Família Rodrigues Braga

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Arquivos

Família Rodrigues Braga

#121725 | acsilva | 27 jun 2006 20:00

Peço aos irmãos desse forum, que se puderem pesquisar os familiares de Manuel José Rodrigues Braga, nascido no arcebispado de Braga, enviem um resposta, pois estou pesquisando minha família.
A todos, obrigado pela atenção.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues Braga

#123385 | JMRcarvalho | 23 jul 2006 03:24 | Em resposta a: #121725

Caro acsilva

Eu tenho familiares Rodrigues Braga, minha avó chamava-e Isaura Rodrigues Braga e vivia na freguesa de Figueiredo, Braga.
Em que data nasceu o Manuel José Rodrigues Braga?

cumprimentos,
JMRCarvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues Braga

#123432 | acsilva | 23 jul 2006 18:59 | Em resposta a: #123385

Caríssimo JMRcarrvalho.

Foi com alegria que recebi vossa resposta.

Manuel José Rodrigues Braga nasceu no arcebispado de Braga, depois de 1700 e antes de 1800, uma vez que a data do seu casamento aqui no Brasil é de 1789.
Ele foi um homem importante para a fundação e povoamento de uma das cidades mais bonitas do Ceará - Icapuí.
Tenho a genealogia dele aqui no Brasil, faltando encontrar registros aí em Portugal. Ficarei muito feliz se por ventura vossa avó, Rodrigues Braga pertencer ao mesmo ramo da família.
Um afetuoso e respeitoso abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues Braga

#125029 | jacrb | 16 ago 2006 00:15 | Em resposta a: #121725

Meu avô chamava-se Jose Rodrigues Braga e nasceu, creio, em 1860.
Foi oficial do exército, médico e deputado na 1ª República.
Viveu em Braga, donde é natural a família e aí faleceu em 1941.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues Braga

#125044 | acsilva | 16 ago 2006 10:59 | Em resposta a: #125029

Olá jacrb.

Não tenho dúvidas que é nosso parente.

Voce mora em Portugal ou no Brasil?

Se quiser saber mais sobre os Rodrigues Bragas esvreva para meu e-mail pessoal:
cacosilv@hotmail.com.

Abraços.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues Braga

#125187 | jacrb | 18 ago 2006 11:23 | Em resposta a: #125044

Moro em Portugal e sou natural de Braga.
Gostava de saber mais sobre essa família, embora tenha dúvidas que seja a mesma.
Será que algum antepassado, irmão ou tio de meu avô terá emigrado para o Brasil?
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues Braga

#125214 | acsilva | 18 ago 2006 18:05 | Em resposta a: #125187

Sim.

Manuel José Rodrigues Braga (vindo de Braga), casou-se cá no Brasil em 1789 com a Senhora Maria de Sousa da Conceição, filha do também Portugues - Antonio De Souza Machado.

Tiveram vários filhos, uns dos quais, Belmino Rodrigues Braga que casou-se com
Alexandrina Pereira Braga e tiveram minha bisavó, Maria Idalina Rodrigues Braga.

Ele foi um homem muito importante para o povoamento da nossa região -Icapui-Ce, tendo sido o capitão-mor, responsável pela segurança do nosso litoral.

Tenho o arquivo do trabalho de genealogia e posso lhe enviar.
meu endereço pessoal é: cacosilv@hotmail.com

Um grande e fraternal abraço das terras de cá.

Antonio.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues Braga

#127554 | kalis | 06 set 2006 02:19 | Em resposta a: #125187

Bom dia,
estou seguindo com curiosidade a discussão nascente da família Braga, justamente porque tenho também antepassados nesta família. Tomem nota, por favor, destas informações e se acaso puderem complementar com alguns dados, entrem em contato:

--------José Rodrigues Braga (foi meu Sexto-avô) - natural de São Martinho do Couto de Moure, Arcebispado de Braga, já falecido em 1798 (segundo inventário da sogra no site do Projeto Compartilhar). Era filho de João Fernandes e Benta Rodrigues. Casou-se com Bernardina Caetana do Sacramento em Barbacena, Brasil, na Capela de São José do Ribeirão aos 22-04-1761. Foi proprietário da Fazenda do Pinhal onde morava.
(Bernardina Caetana do Sacramento era natural de Barbacena, filha de Joze de Utra e de Francisca Maria do Sacramento, ambos vindos dos Açores). Bernardina faleceu aos 02-04-1825 com testamento redigido na Vila de Barbacena aos 2-10-1818. José Rodrigues Braga e Bernardina Caetana tiveram 13 filhos, dois deles foram meus Quintos-avós (na época, a família casava-se entre primos, até a geração de meus avós que eram primos-irmão).

--------Miguel Rodrigues da Costa (foi meu Sétimo-avô), casado com Inácia Pires, naturais da Freguesia de São Miguel das Marinhas, Comarca de Barcelos, Arcebispado de Braga. Foram pais, entre outros, de:

1- Manoel Rodrigues da Costa - Em 1783 era Coronel do Primeiro Regimento de Cavalaria de Auxiliares da Comarca do Rio das Mortes, Minas Gerais, Brasil. Era natural da freguesia de S. Miguel das Marinhas, casado com Joana Teresa de Jesus, natural da freguesia de Carijós (filha de José da Costa de Oliveira, natural da freguesia de S. Vitor da cidade de Braga e sua mulher Leonor Pereira de Jesus natural da freguesia dos Carijós).
Manoel Rodrigues da Costa aconselhou o nome do Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, para a missão de perito que deveria examinar os sertões de Minas, dando atenção sobre as possibilidades auríferas da região, além da quantidade de pessoas que o local poderia acomodar. Foi proprietário da fazenda histórica do Registro Velho.
Manoel foi pai do Inconfidente do mesmo nome, Manoel Rodrigues da Costa, padre, colega de Tiradentes.

2- Capitão João Rodrigues da Costa (meu Sexto-Avô), natural da freguesia de S. Miguel das Marinhas Termo da vila de Espozende, Arcebispado de Braga. Casou-se no Brasil com Felícia Maria da Fonseca, natural de Prados (filha do Capitão Luiz Marques da Fonseca natural da vila de Santarem e de Rosa Maria de Bessa natural do Rio de Janeiro). Felícia faleceu viúva, com testamento, aos 19-09-1810. Eram proprietários das Fazendas o Pilar e o Esmeril.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues Braga

#204879 | Paciencia | 06 ago 2008 00:19 | Em resposta a: #127554

Sou Paulo Cesar Resende BRAGA ( 09/06/1947) nascido em BH, filho de José do Carmo BRAGA ( 16/07/1917 fal 02/03/2003 ) nascido em Engenheiro Corrêa, distrito pertecente ao municipio de Ouro Prêto ,neto de José Estevam BRAGA ( 26/12/1885- fal. 17/06/1950 ) nasc. na Fazenda do Varjão em Santo Antonio do Monte , próximo de Engenheiro Corrêa pertencente a Ouro Prêto,bisneto de Joaquim RODRIGUES BRAGA nasc. em 1863 na Fazenda Pé do Môrro , Bação, pertencente ao municipio de Itabirito ,naquela epóca chamada Itaubira do Campo ou Itabira do Campo, e fal. em 04/06/1942, todos nascidos em Minas Gerais, Brasil, trineto de Antonio Duarte BRAGA e Maria Justina RODRIGUES nascidos por volta de 1840 e dos quais ainda não consegui identificar origem. Qualquer notícia serei grato,

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues Braga

#253870 | Silvia Larissa | 28 abr 2010 16:25 | Em resposta a: #204879

Bom dia!
Estou estudando sobre minha família que também tem passagem por Bação (Itabirito)
Meus bisavós:
Benjamim de Souza Braga casou -se com Maria Cândida Ribeiro
País de constantino de souza Braga - Meu avó
Manoel de Souza Braga casou-se com Maria Felícia de Souza
País de Conceição de Souza Braga - Minha Avó
Meu Pai: constantino de souza Braga Filho que casou-se com Maria Doloreres Braga
País de Silvia Larissa Braga

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues Braga

#253892 | Paulo Cesar Braga | 28 abr 2010 22:18 | Em resposta a: #253870

Boa noite Silvia,
Meu bisavô Joaquim Rodrigues Braga, nasceu no Bação em 1863,teve 4 filhos,sendo que uma delas, chamada Maria Magdalena Braga,casou com um primo em 1º grau de nome Constante Braga. Tiveram 10 filhos sendo o mais velho de nome Constante Braga Filho. Hoje a Fazenda que fica próximo ao Bação, na estrada que liga Itabirito a Ouro Branco e no trevo que vai para São Gonçalo Do Bação,pertence à Constante Braga Neto. Vou confirmar o nome Constatino.
Existe em Itabirito uma emprêsa de onibus de nome Souza Braga.
Por coincidência tenho uma filha chamada Silvia Braga.
Se tiver alguma noticia, me informe
Abraços,
Paulo Braga

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues Braga

#254058 | Paulo Cesar Braga | 02 mai 2010 01:27 | Em resposta a: #253892

Boa noite Silvia,
Estive em Itabirito e São gonçalo do Bação este sabado e o nome correto é Constantino Braga de Lima. E só exite hoje viva, uma filha dêle conhecida como Manoca, que mora em Engenheiro Corrêa que fica a 14 km de Itabirito.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues Braga

#254133 | Paulo Cesar Braga | 03 mai 2010 16:47 | Em resposta a: #253870

Bom dia Silvia,
Manoel de Souza Braga, filho de Antonio José de Souza e Maria Antonia Braga casu-se aos 21 anos com
Maria Felicio de Souza, 15anos, filha de Antonio Felicio Gomes e Anna Rosa de Souza .
Dia 14/10/1899 na casa do 1º Juiz de Paz José gomes de Moura Lima
Certidão de casamento disponivel em: Registro de Casamento (1889-1909) São Gonçalo do Bação.( Google )
Arquivo Digital de Itabirito. ( Google )

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues Braga

#254137 | Silvia Larissa | 03 mai 2010 17:33 | Em resposta a: #254133

Nossa, Paulo, vou averiguar, mais já ouvi falar que Antonio José e Maria Antonia eram bisavos do meu pai.
Vou confirmar e te informo.
Muito obrigada pela ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues Braga

#254152 | Paulo Cesar Braga | 03 mai 2010 21:46 | Em resposta a: #254137

Silvia,
Nesta pesquisa também descobri o atestado de óbito de meu triavô que faleceu em 1900, bem como nasceu em 1833,
e o nome dos meus tetraavós que devem ter nascido por volta de 1800.
A fazenda fica perto da Capela de Santo Antonio do Monte, que remonta ao inicio do seculo XVIII (1730 a 1735) temos registros de 35 sepultamentos lá.
Todo ano fazemos uma festa em homenagem a Santo Antonio, no mês de junho.
Se você não conhece São Gonçalo do Bação, não deixe de ir lá, pois está conservada e nos finais de semana é muito animada.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues Braga

#254197 | Silvia Larissa | 04 mai 2010 20:22 | Em resposta a: #254152

Olá Paulo!

Verifiquei e realmente A certidão de casamento é dos meus bisavós. Achei ainda nos arquivos digitais a certidão de casamento da irmã mais velha da minhã vó, muito bacana. Tenho certeza que vou conseguir mais informações, estou no caminho certo.
Já marquei uma visitar a uma tia do meu pai, Tia Judite Braga (Irmã da minha vó Conceição de souza Braga) que mora em Itabirito, creio que ela pode me ajudar bastante.
Obrigada pela dica.

Abs.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues Braga

#254281 | Paulo Cesar Braga | 05 mai 2010 22:49 | Em resposta a: #254197

Larissa,
Existe um proclama de casamento Nº 64 de Benjamin de Souza Braga, filho de Antonio de Souza Lima e Maria Antonia Braga,que deve ser irmão de Manoel de Souza Braga, cujos pais eram Antonio José de Souza e Maria Antonia Braga pórem com Maria Basilia da Conceição.em 21/02/1895.
Você disse que sua bisavó chama-se Maria Candida Ribeiro.
Pode ser coincidência de nomes do Benjamin ou elê ter ficado viuvo e casado novamente

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues Braga

#254298 | Silvia Larissa | 06 mai 2010 14:30 | Em resposta a: #254281

Vou verificar, será muita coincidencia se não for, porque realmente meus avós eram primos, só não sei em que grau.
Mais os nomes dos Pais são diferentes:
Filiação: Benjamim de Souza Braga conforme consta na proclamação
Antonio de Souza Braga Lima e Maria Antonia Braga

Filiação: Manoel de Souza Braga
Antônio José de souza e Maria Antonia Braga

Tem uma diferença no nome dos antonios...vou verificar.

Obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues Braga

#254303 | Paulo Cesar Braga | 06 mai 2010 17:43 | Em resposta a: #254298

Larissa
O nome do pai do Benjamin é Antonio de Soza Lima e do Manoel era Antonio José de Souza. que podem ser a mesma pessoa.
Benjamin tinha 23 anos em 1895 e Manoel 21 anos em 1899, portanto Benjamin era 8 anos mais velho do que Manoel.
A minha bisavó aparece com os nomes de
Helena Stephania de Jesus
Helena Stephania Gomes de Jesus e
Helena Stephania Braga.
O sobrenome Braga e outros relativos a região de Portugal de onde vieram ,era anexada aos sobrenomes de origem: Souza, Gomes, Moura.Silva e outros
Os novos cristãos recebiam sobrenome de eventos da naturesa: Lima, Oliveira, Pereira,Lago,Rios,Jardim,.
Muitas vêzes o nome aparece diferente, por erro de informação das próprias partes ao Juiz de Paz ou Escrivão.
Uma grande maioria das pessoas eram analfabetas e as assinaturas eram eram feitas por terceiros como representantes, ou "arrogo" como aparece nos documentos.
Abraços e boa sorte nas pesquisas.
Paulo Braga .

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues Braga

#254304 | Silvia Larissa | 06 mai 2010 18:09 | Em resposta a: #254303

Olá Paulo!

Que ótima notícia, essa informação ajuda muito.
Obrigada mais uma vez.

Abs.

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues Braga

#415213 | MariaAngélica | 30 mai 2019 20:55 | Em resposta a: #254152

Boa tarde, Paulo Cesar!
Sou descendente de Manoel Rodrigues braga, nascido em 1749 (aproximadamente) na Freguesia de São Miguel da Cunha - Arcebispado de Praga. Em meus registros, ele se casou em 7/02/1763, com Antônia da Silva Vieyra, nascida em 22/08/1748, no Bispado de Mariana/MG/Brasil.

O filho deles, Tenente Miguel Rodrigues Braga, nascido na cidade de Pitanguy, MG, casou-se com Angélica Maria da Silva Capanema e são bisavós de meus avós José Baptista dos Santos, pai de minha avó paterna e Thereza Angélica dos Santos, mãe do meu avô paterno, ambos de Santo Antônio do Monte.

Interessei-me porque você citou parentes seus em Santo Antônio do Monte.
Será que você consegue estabelecer relações entre os meus e seus parentes? Agradeço

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues Braga

#439953 | geraldo luciano | 15 mar 2022 18:49 | Em resposta a: #415213

Também sou descendente do Manoel Rodrigues Braga. Meu bisavô Hortopolis Rodrigues Braga casou-se com Anna de Moraes Navarro e veio para Bom Despacho-MG. Em BD tiveram a filha Isabel Rodrigues Braga (ou Isabel da Silva Braga), meu avó paterna. Somos parentes.

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues Braga

#439954 | geraldo luciano | 15 mar 2022 18:51 | Em resposta a: #415213

Tenho um livro que relata todos os descendentes de Manoel Rodrigues Braga. Posso de mandar cópia da parte referente à nossa família.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 07:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen