Gaspar do Rego-Belchior Baldaia-São Miguel/Açores

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Gaspar do Rego-Belchior Baldaia-São Miguel/Açores

#122648 | Gerin | 13 jul 2006 05:23

Olá a todos...estou pesquisando minhas origens açorianas e tenho duas dúvidas:
Primeiro - minha 10a avó, Apolonia de Medeiros, que casou em Rosario/Lagoa, em 30/01/1690, com Pedro Ferreira, consta ser filha de Gaspar Frz (Fernandes) e Izabel de Medeiros. Pois bem, não encontrei o casamento de Gaspar Frz e Izabel de Medeiros, mas o casamento de Gaspar DO REGO e Izabel de Medeiros em 16/12/1668, em Rosario/Lagoa. Creio ser este Gaspar Frz o mesmo Gaspar do Rego e que no registo de casamento da filha ela usou o Frz no nome do pai, tirando-o do avô materno de Gaspar do Rego (Belchior Frz). Alguém pode me elucidar isso, talvez com as Genealogias de Rodrigo Rodrigues, às quais não tenho acesso?
Segundo - o pai de Gaspar do Rego era Belchior Baldaia, filho de João Baldaia e Clara de Vasconcelos, como consta do registo de casamento do próprio Belchior, em Rosário/Lagoa, em 27/02/1622. Consta que esse Belchior Baldaia era filho de Gaspar Baldaia do Rego, casado com Clara de Vasconcelos. Alguém pode me elucidar isso também?
Aguardo contato para corrigir meus apontamentos e melhor conhecer meus antepassados.
Fabrício Gerin - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar do Rego-Belchior Baldaia-São Miguel/Açores

#122716 | rlvz | 14 jul 2006 01:15 | Em resposta a: #122648

Caro Fabrício Gerin,

As Genealogias de Rodrigo Rodrigues mencionam (pg. 408) Gaspar do Rego Baldaia cc Isabel de Medeiros, filho de Belchior Baldaia do Rego e de Maria Franco e neto paterno de Gaspar Baldaia do Rego e de Clara de Vasconcelos.

No entanto, entre os filhos de Gaspar do Rego Baldaia e Isabel de Medeiros não consta Apolónia de Medeiros. Os filhos desse casal que estão referidos são:

1. Francisco do Rego Baldaia; casou no Rosário, Lagoa, a 29.10.1701 com Joana Correia. C.g.

2. Maria do Rego; casou no Rosário, Lagoa, a 25.2.1696 com Manuel de Teve. C.g.

3. Domingos do Rego; casou no Rosário, Lagoa , a 3.3.1696 com Inês de Sousa. C.g.

4. António do Rego Baldaia; casou no Rosário, Lagoa, a 21.5.1704 com Isabel de Pimentel.

Nas Genealogias vem mencionada uma Apolónia, filha de António de Medeiros Araújo, nascida cerca de 1660, mas que morreu solteira na Matriz de Ponta Delgada, a 4.12.1679. Não há nenhum Gaspar Fernandes nem Isabel de Medeiros que cronologicamente possam ser os pais da "sua" Apolónia de Medeiros. Nas notas vem referido um Pedro Ferreira, mercador e morador em Ponta Delgada, que em 1673 deu contas de um vínculo instituído em 1610 por Jordoa de Resende.

Talvez os próximos volumes das Genealogias, quando um dia forem publicados, lhe dêem alguma informação...

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar do Rego-Belchior Baldaia-São Miguel/Aço

#122727 | Gerin | 14 jul 2006 04:08 | Em resposta a: #122716

Cara Rita,

Apesar de não ter me dado a resposta que eu gostaria de ouvir, agradeço suas informações sobre os filhos de Gaspar do Rego Baldaia e de Isabel de Medeiros. Realmente encontrei estes casamentos nas minhas pesquisas em microfilmes de Rosário. Estou esperando o microfilme dos batismos pra ver se encontro o de Apolonia de Medeiros. Ela se casou com Pedro Ferreira em 30/01/1690 e sua filha, minha 9a avó, Francisca de Medeiros, se casou com Salvador de Souza Barbosa, filho de Manuel Barbosa e Maria de Souza, em 1716, também em Rosário/Lagoa. Continuo na procura de elucidações sobre a ligação de Apolonia de Medeiros e Gaspar do Rego Baldaia. Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar do Rego-Belchior Baldaia-São Miguel/Aço

#122931 | rlvz | 16 jul 2006 22:46 | Em resposta a: #122727

Caro Fabrício Gerin,

Encontrei nas Genealogias (Título "Mota", pg. 104) mais uma menção, que talvez lhe interesse:

"9 - Miguel do Couto, de Vila Franca. Casou no Rosário da Lagoa, a 27.1.1752, com Maria de Medeiros ou de Melo, viúva de Sebastião do Couto, filha de Salvador de Sousa e Francisca de Medeiros. Tiveram:
10 - João de Medeiros, c. no Rosário da Lagoa a 4.10.1773, com Margarida de Jesus, de Vila do Porto de Santa Maria, filha de Manuel Fernandes e Bárbara de Almada.
10 - Manuel de Medeiros, c. no Rosário da Lagoa a 29.1.1784, com Ana do Espírito Santo, filha de Bartolomeu de Paiva e Josefa da Costa.
10 - Maria Francisca, c. no Rosário da Lagoa a 20.6.1782 com Vicente Moniz, de Ponta Garça, filho de Manuel Pacheco e Maria Moniz."

Não há nas Genealogias mais notícias quanto à descendência destas pessoas.

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar do Rego-Belchior Baldaia-São Miguel/Aço

#122938 | Gerin | 16 jul 2006 23:27 | Em resposta a: #122931

Rita,

Realmente esta Maria de Medeiros, filha de Salvador de Souza e Francisca de Medeiros, casou-se em 1743 em Rosário com Sebastião do Couto, mas a este segundo casamento dela eu não havia atentado. Você é muito gentil com suas observações...obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar do Rego-Belchior Baldaia-São Miguel/Aço

#269608 | ifranca | 01 fev 2011 00:33 | Em resposta a: #122938

Caro confrade,

Dado que já decorreram 4 anos desde a data em que colocou esta mensagem é possível que já tenha esclarecido a sua dúvida. Para o caso de não a ter resolvido ainda envio-lhe as notas que tenho sobre estas famílias:

Gaspar do Rego Baldaia c. Rosário da Lagoa a 16.12.1668 com Isabel de Medeiros.

filhos:

Maria do Rego b. 8.6.1670. c. 1696 com Manuel de Teve

Domingos b. 15.12.1672

Manuel b. 9.11.1675

Francisco b. 9.10.1677

Gaspar Fernandes e Isabel de Medeiros, cujo casamento não se localiza na Lagoa, não baptizam filhos no Rosário, mas duas filhas casam aí.

Apolónia de Medeiros Pimentel c. 30.1.1690 com Pedro Ferreira (na sua descendência nenhum indivíduo se documenta com o apelido Rego)

Violante de Medeiros c. 20.10.1692 Francisco de Frias

Embora se pudesse considerar que o Fernandes registado pelo padre nos casamentos de Apolónia e Violante, na referência ao seu pai Gaspar, pudesse vir do avô materno de Gaspar do Rego, não há mais nenhum dado com suporte documental que permita sustentar a sua teoria.

Com os meus melhores cumprimentos, Igor França

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar do Rego-Belchior Baldaia-São Miguel/Aço

#269610 | fgerin | 01 fev 2011 00:46 | Em resposta a: #269608

Caro Igor França,

Não consegui mesmo confirmação sobre esta hipótese, e já a abandonei há muito tempo. O Gaspar Fernandes não poderia mesmo ser o Gaspar do Rego. Foram só elucubrações de principiante. Mas descobri posteriormente que descendo destes Regos de São Miguel tanto através de Belchior Baldaia do Rego e Isabel Rodrigues Raposo, quanto de Gaspar do Rego Baldaia e Maria Pires. Portanto, está tudo certo.

Muito obrigado pelas considerações,

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 14:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen