Fundação de Moçâmedes / ao Nuno Canas Mendes

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos | Brasil

Fundação de Moçâmedes / ao Nuno Canas Mendes

#122164 | luis262 | 04 jul 2006 15:29

Caro Nuno,

Como não tenho outro processo de contactar consigo e, partindo do princípio que ainda continua e interessar-lhe o tema, sugiro-lhe que consulte aqui no fórum o tópico, Família Luso ou Família Luso Soares.

Entretanto via meu parente Fernando Miguel Gautier Luso Soares, consegui muita informação sobre as várias fases da fundação / colonização da cidade.
Fiquei a saber, que o meu trisavô materno, José Joaquim de Pinho integrou o primeiro grupo vindo de Pernambuco, chefiado por Bernardino Freire de Figueiredo de Abreu e Castro (seu e também meu parente...) e consegui as fotografias de Bernardino F. de Figueiredo de A. e Castro, do meu trisavô e de outros, bem como diversa documentação e bibliografia que poderão, ter eventualmente interesse para si.
Aqui fica pois a informação.

À sua disposição.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Fundação de Moçâmedes / ao Nuno Canas Mendes

#122173 | fertelde | 04 jul 2006 17:10 | Em resposta a: #122164

Estimado Luís Piçarra:
Estou interessado em conhecer a origem do nome de Moçâmedes.
Cumprimentos
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Fundação de Moçâmedes / ao Nuno Canas Mendes

#122234 | luis262 | 05 jul 2006 19:10 | Em resposta a: #122173

Caro Fernando de Telde,

Já ouvi várias interpretações, mas nunca vi nada escrito.
Vou tentar saber, e se conseguir alguma coisa de concreto comunico-lhe neste tópico.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Fundação de Moçâmedes / ao Nuno Canas Mendes

#122258 | fertelde | 06 jul 2006 09:57 | Em resposta a: #122234

Estimado Luís Piçarra:

Obrigado, aqui fico à espera de qualquer informaçâo.
Entretanto, em relaçâo a Lobito, descobri no IANTT on-line, que hà um apelido Lobito por volta de 16.... Curioso.-
Melhores Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Fundação de Moçâmedes / ao Nuno Canas Mendes

#122409 | Fernando Luso Soares | 09 jul 2006 20:09 | Em resposta a: #122258

Meu Caro Luís,

Grato pelo teu e-mail, de 04/7/2006, devo dizer que só agora recebi a minha password relativa ao Genea Plus, sendo que, curiosamente, no mesmo dia meu pai tomou conhecimento da existência recente (aberta de há duas semanas a esta parte) da Biblioteca Genealógica de Lisboa (que integra Livraria), e cuja direcção é a mesma da Guarda-Mor, Ldª, de onde me enviaram a password - Calçada Marquês de Abrantes, 102 - 1200-720 Lisboa.

Entretanto, vi no fórum a questão colocada por Fernando de Telde relativa à origem do nome Moçâmedes, questão que em "O Distrito de Moçâmedes nas fases da Origem e da Primeira Organização (1485-1859)" vem respondida nos seguintes termos: "a Baía de Moçâmedes era conhecida por Angra do Negro porque por ela, como por todas as baías, angras e enseadas de Angola, se fazia larga exportação de escravos" (pp. 27) e, a pp. 37, prossegue-se: "O desvairo do comércio de escravos impediu (...) que, durante três séculos, se procedesse a um único reconhecimento proveitoso da costa e dos sertões ao Sul de Benguela. A primeira exploração regular só pôde efectuar-se em 1785. Ordenou-a o capitão-general de Angola, José de Almeida Vasconcelos Soveral e Carvalho, Barão de Moçâmedes, distinto ascendente da ilustre casa dos Viscondes da Lapa. Organizaram-se, então, em Benguela, duas expedições, que deviam seguir para a Angra do Negro (...). A direcção da primeira (por mar) foi confiada ao tenente-coronel Luís Cândido Cordeiro Pinheiro Furtado", sendo que Pinheiro Furtado, por carta endereçada de Benguela, aos 22/9/1785, ao Barão de Moçâmedes, após, em 03/8/1785, ter estado na Angra do Negro e mercê das dificuldades ultrapassadas com êxito, solicita "seja Sua Excelência servido permitir que, nos mapas, o novo Porto ele (Pinheiro Furtado) o denomine de Moçâmedes" (pp. 38-39).

Um abraço amigo do
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Fundação de Moçâmedes / ao Nuno Canas Mendes

#122437 | fertelde | 10 jul 2006 10:24 | Em resposta a: #122409

Ainda que nâo endereçada directamente para mim, agradeço imenço a informaçâo sobre a questâo que havia colocado.-
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Fundação de Moçâmedes / ao Nuno Canas Mendes

#122523 | luis262 | 11 jul 2006 12:13 | Em resposta a: #122164

...

Resposta

Link directo:

RE: Fundação de Moçâmedes / ao Nuno Canas Mendes

#122533 | Fernando Luso Soares | 11 jul 2006 14:32 | Em resposta a: #122523

Caro Fernando Telde,

Ainda que eu haja dirigido a resposta a meu primo, porque ambos descendemos de fundadores de Moçâmedes, a verdade é que me apraz sinceramente poder ter-lhe sido útil.

Um abraço do

Fernando

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 09:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen