Enigmas da investigaçao genealogica

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Património | Regiões

Enigmas da investigaçao genealogica

#121888 | Jotri | 29 jun 2006 15:14

«Livros de Genealogia do séc. XVIII (do morgado de Cavaleiros), desaparecidos
Quinta do Furadouro, Caldas da Rainha, dos morgados de Cavaleiros da Casa do Arco em Guimarães»

Caros Confrades
No estudo «Velhas Casas XI – a do Arco na Rua de Santa Maria em Guimarães», da autoria da investigadora Maria Adelaide Pereira de Morais (1), e no subtítulo «Genealogia dos Ferreira de Eça, morgados de Cavaleiros, senhores da Casa do Arco (15??-1817)», esta autora menciona que Manuel Ferreira de Eça (f. 1724), 10º senhor da casa de Cavaleiros, e vários outros morgados, casado em 1683 com Francisca Benta Josefa de Távora, vivia em 1687 na sua QUINTA DOS CAVALEIROS (p. 204), e faleceu a 21-I-1724 na Casa do Arco, em Guimarães, aí “ESCREVENDO COM INDAGAÇÃO E VERDADE FOY MUITO APLICADO AO ESTUDO DA GENEALOGIA” tendo deixado “QUATRO VOLUMES MANUSCRITOS” sob o título «FAMÍLIAS ILUSTRES DE PORTUGAL» que segundo a autora, citando outros autores, estão “hoje de paradeiro incerto” (p. 208).
Ora sucede que em Agosto de 1994, procurando elementos sobre um descendente desta família – D. Diogo José Ferreira de Eça Meneses (1772-1862), 3.º conde da Lousã por casamento, filho do 1.º conde de Cavaleiros – deparei com a magnifica CASA E QUINTA DO FURADOURO, armoriada com uma belíssima pedra de armas com um escudo partido de Ferreira e de Eça (2).
Foi nesta Quinta do Furadouro, não muito longe da Freguesia do Vau, no concelho de Óbidos, que à data era sede da empresa de celulose «CELBI», que faleceu a 13-V-1807 D. Rodrigo de Meneses (f. 1807), 1.º conde de Cavaleiros, amargurado com o destino do país e de sua filha D. Eugénia José de Meneses, cujos rumores a davam grávida do Rei D. João VI.
A casa tem no seu interior um pequeno claustro, certamente resultante da sua reconstrução sobre um antigo convento ligado aos monges das Berlengas (?).
Quando encontrei a citada quinta dos Ferreiras de Eça, a qual posteriormente passou por compra à família Pinto Basto, cheguei à fala com o Sr. Silveira, que penso ser quadro superior da «CELBI», originário de Santarém e então residente nas Caldas da Rainha, o qual se prontificou a mostrar algumas partes mais notáveis da referida casa e a referir-me alguns elementos do historial da mesma propriedade.
Ora sucede que este senhor Silveira contou-me que em obras de recuperação feitas pela «CELBI» tinham sido encontrados, numa parede entaipada da casa, “quatro volumes manuscritos de genealogia” que estavam bem guardados pela empresa. Disse-me ainda que ele próprio tinha verificado haver um livro manuscrito do mesmo tipo e com a mesma caligrafia na biblioteca das Caldas da Rainha.
Os três livros manuscritos que o citado senhor Silveira referiu terem sido encontrados, assim como um outro que ele encontrou na Biblioteca das Caldas, nada mais serão do que os quatro volumes procurados pela investigadora Maria Adelaide Pereira de Morais, e por outros genealogistas…
Muito tempo depois voltei à Biblioteca das Caldas e eu próprio vasculhei a mesma em busca do 4.º livro que me foi referido estar aí, porém sem o menor sucesso.
Quanto à «CELBI» e ao citado senhor Silveira, nunca mais os contactei, até por falta de disponibilidade da minha parte.
Aqui deixo testemunho destas informações para que alguém, com mais disponibilidade e interesse, delas tire proveito para investigação genealógica.
Apenas solicito que tenham a amabilidade de me porem ao corrente se os mesmos livros forem encontrados.
––––––––––––––––
Notas:
(1) – in ARQUIVO MUNICIPAL ALFREDO PIMENTA – «Boletim de Trabalhos Históricos», vol. XLI, Guimarães, 1990, p. 123-299.
(2) – Talvez a pedra de armas que a mesma autora diz se encontrar perdida depois de ter sido apeada da Quinta de Cavaleiros, na freguesia de S. Martinho do Outeiro, junto a Bagunte, termo de Vila do Conde (p. 158).
––––––––––––––––-
João Trigueiros
jotri@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Enigmas da investigaçao genealogica

#121944 | Jotri | 30 jun 2006 09:27 | Em resposta a: #121888

?

Resposta

Link directo:

RE: Enigmas da investigaçao genealogica

#140056 | Jotri | 12 jan 2007 18:09 | Em resposta a: #121944

?

Resposta

Link directo:

RE: Enigmas da investigaçao genealogica

#141122 | josefdasilva | 22 jan 2007 13:10 | Em resposta a: #121888

Caro Senhor,

Busco um Capitão-mor Gregório Pereira d'Eça, que foi padrinho de uma criança na Igreja de São João Baptista de Óbidos, em 1741. A família desta criança tinha boas relações sociais, pois os seus filhos eram sempre apadrinhados por fidalgos das quintas da região, ou de Lisboa. Este Capitão-mor seria da família da Quinta do Furadouro? Seria «Ferreira» e não «Pereira»? de qualquer modo, vou ler melhor o assento para confirmar.
Se souber algo desta pessoa, por favor, diga-me.
Agradeço a atenção e envio os meus atentos cumprimentos,


José Fernandes da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Enigmas da investigaçao genealogica

#143670 | Jotri | 11 fev 2007 17:26 | Em resposta a: #141122

Caro José Fernandes da Silva
Caro Confrade
Gregório Ferreira d’Eça, foi capitão-mor de Guimarães por Patente de 24-V-1714, familiar do Santo Ofício por Carta de 25-VI-1720. Foi viver na Corte e instalou-se no seu palácio do Bom-Sucesso, para os lados de Belém. Casou duas vezes e teve descendência.
É em Óbidos, na quinta de Furadouro, freg. De Nossa Senhora da Tornada, que vai nascer a 27-IX-1753 a única filha do 2.º casamento, a herdeira da casa D. Maria José Ferreira d´Eça e Bourbom.
Esta família estava ligada por casamentos aos Marqueses de Marialva, Condes de Cavaleiros e Condes da Lousã.
Veja um estudo interessantíssimo sobre esta família que é:
in ARQUIVO MUNICIPAL ALFREDO PIMENTA – «Boletim de Trabalhos Históricos», vol. XLI, Guimarães, 1990, p. 123-299, «Velhas Casas XI – a do Arco na Rua de Santa Maria em Guimarães», da autoria da investigadora Maria Adelaide Pereira de Morais, e no subtítulo «Genealogia dos Ferreira de Eça, morgados de Cavaleiros, senhores da Casa do Arco (15??-1817)».
Veja ainda:
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=49182
Cumprimentos
João Trigueiros

Resposta

Link directo:

RE: Enigmas da investigaçao genealogica

#143740 | josefdasilva | 12 fev 2007 10:28 | Em resposta a: #143670

Caro João Trigueiros,

Agradeço-lhe muito as boas informações que me deu. São muito úteis. A Freguesia da Quinta do Furadouro é que deve ser um equívoco, pois esta pertence às Caldas da Rainha, muito longe da dita quinta.
Muito, muito obridago, até breve.

José Fernandes da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Enigmas da investigaçao genealogica

#271468 | Jotri | 27 fev 2011 18:55 | Em resposta a: #121888

???

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 16:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen