Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Regiões | Formação

Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#122373 | JoãoGaspar | 08 jul 2006 20:20

Caros Confrades,

Nas minhas investigações sobre a minha Familia Mattos de Alhos Vedros, freguesia hoje do concelho de Moita do Ribatejo, encontrei na Junta de Freguesia uns livros sobre uma Irmandade, a Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço de Alhos Vedros, e entre os irmãos encontrei Silvestre de Mattos, Vereador do Senado da Câmara, uns anos mais tarde encontro encontro na mesma irmandade , Manuel de Mattos seu filho e mais tarde ainda Paulino de Mattos seu neto!
A Vila de Alhos Vedros na altura concelho, pertencia à Ordem de Santiago com sede em Palmela, seria este Irmandade pertencente á dita Ordem?
O que era exactamtente uma Irmandade? Quem poderia pertencer a uma Irmandade?

estes registos são de 1700's e 1800's.

Atenciosamente

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#122431 | amrr | 10 jul 2006 01:51 | Em resposta a: #122373

Caro João Gaspar,

Foi com grande surpresa que fiquei a saber da existência dessa documentação.
Encontro-a mesmo no arquivo do edifício sede da Junta de Freguesia de Alhos Vedros, ou em outro local? E esse fundo é constituído por apenas um livro ou por mais documentos?
Já tinha conhecimento da existência, na Junta de Freguesia, de Róis de Confessados (parcialmente publicados), mas destes não.

Concerteza que uma das capelas da Igreja Paroquial de Alhos Vedros estava afecta a esta Irmandade? Qual delas?

Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#122457 | JoãoGaspar | 10 jul 2006 15:30 | Em resposta a: #122431

Caro Arlindo Rodrigues,

A decumentação da Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço de ALhos Vedros, encontrei-a na Junta de freguesia de Alhos Vedros, julgo que deverá existir mais na Igreja Matriz da Vila, e nos Arquivos da Câmara Municipal da Moita, É constituido por mais que um livro eu só consultei um e muito por alto! os livros estão dentro de caixas na junta cheios de pó , não sendo a sua conservação um exemplo!
Enfim...
Quanto aos Rois de Confessados eu tenho o Livro, começam no ano de 1739 e eu pensava encontrar mais para tras, mas na junta não existe!
Qual a capela afecta a esta irmandade?...não faço ideia.

posso saber o porque do seu interesse neste irmandade de Alhos Vedros?

se necessitar de ajuda conte comigo.

atenciosamente


João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#122484 | amrr | 10 jul 2006 21:23 | Em resposta a: #122457

Caro João Gaspar,

Parece-me que a Irmandade do Santíssimo Sacramento deveria ser uma das mais importantes da Paróquia se S. Lourenço de Alhos Vedros pois, através das Memórias Paroquiais de 1758, fiquei a saber que lhe estava afecta nada mais, nada menos, do que a Capela-mór.

Pelo Pároco da época, sabemos que em 1758 existiam três Irmandades na Paróquia de S. Lourenço: a do Santíssimo Sacramento, a de Nossa Senhora dos Anjos e a das Almas. Anteriormente já tinham sido extintas outras duas: a de S. Lourenço e a de Nossa Senhora do Rosário.

Tenho interesse por este assunto assim como por qualquer outro que diga respeito à freguesia de Alhos Vedros, a minha freguesia desde sempre.
No que diz respeito à minha árvore de costados, não tenho por aqui ascendentes (por enquanto) pois a minha família é do distrito de Évora.

É pena que a documentação referida não esteja melhor conservada e estudada.
Talvez seja a hora de alguém meter mãos à obra!

Com os melhores cumprimentos,

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#122489 | JoãoGaspar | 10 jul 2006 22:18 | Em resposta a: #122484

Caro Arlindo Rodrigues,

Estou-lhe muito grato pela sua mensagem, eu nada sabia sobre esta irmandade, sei que existe em lisboa a Irmandade do Santissimo Sacramento de Lisboa, ainda hoje, a que a mãe de uma amiga minha pertence, mas não fazia ideia que a Vila de Alhos Vedros fosse tão rica em Irmandades.
A minha arvore de Costados pelo menos desde 1600's que existe em Alhos Vedros e outras Vilas da Região, e do extinto Concelho de Ribatejo. Eu mesmo moro ainda em Alhos Vedros com os meus pais embora estude em Lisboa. Por isso interessa-me tudo o que diga respeito a esta Vila. Como por exemplo esse livro de memórias paroquiais de 1758, onde o poderei consultar?
Da vila de Alhos Vedros o meu tronco familiar principal são os Mattos, tenho tambem Pereiras, Vieiras e Gomes de Alhos Vedros, mas são ramos menos explorados por mim.Apenas sei que os Gomes estavam ligados à Ordem de Santiago.
Relativamente à documentação, é de facto de lamentar, eu tive acesso ao arquivo da junta porque a minha tia é a Presidente da Junta de ALhos Vedros, e sei que existe ainda os arquivos da Câmara Municipal da Moita, os Arquivos da Santa Casa da Misericordia de Alhos Vedros e os Arquivos da Matriz de Alhos Vedros.
Eu gostaria de poder organizar uma biblioteca Alhosvedrense, mas não sei como o fazer, tem alguma sugestão?

Tenho mais uma pergunta para o caro Confrade. Sabe por acaso o nome dos palacios do Cais Velho de Alhos Vedros? O Palacio dos Marqueses de São Payo, que julgo terem herdado dos Mendonça Furtado Senhores de Alhos Vedros, e o Palacio de Dom Afonso, I Duque de Bragança.
E ja agora a quem pertencia a Quinta de São Pedro?


Com os Mais sinceros CUmprimentos,


João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#122563 | amrr | 11 jul 2006 22:25 | Em resposta a: #122489

Caro João Gaspar,

As Memórias Paroquiais referentes às freguesias de Alhos Vedros e Moita foram publicadas há alguns anos pelo Pároco de Alhos Vedros (existiram 2 edições). Eu não possuo nenhuma delas, mas concerteza que as encontrará na Biblioteca Municpal da Moita e/ou no Polo de Alhos Vedros da mesma.
Mas agora pode também consultar o original digitalizado, através do site do IAN/Torre do Tombo.

Cumprimentos,

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#123795 | bisonte | 28 jul 2006 18:17 | Em resposta a: #122489

Caro Confrade João Gaspar
Há pouco, acabei de ler uma sua intervenção no Tópico " Os Furtados de Monchique" e seguidamente entrei na "Irmandade do Santíssimo Sacramento de São Lourenço" e pensei que talvez conseguisse começar a vislumbrar a tal luz ao fundo do tunel que há muito venho procurando.
Sou um dos bisnetos de Ernesto Jayme de Mendonça Heitor, filho de Germano Cesário de Mendonça que o tenho como natural de Setúbal (c. 1815), mas não lhe encontro o assento de nascimento em nenhuma das freguesias. O pai do Germano era António Pedro de Mendonça Furtado dado como nascido em Palmela (c. 1790) e casado com Gestrudes Roza de Sá. Estas naturalidades são as que constam no Assento de nascimento de Ernesto.
Assim, se o confrade me conseguir dar uma ajuda no desbloqueio deste ramo, ficar-lhe-ia agradecido.
Aceite os meus melhores cumprimentos
Carlos de Seixas Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#132398 | JoãoGaspar | 27 out 2006 19:52 | Em resposta a: #123795

Caro Carlos de Seixas Pedroso,

Lamento o espaço temporal que se passou desde a sua mensagem até agora à minha resposta.
Os Mendonça Furtado que tenho noticia na região, são um ramo em Alhos Vedros, detendo o Senhorio da dita Vila, mas segundo o Genea, o ramo que lhes sucede é o dos actuais Condes e Marqueses de São Paio. O que faz sentido porque no fim do seculo XIX ainda moravam estes Condes na Vila de Alhos Vedros, no paço que supostamente pertencia aos Mendonça Furtado seus antepassados.

veja o Senhor de Alhos Vedros aqui:
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=57874

Veja os Marqueses de são Paio aqui:
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=51211

Acho interessante o nome Antonio Pedro, é usado por um dos Marqueses de São Paio. tal como por vezes ainda utilizam o apelido Mendonça Furtado, ou Torres Luzignam, ou Melo e Castro.

Do tal Senhor de Alhos Vedros, existe um filho com um casamento, que não tem a sua descendencia estudada, é muito possivel que os seus Mendonças Furtados, entronquem com estes de Alhos Vedros, ja que possuaim terras e morgadios por toda a região a sul do tejo, em Palmela,l Azeitão , Costa da Caparica , etc etc.

qual o ultimo registo de nascimento que tem ou seja o mais antigo?

precisamos de saber a data e o local de nascimento de pelo menos um dos Mendonças Furtados seus...
aguardo a sua resposta atentamente,

Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#225109 | mosorio | 29 mar 2009 21:06 | Em resposta a: #122457

Caro Confrade João da Silva Gaspar,

Estou a estudar o meu costado de S. Lourenço de Alhos Vedros , cheguei a um casal Belchior Henriques e Maria dos Reis, pais do meu antepassado Matias Henriques que foi baptizado em na dita freguesia em 1704 , verifiquei que dois dos irmãos casaram com pessoas de apelido Matos.

Matias Henriques casou a primeira vez com Mariana Josefa em Alhos Vedros , depois de viúvo com Maria Joaquina da Penha de França , nascida na Vila de Sintra , S. Martinho, seu pai Manuel Rodrigues de Brito , de Faro, Cap. mor e sua mãe Antónia Josefa de Ascenção ( Lobo ? ) residentes em Alhos Vedros.

O casal Matias e Maria Joaquina, casaram em Alhos Vedros, tiveram um filho de nome João Henriques de Brito Lobo ( bp na Igreja de S. Nicolau, Lx,) averbado em S. Lourenço de Alhos Vedros. Será que nos seus estudos na Irmandade do Santíssimo Sacramento ou nos rois dos confessados encontrou algum destes nomes ?

Atenciosamente

Maria Emília Sanches de Castro Osório

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#225110 | mosorio | 29 mar 2009 21:33 | Em resposta a: #225109

Esqueci-me de dizer que uma das testemunhas do 1º casamento de Matias ( 1729 )foi José de Matos, do 2º casamento foi João Cordeiro tio por afinidade da noiva.Continuo a pedir assentos paroquiais. Se não puder aceder aos documentos que referiu, peço-lhe que me indique como fazê-lo , não será fácil, moro longe .

Qualquer ajuda será apreciada

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#225121 | JoãoGaspar | 30 mar 2009 03:07 | Em resposta a: #225109

Exma. Senhora Dona Maria Emília Sanches de Castro Osório,


Ja tinha visto aqui na BD do Geneall os seus ascendentes Matias Henriques e Maria Joaquina, e depressa fui ver na minha base de dados e la estava, Matias Henriques esta de facto na minha base de dados e os seus pais ja se encontram na Base de dados do Geneall com a sua descendencia. ( alguma, aquela que por enquanto tenho organizada.)

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1143265

Aqui tem o link onde pode ver a ligação entre os seus Henriques de Alhos Vedros e os Mattos.

Vou assim que possivel consultar os meus dados e ver se encontro o que me pede, será um prazer ajudar alguem que partilhe comigo antepassados directos chegados.

Sinceros cumprimentos

João Paulo de Sousa da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#225125 | mosorio | 30 mar 2009 08:07 | Em resposta a: #225121

Caro João Paulo,

Fico muito feliz por tê-lo encontrado, concerteza vamos poder trocar alguns dados, logo à tarde vou passar-lhe o que tenho deste meu rramo, peço-lhe que me trate apenas por Maria Emília, é menos cerimonioso e gosto mais.

Muito obrigada pelo contacto e até breve

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#225142 | mosorio | 30 mar 2009 18:25 | Em resposta a: #225125

Estimado João Paulo,


Cá estou como combinado para o informar sobre os dados que possuo deste meu ramo e parece-me que há pelo menos um outro elemento descendente dos Reis como testemunha de um casamento em 1821.

1729, S. Lourenço /Alhos Vedros
1º Casamento de Matias Henriques com Mariana Josefa, filha de Jerónimo Pereira e de sua mulher Marta Maria, bp. na freguesia de N. Srª de Consolação de Arentela, moradores em Alhos Vedros.
Testemunhas- José de Matos e Clemente Brandão


1740, S. Lourenço/ Alhos Vedros
2º casamento de Matias com Maria Joaquina da Penha de França ( Lobo )
residentes em Alhos Vedros
Testemunhas- João Cordeiro , tio por afinidade da contraente e Domingos da Silva Machado de Lx.

Bp. de Maria Joaquina da Penha de França, S. Martinho da Vila de Sintra , 1715, filha de Manuel Rodrigues de Brito , Capitão e de Antónia Josefa da Ascenção.( este casamento foi realizado na Sé de Lx e ainda não o encontrei )
Padrinhos João Dias A?onis (? ) e Dona Inês de Cárcamo Lobo, filha de António Cárcamo Lobo.

Filho- João Henriques de Brito Lobo, *1748 em Lx, Bp na Igreja de S. Nicolau, averbado no livro de bp. em S. Lourenço / Alhos Vedros.

1792, S. Pedro de Alcântara
2º casamento de João Henriques de Brito Lobo, viúvo de Mariana Rosa que + em Alhos Vedros, com Ana Rosa Carlota Envangelista, filha de Gregório Alvares e sua mulher Umbelina Maria , estes de S. Pedro de Alcântara
Testemunhas- João Baptista , gentilhomem e Francisco das Chagas

Bp. de Ana Rosa Carlota - 1776, Santos-o Velho
Padrinhos- D. Pedro José Carlos de Melo e Dona Ana Rosa José de Melo, filhos do Conde de S. Lourenço, por procuração passada a Bartolomeu Cordovil.

Filha
Bernardina Rosa, que nasceu em 26 de Dezembro de 1800, bp. em 21.01.1800 em S. Lourenço / Alhos Vedros
Padrinho- O ilustrissímo Dom Manuel José Lobo, Tenente General dos Exércitos de Sua Magestade Fidelíssima, por procuração que fez a Gregório José Baião e D. Dionisia Rosa mulher de Lourenço das Neves, estes de S. Lourenço/ Alhos Vedros.

1821

Casamento de Bernardina Rosa com Alexandre José de Melo, na Igreja de N.Srª da Lapa
Testemunhas- JOSÉ GOMES DOS REIS e Manuel José de Melo, pai do noivo.


Aguardo novos assentos do Arquivo de Setúbal, pedi irmãos de Matias e casamento dos pais, vou ver se encontro filhos dos primeiros casamentos dos viúvos em S. Lourenço, inclusivé um hipotetico casamento de Manuel Rodrigues de Brito que pelo casamento da filha se achava viúvo.

É tudo, aguardo notícias suas.

Cumprimentos

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#225157 | JoãoGaspar | 30 mar 2009 22:37 | Em resposta a: #225142

Cara Maria Emília,

Tenho algumas informações, as quais retirei dos livros de roiz de confessados de Alhos Vedros.
Mas antes tenho de dizer que a madrinha de Bernardina Rosa :
Dona Dionisia Rosa, é na verdade uma avenga minha , Dona Dionisia Rosa da Silva, filha de Lourenço da Silva casado com Dona Antónia Maria de Mancelos e Melo.
Dona Dionisia Rosa da Silva, foi casada com Lourenço das Neves de Mello Alcoforado e Almada., natural de Sao Lourenço de Alhos Vedros. filho de José Joaquim de Mello Alcoforado e Almada e de sua mulher Maria Rosa dos Anjos (Alvares do Casal).

Agora sobre Matias Henriques e a sua descendencia:

Matias Henrique casamento ( I ) com Mariana Josefa, moradores na Rua Direita de São Lourenço de Alhos Vedros. ano 1739.

1747 Matias Henriques era ja casado com (II casamento) Maria Joaquina da Penha de França.
Moradores na Rua Direita.
tem duas filhas:
Joana e Antónia.

João Henriques de Brito Lobo casa com Maria Ana Rosa ou Mariana Rosa
filhos:
José Henriques de Brito Lobo. e uma filha Doroteia Henriques de Brito Lobo.


isto é o que tenho por agora.

De onde é a Maria Emília?

Cumprimentos

João Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#225163 | mosorio | 30 mar 2009 23:29 | Em resposta a: #225157

Prezado João Paulo,


Que engraçado ! Ser uma sua avoenga madrinha da minha.Não acha que um Gomes dos Reis será um descendente de Belchior e Maria dos Reis ?

Com os dados que me forneceu posso pedir ao Arquivo os assentos de nascimento das filhas de Matias e dos filhos de João . Não sabemos como se ocupavam ou seja como ganhavam a vida.
E que me diz daqueles padrinhos com Dom?
Isso dá-me que pensar, seriam as profissões?

Moro em Torres Vedras onde trabalho.estou " presa " muitas horas por dia e por vezes tambem ao fim de semana, esse é o verdadeiro motivo por não me poder deslocar com facilidade aos arquivos , peço tudo por email. De vez em quando lá tenho uma oportunidade e vou à TT ou à Biblioteca Nacional pesquisar um pouco.
Tenho pouca experiência ainda, gostava de poder consultar outras fontes para além dos paroquiais. É minha intenção tentar algo para a biografia dos homens da família,mas procurar onde ? Tirando a TTonline para Mercês e RGM, HSO e Arquivo Militar nada mais conheço.

Sempre havia um Conde de S. Lourenço, pai dos padrinhos de uma das senhoras minhas avós?
Os róis dos confessados sempre dão alguma informação, estou impressionada.

Obrigada por tudo. Se tiver algo mais para partilhar cá estou, o contrário também vale.

Abraço fraterno

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#225184 | JoãoGaspar | 31 mar 2009 13:35 | Em resposta a: #225163

Cara Maria Emília,

Alem de ter uma avoenga madrinha de uma avoenga sua, os meus "tios"
Francisco de Matos e Sousa e Francisca de São José de Matos casam com os seus "tios" Margarida Maria Henriques e Manuel dos Reis, respectivamente.

Profissões:
Belchior Henriques era Mestre Ferreiro e o seu filho Matias Henriques era Carreteiro, era o equivalente aos dias de hoje a um industrial dos transportes terrestes.


vou entretanto passar-lhe ja alguns paroquiais de Alhos Vedros.
Baptismos.

1712-Margarida filha de Bartolomeu Henriques e de sua mulher Maria da Conceição.

1714- Luísa, filha de António Gonçalves e de sua mulher Catarina Henriques.
Padrinho: Inácio Lameiras e Luísa da Motta.

1715- Mariana, filha de António Pereira e de sua mulher Mariana dos Reis de Sousa
Padrinhos: André Gonçalves Farinha e Dona Arcangela Maria de Betanas.

1718- Rosa, filha de Belchior Henriques e de sua mulher Maria dos Reis.
Padrinho: José de Mattos e Úrsula de São Patrício.


Manuel
29 Junho 1731
Filho de Belchior Henriques cc Maria dos Reis
Pp: Luís Pinheiro, morador em Lisboa.


Ana
12 Fevereiro 1733
Filha de Matias Henriques cc Maria Josefa
Neta Paterna de: Belchior Henriques cc Maria dos Reis
Neta Materna de: Jerónimo Pereira cc Marta Maria de Paio Pires.

Rita
30 Maio 1735
Pais: Matias Henriques cc Mariana Josefa
Pp: Manuel de Almeida Quinhones Matos Cabral e Dona Mariana Teresa, de Lisboa.




Catarina
20 Setembro 1735
Pais: Francisco de Matos e Sousa cc Margarida Maria Henriques.
Pp: Beneficiado Manuel de Sousa e Aguiar, familiar na Casa do Senhor Patriarca de Lisboa, e Belchior Henriques, avô materno.

Tomás
10 Janeiro 1737
Pais: Francisco de Matos e Sousa cc Margarida Maria Henriques. Naturais e moradores na Vila do Lavradio, termo da Vila e Concelho de Alhos Vedros.
Neto Paterno de:
Silvestre de Matos, ALCAIDE de Alhos Vedros cc Catarina Roiz Pereira.
Neto Materno de:
Belchior Henriques cc Maria dos Reis
Pp: Manuel de Almeida Maia, familiar do Santo Patriarca.


Catarina
8 Janeiro 1739
Pais: Francisco de Matos e Sousa cc Margarida Maria Henriques
Pp: Belchior Henriques (avô da Catarina)

Carlos Manuel Pereira de Matos (e Sousa)
11 Dezembro 1740
Pais: Francisco de Matos e Sousa cc Margarida Maria Henriques
Pp: Carlos Manuel Pereira de Matos (advogado da Casa da Suplicação de Lisboa, Freguesia de São João da Praça)





Ana: 17 Fevereiro 1743
Pais: Francisco de Matos e Sousa cc Margarida Maria Henriques, naturais e moradores em Alhos Vedros casados em Lavradio.
Pp: O Cónego Manuel Correia da Silva, de Lisboa. Madrinha Santa Ana.

Ana – 2 Maio 1743
Pais: Matias Henriques cc Maria da Penha de França, segundo casamento do pai, recebidos e moradores em Alhos Vedros.
Pp: Luís Telles Lisboa, morador em Alhos Vedros

Belchior – 13 de Março
Pais: Francisco de Matos e Sousa cc Margarida Maria Henriques.
Pp: António Pedro Virgolino, de Lx. Por procuração o Capitão Manuel Martins e madrinha Dona Isabel Maria Correia, moradora em Lisboa, tocou por ela com procuração Pedro Martins Serra, ambos os procuradores moradores na Vila do Lavradio.


Álvaro – 8 Março 1750
Pais: Manuel do Reis cc Francisca de São José de Matos, recebidos em São Julião.
Pp: Álvaro da Mata, por procuração a Manuel do Rosário Dias e Gualdina Efigénia de Lima por procuração a José Miler, todos da Cidade de Lisboa.
Padre: Francisco Álvaro Velez Maldonado.

António – 18 Janeiro 1751
Pais: Estêvão dos Reis (Mestre ferreiro) cc Joaquina Rosa
Pp: António Ferreira Rosado e Ana Teresa Rosado, primos.
Procurador: José Apolinário da Costa, solteiro e morador nesta Vila de Alhos Vedros.



Ricardo – 7 Fevereiro 1751
Pais: Matias Henriques cc Maria da Penha de França
Pp: Ricardo António de Quezado e Antónia Inácia da Assunção, moradora em Lisboa, procurador o seu marido, João Nunes da Fonseca.

Álvaro – 12 Março 1751
Pais: Manuel dos Reis cc Francisca de São José de Matos.
Pp: Álvaro da Mata, assistente na Casa do Exmo. Duque de Lafões e Dona Luzia Angélica Milner.
Procurador José Caetano de Lima, todos de Lisboa.

José – 6 Abril 1751
Pais: José Henriques cc Angélica Rosa dos Anjos
Pp: João Cordeiro, avô do baptizado

Mariana – 8 Julho 1753
Pais: José Henriques (Lavradio) cc Ângela Rosa dos Anjos (natural e moradora em Alhos Vedros)
Avos Paternos: Manuel Henriques cc Clara Neto da Quinta, recebidos na Vila do Lavradio
Avos Maternos: João Cordeiro cc Catarina da Conceição
Pp: Reverendo Frei Gaspar Ferreira da Silva e tocou por ele Duarte da Sena Leal, cirurgião desta Vila e madrinha Joana Faustina de Seabra e tocou por ela com procuração o Padre Matias Soares de Castro.

João – 31 Outubro 1753
Baptizado pelo Exmo. Senhor Arcediago de Lacedemonia.
Pais: Matias Henriques cc Maria Joaquina, natural de São Martinho de Sintra.
Pp: Capitão João da Silva e Moura, por seu procurador Manuel Mendes e madrinha Vitória Violante da Silva. Baptizado na freguesia de São Nicolau em Lisboa.


José – 29 de Junho 1755
Pais: José Henriques, natural do Lavradio cc Angélica Rosa dos Anjos.
Pp: Jorge de Sousa, natural de Alhos Vedros.


Cumprimentos

João Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#225206 | mosorio | 31 mar 2009 19:21 | Em resposta a: #225184

Olá João Paulo,

Desejo felicitá-lo pelo excelente estudo que fez desta nossa família .
Pelo que me fui apercebendo, estes nossos antepassados viviam entre Lisboa e Alhos Vedros,penso que não usariam os seus transportes terrestres na minha imaginação embarcavam em Santos o Velho e rio acima até Alhos Vedros. Tenho também um casamento em Almada , Monte da Caparica relacionado com os meus Melos. Alguns dos casamentos nao são encontrados pela ADL, estou à espera de conseguir um tempo para ir à TT, consultar as listas matrimoniais que já estão à disposição , pode ser que resulte.

A minha ascedência materna é espetacular, encontro-os em quase todo o país ,Algarve, Alentejo, Beira Alta, Minho, Estremadura, Beira Litoral , Madeira , Brasil , Cabo Verde , até aqui no Turcifal no termo de Torres Vedras.

Estou-lhe imensamente grata por ter partilhado os seus dados comigo, assim vou avançar mais rápidamente, por exemplo posso pedir o casamento de João Cordeiro com Catarina da Conceição , cerca de 1715,sendo padrinho por afinidade de Maria Joaquina da Penha de França, pode a Catarina ser irmã do pai ,Manuel Rodrigues de Brito ou da mãe Antónia Josefa da Ascenção, estou certa? Provávelmente casaram em Alhos Vedros. Tenho um RGM de D. João V, carta -Capitão mor de Manuel Rodrigues de Brito.

Tenho irmãos de duas gerações que não precisarei pedir e isto tudo graças à sua simpatia. Já conheço a sua fisionomia da foto que está na sua página.
Se quiser escrever para mim , pode usar o seguinte endereço mcastrosorioarrobagmail.com

Um abraço

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#225277 | JoãoGaspar | 01 abr 2009 16:48 | Em resposta a: #225206

Ola Cara Maria Emília,

Como esta?
ainda bem que os dados que lhe facultei são importantes!
Fiquei muito contente por encontrar alguem descendente deste ramo de Alhos Vedros, tal como eu.
É por momentos como este que a genealogia faz sentido para mim, não só para descobrir antepassados, mas para conhecer os seus descendentes hoje.

Sobre o Matias Henriques, é engraçado que eu acho que ele tem 3 casamentos e não dois
a Maria Joaquina é a terceira mulher a 2ª era Maria da Penha de França e salvo erro é uma Mendonça Furtado, o que é muito inusitado mas tambem revelador de algumas suspeitas que tinha.
Os Mendonça Furtado eram uma das familias mais importantes do Reino e com claro a familia mais importante em Alhos Vedros até ao seculo XX.

Vou colocando mais paroquiais sobre os Henriques que encontre em Alhos Vedros.


Lucas – 11 de Novembro 1759
Pais: José Henriques, natural do Lavradio cc Angelina Rosa dos Anjos
Pp: Lucas António


Inocêncio -21 de Julho de 1760
Pais: Estêvão dos Reis, natural de Samora Correia cc 2ª mulher Joaquina Rosa, natural de Alhos Vedros, foram recebidos em Alhos Vedros em Novembro de 1747 e aqui são moradores.
Pp: José de Sequeira e Úrsula de São Patrício, filha de André de Matos.

Eusébio – 21 Agosto 1763
Pais: Pedro Alexandrino dos Reis cc Matilde Perpétua Evangelina.
Pp: Doutor António de Campos Limpo de Figueiredo e Melo. Toucou por procuração Anastácio José da Costa e madrinha Dona Leonor da Rosa, e tocou com procuração o Doutor José Duarte Vidigal e Silveira.

Catarina – 4 Junho 1765
Pais: José Henriques, natural da Vila do Lavradio cc Angélica Rosa dos Anjos, natural da Vila de Alhos Vedros.
Avos paternos: Manuel Henriques cc Clara da Quinta.
Avos maternos: João Cordeiro, natural de Palhais cc Catarina da Conceição, natural do Lavradio.


Em 1789, recebeu Marçala Henriqueta a Administração das Barcas da Carreira da Moita e as Barcas da Carreira de Alhos Vedros e Barreiro e Coina.

ate breve

João Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#225292 | mosorio | 01 abr 2009 18:49 | Em resposta a: #225277

Boas tardes João Paulo,

Por acaso estou debruçada sobre os aseentos paroquiais que acabei de receber de ADSetúbal, não consigo perceber todo o baptizado de Margarida que nasceu em 1712, filha de Belchior Henriques, é algo fora do comum, se quiser ajudar-me a interprertar ficarei grata.

Hoje pedi o casamento de João Cordeiro com Catarina da Conceição, para apurar qual a afinidade com Maria Joaquina da Penha de França.

Interessantíssima descoberta a dos três casamentos do Matias Henriques, estive a verificar e o pai Bechior e Maria dos Reis ainda tiveram pelo menos um filho após o casamento do Matias, suponho que terão casado muito novos, por engano enviaram novamente o casamento de matias em vez do dos pais como eu havia pedido.

Já encontrei vários familiares através deste fórum é uma das muitas das suas vantagens. Já fui a Viana do Castelo conhecer uma prima da idade da minha mãe, ficámos amigas , falamos muitas vezes ao telefone, ela tem sido incansável, forneceu-me imensa infirmação e até um tombo da família Sanches de Castro, feito por um tio avô , Sidónio Coelho Sanches de Castro Villas boas

A Rosário, Roz que aparece muitas vezes aqui no fórum , do ramo materno da minha mãe.( Rosados , que não sabemos a freguesia, a única informação que temos é que eram naturais do Reino )

O Pedro Morais Coimbra, grande amigo, um jovem engenheiro amante da Genealogia e Heráldica, trocamos correspondência regularmente, se bem que nos últimos tempos anda fugido, ele é que me iniciou nestas lides, escreve muito bem, adoro receber as histórias que conta de certos membros da família e das terras de Cerveira onde temos um tronco comum.

O José que tambem tem em V. Nova de Cerveira , Freires como eu .

Agora esta descoberta fantástica, o João Paulo, que com os seus conhecimentos vai -me ajudar a desvendar estes meus de Lx, Sintra e Alhos Vedros.Intrigante eu não conseguir os casamentos de ADL, são já vários.

Um abraço fraterno

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#225301 | JoãoGaspar | 01 abr 2009 21:17 | Em resposta a: #225292

Cara Maria Emília,


Estou apartir de hoje com um horario mais decente, e claro sempre disponivel para ajudar.
Que duvidas tem no baptismo de Margarida ?


Eu tambem tenho aqui algumas sujestões, não sei se ja viu na base de dados do geneall os familiares Matos Henriques, mas por exemplo exite uma tia do Francisco de Mattos e Sousa, que casa com a Margarida Henriques, filha do Belchior. A tal tia de seu nome Dona Antónia de Matos, casa com um João Francisco Henriques, natural de Sintra. Será este Henriques parente dos Henriques que se juntam aos matos com os casamentos dos irmãos Francisco de Matos e Sousa e Francisca de São José de Matos?


http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1036993



Tambem ja encontrei alguns parentes através do Geneall, alguns de linhas que tinha menos espectativa, como a de minha varonia, que nunca pensei que fosse uma genealogia interessante, mas revelou-se e continua a revelar-se cheio de surpresas.


Um abraço fraterno

João

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#225316 | mosorio | 01 abr 2009 23:03 | Em resposta a: #225301

Olá João Paulo,

Tenho estado a ver tudo que existe relacionado com Henriques e Reis na BD e nos assentos que possam indicar possível parentesco.
Eis o baptizado da Margarida, não está muito nitido, diz que ela é filha de Belchior Henriques e de Maria da + Conceição Brás
Pp; Manuel Marinho e Maria Pereira ? ...... palavra que não entendo . Maria dos Reis a mãe de Margarida.

http://img165.imageshack.us/my.php?image=margaridaf.jpg

Dos Melos

Victor José de Melo *02.05.1828 na Lapa, foi Bp em Santos o Velho, filho de Alexandre José de Melo e Bernardina Rosa
Pp. José de Santa Ana Rosado ( terá a ver com os Rosados primos? ), residente no Colégio dos Nobres e Mauricia Maria , viúva.

Bp de Alexandre * 17.06.801, Santos o Velho, filho de Manuel José de Melo ,bp em S. Salvador e de sua mulher Teresa de Jesus Maria, bp N. Sr.ª do Monte da Caparica, Almada
Pp; João Pegado Mexia Roncalli e D. Helena Coutinho de Castro

Não encontro o bp de Manuel , há uma falha de cinco anos na freguesia de S. Salvador, seu pai Manuel Lopes de Melo sua mãe D. Maria Joaquina , moradores na Lapa, não diz onde foram recebidos ou baptizados, os casamentos de Lisboa não referem avós como de outras regiões do país , o que é uma pena.

Até breve

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#225350 | mosorio | 02 abr 2009 12:19 | Em resposta a: #225316

Caro João Paulo,

Como me falou dos Mendonça Furtado aqui vai uma achega ao que lhe enviei dos PP de Maria Jaoquina da Penha de França
A D. Inês de Cárcamo Lobo ( madrinha de bp. Maria J. da Penha de França ), na BD, figura como D. Inês Joana de Vilhena , filha de D. António de Carcamo Lobo, esta D. Inês foi Bp. na Freguesia de Santa Engrácia aos 03.08.1708 e casou com Lourenço ou Luís de Mendonça Furtado e Albuquerque. Não sei se ajuda nas suas suspeições.

Até breve

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#225367 | JoãoGaspar | 02 abr 2009 16:35 | Em resposta a: #225350

Cara Maria Emília,

Como lhe disse penso que seja ela tambem uma Mendonça Furtado e Albuquerque. Mas como não entro em deduções geneológicas (pratica comum) não sei o que pensar! Acho que qualquer dia que não procure os pais de Maria da Penha de França, os encontro! O certo é que encontro uma Maria da Penha de França, nascida e Baptizada em Alhos Vedros , filha de Tristão de Mendonça Furtado e Albuquerque e de sua mulher Dona Violante Henriques! (!)

A Dona Inês de Carcamo Lobo (de Vilhena ) e o seu marido Luís de Mendonça Furtado e Albuquerque tambem tiveram uma filha de seu nome Maria da Penha de França.

A ver onde estas informações no levam.

Abraço fraterno

João Paulo

Resposta

Link directo:

Alhos Vedros

#225633 | mosorio | 05 abr 2009 20:43 | Em resposta a: #225367

Olá João Paulo,

Como é meu hábito , quando descubro ascendência de um determinado local, faço uma visita à Igreja onde foram baptizados e recebidos os meus, hoje foi a vez da Matriz de Alhos Vedros, achei-a maravilhosa !
O seu teto em caixão pintado,a riquíssima talha dourada,mas o que mais me surpreendeu foram os belíssimos azulejos em tons de azul e branco que cobrem o seu interior até meio das paredes. A capela de S. Sebastião impressiona pelos seus três túmulos, o de Fernão do Casal com a estátua a pedra de armas, os de Constância Vaz e de Pero Vicente seus pais com inscrições talhadas na pedra.A Capela de S. João Baptista , a Capela de S. João com azulejos com vários motivos dentro das mesmas tonalidades de origem provavelmente árabe. Estive na Sacristia sentada a ler o livro de rois de confessados , gentilmente cedido para consulta pelo Sr. Padre Carlos Alves.Tirei alguns apontamentos, chamou-me a atenção na pág. 126, ano de 1749 no "Porto ", um D. Fernando de Sousa e um João Rodrigues de Brito, recorda-se concerteza que o pai de Maria Joaquina da Penha de França ( Sintra ) é filha de Manuel Rodrigues de Brito, natural do Algarve e casado com Antónia Josefa da Ascenção natural da Vila de Sintra,não sabemos o apelido desta última mas presumo que seria Lobo.
Da toponímia antiga de Alhos Vedros pouco resta, não vi rua do Tinoco, nem Direita!
Engraçado o João Cordeiro, casado com uma tia da Maria J.da P. F.( deduzo que pela paterna ) morava no Campo das Cordeiras, ele é natural de Palhais e quem casa em Palhais ? D. António de Cárcamo Lobo em 1705, se está recordado Dona Inês é madrinha de M. J.P.F. e casa com um M.F A. Não creio que os meus tenham ligações com estes grandes da terra, se tiveram foram banidos porque não aparecem nos estudos feitos destas famílias.
O resto da minha visita resumiu-se ao cais de embarque e ao poço mourisco. O dia estava óptimo aproveitei para apanhar um pouco de sol.
PS, esquecia-me, Matias só teve dois casamentos o padre por vezes nomeava-a Maria Joaquina e outras Maria da Penha de França.
Abraço
ME


O resto da minha visita a Alhos Vedros resumiu-se ao Cais de embarque e poço mourisco

Resposta

Link directo:

RE: Alhos Vedros

#225661 | JoãoGaspar | 06 abr 2009 02:48 | Em resposta a: #225633

Cara Maria Emília,

Fico muito surpreso com a sua visita à Vila de Alhos Vedros. Ainda bem que gostou.
A igreja Matriz é de facto um monumento fantastico, tal como as suas capelas, a Misericordia da Vila, o Pouço Mourisco ( antigo Poço da Agua de Beber) a Velhinha, o Cais Antigo,entre outros interesses locais.
Tenho pena que não me tenha dito nada, ainda moramos em Alhos Vedros e hoje a familia esteve reunida pois é Domingo de Ramos, momento muito importante na História local, e dia de procissão dos Passos.
Alhos Vedros tem varias lendas, a mais importante e referenciada por Dom Jorge de Lancastre, Mestre de Avis, filho de Dom João II e de Dona Ana de Mendonça Furtado.( natural de ALhos Vedros, Comendadeira de Santos) é a do Domingos de Ramos.
"Diz a lenda o seguinte ( mais ou menos) no seculo XII quando Lisboa foi tomada aos Mouros , Alhos Vedros, foi tambem tomada sendo que Palmela estava ainda submetida ao poder inimigo. Um Domingo dia de Ramos, descem os Mouros de Palmela e atacam a população Cristã da Vila de Alhos Vedros, sendo que estes apenas com os seus ramos Bentos, se defenderam e lutaram com tal bravura que venceram os Mouros."
esta lenda prova da Fé Cristã, é da época da formação de Portugal e como tal muito importante para a História nacional. Não sei se o Padre Carlos teve a oportunidade de a contar.
Fico com pena que não me tenha dito que viria a Alhos Vedros, teria tido todo o prazer em lhe fazer uma visita guiada e apresentado alguns familiares Alhosvedrenses.

Abraço fraterno,

João Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Alhos Vedros

#225711 | mosorio | 06 abr 2009 18:41 | Em resposta a: #225661

Olá João Paulo,

Fico agradecida pela disponibilidade que demonstrou na sua mensagem em servir-me de guia e dar-me a conhecer a familiares, foi uma decisão repentina eram já 12.00 quando me meti no carro, já que não ía receber visita de família ( filha e neta ), fui eu prestar homenagem aos meus avoengos . A mãe da M.J.P.F , a Antónia Josefa da Ascenção é natural do Lavradio e baptizada na freguesia de Santa Margarida ( não sei onde fica ), coloquei no tópico "Dúvidas paleograficas " o termo de * de MJPF e a Confreira V. Z conseguiu o milagre de ler o que há várias semanas tenho tentado ler sem sucesso.
Eu assisti aos preparativos da saída da Procissão , sentada na sacristia enquanto anotava num papel o que fui encontrando de interesse nos rois de confessados.
Adquiri " Subsidios para a História de Alhos Vedros ", do Pe Carlos Póvoa Alves, para melhor conhecer a história de Alhos Vedros.
Um dia destes voltarei a Alhos Vedros para ter o prazer de vos conhecer.

Abraço

ME

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#225888 | mosorio | 08 abr 2009 18:20 | Em resposta a: #225301

Olá João Paulo ,


Não sei se leu a minha anterior mensagem. Recebi paroquiais do Arquivo de Setúbal, sinto-me compensada do tempo que gasto às voltas com a genealogia, pois outro tanto já alguém trabalhou e me facilitou a ligação a antepassados comuns. A novidade é que recebi entre vários o casamento ( 1702 )de Belchior e Maria dos Reis, esta é filha de Pêro João e de sua mulher Guiomar Vieira ,naturais de Alhos Vedros e já constam na BD , as testemunhas presentes são ; D. Violante Henriques o Dr. José Ferreira da Silva e Fernando de Sousa.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1152855

Na certa vou ainda econtrar mais ligações , estou a aguardar doc.s que pedi do Lavradio / Santa Margarida.

Aguardo notícias

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#225971 | JoãoGaspar | 09 abr 2009 14:53 | Em resposta a: #225888

Cara Maria Emilia,

Otimo que tenha encontrado os ascendentes de Maria dos Reis, eu sou descendente dos Vieiras de Alhos Vedros, a que a Guiomar pertencia. somos então de facto parentes, pois será tambem a Maria Emília descendente de João Gomes Vieira cc Maria Gomes Pereira.
Maria Gomes Pereira é descendente de Garcia Pires de Matos ( de Alhos Vedros) e de Afonso Alvares Pereira ( dos Pereiras de Alcochete e Alhos Vedros) e de Pedro Afonso do Casal, portanto a Capela de São Sebastião, com o tumulo que viu de Fernão do Casal era de seus antepassados tambem.
Quando vier a Alhos Vedros, terei todo o prazer em recebe-la.
Votos de uma Santa Pascoa.

Cumprimentos

João Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#225976 | JoãoGaspar | 09 abr 2009 15:04 | Em resposta a: #225888

Cara Maria Emília,

E os pais do Belchior Henriques quem são!?

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#226004 | mosorio | 09 abr 2009 18:47 | Em resposta a: #225976

Caro João Paulo,


O pai é Cipriano Rodrigues e Felipa Rodrigues, estes com o mesmo apelido , algum terá o Henriques, penso eu. Temos mais afinidades concerteza, aparece no seu estudo um Cordeiro/a devem ser os de Lavradio , aparece um Melo dos Açores, Santa Maria . Não se encontra o Bp de Manuel José de Melo que nasceu na freguesia de S. Salvador , há uma falha de 5 anos , fatal para as minhas pesquisas. Pedi os bp . dos pais de Maria dos Reis, sei não que não existem casamentos para menos de 1700. Se tiver algo relacionado com Melos , peço-lhe que transmita se faz favor.

Até breve
ME

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1124238
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1142783

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#226034 | mosorio | 09 abr 2009 22:56 | Em resposta a: #225971

Olá João ,

Não tinha visto esta mensagem, realmente somos parentes .
Claro que terei todo o gosto em conhecer a família, ainda não contei este achado às minhas filhas, num dos períodos de férias em que venham cá a casa vou levá-las a conhecer a Igreja Matriz e a Capela de S. Sebastião, mal sabia eu que no Domingo que estava em frente de túmulos de antepassados.
Tambem desejo a todos uma Santa Páscoa.

Um abraço fraterno a toda a família

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#226099 | JoãoGaspar | 10 abr 2009 19:41 | Em resposta a: #226004

Cara Maria Emilia,

O puzzle vai se construindo aos poucos! os pais de Belchior Henriques tambem os conheço, e estão tambem na BD mas a mãe aparece-me nos paroquiais como Filipa Correia Pato e não como Filipa Rodrigues. (?).

O casal Cipriano Rodrigues e Filipa Correia Pato têm duas filhas que conhecia já, uma de seu nome Maria Correia Pato que casa com Marcos Afonso Pereira ( dos Pereira de Alcochete e Alhos Vedros) e outra filha de seu nome Leonor Rodrigues que casou primeiro com António Mascarenhas e depois de viuva casou com António Pereira de Ceballos.
Agora fiquei tambem a saber que tinham um filho e que este era o conhecido Belchior Henriques.

Pelo que temos vindo a conhecer, estes nossos ascendentes casavam todos dentro de familia.

Santa Pascoa e até breve

JPG

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#226102 | mosorio | 10 abr 2009 20:55 | Em resposta a: #226099

Estimado João Paulo,

Fui à BD e realmente está como Correia Pato, e assim deve ser , os padres tambem se enganavam , achei estranho os dois de apelido Rodrigues, essa dúvida será tirada quando receber o assento de baptizado de Belchior . Isso de casar em família era vulgar. Na família da minha mãe, no ramo materno é um caos , imensos casamentos com dispensa por consanguinidade. Se tiver interesse , eu tenho um livro com os descendentes todos de Vitor José de Melo, e olhe que são muitos! Aqui onde vivo tenho uma prima deste ramo ,um dos filhos é piloto da TAP a filha é economista como o pai . Vi na sua página que tem um curso de pintura além do de arquitectura, achei piada o meu bisavô José Henriques de Melo pintava muito bem ,ofereceu ao irmão João( eram dez , ainda não constam ) um lindíssimo que está na casa da prima que citei .Já viu o retrato dele ? Muito elegante , não acha ?

Até breve

ME

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#228503 | mosorio | 05 mai 2009 20:47 | Em resposta a: #225184

Caro João Paulo,


Estive no Arquivo de Setúbal, o resultado foi pouco satisfatório, o tempo útil é curto para pesquisar o que se tem em mente. Pesquisas feitas na freguesia de Santa Margarida .Consegui o casamento de João Cordeiro com Catarina da Conceição ( eram parentes ),o João é filho de outro João que por sua vez é filho de outro João Cordeiro casado com uma Mª Vieira.
Como ainda não descobri o casamento de Antónia Josefa , pesquisei os pais através da irmã

A Catarina da Conceição, irmã da minha Antónia Josefa da Ascenção( mãe da Maria da Penha de França cas. c/ Matias Henriques ) são filhas de João Rodrigues Lopes Rangel e Maria (dos Anjos )Pereira, foram testemunhas deste casamento o Ajudante( ? )André de Mattos , João Roiz de Abreu e Manuel Coelho.
1664
João R. L. Rangel é filho de Domingos R. Lopes e de Antónia Rangel,estes parentes em 4º grau de consanguinidade.
1650
Há termo de um António Rangel e Margarida Pereira, foram testemunhas Jacinto Monteiro Osório, Luís R. Robalo, Manuel Ribeiro,meirinho e Luís da Costa de Alhos Vedros, todos assinaram o doc.
1651
Há um assento de cas. de António Rodrigues com Maria Rangel, tt Francisco da Costa, Simão Rangel,Luís Rodrigues , António da Costa, António Rodrigues.

Não sei de o que pensar do apelido Lobo do João,
Encontrei o óito de Belchior, fez testamento e ficou sepultado na Capela de Nossa Senhora dos Anjos.
Tambem o óbito de Catarina da Conceição, ambos no rolo 59 de Alhos Vedros.
Não encontrei mais nenhum , o que me leva a crer que se mudaram para Lx.

Um abraço fraterno

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#229044 | JoãoGaspar | 11 mai 2009 22:06 | Em resposta a: #228503

Carissima Maria Emília,

Como esta? Peço desculpa pela minha ausência aqui no forum, eu tenho estado demasiado ocupado com trabalho. Mas tem de ser!
Como estão as pesquizas?

Cumprimentos

João Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#229051 | mosorio | 11 mai 2009 22:33 | Em resposta a: #229044

Caro João Paulo,


É claro que compreendo, eu tambem trabalho muito, esta é uma cópia de uma mensagem que lhe tinha enviado no dia 5. Agradeço os nomes que acrescentou na página de Matias e na de João Henriques.


Estive no Arquivo de Setúbal, o resultado foi pouco satisfatório, o tempo útil é curto para pesquisar o que se tem em mente. Pesquisas feitas na freguesia de Santa Margarida .Consegui o casamento de João Cordeiro com Catarina da Conceição ( eram parentes ),o João é filho de outro João que por sua vez é filho de outro João Cordeiro casado com uma Mª Vieira.
Como ainda não descobri o casamento de Antónia Josefa , pesquisei os pais através da irmã

A Catarina da Conceição, irmã da minha Antónia Josefa da Ascenção( mãe da Maria da Penha de França cas. c/ Matias Henriques ) são filhas de João Rodrigues Lopes Rangel e Maria dos Anjos (Pereira? ), foram testemunhas deste casamento o Ajudante( ? )André de Mattos , João Roiz de Abreu e Manuel Coelho.
1664
João R. L. Rangel é filho de Domingos R. Lopes e de Antónia Rangel,estes parentes em 4º grau de consanguinidade.
1650
Há termo de um António Rangel e Margarida Pereira, foram testemunhas Jacinto Monteiro Osório, Luís R. Robalo, Manuel Ribeiro,meirinho e Luís da Costa de Alhos Vedros, todos assinaram o doc.
1651
Há um assento de cas. de António Rodrigues com Maria Rangel, tt Francisco da Costa, Simão Rangel,Luís Rodrigues , António da Costa, António Rodrigues.

Não sei de o que pensar do apelido Lobo do João,
Encontrei o óito de Belchior, fez testamento e ficou sepultado na Capela de Nossa Senhora dos Anjos.
Tambem o óbito de Catarina da Conceição, ambos no rolo 59 de Alhos Vedros.
Não encontrei mais nenhum , o que me leva a crer que se mudaram para Lx.

Um abraço fraterno

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#229151 | JoãoGaspar | 12 mai 2009 21:38 | Em resposta a: #229051

Cara Maria Emilia,

Estive a ver com atenção os nomes que enviou. Os Rangel são uma novidade para mim, ao passo que os Costa de Alhos Vedros, são meus "conhecidos" destas andanças, se é que me compreende.
O André de Mattos Ajudante, seria Ajudante de Ordenanças, posto militar abaixo do de Capitão de Ordenanças e a ser o André de Mattos que penso, será o irmão de Francisco de Mattos e Sousa ( casado com Margarida Henriques, e este tambem Ajudante de Ordenanças) e irmão tambem de Francisa de São José de Mattos, casada com Manuel dos Reis ( Henriques).
Agradeço que vá actualizando aqui no geneall os ascendentes que vai descobrindo, pois assim será mais facil reescrever a história destes nossos antepassados.
Até ver e neste curto espaço de tempo em que trocamos mensagens, já avançamos e muito, o que me deixa com a sensação de dever cumprido em relação ao meu estudo sobre Familias de Alhos Vedros, obtendo agora os primeiros frutos.
Repare que os nossos antepassados casavem entre si e muitas vezes dentro da familia, costume "normal" para a época, mas que revelava algum cuidado e estratégia familiar.
Quanto ao apelido Lobo poderá ser de um antepassado remoto directo, ou menos provavel de um padrinho, não esquecer que a mãe de João é afilhada de uma Carcome Lobo. Penso que seriam parentes através do ramo Lobo e por isso o João recuperar este seu apelido, ja que este era usado por uma familia da Alta Nobreza como eram os Carcome Lobo ( Carcome e Figueiroa) proprietários da Quinta da Barra-A-Barra no Lavradio ( antigo termo de Alhos Vedros) e da Quinta da Louça em Alhos Vedros.

Cara Maria Emília, gostaria de lhe deixar o meu telefone para que me contacte sempre que precisar, por vezes estas ligações faladas são mais faceis de compreender. Por isso deixo-lhe o meu e-mail para que me escreva e eu depois envio através do e-mail o meu numero de contacto.

Uma Santa Noite,

João Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#229154 | JoãoGaspar | 12 mai 2009 21:52 | Em resposta a: #229051

Por lapso não deixei o contacto.
Aqui fica:

joaogaspar (arroba) nyc (ponto) com

ps: deixo tambem alguns paroquiais que tomei nota mas que ainda não liguei ao que ja esta no geneall.

Moita, Alhos Vedros.
Tomas – 27 Julho 1756
Pais: Fernando António Calado, natural de Évora cc Josefa Maria da Encarnação Henriques de Matos, natural de Lisboa.
Pp: Gaspar Ferreira da Silva, pároco de Alhos Vedros.
A 18 de Fevereiro passei uma certidão para o provar herdeiro de seu tio Eusébio Henriques de Matos, natural de Alhos Vedros.

Moita, Alhos Vedros

João – 31 Outubro 1753
Baptizado pelo Exmo. Senhor Arcediago de Lacedemonia.
Pais: Matias Henriques cc Maria Joaquina, natural de São Martinho de Sintra.
Pp: Capitão João da Silva e Moura, por seu procurador Manuel Mendes e madrinha Vitória Violante da Silva. Baptizado na freguesia de São Nicolau em Lisboa.

Moita, Alhos Vedros
Catarina – 4 Junho 1765
Pais: José Henriques, natural da Vila do Lavradio cc Angélica Rosa dos Anjos, natural da Vila de Alhos Vedros.
Avos paternos: Manuel Henriques cc Clara Netto da Quinta.
Avos maternos: João Cordeiro, natural de Palhais cc Catarina da Conceição, natural do Lavradio.

Moita, Alhos Vedros
Tomás
10 Janeiro 1737
Pais: Francisco de Matos e Sousa cc Margarida Maria Henriques. Naturais e moradores na Vila do Lavradio, termo da Vila e Concelho de Alhos Vedros.
Neto Paterno de:
Silvestre de Matos, ALCAIDE de Alhos Vedros cc Catarina Roiz Pereira.
Neto Materno de:
Belchior Henriques cc Maria dos Reis
Pp: Manuel de Almeida Maia, familiar do Santo Patriarca

João

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#229157 | JoãoGaspar | 12 mai 2009 22:09 | Em resposta a: #229051

Mais sobre os Henriques "lobo"

Uma neta de Belchior Henriques e prima direita de João Henriques de Brito Lobo, de seu Nome Dona Bernarda Inácia de Santa Rita (Henriques de Mattos e Sousa) http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1152754
casou com Lourenço Gomes de Araujo e Sousa, Cavaleiro da Casa Real e Familiar do Santo Oficio, filho de Belchior Nunes. Tiveram estes varios filhos (apenas se encontram duas filhas no geneall, mas com o apelido errado, o qual ja enviei a correção) a saber:
*João Gomes de Araújo e Sousa.
(-Moço da Câmara do Guarda Roupa-Deputado da Junta do Tabaco.)
*Dona Ana de Sousa Lobo
*Joaquim Gomes de Araújo (-Cavaleiro Fidalgo da Casa Real)
*Manuel Gomes de Araújo(-Cavaleiro Fidalgo da Casa Real)
*Dona Mariana de Sousa Lobo
*Vicente Gomes de Araujo e Sousa(-Escrivão da Câmara da Ordem de Cristo Cavaleiro Fidalgo)

Como poderá verificar as duas filhas que encontrei, têm como apelido Sousa Lobo, calculo que seja o apelido proveniente de Cipriano Rodrigues, de Filipa Correa Pato ou de Pêro João (?) por exclusão de partes.

De referir que não sei por enquanto quem seria a mãe de Lourenço Gomes de Araujo e Sousa e que o pai foi Belchior Nunes.

Cumprimentos fraternos

João Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#229172 | mosorio | 13 mai 2009 00:29 | Em resposta a: #229157

Olá João Paulo,


Então o apelido Lobo não era do lado da Maria Joaquina da Penha de França como eu pensava e sim de um bisavô ou avô do lado Henriques.Agora só me resta ter paciência e encontrar o termo de casamento de Antónia Josefa de Ascenção com Manuel Rodrigues de Brito, hoje recebi assentos de baptizado dos filhos de Matias, não procuraram o casamento dos pais de Antónia Josefa porque não indiquei uma data aproximada, esqueci-me,João Cordeiro casa com Catarina da Conceição em 1717, a filha de Antónia Josefa, Maria J. Penha de França nasce em 1715 , os avós devem ter casado cerca de 1680, certo ?
Como ficou a saber tanta informação sobre João Gomes de Araújo e Sousa ?
Nada sei a respeito de João , e dos Melos.
Abraço fraterno

MEmília

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#229274 | JoãoGaspar | 13 mai 2009 21:29 | Em resposta a: #229172

Cara Emilia,

Sobre João Gomes de Araujo e Sousa ou sobre o seu pai Lourenço?
Encontreio-os na TT Online.
Vou ver o que consigo saber acerca de João Henriques de Brito Lobo.
Que novidades nos trás?

Abraço fraterno

João Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#229284 | mosorio | 13 mai 2009 22:39 | Em resposta a: #229274

Olá João Paulo,

Já tentei o ttonline e nada para o João, acho estranho ele não usar o nome da mãe, mormente porque era hábito na época o último apelido ser o materno.
Telefonei para Setúbal a autorizar mais tempo nas pesquisas, quando não encontram nos primeiros 15m gratuitos só continuam com a anuência do requerente. parece-me que nesta família o homem importante seria o Belchior e a sua ascendência, creio que seria parente de D. Violante Henriques , apesar do Cipriano só ter o Rodrigues não quer dizer que não fosse Henriques.Aquele Henriques nascido em Sintra deve ser da família como não sei, quem introduziu os dados? Foi o João Paulo?

Espero que seja até breve e que eu tenha notícias interessantes para partilhar

Um abraço

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#229373 | JoãoGaspar | 14 mai 2009 21:11 | Em resposta a: #229284

Boa noite,

Como esta? ainda não me enviou o mail?

Sobre o João Francisco Henriques apenas encontrei o casameto em Alhos Vedros, com a Dona Antónia de Mattos. No casamento apenas diz que é natural de Sintra, nem refere a paroquia, e calculo que tenham voltado a morar em Sintra.E sim fui eu que la coloquei a informação.
Sugiro tambem que investigue aqui mesmo a Familia Pato, esta com origem em Alhos Vedros e Alcochete, e da qual fazia parte Dona Filipa Correia Pato. Estes Patos têm tambem um ramo Henriques Pato, ( Morgados da Bandalhoeira) onde poderá estar a origem dos "nossos" Henriques.

Abraço fraterno,

João Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade do Santissimo Sacramento de São Lourenço

#229376 | mosorio | 14 mai 2009 21:36 | Em resposta a: #229373

Olá João Paulo,

Sou tão despistada que não vi umas quantas mensagens que me enviou , incluindo o e-mail que não vi. Vou escrever para a morada que enviou.


Até breve


Maria Emília

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 22:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen