Nova Lei da Nacionalidade

Este tópico está classificado nas salas: Direito

Nova Lei da Nacionalidade

#122977 | pisuco | 17 jul 2006 16:12

Prezado Jpteixeira

Meus sinceros agradecimentos pela sua atenção e informações sobre a nova Lei da Nacionalidade. Abusando de sua gentileza, veja se consegue me prestar mais uma ajuda: me informaram que a nova lei permitiria a nacionalidade portuguesa para netos de portugueses, sem a necessidade de que os pais (no caso filhos de portugueses) nascidos no estrangeiro, tivessem optado pela obtenção da nacionalidade.

Como li a lei e não encontrei nada a esse respeito, estou pedindo ajuda à você ou à quem mais puder ajudar. Gratíssima pela atenção.

Pisuco

Resposta

Link directo:

RE: Para Jpteixeira

#123004 | Jpteixeira | 17 jul 2006 20:51 | Em resposta a: #122977

Caro Pisuco:

Julgo que a sua dúvida pode ser enquadrada dentro daquilo que dispõe o nº4 do Artigo 6º da citada Lei Orgânica nº2/2006, de 17 de Abril.

Junto envio extracto:
"Artigo 6º
...
4—O Governo concede a naturalização, com dispensa
do requisito previsto na alínea b) do n.o 1, aos
indivíduos nascidos no estrangeiro com, pelo menos,
um ascendente do 2.o grau da linha recta da nacionalidade
portuguesa e que não tenha perdido esta nacionalidade".

Assim, por exemplo, os cidadãos que nasceram no Brasil e que sejam netos de portugueses, poderão aceder à nacionalidade Portuguesa, caso os seus avós não tenham perdido a nacionalidade Portuguesa.

É tudo quanto se me oferece dizer.

Cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Para Jpteixeira

#123694 | masantos | 27 jul 2006 03:51 | Em resposta a: #123004

Júlio Sousa,
Por gentileza, o senhor poderia me esclarecer uma dúvida? Minha trisavó era portuguesa. Da filha dela, minha bisavó (já morta), não se sabe a nacionalidade, pois não encontramos a documentação. Meu avô (filho da minha bisavó) está vivo. É possível meu avô receber a cidadania portuguesa diretamente de minha trisavó com a nova lei? Se sim, meu pai poderia requerê-la assim que meu avô conseguisse? Mais uma vez, se meu pai conseguir, eu posso requerer a cidadania portuguesa?
Ficaria muito grata com sua resposta. Atenciosamente,

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 07:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen