Arcebispos de Goa: Silva Torres e Amorim Pessoa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Heráldica | Regiões

Arcebispos de Goa: Silva Torres e Amorim Pessoa

#121584 | LCM | 26 jun 2006 10:11

Procruro dados genealógicos e heráldicos dos seguintes prelados de Goa:

D. José Maria da Silva Torres (1800-1854), Religioso da Ordem de S. Bento com o nome de Frei José de Sesus Maria Torres, Arcebispo de Goa (1844-1849) , Grã-Cruz da Ordem de Santiago e Par do Reino.

D. João Crisóstomo de Amorim Pessoa (1810-1888), Doutor em Teologia pela Universidade de Coimbra, Bispo de Cabo Verde (1859-1860) , Arcebispo de Goa (1862-1874) e de Braga (1876-1883).

Muito obrigado
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Arcebispos de Goa: Silva Torres e Amorim Pessoa

#123985 | hpessoa | 31 jul 2006 16:41 | Em resposta a: #121584

D. João Crisóstomo de Amorim Pessoa, nasceu na vila de Cantanhede, sede de
concelho, distrito de Coimbra. Filho de pais humildes, a casa onde nasceu, em pleno centro da vila foi demolida finais anos 80. Tinha na fachada frontal uma
placa de mármore, iniciativa da CM de Cantanhede assinalando o seu nascimento
na referida casa. Fundou o Hospital da vila. Existe na Biblioteca Municipal de Cantanhede uma biografia que foi publicada; não recordo o nome do autor
(eclesiástico) nem do editor.
Cumprimentos,
hpessoa

Resposta

Link directo:

RE: Arcebispos de Goa: Silva Torres e Amorim Pesso

#130121 | aguerreiro | 04 out 2006 15:51 | Em resposta a: #121584

D. José da Silva Torres era natural de Caminha e duma família principal desta terra com casa no terreiro da vila, que tem como característica os brasões picados. As armas por ele usadas podem ser vistas no asilo Silva Torres, pois lá estão.
De momento, estou a responder-lhe de memória, mas sei que existe algo publicado na obra "caminiana" que já não se publica, mas se tiver interesse irei procurar essa publicação

Resposta

Link directo:

RE: Arcebispos de Goa: Silva Torres e Amorim Pesso

#130130 | LCM | 04 out 2006 18:17 | Em resposta a: #130121

Caro A. Guerreiro,

Muito obrigado. Tenho o maior interesse em qualquer publicação onde aparçam representadas as armas do Bispo. Diz-me que estão no asilo Silva Torres. Em pedra? Onde fica o asilo, pois gostaria de contactar a instituição para pedir uma fotografia.

Com os melhores cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Arcebispos de Goa: Silva Torres e Amorim Pesso

#130139 | Francisco Póvoas | 04 out 2006 20:19 | Em resposta a: #130130

Caríssimo Lourenço Correia de Matos,

Existe um serviço de porcelana Companhia das Índias com as armas de D. José Maria da Silva Torres, dinastia Qing, reinado de Daoguang (cerca de 1850) (escudo oval partido, I- Silva, II - Torres. Coronel de sete pérolas, chapéu de púrpura, cordões e dez borlas por lado de verde). Podê-lo-á encontrar em A Porcelana da China e os Brasões do Império, de Nuno de Castro, p. 230. Informa o autor: Religioso da Ordem de S. Bento com o nome de Fr. José de Jesus Maria Torres, Arcebispo de Goa de 1843 a 1849, Grão-Cruz da Ordem de Santiago e Par do Reino em 1849. Nasceu em 1800 e faleceu em 1854. O serviço apresenta ainda as iniciais "JAPO" (José Arcebispo Primaz do Oriente) e "FMST" (Frei Maria Silva Torres).

Cumprimentos,

Francisco R. Almeida e Vasconcelos Póvoas

Resposta

Link directo:

RE: Arcebispos de Goa: Silva Torres e Amorim Pesso

#130141 | LCM | 04 out 2006 20:38 | Em resposta a: #130139

Caro Francisco Póvoas,

Muito obrigado pela sua mensagem. É exactamente por causa do serviço de loiça da china que procuro outras manifestações heráldicas do Arcebispo Silva Torres.

Cumprimentos,
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Arcebispos de Goa: Silva Torres e Amorim Pesso

#130142 | Francisco Póvoas | 04 out 2006 21:07 | Em resposta a: #130141

Caro Lourenço Correia de Matos,

Lamento então não poder ajudá-lo. Queria, contudo, perguntar-lhe se tem dados sobre a ascendência do referido prelado. É que tenho na minha ascendência materna vários indivíduos que usaram os apelidos Silva Torres e gostaria de saber se seriam seus parentes:

- Joaquim José Correia da Silva Torres * Vila Nova de Famalicão, 1836
- José Fortunato da Silva Torres * Ponte de Lima (pai do anterior)
- Francisco José da Silva Torres * Ponte de Lima (pai do anterior)
- D. Carlota Joaquina da Silva Torres * Paredes, 1806
- António José da Silva Torres * Paredes, 1763 (pai da anterior)


Muito obrigado.
Cumprimentos,

Francisco R. de Almeida e Vasconcelos Póvoas

Resposta

Link directo:

RE: Arcebispos de Goa: Silva Torres e Amorim Pesso

#130143 | LCM | 04 out 2006 21:14 | Em resposta a: #130142

Caro Francisco Póvoas,

Sei apenas que nasceu em Caminha a 14 de Outubro de 1800 e morreu em Lisboa a 7 de Novembro de 1854, filho de Domingos Francisco da Silva e de sua mulher Josefa Clara Rosa de Torres. No Arq. da Univ. de Coimbra não existe a sua certidão de baptismo no processo de professor.

Cumprimentos
LCM

Resposta

Link directo:

RE: Arcebispos de Goa: Silva Torres e Amorim Pesso

#130149 | Francisco Póvoas | 04 out 2006 21:40 | Em resposta a: #130143

Caro Lourenço,

Não é costume existir a certidão de idade no processo de professor. Dado que nasceu em 1800 muito dificilmente não existirá a exigida certidão de idade para a primeira matrícula na Universidade.

Cumprimentos,

Francisco Póvoas

Resposta

Link directo:

RE: Arcebispos de Goa: Silva Torres e Amorim Pesso

#130166 | LCM | 05 out 2006 02:31 | Em resposta a: #130149

Caro Francisco,

Nem uma nem outra. Na minha última visita ao AUC explicaram-me que a certidão de idade da matricula era por vezes aproveitada para os que ficavam como professores e incluida no seu processo. Disseram-me também que alguns estudantes levantavam a certidão que tinham entregue no acto de matricula. Verdade ou não, o facto é que o Arcebispo Silva Torres, para meu azar, é o primeiro estudante a quem não encontro certidão!

Cumprimentos
LCM

Resposta

Link directo:

RE: Arcebispos de Goa: Silva Torres e Amorim Pesso

#130175 | Francisco Póvoas | 05 out 2006 09:10 | Em resposta a: #130166

Caro Lourenço,

Se o Arcebispo Silva Torres também foi professor na Universidade poderá, encontrar alguns sobre a sua carreira académica, mas também alguns biográficos, na Memoria Professorum Universitatis Conimbrigensis. Com certeza que já consultou...

Cumprimentos,

Francisco Póvoas

Resposta

Link directo:

RE: Arcebispos de Goa: Silva Torres e Amorim Pesso

#130179 | LCM | 05 out 2006 10:02 | Em resposta a: #130175

Caro Francisco,

Para a biografia consultei o "Memoria Professorum..." e o "Dicionário Biográfico Parlamentar" mas nenhum é generoso em dados familiares e genealógicos, limitando-se à filiação.
Pensando bem no assunto, tenho ideia de que no processo de professor havia um apontamento da época com a filiação, referindo Caminha como nascimento e uma freguesia do Porto (como baptismo?). Infelizmente não encontro a nota que julgo ter tomado.

Cumprimentos
LCM

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 16:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen