Ascendência do 1º Visconde de Castelo Branco

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos

Ascendência do 1º Visconde de Castelo Branco

#12195 | _fRoEs_ | 01 nov 2001 14:40

Meus caros senhores,

Gostaria que alguém me desse informação da ascendência do 1º Visconde de Castelo Branco!
E já agora, alguém sabe o e-mail do Luís Pinto Gonçalves?

Cumprimentos
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência do 1º Visconde de Castelo Branco

#12199 | zamot | 01 nov 2001 16:35 | Em resposta a: #12195

Caro Primo Luis

E-mail do Luis Pinto Gonçalves:

l.pinto@netcabo.pt

Já agora espero que apareças no dia 24. És meu convidado.

Um abraço

Zé Tomáz

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência do 1º Visconde de Castelo Branco

#12200 | JPL | 01 nov 2001 16:43 | Em resposta a: #12195

Caro Luis Froes,

Tenho algo acerca da ascendência do 1º conde de Castelo Branco. Se servir, terei imenso gosto em disponibilizar-lhe o que tenho.

Um abraço,

Zè Pedro Leão

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência do 1º Visconde de Castelo Branco

#12317 | aeiou2 | 03 nov 2001 09:58 | Em resposta a: #12195

Bom dia!
Há dois títulos de 1º Visconde de Castelo Branco:
O antigo -foi 1ºVisconde D.Pedro de Castelo Branco,1º Conde de Pombeiro (Castelo Branco,junto a Sacavém)
O moderno-foi 1º Visconde de Castelo Branco em sua vida João da Fonseca Coutinho e Castro de Refóios (Castelo Branco)
Qual dos dois é que procura?
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência do 1º Visconde de Castelo Branco

#12820 | _fRoEs_ | 13 nov 2001 16:36 | Em resposta a: #12317

Cara Maria,
Peço-lhe, desde já, desculpa pelo atraso da resposta!
Eu gostaria de saber a ascendência do 2º, o 1º Visconde de Castelo Branco ( moderno ), Jão de Castro Refóios.
Obrigado

Cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência do 1º Visconde de Castelo Branco

#12841 | aeiou2 | 13 nov 2001 20:43 | Em resposta a: #12820

Olá Luís Froes
"Foi 1ºvisconde,em sua vida,João da Fonseca Coutinho e Castro de Refóios,fidalgo-cavaleiro da casa real,comendador das ordens de Cristo e de NªSªda Conceição de Vila Viçosa,coronel do extinto regimento de milícias de Castelo Branco
condecorado com a medalha de três campanhas da Guerra Peninsular.Exerceu interinamente o cargo de governador militar de Castelo Branco de Maio a setembro de 1834.Era filho de João da Fonseca Coutinho e Refóios,capitão de cavalaria de Almeida e sucessivamente sargento-mor graduado (1799)e tenente-coronel graduado de cavalaria de Miranda (15-VIII-1805).Casou o 1º visconde, a 20-IX-1811 com D.Ana Joaquina de Lancastre Barbas de Menezes (n.1792 m.1851),filha de Rodrigo Barba Correia de Alardo de Pina,fidalgo da casa real,11º senhor do morgado de Romeira,alcaide-mor de Leiria,tenente-coronel de cavalaria,comendador da O. de Cristo etc e de D.Maria Inez de Lancastre de Barros.Foram os 1ºs viscondes de Castelo Branco,pais do 1ºvisconde de Portalegre,que herdou a casa."Grande Enciclopédia Luso Brasileira,Vol VI,p.193.
Foi 1ºvisconde de Portalegre Francisco da Fonseca e Castro de Refóios ,fidalgo cavaleiro e guarda roupa honorário da casa real,comendador da O. de Cristo,tenente coronel
do Batalhão de Milícias de Castelo Branco e proprietário.N.8-III-1819,sendo filho dos 1ºs viscondes de Castelo Branco.casou a 2-VI-1840,com d.Eugénia Adelaide Mesquita e Albuquerque de Castro e Nápoles filha dos 1ºs viscondes de Oleiros,de quem teve geração na qual o título não foi renovado.Foi este criado por dec. de 14-XII-1870 (D.LuísI)Armas:esquartelado de Sousas (de Arronches);Castros(de 13 arruelas );Fonsecas e Refóios.Coroa de visconde."Gand.Enc.Luso Brasileira Vol.XXII,p.568 e 569.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência do 1º Visconde de Castelo Branco

#12981 | _fRoEs_ | 15 nov 2001 16:53 | Em resposta a: #12841

Olá Maria,

Gostaria de lhe pedir, se não lhe causasse nenhum incomodo, informações sobre a ascendência da mão do 1º Visconde de Castelo Branco e de Rodrigo Barba Correia de Alardo de Pina.

Obrigado
Beijinhos
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência do 1º Visconde de Castelo Branco

#13024 | aeiou2 | 16 nov 2001 08:42 | Em resposta a: #12981

Olá Luís
Não lhe vou dar a informação que me pede,pois não a tenho,vou procurar,mas tenho um Gonçalo Barba Correia Alardo,Sr da Casa da Romeira,Leiria,que casou (1790?) com Ana de Menezes filha de Tadeu António Lopes,Sr da Casa de Negrelos e tiveram pelo menos uma filha,Maria Joana Barba de Menezes,que casou (1811?)com o general Gonçalo Cardoso Barba de Menezes,N.1791,F.1866 ,Sr da Casa da Vitória do Porto,e de quem houve geração.Tenho vários Barbas de Menezes ss,mas que podem ter tido geração.Talvez encontre alguma relação.Já procurou no GP?Vou estar cerca de uma semana sem vir ao Forum,mas logo que tenha algo digo-lhe.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência do 1º Visconde de Castelo Branco

#13965 | aeiou2 | 09 dez 2001 08:21 | Em resposta a: #12981

Oi Luís!
Não vou ser tão precisa quanto queria mas o que encontrei sobre os Alardo foi:
"Alardo-família que descendendo de um cavaleiro fracês,conhecido em Portugal por D.Alardo,que com amigos e criados,se dirigiu à Terra Santa,capitaneando uma armada e que ajudou o rei D.Afonso Henriques nas guerras contra os mouros,praticando tão assinalados serviços que o monarca lhe deu as vilas de Atouguia,Vila Verde e Lourinhã.Trazem por armas. de vermelho crescente de prata acompanhado de três flores de Lis de ouro.Timbre :leão nascente de prata,armado e coleirado de vermelho,segurando,segurando na garra dextra uma flor de lis de ouro.Dizem heraldistas antigos que as armas primitivas não tinham o crescente e que D.Alardo lho adicionou."
Rui Barba Correia Alardo-Morgado da Romeira e não "Rameira" como está no GP e mestre de campo dos Auxiliares ,de Leiria,n.em SAntarém em 1650,m.em 1714.Foi muito versado na história secular e genealógica.Está sepultado na capela do Santo Milagre,de Santarém.Escreveu Genealogia da família dos Barbas em que se referiu todas as acções e progressos de todas as pessoas dsete apelido,comprovado tudo com as crónicas do reino e escrituras autênticas.Títulos de outras famílias (José da Costa e Andrade)"
Grande Enciclopédia Luso Brasileira,Lisboa Rio de Janeiro-Vol I,p.715.
O que for encontrando logo to direi,se te continuarem a interessar os Barbas,os Alardos e os Correia de Pina(estes Pinas são do Sul ou da Guarda?).Estou interessada nos Barbas
Um Santo Natal para ti e para os teus.
Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 08:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen