correias em Alcantarilha-Algarve

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

correias em Alcantarilha-Algarve

#12334 | correia | 03 nov 2001 15:56

Venho de ler a busca do Bernardo 2000 no fòrum
e venho de dar-me conta que minha familia que no final do século XIX vivia em Alcantarilha, no Algarve, existia jà nessa aldeia no fim do século XVIII.
Minha bisavô era Ana Maria Correia nasceu em Alcantarilha nos anos 1880 até 1890 mais o menos e era filha de José Correia e Maria José ***
Se alguem souber alguma coisa pode-me contactar no :
florentin.correia@wanadoo.fr

Resposta

Link directo:

RE: correias em Alcantarilha-Algarve

#12337 | LCM | 03 nov 2001 16:52 | Em resposta a: #12334

Infelizmente dar-lhe-ei uma má notícia: Correia é um dos apelidos mais frequentes do Algarve. Eu próprio sou Correia mas de Loulé. Terá de investigar a ascendência desta sua bisavó pedindo o registo de baptismo para o Arquivo Distrital de Faro.

Cumprimentos,
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: correias em Alcantarilha-Algarve

#12484 | rafael mião | 06 nov 2001 18:40 | Em resposta a: #12334

Caro Correia
Achei curiosa a referência que faz a mim -Bernardo 2000 -logout-que usei algum tempo. Nos liv. paroquiais do Algoz-Silves,que estão no Arquivo Distrital de Faro encontram-se algumas pessoas deste apelido,gostaria de saber mais dos seus-Correia- e famílias a eles ligados,caso não veja inconveniente ou indiscrição minha;pois dar-lhe-ei ,da melhor vontade,informações que estejam ao meu alcance.
Com cordiais cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: correias em Alcantarilha-Algarve

#12521 | rmfrp | 07 nov 2001 17:28 | Em resposta a: #12334

Caro Correia:

Eu tenho bastantes antepassados algarvios de apelido Correia, mas nenhum de Alcantarilha. Os que conheço são de Faro, Portimão, Castro Marim, São Brás de Alportel e Algoz (esta localidade é muito próxima de Alcantarilha).

Por outro lado, os meus antepassados de Alcantarilha são bastante mais antigos que os que indica (o mais "recente" deles nasceu em 1743). Nenhum tem o apelido Correia, mas não seria de espantar que algum deles também fosse seu antepassado.

Espero que tenha sucesso nas suas pesquisas.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: correias em Alcantarilha-Algarve

#12522 | rmfrp | 07 nov 2001 17:28 | Em resposta a: #12484

Caro Rafael Carvalho:

Tenho um antepassado Correia do Algoz. Trata-se de Francisco Correia, que casou no Algoz em 29.08.1667 com Margarida Gonçalves. Estes são os pais do meu antepassado Manuel Camacho de Aragão, natural do Algoz.

Infelizmente, o registo de 1667 não indica os pais dos noivos, e até ao momento não encontrei documentação que permitisse avançar a pesquisa.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: correias em Alcantarilha-Algarve

#12526 | rafael mião | 07 nov 2001 18:57 | Em resposta a: #12522

Caro Rui Pereira
Ainda bem que chegado da casa do meu Manuel vim logo ao Forum ,mas vou jantar com ele e de regresso vou ver se encontro alguns apontamentos para lhe enviar.Agradeço-lhe muito a informação ,lamentamos o facto de não sabermos os pais das pessoas mencionadas;todavia,tenho antepassados de apelidos -Gonçalves-do Algoz e menciono os meus avós do Passo-Algoz-Francisco Dias de Sequeyra (já viúvo)Cc Maria Gonçalves aos 13-8-1685 e ela filha de João Gls,do Passo ;infelizmente não consta o nome da mãe e nem os pais de Francisco,por ser viúvo e terei de ir a Faro ver se consigo alsaber destes meus antepassados do Algoz.Afinal ,encontrei aqui à mão o seguinte:Belchior Gls C/c Barbara Frs aos 18-11-1591 ele filho de Gaspar Gonçalves e de Beatriz ROLOA e ela filha de M.el Frs e de C.na geina (?),não decifrei. e também um André Netto casado aos 12-11-1604 com Cat.na Amada e ele filho de João Netto e Cat. Alves ou Alvares e ela filha de Gaspar Gls e de Beatriz Roloa(ref.os atrás),foram test.as Baltazar Eanes e Gaspar Luis e este teve muitos escravos que aparecem reg, e foi padrinho muitas vezes parecendo pessoa importante e talvez irmão de Baltazar Luis c/c Maria Adains pais de Margarida bat.a na segunda oitava do Natal de 1588.Todos nos liv.par. do Algoz.
Ainda esta noite vou enviar um mail para outras inf.que lhe enviarei quando as receber e do Algoz.Ficarei esperando notícias suas sobre esta gente que parece da mesmas famílias.
Espero que isto lhe seja útil.
Cumprimentos amigos
Rafael Carvalho







Espero ter sido útil.
Cumprimentos amigos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: correias em Alcantarilha-Algarve

#42640 | Correia74 | 30 mai 2003 14:59 | Em resposta a: #12521

Caro Rui Pereira,

Por acaso dos seus antepassados Correia no Algarve consta uma Sebastiana Maria Correia nascida +/- em 1880?

Obrigado.

Melhores Cumprimentos,

C.M. Correia

Resposta

Link directo:

RE: correias em Alcantarilha-Algarve

#42641 | Correia74 | 30 mai 2003 15:05 | Em resposta a: #12337

Caro Lourenço Correia,

Poderia dizer-me como saber a ascendência de uma 2ª avó se na certidão de nascimento correspondente a uma sua filha (unica que tenho conhecimento) não consta filiação nem local de nascimento? Penso que talvez venha do Algarve pois lembro-me de na minha infância ter lá parentes desta parte.

Obrigado.

Melhores Cumprimentos,

C. M. Correia

Resposta

Link directo:

RE: correias em Alcantarilha-Algarve

#42647 | aburma | 30 mai 2003 17:31 | Em resposta a: #12521

Caro Rui Pereira,

A sua mensagem precedente já tem um ano e meio, mas lendo-a agora, e atendendo às informações que muito provavelmente tem sobre Correias algarvios, gostaria de saber se alguma vez encontrou o nome de Pedro Luís Correia de Belles, nascido em Faro cerca de 1820 e constante da base de dados GP

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=132849

Agradecendo desde já qualquer informação que me possa dar.

Melhores cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: correias em Alcantarilha-Algarve

#42666 | rmfrp | 30 mai 2003 23:18 | Em resposta a: #42640

Caro C. M. Correia:

Lamento informar que não disponho de quaisquer dados relativos a Correias do final do século XIX. Todos os meus antepassados Correia são anteriores a 1800.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: correias em Alcantarilha-Algarve

#42668 | rmfrp | 30 mai 2003 23:19 | Em resposta a: #42647

Caro Alexandre Burmester:

Não tenho informação concreta sobre Pedro Luís Correia de Belles. Penso ter realmente visto de passagem alguns "Correia Belles" nas pesquisas que tenho efectuado nos registos paroquiais de Faro.

Por outro lado, o apelido Belles já existia em Portimão no século XVII. Tenho documentado como testemunha "Francisco Belles" em casamentos de 1634 e 1639, talvez a mesma pessoa em ambos os casos. O Francisco de 1639 assina "Fr.co Beles de Giva..." (Guivara?).

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: correias em Alcantarilha-Algarve

#42731 | Correia74 | 01 jun 2003 16:28 | Em resposta a: #42666

Caro Rui Pereira,

Agradeço-lhe na mesma... Estou a tentar localizar o local de nascimento desta minha bisavó pois para além de saber a idade que tinha em 1924, não sei a filiação nem o local de nascimento. Como tenho familiares Correia no Algarve (zona de Portimão, Lagos e Mexilhoeira Grande) foi uma das hipoteses que pus.

Melhores Cumprimentos,

Cláudia M. Correia

Resposta

Link directo:

RE: Correia em Loulé

#232844 | correianunes | 28 jun 2009 17:59 | Em resposta a: #12337

Agradeço contacto, se parente de Eduardo Correia ("magrinho") e António Correia (1914- ) filhos de José Correia e Maria das Dores, de Loulé.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 07:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen