Monjas do Convento S. Bento de Ave-Maria do Porto

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Monjas do Convento S. Bento de Ave-Maria do Porto

#121822 | Arciuli | 28 jun 2006 20:18

Boa tarde!

Há algum tempo que procuro uma lista das religiosas que, entre finais do século XVII e inícios do século XVIII, pertenceram ao Convento de S. Bento de Ave-Maria do Porto. Contudo, nada tenho conseguido localizar. Pergunto-me mesmo se existirá!

Por isso, se algum dos confrades tiver conhecimento de qualquer pista para aí chegar, agradeço desde já o favor de mo advertir.

Atentamente,

Arciuli

Resposta

Link directo:

RE: Monjas do Convento S. Bento de Ave-Maria do Porto

#121843 | vbriteiros | 28 jun 2006 23:54 | Em resposta a: #121822

Já tentou o Arquivo Distrital do Porto( Convento de S. Bento) ? Poderá fazê-lo por e-mail.
Também tera´algo no Arquivo Municipal do Porto ( Casa do Infante) .
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Monjas do Convento S. Bento de Ave-Maria do Porto

#121863 | Arciuli | 29 jun 2006 09:49 | Em resposta a: #121843

Caro Vasco Briteiros:

Muito obrigado pela sua ajuda!

Já consultei, efectivamente, o ADP, mas de nada me valeu. Resta-me a segunda pista que me apresenta, a do AMP. Há que tentar!

Com gratidão,

Arciuli

Resposta

Link directo:

RE: Monjas do Convento S. Bento de Ave-Maria do Po

#121873 | ILencastre | 29 jun 2006 12:39 | Em resposta a: #121863

As religiosas do convento de S. Bento de Avé Maria estão sepultadas no Cemitério do Prado do Repouso, senão todas pelo menos parte delas.
Existe uma tese na FLUP, sobre o convento, vou procurar o nome da autora e comunico-lhe mais tarde.
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Monjas do Convento S. Bento de Ave-Maria do Po

#121884 | tfp | 29 jun 2006 14:27 | Em resposta a: #121863

Caro Arciuli,

Na Torre do Tombo há um fundo referente ao Mosteiro de S. Bento de Avé Maria, julgo que com 21 livros. Não percebo muito bem o porquê de estes livros estarem dispersos, pois o mesmo se verifica relativamente ao Real Recolhimento do Anjo tambem do Porto.

Ainda relativamente ao Convento do Anjo os livros de entradas estavam na Torre do Tombo, por isso não estranhe se o mesmo se verificar para o Mosteiro de S. Bento de Avé Maria.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Monjas do Convento S. Bento de Ave-Maria do Po

#121935 | Arciuli | 30 jun 2006 02:31 | Em resposta a: #121884

Cara Maria Isabel, Caro Tiago Faro Pedroso:

Antes de mais, muitíssimo obrigado pelas informações que me fizeram chegar!

Relativamente ao Cemitério do Prado do Repouso, acaso saberão dizer-me se há alguma entidade que disponha de uma relação dos nomes de quem aí foi sepultado? A existir, seria, segundo creio, a Junta de Freguesia do Bonfim, no Porto?

Reconhecido e com sinceros cumprimentos,

Arciuli

Resposta

Link directo:

RE: Monjas do Convento S. Bento de Ave-Maria do Po

#121972 | ILencastre | 30 jun 2006 20:16 | Em resposta a: #121935

Caro Arciuli,
o Cemitério do Prado do Repouso, é um dos 2 cemitérios municipais, da cidade do Porto. Poderá obter mais informações na Rua do Bolhão, 164-4º, onde se localiza a Divisão Municipal encarregue da gestão cemiterial.
Quanto à tese de que lhe falei, ainda não tive oportunidade de localizar o nome da autora, mas não me esqueci.
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Monjas do Convento S. Bento de Ave-Maria do Po

#122088 | Arciuli | 03 jul 2006 10:49 | Em resposta a: #121972

Uma vez mais, muito obrigado, Maria Isabel!

Não se preocupe, pois não tenho especial urgência.

Cumprimentos,

Arciuli

Resposta

Link directo:

RE: Monjas do Convento S. Bento de Ave-Maria do Po

#123964 | ppl | 31 jul 2006 10:15 | Em resposta a: #121884

Caro Tiago,
Pedindo desculpa por estar a utilizar um tópico sem nada a ver com o assunto, gostaria de saber se tem contactos de genealogistas brasileiros, designadamente do Ceará, que me possam ajudar a procurar uns ascendentes Albuquerque que por lá tenho e que procuro em vão há anos. Quem me sugeriu o seu nome foi o meu sobrinho Luís Cabral Oliveira.
Obrigado e um abraço
Pedro Pedroso de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Monjas do Convento S. Bento de Ave-Maria do Po

#123968 | manelsp | 31 jul 2006 10:55 | Em resposta a: #122088

Caro Arciuli

desculpe intrometer-me mas não sei se lhe interessa para o efeito que pretende, mas já viu se na torre do tombo, no arquivo histórico do ministério das finanças, há alguma coisa? quando foi da extinção das ordens religiosas fizeram-se uma série de inventários de pessoas e bens dos diferentes mosteiros. Só é uma pista, pois não conheço a data de encerramento do mosteiro de S. Bento mas talvez haja algo por lá no caso de ter ido nessa leva.
com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Monjas do Convento S. Bento de Ave-Maria do Po

#123969 | Arciuli | 31 jul 2006 12:07 | Em resposta a: #123968

Muito obrigado, "Manelsp", pela pista de pesquisa que teve a amabilidade de me indicar!

Sinceros cumprimentos,

Arciuli

Resposta

Link directo:

RE: Monjas do Convento S. Bento de Ave-Maria do Po

#123971 | Marco | 31 jul 2006 12:20 | Em resposta a: #123969

Caro Arciuli,

Talvez encontre pistas neste livro:
"Ordens religiosas em Portugal: das origens a Trento - guia histórico". Bernardo de Vasconcelos e Sousa (dir.), Isabel Castro Pina, Maria Filomena Andrade, Maria Leonor Ferraz de Oliveira Silva Santos. Lisboa: Livros Horizonte, 2005. p. 87-88. Apresenta informação relativa à localização geográfica, à história, às fontes impressas, aos estudos, ao estado actual do edifício e à localização das fontes manuscritas (inclui as unidades de descrição relacionadas). ISBN: 972-24-1433-X.

Cumprimentos

José antónio Reis

Resposta

Link directo:

RE: Monjas do Convento S. Bento de Ave-Maria do Po

#124019 | Arciuli | 01 ago 2006 06:18 | Em resposta a: #123971

Caro José António Reis:

Muito agradeço a sua indicação. Confesso que desconhecia esta obra!

Saudações cordiais,

Arciuli

Resposta

Link directo:

RE: Monjas do Convento S. Bento de Ave-Maria do Po

#126432 | mtt | 30 ago 2006 06:06 | Em resposta a: #121972

Cara Isabel
Penso que não encontrará a tese que procura.
Muito provavelmente, quis referir-se a uma tese de mestrado em História Moderna, da autoria de Maria Eugénia Matos Fernandes, “O Mosteiro de Santa Clara do Porto em meados do séc. XVIII (1730-80)”, publicada, sob os auspícios do Arquivo Histórico da CMP, em 1992.
Não conheço a obra em causa, sobre a qual ouvi os mais calorosos elogios, mas, em tempos, confrontado com a problemática que originou este tópico, contactei, pelo telefone, a autora. Muito simpaticamente mostrou a melhor das disponibilidades e, sem sombra de enfado, deu-me todas as indicações que lhe pedi, mas... apesar de me ter garantido que havia trabalhado, anos antes, no Arquivo Municipal do Porto, sentada a uma secretária que tinha por trás uma enorme estante com os livros de São Bento da Avé Maria, o que é certo é que os livros não apareceram.
Consta que foram para Lisboa, mas ninguém sabe ao certo.
Como eu apenas pretendia obter dados sobre três freiras que ainda estavam em vida na década de 50 do séc. XIX, muito depois de ter entrado em vigor a legislação do António Joaquim de Aguiar, o conselho que ela me deu – e que eu daria aos intervenientes neste tópico se a realidade me não tivesse, entretanto, mostrado a mais feia das suas caras – foi que procurasse nos livros de notas dos tabeliães portuenses, os contratos que as professandas (se a palavra existe) estabeleciam com o convento. Descreveu-mos como sendo documentos encantadores, com todos os dados da jovem, dos seus familiares e até de amigos que faziam questão de honrar a cerimónia com a sua presença e que assinavam como testemunhas.
Procurei em todos os POs do Porto, e penso que também de Gaia, entre 1810 ou 1820 e 1834, sem nada encontrar.
Pedi a um amigo que, na época, tinha relações privilegiadas nos arquivos da diocese do Porto, se descobria por lá onde os contratos passaram a ser lavrados e registados.
Com a gentileza que lhe é peculiar, procedeu às necessárias averiguações... sem qualquer resultado positivo.
Explorei, também, a trasladação geral que se efectuou quando a última freira morreu. Recordo até que era uma tia da mulher de Arnaldo Gama, que fora, tal como aliás a sobrinha, belíssima em jovem, segundo as mais competentes opiniões contemporâneas. Fora a última freira a professar no convento e chamava-se Maria da Glória Dias, se a memória me não engana. A sensação que as notícias de jornal me deixaram é que a trasladação foi feita como quem transporta velhos trastes para o sótão. A única coisa com piada foi ter aparecido um esqueleto com grilhetas nos tornozelos.
Face a isto, a pergunta que apetece fazer é a seguinte: Será que o convento existiu, ou trata-se de uma lenda destinada a assustar as miúdas que não querem comer a sopa?
A resposta é que existiu, os livros também, e, naturalmente, ainda existem. O meu palpite é que devem estar na Torre do Tombo. Penso que alguém deve ter entendido que deviam ser conservados junto com outros da mesma Ordem de São Bento.
A outra questão é que me parece ser mais misteriosa e para ela não tenho qualquer resposta: Onde foram registados, nos últimos 25 anos de vigência da legislação anterior a 1834, os contratos entre as candidatas a professar e o convento?
Certo é que não transportaram para Lisboa os livros de notas, pois eles estão lá onde deviam estar. Terá mudado a legislação ou terão mudado os costumes, entre finais do séc. XVIII e 1834?
Lamentando vir apenas contribuir negativamente para o tópico, fico na esperança de que ainda surgirá alguma esclarecida intervenção, que possa trazer alguma luz a este nebulosíssimo mistério.
Atenciosamente,
MTT.

Resposta

Link directo:

RE: Monjas do Convento S. Bento de Ave-Maria do Po

#126440 | tmacedo | 30 ago 2006 10:26 | Em resposta a: #126432

Caro (a) MTT:

Já temos duas últimas freiras de S. Bento de Avé Maria, que terão inspirado Arnaldo Gama no romance "A última dona de S. Nicolau". Já o li há tanto tempo que tenho medo de me enganar no título. A tia da mulher de Arnaldo Gama seria lá mesmo professa? Peço-lhe desculpa pela minha dúvida. Sempre ouvi dizer na família de minha mulher que a última freira de S. Bento de Avé Maria tinha sido uma Gertrudes Magna de Vasconcelos, nascida em Guidões em 1810/1811, irmã mais nova do 3º avô de minha mulher. Isso mesmo é referido numa monografia de Guidões, actual concelho da Trofa, na antiga terra da Maia, do início do século xx, escrita não sei se pelo abade Sousa Maia se por um padre Azevedo.
Vi, em livros de notários do Porto (vou procurar o cartório), vários contratos assinados por ela e pelos irmãos para partilharem bens paternos.
Com os melhores cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Monjas do Convento S. Bento de Ave-Maria do Po

#126540 | mtt | 30 ago 2006 19:49 | Em resposta a: #126440

Caro António Taveira
Existem aqui duas questões independentes.
Uma coisa é ter sido a última freira a ter professado em São Bento da Avé Maria, e outra é ter sido a última sobrevivente de entre as freiras que professaram no dito convento.
Quanto à primeira, a minha fonte (que agora fui verificar) é o Prólogo a um livro de Augusto Gama (filho de Arnaldo Gama), “Comédia a sério” (Porto, 1883), onde Camilo Castelo Branco afirma o seguinte:

Em uma d’essas três noites de outeiro, em 1852, Arnaldo Gama e eu fomos convidados a tomar chá, em uma casa fronteira do convento. Morava ali o irmão de uma das religiosas beneditinas, a senhora D. Maria da Glória, que ainda vive, que era bela nesse tempo, e havia sido a última freira professa.

Claro que uma fonte literária nada vale quando confrontada com um registo formal, pois pode tratar-se apenas, como é o caso do texto que cito, de algo escrito ao correr da pena, sem pretensões de exactidão absoluta. Se, porventura, possue informação baseada em mais credível fonte, concordaremos em que a glória, que a dama ostenta no nome, encontraria fundamento apenas na beleza e não no facto de ter sido a última a ter professado.
Decerto que a freira preferia aquela de preferência a esta.
Quanto à segunda questão, a nota que tenho apontada é ambígua, pois afirma apenas que n’“O Tripeiro” (VI série, ano III, p. 241), se encontra um artigo que afirma ter sido Maria da Glória Dias Guimarães, a última freira de São Bento. Penso que o autor do artigo terá pretendido significar que ela fora a última sobrevivente, mas não o posso garantir, por não possuir o volume em causa. Alguém que o possua poderá confirmar se assim é ou não. Se o que lá consta não fôr claro, poder-se-á sempre consultar a imprensa do Porto, recuando a partir de 3 de Setembro de 1894, data da trasladação, que só foi possível executar após a morte da última religiosa.
Neste segundo caso já é mais difícil decidir qual das duas glórias a freira preferiria.
Quanto ao livro de Arnaldo Gama, “A Última dona de S. Nicolau”, a sua memória traíu-o: a acção passa-se em finais da Idade Média, e trata, se bem me lembro, pois li-o em miúdo, de umas mulheres emparedadas numa casa, que penso nem seria um convento regular mas apenas um recolhimento ou coisa assim, que tenho ideia de se localizar numa das duas ruas antigamente chamadas da Ferraria.
Atenciosamente,
MTT.

Resposta

Link directo:

RE: Monjas do Convento S. Bento de Ave-Maria do Po

#126545 | tmacedo | 30 ago 2006 20:08 | Em resposta a: #126540

Caro (a) MTT:

Tem toda a razão. A acção da "Última Dona de S. Nicolau", passa-se nouto local, no tempo e no espaço. Traiu-me a memória.

Vou ver o que diz a monografia de que falei. Em relação aos cartórios notariais, transcrevi vários contratos em que interveio aquela Gertrudes Magna e seus irmãos. Vou ver qual o cartório e depois comunicar-lhe-ei.
Obrigado,
Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Monjas do Convento S. Bento de Ave-Maria do Porto

#127953 | aeiou2 | 10 set 2006 17:22 | Em resposta a: #121822

Boa tarde,

Não li todas as respostas, mas por acaso encontrei Mosteiro de S.Bento de Avé-Maria quando pesquisava em, TTonline, outro assunto.Talvez consiga saber alguma coisa do que pretende

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Monjas do Convento S. Bento de Ave-Maria do Porto

#128021 | Arciuli | 11 set 2006 09:30 | Em resposta a: #127953

Mutíssimo obrigado, prezada Maria, pela sua achega!

Atenciosamente,

Arciuli

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 17:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen