Família Rolim de Moura

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Arquivos

Família Rolim de Moura

#123483 | tiagogenio | 24 jul 2006 11:59

Caros Senhores,

Gostaria saber se existe qualquer ligação dos Rolim de Moura com uma família Pinheiro de Almeida de Moura de Lisboa. Esta informação foi-me revelada (sem grandes certezas por um familiar referindo-se a um meu ascendente - Artur Ernesto Pinheiro de Almeida de Moura nascido em Lisboa por volta de 1840). Pedia ajuda no arquivo da Torre do Tombo para procurar o registo de nascimento deste meu antepassado, e para continuar com a ascendencia deste.

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Família Rolim de Moura

#123522 | zgomes | 24 jul 2006 18:24 | Em resposta a: #123483

Caro Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Procurar em Lisboa um baptismo de um Artur nascido por volta de 1840 sem referir o nome dos pais é obra!... :-) Como forçosamente sabe, os registos dessa época referem apenas o nome próprio do bpatizado, sem indicação de apelidos.

Sem se saber os nomes dos pais (e alguma pista de freguesia, se tiver) as hipóteses de obter ajuda na Torre do Tombo é impraticável.

Cumprimentos
José Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Família Rolim de Moura

#123574 | tiagogenio | 25 jul 2006 10:50 | Em resposta a: #123522

Caro Sr. José Gomes,

Desde já agradeço a pronta resposta. De facto, e sendo eu conhecedor do modo como funcionam os registos, foi uma imprecisão da minha parte. Envio então os nomes dos pais do Artur Ernesto Pinheiro de Almeida de Moura: pai - António Pedro Pinheiro de Almeida de Moura (poderá aparecer apenas António Pedro de Moura); Mãe - Dona Henriqueta Basto de Moura. O Artur é natural da freguesia de Nossa Senhora das Mercês (onde foi baptizado), e deverá ter nascido em 1843 (partindo da data do casamento e da idade que então tinha). Se me puder ajudar a nível da torre do tombo agradecia imenso. Se eu puder ser-lhe útil no Arquivo distrital de Braga agradecia que então dispusesse do que for necessário.

Atenciosamente e com os meus maiores cumprimentos,

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Família Rolim de Moura

#123629 | zgomes | 25 jul 2006 23:30 | Em resposta a: #123574

Caro Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes,

Agradeço antes de mais a sua disponibilidade para ajuda no Arquivo Distrital de Braga a que não deixarei de socorrer se a necessidade surgir.

Com os dados que aqui apresenta, já é possivel dar-lhe alguma ajuda, ainda que me não caiba qualquer mérito. A verdade é que ele vai todo para a base de dados de paroquiais de Lisboa que está disponível no Espaço Guarda-Mor a que, possivelmente, não tem acesso. E digo isto porque pesquisando o casamento dos pais de Artur encontrei:

António Pedro de Moura e D. Maria Henriqueta da Cunha Bastos
Casaram em Lisboa, São Nicolau, em24 de Janeiro de 1832
Livro 2 de Casamentos, fl. 308

A partir daqui, já é possivel continuar a pesquisa e disponbilizo-me para a fazer brevemente na Torre do Tombo se desconhecer os nomes e localidades dos pais deste casal e tiver nisso interesse.

Cumprimentos
José Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Família Rolim de Moura

#123641 | tiagogenio | 26 jul 2006 10:36 | Em resposta a: #123629

Caro Sr. José Gomes,

Agradeço-lhe as informações disponibilizadas quanto ao casamento de António Pedro e de D. Maria Henrique da Cunha Basto. Peço-lhe que continue a pesquisa até onde conseguir ir, dado que tenho o maior interesse.

Atenciosamente,

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Família Rolim de Moura

#123671 | zgomes | 26 jul 2006 17:44 | Em resposta a: #123641

Caro Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Tenho receio que me tenha intepretado mal...

Em resposta ao tópico que colocou no Forum, dei-lhe uma pista de pesquisa - a base de dados de paroquiais do Genea Portugal - e, através dela, forneci-lhe os dados precisos do casamento dos seus avós. Disponibilizei-me, além disso, para consultar aquele registo numa próxima ida à Torre do Tombo, que não sei quando poderá ser.

Mas, pela minha parte, não só não já não tenho muito tempo para as minhas próprias investigações como não faço pesquisas para terceiros. Não me peça, por isso, que "continue a investigar até onde conseguir ir" porque não é a minha vocação nem tenho a menor possibilidade nem intenção de o fazer sistematicamente.

Na medida das minhas possibilidades, continuarei, no melhor espírito deste Forum, a dar as ajudas pontuais que estiverem ao meu alcance e, neste caso, quando tiver oportunidade de ver aquele registo, comunicar-lhe-ei aqui os nomes dos pais e locais que sejam referidos. Se tiver urgência, com os dados que já tem, pode aliás fazer o pedido directamente ao Arquivo da Torre do Tombo (ou ao Arquivo Distrital de Lisboa, não sei).

De qualquer maneira, deixo para si, com os votos dos melhores sucessos, a continuação das suas pesquisas familiares, a quem caberá continuar a pesquisa "até onde conseguir ir".

Cumprimentos
José Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Família Rolim de Moura

#123712 | tiagogenio | 27 jul 2006 12:24 | Em resposta a: #123671

Caro José Gomes,

Agradeço a sua simpatia e toda a sua disponibilidade.
Naturalmente, nestas coisas de Genealogia, o acto de procurar é iminentemente do interesse da pessoa a quem caberá continuar a pesquisa.
Digo-lhe muito sinceramente que não estava à espera de nada e, por isso, surpreendeu-me a sua resposta pronta, tendo-me deixado, sinceramente, com esperanças que realmente tivesse encontrado alguém com uma disponibilidade de ajuda fora do normal. Por isso, a resposta que envia em nada me perturba e digo-lhe que me parece de grande honestidade; por isso não posso deixar de lhe agradecer, pois compreendo-o inteiramente. Infelizmente, sofro do mesmo mal, ou seja, de falta de tempo; no entanto, sempre que me é pedida qualquer ajuda, tento, com a maior rapidez possível, facultar os dados que me são pedidos.

Atenciosamente,

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 00:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen