Familia Paixão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Paixão

#122639 | anapaixãogomes | 13 jul 2006 00:30

Boa Noite, gostava saber se há algum tronco comum da familia "da Paixão".
Existe 2 famlias Paixão em Almoster de Alvaíazere e que se estendeu ao Concelho de Ourém.
Gostava, portanto saber se haverá ligação com a Família da Paixão da Guarda.
Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Familia Paixão

#123746 | tristaomel | 28 jul 2006 00:21 | Em resposta a: #122639

Penso que pode haver de facto ligação entre as duas famílias PAIXÃO, mas pode também não haver alguma, pois segundo me consta o nome Paixão era posto em
muitos casos sem qualquer relação com a família .
A uma menina nascida em Sexta Feira Santa (Sexta Feira da Paixão) punham, muitas vezes por uma questão de fervor religioso, o nome de MARIA DA PAIXÃO.
Ora isto aconteceria em qualquer lugar deste País.
Por isso poderá haver muitos Paixões que nada têm a ver uns com os outros.
Os filhos de uma Maria da Paixão da Guarda poderiam herdar o nome da mãe e com os filhos de uma Maria da Paixão nascida em Sezta Feira Santa em Loulé poderia acontecer o mesmo. Mas nao tinham nada em comum para além de as mães terem nascido em uma qualquer Sexta Feira Santa.
Só procurando através de documentação dos nossos antepassados poderemos saber se algum ou alguma Paixão da Guarda se fixou na zona de OURÈM,ou se algum de Ourém se fixou na Guarda.
Na minha família o Paixão mais antigo que até agora encontrei, nasceu em 1805, na Guarda, mas os seus pais não eram Paixão.um era Gonçalves e o outro Dias.
Se encontrar algum Paixão que tenha ido para a zona de Ourém não me esquecerei de contactar consigo e espero que a Ana Paixão contacte comigo, que sou também Paixão, se encontrar algum dos seus que tenha ido para a zona da Guarda.
Cumprimentos do
Paixão Melo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Paixão

#123850 | GoldenDays | 29 jul 2006 17:28 | Em resposta a: #122639

Prezados Confrades,
Tenho o apelido Paixão pelo lado materno da família da minha mulher na zona da Guarda: mais precisamente Rabaça, Castanheira, Pínzio conforme descrição que se segue:
1 Maria da Paixão
. +Joaquim dos Santos
........ 2 Ascensão Maria dos Santos 1881 -
............ +João Lucas 1873 - 1929
................... 3 Maria Lucas
................... 3 Francisco Lucas 1903 - 1984
....................... +Maria Augusta dos Reis - 1982
................... 3 José Lucas dos Santos 1905 - 1991
....................... +Maria Guiomar Pereira 1910 -
................... 3 Joaquim Lucas
....................... +Amélia
................... 3 Ilda Augusta Lucas 1918 -
....................... +Joaquim Fonseca Saraiva - 1957
................... 3 Lurdes da Paixão Lucas 1923 -
....................... +Carlos Pires - 1992
................... 3 António Lucas
....................... +Maria Teresa
................... 3 Bárbara Lucas
....................... +Manuel (dos Lençóis)
................... 3 Manuel Lucas
................... 3 Soledade Ascensão dos Santos 1929 - 2006
....................... +Manuel Jerónimo Marques 1928 -
................... 3 ??? Lucas

Teria algum dos confrades encontrado algum ramo por tais lados que entronque nos nomes mais antigos que encontrei?
Desde já grato por qualquer informação.

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Paixão

#127184 | henrdias | 02 set 2006 18:10 | Em resposta a: #122639

Prezados Confrades:

Na região que estou estudando (Cinco Vilas), também encontro PAIXÃO, mas não creio que se possa falar de Famílias PAIXÃO, pois estão um pouco desentroncadas. O caso mais consistente, trata-se de três gerações, avô, filho e neto, todos do mesmo nome - Manoel Ferreira Paixão, mas que curiosamente as suas irmãs não têm este apelido.
Tenho também uma tia-avó em quinto grau - Maria Marques da Paixão, (a casar em 1767) que nem os pais nem os irmãos têm esse apelido.

Cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Familia Paixão

#128024 | anapaixãogomes | 11 set 2006 10:08 | Em resposta a: #127184

Sr Henrique,
O facto de o Sr Manoel Ferreira Paixão ter Paixão e suas irmãs não terem é natural porque nesta zona Cinco Vilas era normal que o rapaz fosse buscar o nome do pai e as raparigas o nome da mãe.
Na minha familia isso nota-se bastante. O meu avô José Marques da Paixão foi buscar o nome Paixão ao meu bisavô António Marques da Paixão e as minhas tias, irmãs do meu avô, foram buscar Gomes à minha bisavó Maria Gomes.
Os melhores cumprimentos Ana

Resposta

Link directo:

RE: Familia Paixão

#128036 | ramos | 11 set 2006 11:57 | Em resposta a: #122639

Caros confrades
Mais uma achega, também em Cabeça Gorda, Concelho de Beja existe uma família Paixão
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Paixão

#128102 | almiro63 | 11 set 2006 23:52 | Em resposta a: #128024

Cara Ana

Tenho conhecimento na Guarda de um casal José Gonçalves da Paixão, casado com Maria Emília de Almeida Saraiva que foram pais de:

1. Joaquim Gonçalves da Paixão. *1862 c/c Ana Pires dos Santos, c.g.

2. Maria Emília Engrácia da Paixão, * 1866 c/c Manuel de Jesus Marques, s.m.n.

3. Honorato Emídio Gonçalves da Paixão, * 1868, s.m.n.

4. Adelina das Mercês Paixão, * 1871 e + 1948.

5. Nazareth da Paixão, * 1874 e + 1960

Será que os seus Paixão têm alguma relação com estes?

Cumprimentos

J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Paixão

#128835 | henrdias | 18 set 2006 15:40 | Em resposta a: #128024

Cara Ana,

concordo plenamente com o que disse, pois também tenho verificado isso com muita frequência.
Tambem é costume, p. ex. a mãe ser Maria Joaquina e a filha Joaquina Maria, ou Josefa Maria e a filha Maria Josefa, etc. etc.

Sabe, fiquei satisfeito por encontrar mais alguém com ascendência nas "Cinco Vilas", e espero que tenha reparado na resposta que lhe dei no tópico "José Nunes".

Cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Familia Paixão

#129396 | tristaomel | 25 set 2006 00:13 | Em resposta a: #128102

Já agora aqui vão os meus PAIXÔES para ajudar a baralhar (Ou a resolver?) a situação:
1 Joaquim da Siva Borrego, filho de Custódio Gonçalves, natural de Penha Feia e de Maria Dias (ou Borrego) de Aldeia do Bispo, nasceu nesta última terra no dia 13/8/1774.
Casou com Francisca Teresa, natural da mema Aldeia do Bispo e tiveram os seguntes 12 Filhos:
1- Padre António da Paixão Borrego ( Foi Prior de Cavadoude)
2- Marcelina Augusta da Paixão Borrego
3-Rita Adelaide da Paixão
4-Maria da Paixão Borrego
5- Padre José da Paixão Boprrego (Fui Cura da Sé da GUarda)
6- Clara da Paixão Borrego
7- Angela Augusta Clementina
8- Rita da Paixão Borrego
9- Pedro da Paixão Borrego
10- Maria da Conceição
11- Joaquim (ou Jerónimo) da Paixão Borrego
12- Alexandre da Paixão Borrego

Onde Foram buscar o nome PAIXÂO ?


Depois destes PAIXÕES, ( O primeiro nascido em 31 de Agosto de 1805)quase todos os descendentes consevaram o PAIXÃO, incluindo este que vos escreve e foi nascido em 1932, sendo bisneto do 12º filho (Alexandre).

Paixão Melo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Paixão

#135135 | walterp41 | 23 nov 2006 11:02 | Em resposta a: #123746

Prezado Paixão Melo,

Sou um Pinto Paixão (Walter Roberto Pinto Paixão), brasileiro, da cidade de São Paulo. Meus bisavós eram Honório Pinto Paixão e Maria Rita da Fonseca, provavelmente da região do Porto, que viveram por volta de 1850. Nunca tivemos qualquer contacto com parentes portugueses. Por isso aproveito este espaço para divulgar meu interesse em contactar possíveis descendentes destes paixões.
Saudações do
Walter

Resposta

Link directo:

RE: Familia Paixão

#326478 | spinho | 31 mar 2013 15:25 | Em resposta a: #123850

Bom dia,
A minha trisavó chamava-se Balbina da Conceição Paixão e era da zona de Vila Nova de Foz Côa. Casou com Adelino Augusto Paes e devem ter tido, no mínimo, 7 filhos (todos nascidos em Vila Nova de Foz Côa). A filha mais velha, era a minha bisavó, chamava-se Ermelinda Piedade Pais (em solteira) e Ermelinda Piedade dos Santos após o casamento. Ela nasceu em 15 Julho 1888 e emigrou para o Brasil. Tenho conhecimento da Ermelinda ter tido os seguintes irmãos: Virgínia de Jesus Pais (emigrou para o Brasil), Maria de Jesus Pais (emigrou para o Brasil), Cândida (teve uma filha chamada Maria Judite e permaneceu em Vila Nova de Foz Côa), António, Joaquim (emigrou para o Brasil) e Manuel (emigrou para o Brasil).
Alguém neste fórum tem informações sobre os irmãos e ascendentes da minha bisavó Ermelinda?
Obrigada,
S. Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Paixão

#326480 | NISGM | 31 mar 2013 16:21 | Em resposta a: #326478

Caros confrades,

Mais um acrescento aos confrades que imaginam poder haver uma origem comum dos Paixões.

É que depois, enchem-se os tópicos de pessoas que obviamente nada têm a ver familiarmente umas com os outras e que por falta de informação sobre a forma como se formam os apelidos começam a gastar energia procurando uma origem comum para a sua família. E ninguém que saiba um bocado mais sobre as origens de certos nomes faz a caridade de parar a bola de neve.

Vivemos em tempo pascal e ainda anteontem se assinalou a Paixão de Cristo, o que permite entender o uso do termo Paixão enquanto apelido.

No que toca a Portugal, os únicos apelidos que têm probabilidades de pertencer a uma mesma família, de origem comum, são os de origem toponímica - ligados à proveniência de uma terra: Silva, Moreira, Oliveira, Melo, Sousa, Moreira, Magalhães, Maia, etc. - e mesmo assim, não vale a pena excessiva confiança.

Apelidos de inspiração religiosa surgiam por todo o país. E eram transmitidos numa determinada terra ou região por pessoas sem a mínima relação familiar com as de outra região.

Paixão é apelido de inspiração religiosa (como Santos, Anjos, Baptista, Reis, Quaresma, Pascoal, Ramos, Neves, Ó, Assunção/Ascenção, Conceição, Piedade) e como tal terá sido usado em todo país, por questões de piedade e devoção pessoal, fazendo com uns nada tenham a ver com os outros.

Passa-se o mesmo com os apelidos de origem patronímica (baseados no nome do pai), que nada têm obrigatoriamente a ver uns com os outros: Rodrigues (filho de Rodrigo), Lopes (filho de Lopo), Martins (filho de Martinho), Mendes (de Mendo), Gonçalves (Gonçalo), Fernandes (Fernando), Nunes (Nuno).

Por isso, quem fizer pesquisas para um apelido destes, quando criar um tópico faz mais sentido que além do nome em concreto que é usado acrescente ainda a localidade de que este é originário. De contrário vão surgir muitas sugestões de pessoas que não sabem como os apelidos surgem e que procurando ajudar acrescentam informação pouco relevante para as pesquisas próprias e dos outros.


Atentamente, nuno de m

Resposta

Link directo:

RE: Familia Paixão

#326482 | spinho | 31 mar 2013 16:48 | Em resposta a: #326480

Boa tarde Nuno de M,
Na minha mensagem, de forma a evitar que fosse acrescentada informação pouco relevante, tive o cuidado de referir qual a localidade de onde os meus antepassados são naturais.
Como neste fórum estão referidas famílias de Vila Nova de Foz Côa, em minha opinião, esta minha mensagem foi colocada no tópico correcto.
S. Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Paixão

#326489 | MCNN | 31 mar 2013 18:36 | Em resposta a: #326478

Boa tarde

O livro de baptismos da paróquia de Vila Nova de Foz Coa entre 1885 e 1889 está disponível para consulta online em:

http://digitarq.adgrd.dgarq.gov.pt/viewer?id=1213276

Se seleccionar a imagem 290.tif conseguirá consultar o assento de baptismo da sua bisavó Ermelinda.

Esse assento, para além de indicar o nome dos avós da sua bisavó Ermelinda (seus tetravós), contém ainda os averbamentos do casamento da sua bisavó em Santos com José António Gomes dos Santos e do óbito do seu bisavô já em Portugal, na paróquia de Fornos, concelho de Santa Maria da Feira.

Se a sua bisavó era de facto a filha mais velha, é pouco provável que neste livro encontre o baptismo de algum irmão dela, mas pode sempre experimentar procurar ...

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Paixão

#326490 | NISGM | 31 mar 2013 18:41 | Em resposta a: #326482

S.Pinho,

Pois, se na "sua opinião" acha que vai achar os seus Paixões desse modo, força. Neste tópico não vejo nenhuma mensagem, tirando a sua, onde se refiram Paixões do Foz Coa, mas não me intrometo. Até pode ser que por estes dias surja no fórum mais alguém que lhes esteja ligado ou os conheça, porque não?

Não vale a pena ligar a quem como eu (ou como fez Paixão Melo na mensagem http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=123746#lista) se dá ao trabalho de explicar algumas peculiaridades de determinado apelido num tópico que está repleto de mensagens de pessoas que não fazem a mínima ideia de como este surgiu.

Para que é que eu ou Paixão Melo havemos de tentar acrescentar algum rigor científico ou objectividade às pesquisas dos confrades e a mensagens que se perderam sem resposta, já há sete anos, se as opiniões e abordagens são todas iguais, consequentes e proveitosas?

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Familia Paixão

#349912 | gludovice | 04 set 2014 17:59 | Em resposta a: #127184

Caro Henrique Dias,

A minha familia, Ludovice Paixão, descende de Adolpho Marques da Paixão, filho de Manoel Lourenço da Paixão e Maria Alexandrinade Jesus Marques, da Guarda, calculo que exista alguma relação com a tal Maria Marques da Paixão.

Cumprimentos,
Ludovice

Resposta

Link directo:

Familia Paixão

#349913 | gludovice | 04 set 2014 18:01 | Em resposta a: #122639

Cara Ana,
Será que me poderia passar alguma informação acerca da familia Marques da Paixão?
Obrigado
Ludovice

Resposta

Link directo:

Familia Paixão

#350101 | henrdias | 10 set 2014 18:49 | Em resposta a: #349912

Caro (a) confrade,
A Maria Marques da Paixão que refiro é irmã da minha quinta avó Úrsula Maria, filha de Manuel Rodrigues Amaro e de Maria Marques. Sei apenas que casou em Chão de Couce com Mateus Rodrigues em 9 de Outubro de 1767, e não encontro mais este apelido neste ramo familiar, embora não conheça os seus descendentes.
Paixão é apelido de inspiração religiosa, e tal como dizia um confrade mais atrás, surgiam por todo o país e eram transmitidos numa determinada terra ou região por pessoas sem a mínima relação familiar com as de outra região.
Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

Familia Paixão

#425633 | ProfissãoMãe | 14 jul 2020 15:59 | Em resposta a: #122639

O meu pai é Manuel Martinho da Paixão Patrão mas do Algarve...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 09:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen