sousa guimaraes, porto

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

sousa guimaraes, porto

#123288 | otuo | 21 jul 2006 20:10

boa tarde.
gostaria de saber onde posso encontrar documentação sobre um antepassado meu de nome joão henrique(s) (de) sousa guimaraes, proprietario de um hotel na praça da batalha, e de quem se diz ter sido amigo de camilo castelo branco.
desde já agradeço,
com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: sousa guimaraes, porto

#126023 | mtt | 27 ago 2006 01:22 | Em resposta a: #123288

Um Sousa Guimarães, António Alves de Sousa Guimarães, o riquíssimo barão e, depois, conde do Bolhão, foi realmente amigo de CCB, que defendeu na imprensa as suas posições no conflito que o opôs a sua mulher, Fausta do Vale Pereira Cabral, e à família desta. Existe até um folheto, de título Revelações (Porto, 1852), onde compilou os artigos publicados sobre o caso, e consta nos Dispersos de CCB (Coimbra, 1924-29) um folhetim, no qual descreve o palácio do conde, na rua Formosa, palácio que visitou na véspera de um baile que terá sido o mais sumptuoso a que alguma vez o Porto assistira.
Em finais da década de 50, o conde do Bolhão teve que sair do país, para não ser pronunciado pelo juiz José Maria de Almeida Teixeira de Queiroz, o pai de Eça de Queiroz, por estar implicado na contrafacção de dinheiro brasileiro. Com grande desgosto do juiz, regressou passado algum tempo e com a garantia do governo de não voltar a ser incomodado.
Nessa época, o abade de Santo Ildefonso era também um Sousa Guimarães, irmão do referido conde. Havia, ainda, pelo menos um terceiro irmão que, na minha fraquíssima memória, era José, mas que talvez fosse o seu João Henrique.
É factual que CCB habitou algum tempo num hotel da praça da Batalha, juntamente com Ricardo Guimarães, que veio a ser visconde de Benalcanfor, mas, infelizmente, não sei precisar em que livro o revela.
Só me recordo de que ele diz: "Que hotel aquele, ó Ricardo!"
Penso que os Sousa Guimarães eram originários de Celeirós, no Alto Douro, pois o conde do Bolhão possuíu lá um solar.
MTT.

Resposta

Link directo:

sousa guimaraes, porto

#427996 | abribas | 14 out 2020 11:20 | Em resposta a: #126023

Caro MTT, se calhar já fora de tempo e com o assunto já devidamente esclarecido, venho aqui dar o meu pequeno contributo a este tópico.
Os Sousa Guimarães do Conde do Bolhão não eram de Celeirós mas sim de Margaride, Felgueiras.
A casa brasonada de Celeirós que refere era de um filho e de uma sobrinha do Conde do Bolhão, os primos direitos Arnaldo Alves de Sousa Guimarães (*1838, +1906) e Maria Adelaide de Sousa Ferreira Pinto Vilar (*1846,+1868), que lá viveram e faleceram, e cujo sumptuoso casamento em 30/5/1859 terá originado, eventualmente, o baile referido.
Abraço
António

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 07:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen