Familia Silva - Bragança

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Familia Silva - Bragança

#122506 | claudiosm | 11 jul 2006 04:10

Procuro informações sobre a família de meu avô, o Sr. Justiniano Silva e seus ascendentes. Ele chegou ao Brasil em 1890 e tem como pais os Sr. José Maria da Silva e a Sra. Leopoldina Rita da Silva. Segundo consta no bilhete de identidade emitido pelo consulado português, ele nasceu em 16 de janeiro de 1889 no Distrito de Bragança, mas não consta o Concelho e a Freguesia. Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Familia Silva - Bragança

#122539 | Lourval | 11 jul 2006 16:00 | Em resposta a: #122506

Caro Claudio,
Como você tem a data de nascimento acho que o Arquivo Distrital de Bragança não se negará a procurar tal registro em cada uma das freguesias. Você também tem a opção de procurar pela Igreja dos Mórmons e solicitar os microfilmes das freguesias de Bragança mas esse será uma caminho bem mais longo.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva - Bragança

#122590 | claudiosm | 12 jul 2006 04:04 | Em resposta a: #122539

Caro Lourval,
Muito obrigado pela sua atenção. Já entrei em contato com o Arquivo Distrital mas a diretora me solicitou a freguesia para facilitar a busca. Sem esta informação, o tempo e o custo da pesquisa pode ser altíssimo, e o resultado incerto. O arquivo distrital permite que se faça a pesquisa pessoalmente, sem custos ? Por favor me dê mais informações sobre a Igreja dos Mórmons. Muito obrigado.
Claudio.

Resposta

Link directo:

Familia Silva - Bragança

#122592 | Lourval | 12 jul 2006 05:04 | Em resposta a: #122506

Caro Claudio,
A pesquisa na Igreja dos Mórmons é gratuíta mas será bastante morosa pois há dezenas de freguesias em cada concelho e há uma dezena de concelhos em Bragança. Terias de procurar uma igreja dos mórmons mais próxima de sua casa e pedir e requerer a eles os microfilmes. Eu posso lhe orientar se quiser. Mas....
Você já pesquisou o site da Igreja dos Mórmons? Pode ser que alguém já esteja pesquisando sua família e você nem saiba. Os membros da Igreja dos Mórmons praticam genealogia por incentivo da Igreja. Uma outra coisa.....
Antes de começar esta pesquisa morosa eu recomendo que antes tenham se esgotados todas as outras alternativas. Por exemplo:
Você já pesquisou cada uma das certidões de nascimento e casamento de todos os filhos de seu avô? E faça esta pesquisa requisitando ´de inteiro teor´. Faça o mesmo para todos os netos (nascimento).
Eu vou lhe dar um exemplo que aconteceu comigo: Depois de muitos e muitos meses procurando pela naturalidade de minha tataravó Ana Luísa Esteves, eu a descobri na certidão de inteiro teor de uma filha dela que não sabíamos existir pois morreu criança. Nesta certidão ela dizia que o pai dela era falecido e a mãe vivia em Vila Real. Mas se eu não tivesse pedido inteiro teor nada constaria. Como eu então soube da existência desta criança? Eu estava pesquisando os microfilmes na Igreja dos Mórmons em minha cidade! Nos microfilmes é sempre ´inteiro teor´. Então eu sugiro que você procure uma Igreja dos Mórmons e solicite os microfilmes dos registros civis da cidade onde viveu seu avô. Terá então acesso a todos os registros de nascimento de todos os filhos inclusive os que não vingaram. Se você me der mais detalhes eu te oriento a solicitar os microfilmes. Precisarei saber onde viveu seu avô. Cumprimentos.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva - Bragança

#122610 | claudiosm | 12 jul 2006 15:46 | Em resposta a: #122592

Prezado Lourval,
A situação do meu avô é a seguinte:
Segundo consta no certificado de inscrição consular (CIC), ele nasceu em 16/01/1889 no distrito de Bragança (não consta o concelho e a freguesia). Ele chegou ao Brasil em 1900. Ai começa a complicar porque minha mãe afirma que ele chegou com 16 anos sozinho, mas pelas datas acima ele teria 11 anos e não poderia viajar desacompanhado. Fica a dúvida se ele nasceu mesmo em 1889 ou se chegou mesmo em 1900. Fui ao arquivo nacional aqui no Rio de Janeiro pesquisar as listagens de estrangeiros que chegaram ao porto do Rio de Janeiro em 1900 e após demorada pesquisa não encontrei o nome dele (devido ao estado das microfichas não posso garantir que o nome dele não conste). Solicitei ao arquivo nacional o levantamento do prontuário de estrangeiro dele mas as únicas informações adicionais do prontuário são os locais de trabalho de meu avô nos anos de 1930/40. A certidão de nascimento de inteiro teor de minha mãe traz as mesmas informações do CIC de meu avô. Acredito que os documentos de meu avô emitidos no Brasil tenham como base o CIC.
Já procurei no site da igreja dos mórmons mas nada encontrei. Como posso solicitar as microfichas ?
Você sabe se qualquer pessoa pode fazer a pesquisa no arquivo distrital de Bragança sem a necessidade de um funcionário do arquivo (que gera altos custos) ?
Mais uma vez muito obrigado.
Claudio.

Resposta

Link directo:

Familia Silva - Bragança

#122611 | Lourval | 12 jul 2006 16:21 | Em resposta a: #122610

Cláudio,
Sua mãe é filha única? Tem certeza de que ela não teve algum irmão que morreu bem criança? A pesquisa nos microfilmes da cidade onde morava o seu avô aqui no Brasil seria importante neste sentido. No prontuário de seu avô não constava a data exata do desembarque e o nome do navio do qual ele desembarcou? Se não constava é porque provavelmente ele era criança e não sabia. Se você me disser o nome da cidade onde o seu avô viveu eu te passo os números dos microfilmes que você deve solicitar à Igreja dos Mórmons.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva - Bragança

#122617 | claudiosm | 12 jul 2006 17:40 | Em resposta a: #122611

Lourval,
Minha mãe tem dois irmãos gêmeos. Os dados das certidões de nascimento deles são os mesmos. Outro fator complicador é que meu avô português não se casou com minha avó brasileira. Você tem razão quanto ao fato de meu avô não saber sobre o desembarque no Rio de Janeiro. Ele provavelmente era criança e no prontuário está marcada a opção " não sabe informar" nos ítens data de desembarque (só consta o ano de 1900) e navio. Resta a pergunta: Com quem ele veio para o Brasil ? Minha mãe diz que ele afirmava que tinha vindo sozinho. Mas como pode ter vindo sozinho com 11 anos ???
Meu avô era do distrito de Bragança (SIC). Se for possível me informe os números dos microfilmes e como faço para obtê-los.
Claudio.

Resposta

Link directo:

Familia Silva - Bragança

#122621 | Lourval | 12 jul 2006 19:21 | Em resposta a: #122617

Cláudio,
Você não gostaria de solicitar ao Arquivo Distrital de Bragança pelo passaporte de seu avô? Você pediria pela emissão de passaporte em nome de seu avô em 1899 e 1900.
Na próxima mensagem te dou os números dos microfilmes.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva - Bragança

#122644 | claudiosm | 13 jul 2006 03:08 | Em resposta a: #122621

Lourval,
Já solicitei esta informação ao arquivo distrital de Bragança mas a diretora, a Sra. Ana Maria Afonso, não encontrou nenhum registro de emissão de passaporte em nome dele.
Claudio.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva - Bragança

#127483 | belsincero | 05 set 2006 01:51 | Em resposta a: #122506

Caro Cláudio,

Os pais do seu avô são os mesmos da minha avó, a Sra. Anna Amalia, que casou com meu avô Manoel Rodrigues em 26/05/1917, em São José do Rio Pardo/SP. Minha avó, a Sra. Anna Amalia era natural de Vilar de Peregrinos, concelho de Vinhais, Distrito de Bragança, como consta no passaporte dela, datado de 24/01/1913, quando ela tinha 19 anos... o que leva a concluir que ela nasceu em 1894.
Como anda a sua pesquisa? Espero ter te ajuda.
Estou pesquisando também, e preciso encontrar a certidão de nascimento dela. Você sabe como eu posso fazer isso?

Muito obrigada... e boa sorte!

Izabel - Maringá/PR

Resposta

Link directo:

Familia Silva - Bragança

#127490 | Lourval | 05 set 2006 03:18 | Em resposta a: #127483

Cara Izabel,
Escreva para adbgc@adbraganca.iantt.pt
Dê a eles o nome de sua avó, ano provável de nascimento, concelho e freguesia onde nasceu e também os nomes dos pais dela. Acrecito que vai dar tudo certo.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva - Bragança

#152569 | claudiosm | 16 abr 2007 16:16 | Em resposta a: #127483

Prezada Sra. Izabel,
Infelizmente só vi sua mensagem hoje e fiquei animado pois procuro informações acerca do nascimento de meu avô há algum tempo. Parece que sua avó, a Sra. Anna Amália, é irmã de meu avô. A Sra. teria alguma fotografia dela para avaliarmos a semelhança ? Tem alguma informação sobre a vinda dela para o Brasil ? Solicitarei ao arquivo distrital de Bragança um novo pedido de pesquisa de certidão de nascimento baseado nas informações que a Sra. forneceu.
Muito obrigado. Aguardo seu contato.
Claudio da Silva Machado.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 03:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen