Morcal da Ribeira, Pinhel. Onde fica?

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Morcal da Ribeira, Pinhel. Onde fica?

#123325 | Lourval | 22 jul 2006 07:23

Caros confrades,
Tenho um antepassado Francisco de Andrade do lugar de Morcal da Ribeira, Bispado de Pinhel. Qual seria a freguesia?
Obrigado.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Morcal da Ribeira, Pinhel. Onde fica?

#123339 | mtam | 22 jul 2006 17:09 | Em resposta a: #123325

Senhor Dr. Lourval:
Não sei responder com exactidão à sua pergunta,mas como resido no distrito fiz algumas pesquisas e aqui lhe envio alguns e-mails que lhe poderão ser úteis.
Camara municipal:cm-pinhel@cm-pinhel.pt
Relações públicas:rp@cm.pinhel.pt
Apoio ao munícipe:apoio.municipe@cm-pinhel.pt
Turismo:turismo@cm-pinhel.pt
Biblioteca municipal:biblioteca@cm-pinhel.pt
Museu municipal:museu@cm-pinhel.
Cumprimentos cordiais.
Maria Teresa

Resposta

Link directo:

Maçal da Ribeira, Trancoso, Vilares

#123342 | Lourval | 22 jul 2006 18:05 | Em resposta a: #123339

Cara Maria Teresa,

Muitíssimo obrigado pelo aconselhamento. Acabo de descobrir que se trata do Lugar de Maçal da Ribeira, Freguesia de Vilares, Conselho de Trancoso.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Morcal da Ribeira, Pinhel. Onde fica?

#123353 | mtam | 22 jul 2006 20:49 | Em resposta a: #123325

Senhor Dr Lourval:
Não tem de me agradecer.É sempre com enorme prazer que o faço.Nem sempre sou muito bem sucedida.São sempre umas dicas.E,agora,mais uma.Se,por curiosidade quizer visualizar Marçal da Ribeira,no motor de busca GOOGLE,escreva cartas militares.Depois escolhe o distrito,concelho e freguesia e depois clica em cima da imagem onde diz vilares. No circuito azul à direita ligeiramente abaixo vai encontrar no mapa o pequeno lugar.Vai encontrar o numero 181.
Sempre ao dispor.
Cumprinentos cordiais.
Maria Teresa

Resposta

Link directo:

Lesíria - Pinhel

#123357 | Lourval | 22 jul 2006 21:24 | Em resposta a: #123353

Cara Maria Teresa,
Um outro antepassado meu, Domingos de Sobral, é do lugar de Lesíria, Pinhel. Eu me pergunto: em qual freguesia deverá estar este lugar? A esposa dele é de Castanheira e o filho dele de Rio de Mel, ambos de Trancoso. Logo imagino que Lesíria deva estar próxima. Alguma idéia?
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Morcal da Ribeira, Pinhel. Onde fica?

#123362 | mtam | 22 jul 2006 22:39 | Em resposta a: #123325

Senhor Dr Lourval:
Não encontrei Lesíria.Encontrei Castanheira e Rio de Mel,freguesias do concelho de Trancoso.Agora vou pesquisar nas cartas militares.
Mais uma dica.No motor de busca do GOOGLE escreva mapa de Portugal concelho de Trancoso ou Pinhel ou outro qualquer clica para abrir e vão aparecer todas as freguesias e lugares pertencentes a esse concelho.Entendido?
Sempre ao dispor.
Cumprimentos afectuosos.
Maria Teresa.

Resposta

Link directo:

RE: Morcal da Ribeira, Pinhel. Onde fica?

#123367 | mtam | 22 jul 2006 23:26 | Em resposta a: #123325

Senhor Dr Lourval:
Ao pesquisar as cartas militares verifiquei que as freguesias de Castanheira e Rio de Mel são muito próximas.Verifiquei também que ligeiramente à direita de Maçal da Ribeira existe um pequeno lugar com o nome de Pinhel que não tem nada a ver com Pinhel Cidade.Continuarei a pesquisar pelo lugar Lesíria.
Cumprimentos afectuosos.
Maria Teresa.

Resposta

Link directo:

Lugar de Pinhel

#123371 | Lourval | 23 jul 2006 00:11 | Em resposta a: #123367

Maria Teresa,
Este pequeno lugar de Pinhel, à direita de Maçal da Ribeira, ficaria em que freguesia?
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Morcal da Ribeira, Pinhel. Onde fica?

#123380 | mtam | 23 jul 2006 01:53 | Em resposta a: #123325

Senhor Dr Lourval:
O lugar que lhe referi penso que seja Pinhel-Gare,isto é, estação dos caminhos de ferro da linha da Beira Alta.Neste caso a estação ainda ficará um pouco longe de Pinhel cidade,sede de concelho.
Hoje,aqui já é bastante tarde para telefonar para Pinhel saber da freguesia e de algum lugar chamado Lesíria.Amanhã já o faço e, logo que tenha algo mais lhe direi.
Pesquisando as cartas militares,concelho por concelho do nosso distrito não encontrei nenhum lugar com o nome de Lesíria. Também encontrei uma freguesia de nome Castanheira no concelho da Guarda que também é sede de Distrito.
Alcanena não pertence a Pinhel. Alcanena fica perto de Fátima-Leiria e Pinhel perto da fronteira de Vilar Formoso.
Sempre ao dispor.
Até amanhã.
Maria Teresa.

Resposta

Link directo:

Castanheira

#123382 | Lourval | 23 jul 2006 02:20 | Em resposta a: #123380

Maria Teresa,
Eu lhe desejo boa noite. A propósito, você me levantou uma dúvida agora: Castanheira onde nasceu minha antepassada pertence ao Arcebispado de Pinhel. Qual das duas Castanheiras nasceu minha antepassada? A que fica em Trancoso ou a que fica na Guarda? Na hora em havia lido pela primeira vez este registo não tive dúvida alguma pois Castanheira de Trancoso era exatamente ao lado de Rio de Mel onde nasceu o marido mas.....nunca se sabe.
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Morcal da Ribeira, Pinhel. Onde fica?

#123396 | mtam | 23 jul 2006 11:42 | Em resposta a: #123325

Senhor Dr Lourval:
Bom dia.Tenho boas notícias para si.Já encontrei a sua Lezíria.É um pequeno lugar que pertence à freguesia do Soito,Concelho de Aguiar da Beira.Dista de Rio de Mel e de Castanheira cerca de dez Kilometros.Estas povoações ficam na fronteira dos dois concelhos Aguiar e Trancoso.Quanto à Castanheira é mais credível que seja a de Trancoso.
Sempre ao dispor.
Desejo-lhe um santo domingo.
Cumprimentos afectuosos.
Maria Teresa.

Resposta

Link directo:

RE: Morcal da Ribeira, Pinhel. Onde fica?

#123397 | mtam | 23 jul 2006 11:48 | Em resposta a: #123325

Senhor dr Lourval:
Retifico o nome da freguesia: Souto de Aguiar da Beira.
Se pesquizar nas cartas militares vai encontrar a sua Lezíria.No circuito azul à direita em cima.
Até breve.
Maria Teresa

Resposta

Link directo:

Quinta da Lezíria

#123413 | Lourval | 23 jul 2006 16:14 | Em resposta a: #123396

Cara Maria Teresa,
Muitíssimo obrigado. Este fim de semana foi muito producente. Encontrei a naturalidade de dois antepassados: um de Maçal da Ribeira e agora um de Souto de Aguiar da Beira.
Então ficou assim: João de Sobral, nascido cerca de 1800 em Rio de Mel, Trancoso, era filho de Domingos de Sobral, nascido em Souto de Aguiar da Beira, e Maria Joaquina, nascida em Castanheira, Trancoso.
O Arquivo Distrital da Guarda não encontrou o baptismo do João de Sobral em Rio de Mel. Talvez ele tenha sido baptizado em Castanheira ou no Souto. Uma outra solução para avançar nas pesquisas é localizar o casamento do Domingos de Sobral com Maria Joaquina que deve ter ocorrido em Castanheira ou no Souto cerca de 1795.
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Soveral da Quinta da Lezíria e Rio de Mel

#132702 | 2910 | 31 out 2006 18:27 | Em resposta a: #123413

Caro Lourval
Mais vale tarde do que nunca, aqui vai o que tenho dos seus Soveral.

cumprimentos
Óscar Caeiro Pinto

Soveral, do Souto de Aguiar (Aguiar da Beira

A 9/1/1695, casaram nesta freg. Domingos de Soveral, filho de Francisco Gonçalves e de s. m. Joana de Soveral, moradores na freg. de Gradiz, com Madalena Gonçalves, f. Domingos Gonçalves e de s. m. Maria Gomes, moradores na Quinta da Lezíria.

Francisca, bapt. em Souto de Aguiar a 25/10/1736, f. De Domingos Fernandes e de s. m. Maria de Soveral, moradores na Quinta da Lezíria, neto paterno de Francisco Fernandes e de s. m. Isabel Ribeiro, naturais de Rio de Mel, neto materno de Domingos de Soveral, natural de Gradiz e de Madalena Gomes, natural deste freg. de Souto de Aguiar.

Resposta

Link directo:

Soveral da Quinta da Lezíria e Rio de Mel

#132710 | Lourval | 31 out 2006 19:29 | Em resposta a: #132702

Caríssimo Óscar Caeiro Pinto,
Esta Francisca é irmã de meu antepassado Domingos de Soveral (ou de Sobral). Seria então o casal Domingos de Soveral e Madalena Gonçalves avós maternos da Francisca? Pergunto pois tenho aqui anotado que Domingos, irmão da Francisca, é filho de Domingos Fernandes e Maria de Sobral, neto paterno de Francisco Fernandes e Isabel Ribeira, neto materno de Domingos de Sobral e Madalena Gomes. Está me parecendo que Madalena Gomes e Madalena Gonçalves são dois nomes de uma mesma pessoa, certo? Pois todos os lugares de nascimento concordam com os que tenho aqui anotado.
Sendo assim você acaba de me dar quatro novos antepassados que são os pais de Domingos de Soveral e Madalena Gonçalves. Muito obrigado!!!
Você é descendente deles?
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Soveral da Quinta da Lezíria e Rio de Mel

#132712 | Lourval | 31 out 2006 19:49 | Em resposta a: #132702

Caro Óscar,
Como havia dito, sou descendente de Domingos, irmão da Francisca, que nasceu em 2.4.1742. Ele se casou com Maria Joaquina, de Rio de Mel e teve um filho de nome João de Sobral. Este João foi para o Aveloso, casou-se e lá deixou descendência.
Você sabe quem são os pais de Francisco Fernandes e Isabel Ribeiro?
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Soveral da Quinta da Lezíria e Rio de Mel

#170976 | Lourval | 26 out 2007 05:20 | Em resposta a: #132702

Caro Primo Óscar,

Estaria meu antepassado Domingos de Soveral casado com Madalena Gonçalves em 09-01-1695 (data que você mesmo me passou em 31-10-2006), ligado ao seu antepassado António Rodrigues de Soveral e Barbuda?

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 16:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen