
Por isso irei lendo e anotando com especial agrado o que colocarem neste tópico sobre os-Goes e Góis, porque há quem os confunda com outra família-os Goios.

Os melhores cumprimentos,do

Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 01:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen