Famílias Cardoso/Sacadura Cabral

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos | Arquivos

Famílias Cardoso/Sacadura Cabral

#123343 | amdarg | 22 jul 2006 18:20

Manuel Cabral de Albuquerque e Sacadura e Teresa Libânea de Castro Cabral e Menezes, que viveram em Chãs de Tavares pelo final do Sec. XVIII tinham antepassados notáveis e a sua descendência é numerosa e destacada a diversos níveis.
Foi laboriosa a pesquisa que levou à confirmação de ascendência Cardoso. Do trabalho exaustivo de Armando Sacadura constante da nota 512 em SGB foi estabelecida a verdadeira filiação de um Manuel de Albuquerque, carpinteiro, a João de Melo, cura de Vila Cova de Tavares. Mas a ascendência deste Manuel de Albuquerque aos senhores da Honra de Cardoso feita nesse mesmo trabalho SGB, é necessariamente deficiente ao fazê-lo bisneto de Aleixo Vaz Cardoso e de Margarida de Albuquerque, filha de Heitor Tenreiro e Margarida de Albuquerque. O lapso de idades implicava falta de várias gerações.
Tendo em conta os dados presentemente registados no GENEA somos levados a crer que o Padre João de Melo Albuquerque (n 1614), era filho de Duarte de Albuquerque e Isabel de Melo que casaram em 1612, este Duarte de Albuquerque realmente filho de um Aleixo Vaz Cardoso mas este casado com Margarida de Albuquerque, esta filha de Heitor Tenreiro (n 1505) e de Isabel de Albuquerque, esse Heitor Tenreiro , filho de Manuel Cardoso,o Tocho (n 1465), filho de Pedro Afonso, o Tocho e Susana Cardoso, filha de Vasco Pais Cardoso como consta do GENEA.
Duarte de Albuquerque e Isabel de Melo, pais do Cura de Vila Cova seriam assim primos co-irmãos, como consta sem referência em SGB, sendo esta Isabel de Melo filha de Francisco Tenreiro e Isabel de Freitas, se este Francisco Tenreiro for mais um filho de Heitor Tenreiro e Isabel de Albuquerque (atrás referidos), o que não consta do registo do GENEA.
A nossa sugestão liga de facto Manuel de Albuquerque a Vasco Pais Cardoso, faz sentido com os dados de que dispomos e inclui um número de gerações suficiente.
Quem dispõe de elementos confirmativos?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cardoso/Sacadura Cabral

#133589 | victorferreira | 09 nov 2006 10:40 | Em resposta a: #123343

Caro participante "amdarg",
Conheço apenas partes do estudo do TCor A.S.F., em especial aquela que refere quanto à filiação de Manuel de Albuquerque.
Desconheço o que refere como "a nossa sugestão", mas gostaria muito de conhecê-la.
Tenho algumas questões a pôr-lhe sobre o tema que aborda e algumas impressões sobre os "Cardosos" e as suas ascendências, acerca do que gostaria de conhecer a sua opinião, se ma quizer conceder.
A razão é ser Manuel de Albuquerque ancestral de familiares próximos (Cabral Sacadura).
Vou pedir ao Genea que lhe faculte o meu endereço, assim queira entrar em contacto comigo.
Grato desde já.
Cumprimentos. Vf

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cardoso/Sacadura Cabral

#141542 | sacadura cabral | 24 jan 2007 19:31 | Em resposta a: #133589

Prezado Victor
Meu nome é Márcio, moro no Rio de Janeiro, Brasil e estou maravilhado com a descoberta desta maravilhosa fonte de genealogia que é o GENEA PORTUGAL.
Pertenço a família dos SACADURA CABRAL e desde novo tento decifrar o livro Anuário da Nobreza de Portugal, edição 1964 que herdei após a morte de meu avô.
Meu avô sempre me contou que éramos descendentes de Arthur Sacadura Cabral e, por conseguinte, parentes diretos de Pedro Álvares Cabral (meu tio avô, de acordo com pesquisa feita no site Genea)
Hoje, ainda meio tonto de felicidade, tento descobrir alguns parentes que sejam próximos e que queiram dividir esta alegria comigo e minha família.
Estou esperando meu cadastro no Genea Plus para enviar dados, certidões de nescimentos, casamentos e óbitos.
Nos registros encontrei o nome de meu avô (Arnaldo cabral Sacadura) e de minha avó.
Como disse, em breve atualizarei estes registros incluindo o nome de minha mãe, bem como o meu, de meu irmão e nossos filhos, meu e dele.

Sobre sua pesquisa, em minha árvore genealógica, em meados do século XVI, Manual Cabral Tenreiro uniu-se em matrimônio com Maria de Sacadura, originando o "meu" Sacadura Cabral e, mais tarde, Cabral Sacadura.

Aguardo ancioso sua atenção e peço desculpas pelo excesso de entusiasmo que se traduziu neste texto bem avantajado. rsrsrs !!

Atenciosamente,
Márcio Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cardoso/Sacadura Cabral

#141636 | salen | 25 jan 2007 10:10 | Em resposta a: #141542

Caro M. Cabral,
"Decifrar" o Anuário? Mas tem o livro em que língua?...
Bom, para lhe poupar trabalho, clique neste link, e se for andando para trás a ver os pais e as mães, descobre a malta toda.
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=16687
Como vai comprovar, estes Cabrais Sacadura são descendentes de um irmão de Pedro Álvares, o João, que nunca navegou (provavelmente porque enjoava, sei lá!) e que ficou em terra, afadigado entre Mangualde e Belmonte, a tratar das cebolas e feijões da família (que diabo, também era preciso comer!). Estou a brincar ... era provavelmente o mais velho.
Devo dizer-lhe que a ascendência "Cabral" é apenas uma entre as ascendências dessa gente. Os mais ilustres até poderão não ser esses, haja visto os Cardosos, Albuquerques, Meneses e outros que tais que por aí acima pululam. Mas a cereja em cima do bolo é sem dúvida a 'bolinha azul' ao lado do nome: a ascendência aos primeiros Reis de Portugal por várias linhas.
Parabéns pela sua descoberta ... mas não se esqueça de não embandeirar muito em arco: há provavelmente centenas de milhares de pessoas que também o são. Eu conheci, nos tempos da faculdade quando andava nas pegas de touros, o filho mais velho do que seriam os Senhores de Belmonte (se houvesse Senhorios). Era um fulano bastante normal, não usava chapéu de plumas nem calças 'bombachas' e espada à cinta.
Os melhores cumprimentos, caro parente.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 07:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen