Os Furtado de Monchique

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Títulos | Bibliografia | Património

Os Furtado de Monchique

#123756 | jpesquível | 28 jul 2006 10:42

Caro Miguel Corte-Real

Agradeço a gentileza de me ter respondido neste fórum e isso é mais uma prova de que quem cientificamente trata a genealogia, como poucos, não teme reparos, falhas ou simples complementos de dados e, ainda, encontra tempo para esclarecer dúvidas. E isto com o valor de quem, por motivos profissionais, porque não dizê-lo, tem de conviver com afirmações, meras sugestões, erros ou alucinações proferidas por muitos nesta área de saber.
Tenho plena consciência da dificuldade que reveste, de forma equilibrada, a apresentação sistemática de dados familiares de irmãos, seus antecedentes e, sobretudo, seus descendentes. Aliás é por isso que não estranho, por exemplo, que quando se refere na sua recente e fundamental obra aos filhos de Brites de Sequeira e Abreu (1779/1853) com José Rodrigues Simões (ver família da mulher do Visconde de Alvor), relativamente aos seus filhos tantos dados relevantes são apresentados com descendência até ao século XXI, para muitos deles, e relativamente a Manuel Alexandre de Abreu Simões, que foi filho varão, a ausência de informação é quase total.

O meu pedido de correcções e confirmações prende-se exactamente por não estar em condições documentais, as únicas fidedignas nestas matérias, para aferir da seriedade de João de Barbuda ser irmão de Duarte Carvalho de Barbuda. Em tempos mostraram-me uma árvore genealógica em que ambos surgiam como filhos de Bernardim de Barbuda e de Catarina Carvalho e netos paternos de João Lourenço Barbuda (FCA). Será este último o mencionado na sua obra, obrigatória sobre FCA´s Algarvios, na pág. 173, com o nº36, filho de Filipe Gonçalves Barbudo e Gonçalo Barbudo, com CA em 13/07/1534?
Este Bernardim de Barbuda e João Lourenço de Barbuda são mencionados por Alão de Moraes, Pedatura Lusitana em titº Barbudas e por Manso de Lima, Famílias de Portugal, Vol. IV pp 18/19 (Barbudas)? Não sei?
Por último, tem alguma pista para o parentesco de Rui Filipe Barbuda casado com Isabel Rebelo Falcão, FCR, comendador de Pedrouços na Ordem de Cristo e Senhor do Morgado do Paço Velho (Entre Odesseixe e Odemira), referido por Sanches de Baena in Famílias Nobres do Algarve, I Volume, págs.166/67. Nesta obra é referenciado Rui Filipe como sendo natural de Odemira e morador na Raposeira.
Agradecido pela atenção dispensada, com os meus cumprimentos
João Paulo Esquível

Resposta

Link directo:

RE: Os Furtado de Monchique

#123758 | jpesquível | 28 jul 2006 11:34 | Em resposta a: #123756

Lamento com a presa e, talvés, a pensar em férias, ter iniciado um novo tópico. Por respeito, em primeiro lugar, para com quem levou em reflexão a questão dos “Furtado de Monchique” e, secundariamente, dar sequência às ligações familiares Furtado e Barbuda vou repetir a anterior mensagem em lugar adequado. existe todo o interesse em não utilizar este local de discussão.
Obrigado
João Paulo Esquível

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 21:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen