Dom (?) Pedro de Alcântara de Barros e Vasconcelos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Património | Títulos | Famílias | Direito

Dom (?) Pedro de Alcântara de Barros e Vasconcelos

#123678 | Luís_MCS_Froes | 26 jul 2006 19:22

Pedro de Alcântara de Barros e Vasconcelos nasceu em Lisboa a 9.5.1818. Foi herdeiro da Casa de seus maiories tendo sido o 9º e último Morgado de Santa Iria da Azóia e Senhor da Casa de Vale de Flores, 10º Morgado de Alarcão, 8º Administrador da Capela de Dona Jerónica de Castro, 10º da Capela do Carmo instituída por Dona Filipa de melo e da de ossa Senhora da Soledade. No seu asssento paroquial figura o uso do título de Dom, seguramente em memória dos seus antepassados Alarcões e Ataídes que o detinham e que ele representava, uma vez que seu pai e avô paterno nunca fizeram uso de tal título.

Dom (?) Pedro Alcântara foi quinto neto de Dona Paula de Vilhena e Alarcão, 3ª Senhora do Morgadio de Alarcão, filha de Dom Paulo de Alarcão, 2º Administrador do vínculo de Alarcão e um dos cativos de Alcácer, neta paterna de Dom Lopo de Alarcão, 2º Senhor do Morgadio de Alarcão, bisneta pela varonia de Dom João de Alarcão, Alcaide-mór de Torres Vedras e Caçador-mór d' El Rei Dom João III, casado com Dona Maria Soares de Alvarença, filha de Fomes Soares de Melo, instituidor do Morgadio de Alarcão, que figuram todos nesta base de dados.

Do casamento de Francisco de Barros e Vasconcelos, 3º Morgado de Santa Iria da Azóia, Senhor da Casa de Vale de Flores, Administrador das Capelas de Nossa Senhora da Soledade e de Dona Filipa de Melo, Moço-Fidalgo da Casa de Filipe II e Escrivão da Fazenda Real, com a referida Dona Paula de Vilhena e Alarcão, houve, entre outros, António de Barros e Vasconcelos, herdeiro da Casa e vínculos de seus pais.

Casou António de Barros e Vasconcelos com Dona Antónia Francisca de Ataíde, 3ª Administradora da Capela de Dona Jerónima de Castro, filha natural mas legitimada de Dom Álvaro de Ataíde, Capitão-mór de Elvas e um dos aclamadores de Dom João IV naquela cidade, e de Brites Neta; neta pela varonia de Dom Estevão de Ataíde, Capitão de Chaul e 1º Administrador da Capela de Dona Jerónima de Castro, que, pela varonia, entronca no 1º Conde de Atouguia Dom Álvaro Gonçalves de Ataíde.

António de Barros e Vasconcelos e Dona Antónia Francisca de Ataíde tiveram primogénito a Francisco Luís de Barros e Vasconcelos e Ataíde, 5º Senhor do Morgadio de Santa iria da Azóia e da Casa de Vale de Flores, 6º do Morgadio de Alarcão, 4º Administrador das Capelas de Dona Jerónima de Castro, de Dona Filipa de Melo e de Nossa Senhora da Soledade, Comendador da Ordem de Cristo, Moço-Fidalgo da Casa Real e Escrivão da Fazenda da Repartição de África.

Deste foi trineto e herdeiro, por sucessiva herança varonil, Pedro de Alcântara de Barros e Vasconcelos, que, como disse, fez uso do título de Dom, sem que seu pai, avô, bisavô, trisavô e restantes avôs por varonia o tivessem usado.

Ora, a minha dúvida tem precisamente com o uso do Dom, que inclusivé figura no assento paroquial de Pedro de Barros e Vasconcelos, que morreu a 1.2.1908, extinguindo-se com ele a linha legítima primogénita dos Barros e Vasconcelos Morgados de Santa Iria de Azóia e Senhores da Casa de Vale Flores.

A única possibilidade que vejo para o uso do Dom está ligada ao facto de Pedro de Alcântara de Barros e Vasconcelos ter sido o representante legítimo do Morgadio de Alarcão, instituído por antepassados seus que detinham esse mesmo título, e da Capela de Dona Jerónica de Castro, cuja representação passou pelos Ataídes da Casa do Conde de Atouguia, também eles detentores do título de Dom.

No entanto, e dado que não possuo conhecimentos suficientes para averiguar da legitimidade do uso do título, aguardo por uma explicação fundamentada desta situação.

Com os melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Dom (?) Pedro de Alcântara de Barros e Vasconcelos

#123684 | Luís_MCS_Froes | 26 jul 2006 22:40 | Em resposta a: #123678

Errata:

Onde se lê «...e da Capela de Dona Jerónica de Castro...» deve ler-se «e da Capela de Dona Jerónima de Castro».

Resposta

Link directo:

RE: Dom (?) Pedro de Alcântara de Barros e Vasconcelos

#123691 | Luís_MCS_Froes | 27 jul 2006 02:32 | Em resposta a: #123678

Errata:

Onde está «Ora, a minha dúvida tem precisamente com o uso do Dom...» deve estar «Ora, a minha dúvida tem que ver precisamente com o uso do Dom»

Resposta

Link directo:

RE: Dom (?) Pedro de Alcântara de Barros e Vasconcelos

#123748 | Luís_MCS_Froes | 28 jul 2006 01:20 | Em resposta a: #123691

Renovo o pedido de ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Dom (?) Pedro de Alcântara de Barros e Vasconcelos

#195005 | RBVG | 02 mai 2008 12:44 | Em resposta a: #123748

Caro Luis Froes.

Venho pedir-lhe ajuda no sentido de tentar perceber um erro existente no Livro dos Barros e Vasconcelos do Oliveira Mouta.

Neste livro aparece Dionisio Andrónico como filho de Gregório de Barros e Vasconcelos e não como filho Jose Joaquim de Barros e Vasconcelos como devia ser.

Posteriormente no mesmo livro aparece Pedro de Alcântara de Barros e Vasconcelos com descendencia (Barros e Vasconcelos cação) a qual ainda hoje existe em Santa Iria (na pessoa de Joaquim Bernardino de Barros e Vasconcelos Cação nascido em 1934 e morador naquela fregusia).

Consegue-me esclarecer esta confusão ao nivel da descendencia do ultimo Morgado.

Melhores cumprimentos.
Rodrigo de Barros e Vasconcellos (Ramo das Barras).

Resposta

Link directo:

RE: Dom (?) Pedro de Alcântara de Barros e Vasconcelos

#195008 | fsomr | 02 mai 2008 13:05 | Em resposta a: #195005

caro rodrigo
onde posso encontrar o Livro dos Barros e Vasconcelos do Oliveira Mouta?
abraço
FMR

Resposta

Link directo:

RE: Dom (?) Pedro de Alcântara de Barros e Vasconc

#195017 | Samuel C O Castro | 02 mai 2008 15:08 | Em resposta a: #195005

Estimado Rodrigo de Barros e Vasconcellos,

Caso no Livro dos Barros e Vasconcelos do Oliveira Mouta fizer referência da Capela de Dona Jerônima de Castro, muito comentada neste tópico, peço sua gentileza de detalhar-me o que ali diz sobre ela, inclusive, de dados genealógicos de pessoas a ela vinculada.

Se facilitar-lhe, poderás escanear a página e enviar para meu e-mail castro.genealogiaarrobabol.com.br.

Muitíssimo obrigado. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Dom (?) Pedro de Alcântara de Barros e Vasconcelos

#240625 | Patrícia Vasconcelos | 29 set 2009 15:00 | Em resposta a: #195005

Boa tarde,

cabe-me fazer alguns reparos no que concerne a Dom Pedro Alcântara de Barros e Vasconcelos. Sou neta de Dona Helena de Barros e Vasconcelos e bisneta da descendente Dom Pedro de Alcântara de Alcântara de Barros e Vasconcelos como tal tenho em minha posse um original do livro dos Barros e Vasconcelos do Oliveira Mouta.
O que chamam de Vale das Flores passou a denominar-se dessa forma depois do meu trisavó o ter perdido num jogo (de cartas, segundo conta a história) para uma família que teria flores no nome. Anteriormente, denominado Solar de Santa Iria dos Barros e Vasconcelos onde constava o brasão da família Barros e Vasconcelos posteriormente enterrado lá perto e recentemente encontrado por uns historiadores.

O Joaquim Bernardino Cação (este é o nome correcto, não contendo Barros e Vasconcelos) é meu primo em segundo grau, primo direito do meu Pai António Pedro Vasconcelos Cação (onde perdeu o Barros e foi buscar o Cação ao avó uma vez que tendo sido filho ilegítimo não constou o nome do pai).

Efectivamente, de momento da família não nos resta nada mais do que esse livro e o nome uma vez que até o brazão (segundo conta a história) foi vendido. Porventura, a alguma família que utiliza no presente esse nome sem descender deveras de tal família.

Nunca fui à torre do tombo estudar a minha descendência, nem fiz qualquer investigação a este nível a não ser ler o livro de Barros e Vasconcelos (onde consta o nome do meu Pai) e ouvi duas ou três histórias que vos relato acima.
Porventura perdemos pelo meio muita coisa a que tínhamos direito e nunca foi reclamada, tal como o nome se vai perdendo de geração em geração, mas, a história essa mantém-se inalterada e posso afirmar que quer o Joaquim Bernardino Cação quer o António Pedro Vasconcelos Cação são descendentes de Dom Pedro de Alcântara de Barros e Vasconcelos. História esta que cujo início teve no Egas Moniz.

De momento não tenho o livro ao pé de mim, mas, encontro-me disponível e interessada em ajudar a esclarecer (e quem sabe reconstruir) a história dos Barros e Vasconcelos.

Peço desculpa por qualquer gafe histórica que faça pois não tenho o livro à minha frente.

Patrícia Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Dom (?) Pedro de Alcântara de Barros e Vasconcelos

#240715 | RBVG | 30 set 2009 16:23 | Em resposta a: #240625

Patricia

Agradeço a sua resposta e os seus válidos comentários sobre a descendencia dos Barros e Vasconcellos Ramo de Santa Iria.

Gostaria de saber mais sobre a sua acendencia, será que tem algum email que possa disponibilizar.

Cumprimentos.
Rodrigo de Barros e Vasconcellos

Resposta

Link directo:

RE: Dom (?) Pedro de Alcântara de Barros e Vasconcelos

#240716 | Patrícia Vasconcelos | 30 set 2009 16:31 | Em resposta a: #240715

Rodrigo,

deixo-lhe o meu e-mail para o ajudar no que conseguir: patricia.vasconcelos.c@gmail.com.

Cumprimentos,
Patrícia Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 04:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen