Familia Guerreiro--Origem Algarve

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Guerreiro--Origem Algarve

#122247 | MALOU | 05 jul 2006 23:03

Procuro origens de familia Guerreiro de Algarve São Bartolomeu de Messines

Resposta

Link directo:

RE: Familia Guerreiro--Origem Algarve

#142518 | lfguro | 31 jan 2007 18:26 | Em resposta a: #122247

O meu avô Joaquim Guerreiro era de São Bartolomeu de Messines

Resposta

Link directo:

RE: Familia Guerreiro--Origem Algarve

#142522 | judiaria | 31 jan 2007 18:47 | Em resposta a: #142518

Tenho familiares Guerreiro, com origem em São Marcos da Serra, tendo depois passado a S. Bartolomeu de Messines e a Algôz.

Que idade tem ou teria seu avô Joaquim Guerreiro ? sabe o nome dos pais dele ?
Serão boas pistas para começar a pesquisar.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Familia Guerreiro--Origem Algarve

#142525 | rafael | 31 jan 2007 19:09 | Em resposta a: #142522

Caros confrades

Vou indicar-lhes alguns links que tratam de famílias deste apelido-GUERREIRO.
Principalmente do Alentejo e Algarve

Até breve.

Octávio Rafael GUERREIRO Carvalho

Raramente assino com o nome completo, mas acho útil sabermos os nomes completos dos confrades, para facilidade de buscas das respectivas`árvores de costados, na BD do GENEA, porque se lá figuram é para isso mesmo: serem consultadas.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Guerreiro--Origem Algarve

#142537 | rafael | 31 jan 2007 20:36 | Em resposta a: #122247

Cara MALOU ou caro MALOU

Não leve a mal a minha sinceridade, mas quando não aparece sequer um apelido e, sobretudo, não assinam, geralmente não respondo.Porém, sempre tive um grande interesse pela família-GUERREIRO-os "históricos"chamo-lhes assim,para diferenciá-los de outros cujas origens desconheço ou nada têm a ver por consanguinidade; verdade também, que muitos já não usam tal apelido e a esta família pertencem. Mas adiante:

Encontramos-GUERREIROS-desde o Minho ao Algarve e sem ligação familiar uns com os outros, apenas a afinidade de um apelido e nada mais.

Há muitos confrades que aqui colaboram meus amigos e parentes, e outros que o devem ser, embora ainda não entroncados que têm colocado importantes achegas para o estudo da família -GUERREIRO de GUSMÃO- como eu,teimosamente, costumo chamar com fundamento e os seus diversos ramos alentejanos e algarvios.

É de destacar O arq. º António Luís de Arêde Rodrigues Soveral Varella ( Luís, desculpe se o nome não vai completo ), o Dr. António Assis( que me desculpe por o nome ir abreviado, por desconhecimento ), o Eng. Miguel Cabrita Matias, eu próprio desde há muitos anos, e muitos outros confrades, lembro-me de inf. interessantes da Senhora Dr.ª Manuela Pereira , do Eng. Rui Pereira, do Prof. Doutor António de Bivar, de José Maria Ferreira, do Dr.Henrique Albino Figueira ( q. raramente aparece no Fórum), e muitos que irá encontrando que têm antepassados deste apelido, sendo importante saberem, embora nem sempre possam documentar com exactidão, que somos certamente parentes uns dos outros, devido ao estatuto social e de principalidade que tiveram onde nasceram ou residiram os nossos antepassados.
Mas não quero alongar-me mais, para evitar referir a estudos e apontamentos que tenho e não sairam a público acerca desta família,um desses estudos é valioso e notável pela categoria de informação exaustiva da autoria do Rev.º Padre Dr.António Júlio Limpo de Trigueiros SJ, até aos nossos dias,sobre os Morgados de Aljustrel - Guerreiros de Aboim ), felizmente do conhecimento de muitos dos nossos parentes aqui colaboradores.
Lembro-me tb. da recolha feita pelo meu fal.º primo Augusto Duarte Guerreiro, sobre os AMAROS (Guerreiros de Goes ),de Santana da Serra, etc.

Seguem alguns links e tópicos, depois irá encontrando outros, que em simples msgs dizem muito, pela qualidade da informação.

http:luissoveral.com.sapo.pt/Guerreiro.htm

http/genewebinria.fr/roglo?lang=pt

Tópico aqui no Fórum: Ramos familiares (mesmo tronco)

Aboim Guerreiro -Anuário da Nobreza

Gregórios,Abertão,Guerreiro Martello,Tacanho,Faleiros

Família Fernandes-Algarve

http:genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=8394#lista

Agora, esperamos que continue as suas pesquisas e nos vá brindando com informações sobre os -GUERREIRO - alentejanos e algarvios.

Os meus cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: cont.

#142575 | rafael | 01 fev 2007 02:40 | Em resposta a: #142537

Mais uma pequena ajuda em:

http://genealogia.netopia.pt/mapas/nivel.php?id=133
clique em São Bartolomeu de Messines e suc.te para outros lugares que satisfará alguma curiosidade e interesse.

Também, no canto superior direito da pág. princ. do FÓRUM existe um rectângulo onde pode escrever-Guerreiro- e conf. a opção - pessoas ou famílias, clique em -pesquisar. Poderá encontrar alguma coisa que procura.

Não se acanhe de perguntar que teremos gosto em informar do que soubermos e podermos. Eu faço o mesmo,e por vezes no intuito de ser prestável desenvolvo as minhas informações para que possam ser mais úteis aos tópicos respectivos; talvez seja, uma vez ou outra, demasiado "expansivo", tenho consciência disso, porque poderia omitir alguns pormenores, que envio como complemento das minhas msgs, sendo redundantes, e tb.pensando, embora de boa fé, que possa "ferir" alguma susceptibilidade. Mas como o Fórum é público, ao alcance de todos que o podem ler, está lá tudo o que dissemos, para ser confirmado.
Uma boa noite!
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Guerreiro--Origem Algarve

#142630 | MALOU | 01 fev 2007 18:22 | Em resposta a: #142518

Boas,
O meu avô nasceu em Bartolomeu de M. e chamava-se Manuel Lourenço Guerreiro(tinha um irmão) penso por volta de 1900-1905, foi em jovem murar no Alentejo em S. Martinho das Amoreiras.Meu pai Fortunato Guerreiro nasceu aì e foi mais tarde viver para Lisboa onde nasci em 1952.
Talvez tenhamos ligações.
Valdemar Dionisio Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Guerreiro--Origem Algarve

#144830 | nunoinacio | 20 fev 2007 00:23 | Em resposta a: #142522

Boa noite!

Verifiquei que diz ter ascendentes da família Guerreiro naturais de São Marcos da Serra.
Uma vez que não existe no Arquivo Distrital nenhum microfilme dessa freguesia, solicitava-lhe o favor de me informar se, entre os seus ascendentes, figuram um João Guerreiro, casado com Catarina Vieira, que terão nascido antes de 1760.

Na elaboração da minha árvore, tenho encontrado Guerreiros tanto do lado paterno, como do lado materno, aparentemente sem qualquer ligação antre ambos.

A título de curiosidade e para ajudar alguém que procure informações sobre essa família, aqui deixo os meus ascendentes Guerreiro.

Ramo do meu avô materno:
(Não consegui recuar mais, porque os livros de Albufeira foram destruidos)

José Guerreiro - natural de Albufeira, casado com Ana da Conceição, pais de
Manuel Guerreiro - natural de Albufeira, casado com Victoria da Paixão, pais de
José Guerreiro - natural de Albufeira - casou em 1852 c. Maria Victoria, pais de
Joaquim Guerreiro - natural de Albufeira - 1861 casado com Catarina de Jesus, pais de
António Guerreiro - natural de Pêra - 1891-1960 casado com Brites do Nascimento, pais de
Justino do Nascimento Guerreiro - natural de Alcantarilha - 1923 - meu avô materno

Ramo do meu avô paterno

João Guerreiro - natural de S. Marcos da Serra, antes de 1760, casado com Catarina Vieira
Pais de Catarina Maria (aqui perdeu-se o apelido Guerreiro neste ramo)

Ramo da minha avó paterna

Manuel Afonso - natural de Alte - casado com Maria Guerreiro - natural de S. Barnabé - Almodôvar
Francisco Guerreiro - natural de S. Barnabé - Almodôvar - casado com Inácia Maria, pais de
José Francisco Guerreiro - natural de S. Barnabé - Almodôvar - casado em 1843, em Silves com Maria Joaquina, pais de
José Guerreiro de Campos - natural de Odelouca/Silves 1852, casado com Francisca Rosa, pais de
Alexandre de Campos (aqui perdeu-se o apelido Guerreiro neste Ramo)

Grato por qualquer informação que alguém me possa dar.
Cumprimentos

Nuno Manuel Guerreiro de Campos Inácio
Portimão

Resposta

Link directo:

Familia Guerreiro--Origem Algarve

#374984 | VandaINSAG | 07 nov 2016 11:55 | Em resposta a: #142575

Bom dia,
Li algumas questões neste tópico, referindo a família Guerreiro com origem no Algarve. Tenho alguma curiosidade em relação ao meu apelido, visto que já vem de muitas gerações...será que me poderia ajudar?
O meu nome é Vanda Isabel Neves da Silva Anacleto Guerreiro
Meu pai, Joaquim Camilo Anacleto Guerreiro
Meu avô, Joaquim Guerreiro (desconheço os restantes apelidos)

Grata,
Vanda Guerreiro

Resposta

Link directo:

Familia Guerreiro--Origem Algarve

#374985 | saintclair | 07 nov 2016 12:10 | Em resposta a: #374984

-
De que zona são os seus ancestrais?
Sc.

Resposta

Link directo:

Familia Guerreiro--Origem Algarve

#423479 | joaomarcelomoreira | 21 abr 2020 15:14 | Em resposta a: #122247

Boa tarde,

Sou descendente dos Guerreiro de Vila Nova de Cacela, concelho de Vila Real de Sto. António.

Com os melhores cumprimentos,

João Moreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 jun 2024, 07:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen