familias guerreiro, e coelho de Mertola,

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

familias guerreiro, e coelho de Mertola,

#121949 | casadaviladecabecao | 30 jun 2006 11:09

Gostaria de possivel que algum dos participantes tivesse informações sobre as familias coelho, guerreiro e camacho de Mertola, alcaria ruiva,castro verde

Resposta

Link directo:

RE: familias guerreiro, e coelho de Mertola,

#125590 | tornado4 | 22 ago 2006 21:06 | Em resposta a: #121949

a minha mãe é de santa clara á nova concelho de almodover pertence aos revés guerreiros e a minha tia barbara é da mesma família e vive em castro verde. desta zona normalmente pertence tudo á mesma família.

Resposta

Link directo:

RE: familias guerreiro, e coelho de Mertola,

#125640 | casadaviladecabecao | 23 ago 2006 12:06 | Em resposta a: #125590

Cara participante.

Iniciei agora o estudo dos meus antepassados pela parte da minha avo, que se chamava ANA COELHO GUERREIRO, que nasceu em Alcaria Ruiva em 1892, era filha de Antonio Guerreiro( Revez) , de Alcaria Ruiva( Monte de Vale de Camelos ) e de Catarina Coelho Camacho 8naceram por volta de 1850/1860), de Castro Verde , neta paterna de Manuel Guerreiro( Revez) e de Thereza de Jesus ,ambos de Alcaria Ruiva e Neta Materna de Manuel Coelho e de Barbara de Brito Camacho,( nasceram por volta de 1820/1830) , ambos em Castro Verde.
ANA COELHO GUERREIRO, teve diversas irmas, e casou em 1925 em Castro Verde com Antonio Tito Martins Figueira , filho de Jose Luis Martins Figueira Junior , ambos de Castro Verde.

Se encontrar alguma ligação com os seus Guerreiros , diga alguma coisa . Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: familias guerreiro, e coelho de Mertola,

#125683 | tornado4 | 23 ago 2006 20:41 | Em resposta a: #125640

cara familia guerreiro!
obrigado pela atenção despendida mas, por agora não lhe sei responder mas assim que tiver confirmação correcta entro logo em contacto consigo. confirmado?
confeço-lhe que isto de fazer arvores é de doidos mas, com pasiência vamos lá.
eu dei que minha mãe é de santa clara-a-nova concelho de almodôver era 11 irmãos e estam por todo alentejo e algarve e até em frança, austrália.
meu avõ chamava-se joaquim joão e a avô maria josé as datas confirmo e os apelidos eram revez guerreiro.
delfina

Resposta

Link directo:

RE: familias guerreiro, e coelho de Mertola,

#125811 | tornado4 | 24 ago 2006 20:52 | Em resposta a: #121949

olá é a delfina guerreiro !
porventura sabes alguma coisa do apelido revez de onde partiu ou veio? se soberes agradeço pois já procurei tudo e não consta em coisa alguma.
vou-te mandar alguma informação que disponho.
guerreiro: apelido de origuem espanhola que passou a portugal, ao tempo de d. afonso v, na pessoa de d. bartolomeu guerrero y ruiz de córdova,um dos 24 reguedores hereditários da cidade de sevilha, e que por ser partidário da excelente senhora e temer represálias dos reis católicos se se mantivesse na sua pátria , se viu forçado a refuguiar-se no nosso país. descendente de bartolomeu guerrero, do conselho de d.afonso, o bueno, de castela, e senhor da casa de alcatráz. d. bartolomeu contraiu matrimónio com uma senhora da familia gusmán e teve vasta decendência, que se notabilizou nomeadamente nas letras, fixando-se sobretudo, no baixo alentejo, onde teve a maior preponderância social.

guerreiro:trata-se do aportuguesemento do apelido guerrero, de uma familia de andaluzia, nome por certo proveniênte de alcunha.
após a batalha de toro, viu-se forçado a refugiar-se no nosso país bartolomeu guerrero, 1 dos 24 regedores hereditários da cidade de sevilha, por se partidário da " excelente senhora" e temer represálias dos reis católicos se se mantivesse na sua pátria.
trouxe consigo uma filha e um filho que, ambos deram continuidade ao apelido, já transformado em guerreiro, tendo-se um dos descendentes em ourique, onde teve a maior prepondeância social.

a filha casou com um nobre fidalgo de almodôver da familia mestre, mas houve uma grande querra entre eles e cortaram ligações.( foi de tal ordem que o rei na altura teve de mandar um cavalaria armada para acabar com tal guerra). daí o brasão guerreiro ter um timbre armado de prata, empunhando a espada do escudo, em atitude de vibrar um golpe.(diziam que os guerreiros queriam dar um golpe ao rei ).
espero que tenha ajudado em mais alguma coisa.
delfina.

Resposta

Link directo:

RE: familias guerreiro, e coelho de Mertola,

#125969 | cabecao1 | 26 ago 2006 12:07 | Em resposta a: #125811

Ola delfina.
A historia da familia Guerreiro , essa eu sei ,muito obrigada, o que procuro, e uma ajuda sobre ANA COELHO GUERREIRO, a partir dos seus avos paternos Manuel Guerreiro e Theresa de Jesus , de Alcaria Ruiva -Mertola e de maternos Manuel Coelho e Barbara de Brito Camacho , de Castro Verde, que nasceram por volta de 1820/30

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: familias guerreiro, e coelho de Mertola,

#169549 | Levi.Bolacha | 07 out 2007 22:00 | Em resposta a: #125969

Eu tenho uns ascendentes que devem ter nascido por volta de 1750 que eram Manoel Guerreiro Aboim e Catarina Coelho, ambos em principio naturais de São Sebastião de Gomes Aires. Parece-vos que existe ligação?

Resposta

Link directo:

RE: familias guerreiro, e coelho de Mertola,

#169693 | Ana Guerreiro | 09 out 2007 13:42 | Em resposta a: #169549

Caro (a) Levi

Eu também sou descendente de famílias de Gomes Aires ( inclusivé tenho lá uma casa ) , pertenço à Freguesia de Santa Clara-A-Nova.
O apelido da minha familia é Guerreiro e Louçã , mas como havia muitos laços de consiguinidade também tenho familiares directos chamados Colaços , Mestres etc.
Se tiver informações para trocar , pode ser interessante , tenho a minha arvore feita até a meu bisavô materno cujo apelido era Lourenço Louçã, e era de Gomes Aires .
Tenho tios e primos (1º/2º/3º Grau) em Almodôvar, Castro Verde , Ourique, Aldeia de Fernandes Etc

Cumprimentos
Ana Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: familias guerreiro, e coelho de Mertola,

#169714 | Levi.Bolacha | 09 out 2007 16:56 | Em resposta a: #169693

A primeira referencia que tenho de um ascendente nascido em Gomes Aires é de um Joaquim Guerreiro Aboim, meu heptaavô, que deverá ter nascido nessa terra por volta de 1780, infelizmente ainda não tive disponibilidade de me deslocar a Beja de modo a obter o assento de bastismo, mas se quizer terei todo o prazer em partilhar o que tenho com a senhora e verificar se existem realmente contactos

Resposta

Link directo:

RE: familias guerreiro, e coelho de Mertola,

#169717 | Ana Guerreiro | 09 out 2007 17:46 | Em resposta a: #169714

Levi

Quase de certeza que existem , porque naquela freguesia de +/- 300 habitantes mais de metade são primos .( inclusivamente o meu pai e mãe eram primos direitos)

Já agora o apelido Guerreiro/Aboim vem das famílias mais antigas de Almodôvar.
A minha família Louçã penso que é única , mas a parte Guerreiro é muito grande .


Se tiver novidades avise , para podermos trocar informações .

Ana Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: familias guerreiro, e coelho de Mertola,

#169721 | Levi.Bolacha | 09 out 2007 18:43 | Em resposta a: #169717

Existem outros topicos aqui no forum sobre a familia Guerreiro, as pessoas desse topico ficaram certamente contentes com tudo o que estiver disponivel a partilhar e se calhar até podera descobrir mais ascendentes seus.

Se tiver disponibilidade e adquirir novos dados, avisarei.

Levi Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: familias guerreiro, e coelho de Mertola,

#169723 | rafael | 09 out 2007 19:07 | Em resposta a: #169693

Cara Ana Guerreiro

Ao ler esta sua msg. fiquei muito curioso acerca dos apelidos familiares que menciona, porque são de zonas geográficas que me interessam particularmente, no aspecto genealógico.Eu e minha mulher temos muita asc.ª desses lados.
Envio-lhe o meu mail, se quiser entrar em contacto comigo, assim que puder responder-lhe-ei.

Cumprimentos

Rafael Carvalho

rafaelgcarvalho@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 18:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen