procuro brasão

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

procuro brasão

#122253 | miguel perrolas | 06 jul 2006 01:24

procuro informações. tenho uma casa antiga herdada da família. conheço vagamente a história mas uma vez k a casa foi comprada pelo meu bisavô desconheço na totalidade a origem do brasão. é um solar com mais de 3 séculos. gostaria de poder identificar o brasão. ele tem coroa por cima do escudo e o escudo é dividido ao meio. o lad esquerdo deste tem 7 castelos e o direito é com faixas diagonais a fazerem um género de uma rede larga umas inclinadas à esquerda outras à direita. se houver alguém q me possa dizer como e onde o posso identificar agradecia uma resposta. já procurei nos brasões de família mas n me aparece nenhum parecido. nem em brasões nem em armas reais. o brasão tem cerca de um metro de altura... e é rodeado de ramagens... obrigado

Resposta

Link directo:

RE: procuro brasão

#122260 | JCC | 06 jul 2006 10:44 | Em resposta a: #122253

Caro Miguel Perrolas

O direito (presumo que seja o lado direito de quem olha para o escudo, que corresponde ao esquerdo do brasão) é, quase de certeza, Correia.

Quanto ao outro quartel, apenas tem sete castelos?
Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: procuro brasão

#122262 | JCALD | 06 jul 2006 11:16 | Em resposta a: #122253

Caro Miguel Perrolas:

Complementando a informação do confrade João Cordovil, creio as outras armas serão de Moura (de vermelho, 7 castelos de ouro, postos 2, 3, 2).

Não encontro carta de brasão de Moura e Correia em Sanches de Baena, ou melhor no excelente índice de Manuel Arnao Metello em «Gente d'Algo». Talvez esteja nas «Cartas de Brasão de Armas» (I e II) de Nuno Borrego, mas aí é mais difícil de encontrar, pois é necessário fazer pesquisa cruzada.

Talvez se indicar o nome e localização da casa, alguém possa indentificar mais facilmente.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: procuro brasão

#122285 | RAAL | 06 jul 2006 18:11 | Em resposta a: #122260

Caros Miguel e João
Deve ser Moura
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: procuro brasão

#294479 | miguel perrolas | 11 jan 2012 16:38 | Em resposta a: #122262

Caro José Caldeira, a casa situa-se em Sinde-Tábua, pelo pouquíssimo que consigo descobrir, sei que pertencei aos condes ou condessas de camarido e posteriormente ao marquês de pombal... mas nada mais além disso... sei que chegou a ser entregue à igreja, até ao meu bisavô a ter comprado... eu sei que é tão pouco e tão vago... mas mesmo após várias pesquisas não consigo chegar a mais nenhuma conclusão... sei tb que o solar chegou a ser Paços de conselho e que teve outrora uma sala do capelo... lamento a demora da minha resposta...

Resposta

Link directo:

RE: procuro brasão

#294951 | JCALD | 17 jan 2012 19:45 | Em resposta a: #294479

Caro Miguel Perrolas:

Sendo assim, suponho que o brasão deve estar relacionado com este casal:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=201157

Se seguir a descendência do filho Lourenço vai dar aos 1.ºs Condes de Camarido. O título foi renovado na nora daqueles, D. Maria Isabel Freire de Andrade (que era prima do marido) e que faleceu sem descendência na sua Quinta das Picoas em Lisboa (praça do Duque de Saldanha). Penso que há muito não residiam em Sinde, pelo que é possível que tenham cedido a casa para servir de Câmara.

Não sei como se processou a herança da Casa de Camarido, pelo que não compreendo como teria a propriedade de Sinde passado a um marquês de Pombal, que talvez a tenha adquirido.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 04:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen