Documento do sec. XVII

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Documento do sec. XVII

#12164 | FSA | 31 out 2001 17:25

Tenho um documento dos finais do séc. XVII, uma das trasladações feitas do testamento de uma antepassada minha, Ana Mendes, filha de António Lourenço, Familiar do Santo Ofício. Espero encontrar, no seu conteúdo, referências a outros elementos da sua familia, fundamentais para establecer as ligações que necessito integrar em estudo que estou a desenvolver sobre a vida de um padre que se chamou António Moreno, Capelão da Sé de Lisboa, no início do Séc. XVII.
Deparei-me com um problema inuntrapassável: O traslado do documento, pela sua caligrafia, é "intragável". Sem querer promover quaisquer prestações de serviços, pensei em pôr esta questão no Forum na esperança de algum dos Senhores me poder auxiliar, sugerindo alguém que trabalhe em algum arquivo ou algum genealogista habituado a ler os documentos mais imperseptíveis, constitua a solução possível a esta intransponível barreira com que deparei.
Desculpem a falta de objectividade mas quis dar algum fundamento ao meu pedido de auxílio.
Com os meus cumprimentos
Fernando Serrão d´Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Documento do sec. XVII

#12165 | fsomr | 31 out 2001 17:47 | Em resposta a: #12164

Caro Fernando,
Penso que o António Assis poderá ajudá-lo.
Tem o contacto dele neste forum em Louzeiro, da Messejana.
Cumprimentos,
fmr

Resposta

Link directo:

RE: Documento do sec. XVII

#12173 | Eduardo Albuquerque | 31 out 2001 22:29 | Em resposta a: #12164

Caro Fernando Serrão d'Andrade,

Na sequência da sua petição, venho manifestar-lhe a minha disponibilidade, sem qualquer tipo de encargos e obviamente sem compromisso de resultados.

Para o dito efeito, poderá enviar-me a digitalização do dito documento para:

eduardo.albuquerque@clix.pt

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Documento do sec. XVII

#12240 | FSA | 02 nov 2001 10:46 | Em resposta a: #12164

Caros Senhores FSMOR e Eduardo Albuquerque, os meus agradecimentos pela Vossa amável resposta.
Vivo no Porto e esse documento faz parte de um espólio que mantenho na minha casa do Sardoal.
O arquivo histórico de Abrantes a quem pus à disposição a totalidade do dito espólio, tem, nesta altura esse documento.
No fim de semana de 11/11/2001, Irei ao Sardoal e trago o Testamento em causa. Depois entro em contacto com Vas. Exas.

Resposta

Link directo:

RE: Documento do sec. XVII

#12319 | aeiou2 | 03 nov 2001 10:15 | Em resposta a: #12164

Caro Fernando Serrão d'Andrade,
O meu contacto infelismente não é para o ajudar,mas como falou em Sardoal,sabe algo sobre o(s) Wheelhouse?
Desde já agradeço a sua atenção
Um abraço
Maria Oom de Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Documento do sec. XVII

#13362 | FSA | 22 nov 2001 18:18 | Em resposta a: #12319

Exma. Maria Oom de Oliveira Martins,
Só agora lhe dou a breve resposta, que tenho para si, pois tenho andado arredado deste forum. O tempo é pouco para tudo o que se pretende fazer.
Mas, respondendo à sua solicitação, tenho a dizer-lhe que de facto existiu um Senhor de nome Raúl Weelhouse na minha Terra natal, o Sardoal, que era médico, um então velhinho muito distinto que morava na mesma rua e na casa de fronte à nossa. Eu era criança, ainda o conheci. Mas quando regressar ao Sardoal pergunto a um amigo, conhecedor interessado destas coisas, mais detalhes que decerto terá acerca desse médico Raúl Weelhouse, depois comunico.
Noentanto, e porque suponho que não haverá qualquer problema, se ligar o nº 241850000 (C.M. Sardoal) e pedir para falar ao Vereador Luís Gonçalves, terá decerto imediatas notícias acerca desse Senhor.

Resposta

Link directo:

RE: Documento do sec. XVII

#13443 | aeiou2 | 26 nov 2001 10:38 | Em resposta a: #13362

Muito obrigada.Por acaso já fui ao Sardoal há uns tempos atrás e contactei com o referido vereador da Câmara que foi muito simpático,mas ainda não tinha trabalhado as actas (reuniões da Cãmara) onde se poderão encontrar mais dados.Na altura tomei conhecimento da razão do seu exílio em França e anterior afastamento e proibição da prática de medecina nos hospitais estatais e da sua "estadia" no Tarrafal.Ainda conheci o filho também um Senhor,mas que teve dificuldade em falar nas dificuldades que tinham passado,pois foi educado apenas por sua Mãe já que o pai estava ausente e continuou ausente largos anos em França,acabando por casar com uma Senhora francesa.
Ao que sei o Dr Raúl Wheelhouse foi o médico que viu nascer Sardoal e arredores e em muitos casos graciosamente.
Sempre ao seu dispor
Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 jul 2024, 13:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen