Familia Castro Guimarães

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia Castro Guimarães

#12386 | JMBM | 04 nov 2001 21:54

Prezados forum-enses

Gostaria de saber onde procurar elementos sobre a família Castro Guimarães ? Alguem me pode dar uma dica ?

obrigado . José Manuel Bela Morais .

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro Guimarães

#12398 | Sousa-Tavares | 05 nov 2001 07:50 | Em resposta a: #12386

Bons dias.
No site pode encontrar algumas pessoas da família Castro Guimarães, nomeadamente o primeiro conde de Castro Guimarães, em http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=23470

Melhores cumprimentos,

H. Sousa Tavares, hsta@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro Guimarães

#12419 | sapeca | 05 nov 2001 19:02 | Em resposta a: #12386

Caro José Manuel Bela Morais:
Há um estudo sobre a família Castro Guimarães, feito pela Maria Adelaide Pereira de Moraes, intitulado "Desceram do monte, atravessaram o mar", publicado no "Boletim de Trabalhos Históricos", do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, de Guimarães, em 1987 (Vol. XXXIII), pág.s 61 a 103.
Se não conseguir arranjar, diga-me.
Cumprimentos.
Fernando Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro Guimarães

#12420 | JMBM | 05 nov 2001 19:15 | Em resposta a: #12419

Caro Fernando de Sá Monteiro

Muito obrigado pela sua informação !
Vou tentar arranjar essa publicação , senão conseguir , pedirei novamente ajuda.
obrigado
José Manuel Bela Morais.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro Guimarães

#12667 | JMBM | 10 nov 2001 15:44 | Em resposta a: #12419

Caro Fernando de Sá Monteiro

Não consigo arranjar o estudo feito pela Genealogista Maria Adelaide Pereira de Moraes , que me indicou !
Conto consigo ! Será que me pode arranjar uma cópia ? O que precisar para esse efeito , diga-me se faz favor !
o meu e-mail é : jmbm@netcabo.pt ........ casa cincoc@netcabo.pt ........ escritório

a minha morada : Av. da Ilha da Madeira , 36 - 6º andar , 1400-204 Lisboa ( ao Restêlo ) .

muito obrigado . José Manuel Bela Morais .

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro Guimarães

#12900 | sapeca | 14 nov 2001 16:39 | Em resposta a: #12667

Caro José Manuel Bela Morais:
Houve um lapso meu na indicação do estudo sobre os Castro Guimarães.
Está no "Boletim de Trabalhos Históricos", de Guimarães, Vol. XXXVIII (1987) e não XXXIII, como por lapso indiquei.
Um abraço.
Fernando Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro Guimarães

#12969 | fsomr | 15 nov 2001 12:30 | Em resposta a: #12386

quem é o representante deste título actualmente?
fmr

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro Guimarães

#15114 | dduque | 02 jan 2002 16:40 | Em resposta a: #12900

Não sei se há parentesco com os Castro Guimarães de Portugal, mas gostaria de alguma informação sobre Manuel de Castro Guimarães, o barão de Cataguases (título brasileiro), fazendeiro na província de Minas Gerais. Parece que faleceu em 1881 na região de Juiz de Fora, mas não encontro seus registros.
Será que há algo nestes estudos indicados ?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro Guimarães

#15168 | dduque | 03 jan 2002 14:56 | Em resposta a: #12969

Caro fmr,
no Brasil, os títulos de nobreza não eram hereditários, ao contrário do que acontece em Portugal. Assim, existiram nobres de mesmo nome sem qualquer parentesco entre si. Acredito ter sido esta uma iniciativa da Coroa Portuguesa no sentido de "vender" uma quantidade maior de títulos.
Portanto, houve apenas um barão de Cataguases, apesar da monarquia brasileira ter continuado até 1889 e, aparentemente, de ter deixado herdeiros.
Um abraço,
Diego Duque

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro Guimarães

#15171 | fsomr | 03 jan 2002 15:09 | Em resposta a: #15168

Caro Duque,
Expliquei-me mal.
O que eu gostava de saber era quem é o representante do título de conde de Castro Guimarães.
Um abraço,
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro Guimarães

#15422 | fsomr | 07 jan 2002 15:26 | Em resposta a: #12386

família Castro Guimarães

Resposta

Link directo:

Familia Castro Guimarães

#378566 | saulofranco | 13 mar 2017 17:14 | Em resposta a: #15168

Caro Diego Duque, posso lhe ajudar sobre o Barão Manuel de Castro Guimarães e a família Castro Guimarães do Brasil (Barbacena / Piau). Eu tenho um BLOG de genealogia, e desenvolvi pesquisa/trabalho sobre a família. Gostaria de compartilhar com você:

http://genealogiaeorigens.blogspot.com.br/2016/04/a-familia-castro-guimaraes-e-o-barao.html

Sou descendente da Maria Angélica de Castro, irmã dele. Você descende dos Castros Guimarães?

Se quiser me escrever, me envie mensagens para o saulo_franco@yahoo.com.br

Abraço,
Saulo

Resposta

Link directo:

Familia Castro Guimarães

#378599 | paguiar | 14 mar 2017 09:49 | Em resposta a: #12667

Caro José Manuel
O trabalho de Maria Adelaide Pereira de Morais que o confrade Fernando Moreira de Sá Monteiro indicou, está online no site do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.
Vais aos Boletins de Trabalhos Históricos e abres o de 1987. Lá encontras os que "Desceram do monte, atravessaram o mar".
Boas leituras. Abraço do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

Familia Castro Guimarães

#378671 | Samuel C O Castro | 15 mar 2017 21:48 | Em resposta a: #378566

Prezado Saulo,

Pesquisando em minha base dos Castros, não localizei o casal que citaste:

4) Antônio de Castro
5) Catarina Ribeira

Por acaso tens dados complementares sobre ele, que pudesse fazer a gentileza de aqui disponibilizar?

Agradeço sua atenção. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Familia Castro Guimarães

#378690 | JMBM | 16 mar 2017 13:36 | Em resposta a: #378599

Caro António, obrigado e é um gosto "ouvir-te". Já tenho essa publicação faz muitos anos e peço desculpa senão avisei aqui no fórum!
Um grande abraço para ti,
Zé Manel BM

Resposta

Link directo:

Familia Castro Guimarães

#378693 | saulofranco | 16 mar 2017 14:33 | Em resposta a: #378671

Caro Samuel,
Bom dia!

O Antônio de Castro e a Catarina Ribeira são mencionados como pais de José Antônio de Castro Guimarães no registro de casamento deste com Bernardina Clara do Nascimento. Este casamento, ocorreu em 09/10/1809 em Barbacena (Brasil), na Igreja N° Srª da Piedade.

No Family Search, o mesmo está localizado no livro:
Minas Gerais > Barbacena > Nossa Senhora da Piedade > Matrimônios, 1795, Dez - 1812, Nov
Página 130 de 135

No caso, o noivo, José Antônio de Castro Guimarães, é oriundo de São Martinho, Arcebispado de Braga, filho de Antônio de Castro e Catarina Ribeira; A noiva, Bernardina Clara do Nascimento, é de Barbacena mesmo, filha de Antônio Dias Machado [em outras pesquisas, o descobri oriundo da Ilha Terceira] e Angela Maria (de Barbacena).

Inclusive, se possível, gostaria de vossa ajuda / orientação. Como posso procurar o casamento de Antônio de Castro e Catarina Ribeira? Tive dificuldade em encontrar a localidade dentre os livros de matrimônio no Family Search.

Cordiais saudações,
Saulo

Resposta

Link directo:

Familia Castro Guimarães

#378769 | Samuel C O Castro | 17 mar 2017 17:59 | Em resposta a: #378693

Prezado Saulo,

Boa tarde.

Se o José Antônio de Castro (Guimarães) é natural e batizado em São Martinho, Arcebispado de Braga, acho bastante provável que esta Freguesia seja a de São Martinho do Candoso, Termo de Guimarães, Arcebispado de Braga, que justifica o último apelido que ele teria adotado.

Como no registro não cita a idade dele, creio deva procurar o batismo dele de 1790 para trás.

No tombo.pt, aqui em http://hades.tombo.pt/f/gmr57, da dita Freguesia, tem os BATISMOS nos períodos de 1753-09-12 – 1788-08-12, e 1788-08-27 – 1804-02-02. Bem provável que o batismo do citado José esteja num desses períodos. No batismo deverá constar a naturalidade dos pais, sendo provável que seus pais tenham casado na cidade de naturalidade da mãe dele. No link acima também aparecem os Livros de Casamento da mesma Freguesia, quem sabe tenham casado ali mesmo?

Se por acaso localizares dados complementares sobre o batismo dele, ou outros de ascendência, peço sua especial gentileza de me informar.

Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Familia Castro Guimarães

#378864 | saulofranco | 19 mar 2017 16:40 | Em resposta a: #378769

Caro Samuel,

Não tenho palavras para lhe agradecer o auxílio e orientação! Muito obrigado! Vou fazer a procura, e, caso tenha sucesso, lhe contactarei. Minha grande dificuldade foi "decifrar" a localização, e seu auxílio foi providencial.

O José Antônio de Castro Guimarães, aparece em um Censo de 1831 em Piau - Barbacena (Brasil) com 53 anos de idade, o que nos permite inferir que nasceu em aproximadamente 1778.

Grande abraço,
Saulo

Resposta

Link directo:

Familia Castro Guimarães

#378911 | Samuel C O Castro | 20 mar 2017 21:55 | Em resposta a: #378864

Olá Saulo,

Desejo-lhe boa sorte.

Fico no aguardo de novidades e à disposição. Retribuo o abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Familia Castro Guimarães

#378951 | dduque | 21 mar 2017 15:44 | Em resposta a: #378566

Olá Saulo,
só hoje vi sua mensagem. Vi no blog que você avançou bastante na família. Já tentei procurar pelos pais do José Antônio de Castro Guimarães, sem sucesso.

Descendo da irmã do barão, Camilla Augusta de Castro cc Antonio José de Macedo Moura. A irmã dele, Guilhermina, se cc o barão de Cataguases, Manoel de Castro Guimarães. No testamento do barão consta a mãe Bernardina.

Quando pesquisei sobre a Bernardina no cartório, a funcionária me falou da história dela ser índia, o que não é verdade (confirmei pelo inventário dos pais dela). Ela me disse também que a filha Constança é nome de rua no Piau.

Eu avancei mais uma geração, sobre os pentavós do blog, se você não tiver, posso te enviar em pvt.

Abs,
Diego Duque

Resposta

Link directo:

Familia Castro Guimarães

#390037 | GLOURES | 13 mar 2018 19:57 | Em resposta a: #378951

Diego, parece que eu tenho o registro de casamento de José de Castro Guimarães, casado com Bernardina e lá aparecem os nomes dos pais. Tenho de verificar. Se você está no Loures de Piau Genealogia, contate-me lá no Messenger.

Resposta

Link directo:

Familia Castro Guimarães

#390042 | paguiar | 13 mar 2018 23:47 | Em resposta a: #378951

Caro Diego Duque

Chamo a sua atenção para a intervenção de GLOURES em 13-3-2018, que certamente por engano me foi enviada para mim
Cumprimentos2

Resposta

Link directo:

Familia Castro Guimarães

#390197 | Samuel C O Castro | 16 mar 2018 22:09 | Em resposta a: #390037

Gloures,

Se puderes fazer a gentileza de me informar os dados do casamento do José de Castro Guimarães com Bernardina...., ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Se preferir poderás enviar para meu e-mail castro ponto genealogia arroba bol.com.br.

Muito obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Familia Castro Guimarães

#404924 | dduque | 02 jul 2018 20:29 | Em resposta a: #390037

Olá Gloures.

Conheço o assento de casamento do José Antônio e Bernardina, tentei encontrar seus pais, Antônio de Castro e Catarina Ribeira, em Portugal, mas sem sucesso. Não identifiquei qual seria a freguesia de São Martinho, no então arcebispado de Braga.

Resposta

Link directo:

Familia Castro Guimarães

#404935 | Samuel C O Castro | 02 jul 2018 23:02 | Em resposta a: #378693

Saulo,

Peço ver a mensagem #404924 de 2.7.2018, do colega dduque.

Não encontrei em minha base dos Castros, o casal Antônio de Castro e Catarina Ribeira.

Abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Familia Castro Guimarães

#405018 | saulofranco | 04 jul 2018 13:31 | Em resposta a: #404935

Caro Samuel,
Bom dia!

Há algum tempo atrás, fiz pesquisas nos registros pertinentes ao link de casamentos que você me transmitiu. Também, não encontrei os registros, embora tenha, na região, muitos Ribeiros e alguns Castros, salvo engano.

Não imagino o que possa ter acontecido, pertinente a origem do José Antônio de Castro, casado com a Bernadina, aqui no Brasil. Será que houve algum engano na confecção do texto do casamento?

Sobre as "juridições" das freguesias e dos livros em Portugal, as mudanças ocorriam com frequência? Peço perdão pela pergunta um tanto óbvia. Eu não tenho experiência com pesquisas em Portugal.

Desde já agradeço a cordialidade e atenção de sempre,

Abraço,
Saulo

Resposta

Link directo:

Familia Castro Guimarães

#405019 | saulofranco | 04 jul 2018 13:33 | Em resposta a: #405018

OBS: Jurisdições, ao invés de Juridições... perdão pelo equívoco

Resposta

Link directo:

Familia Castro Guimarães

#405105 | Samuel C O Castro | 05 jul 2018 22:29 | Em resposta a: #405018

Prezado Saulo,

Realmente havia muitas mudanças de jurisdições da Freguesias, não só em Portugal, como também tenho visto aqui no Brasil.

Infelizmente, nos paroquiais brasileiros, mais antigos, os padres, quando efetuavam os registros de pessoas oriundas de Portugal, não tinham a preocupação de detalhar as Freguesias e Localidades de origem das mesmas. Em muitos casos, citavam apenas "naturais do Reino de Portugal", o que torna impossível saber a Freguesia e cidade de origem deles, dificultando, em muito, retroagirmos na pesquisa de nossos ancestrais portugueses.

Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Familia Castro Guimarães

#440623 | Sergiomarinho | 21 abr 2022 13:02 | Em resposta a: #378693

Olá Saulo, a Bernardina Clara do Nascimento é minha tia-pentavô. A irmã dela, Angélica Maria Dias, nascida em Barbacena (Curral Novo, 2 de novembro de 1789) é minha pentavó. Ambas eram filhas do açoriano Antonio Dias Machado (falecido no Curral Novo em 1816) e da mineira filha de açoriano Angela Maria da Conceição (1760-1818).

Abraços, Sergio Marinho

Resposta

Link directo:

Familia Castro Guimarães

#440625 | saulofranco | 21 abr 2022 14:51 | Em resposta a: #440623

Caro primo e amigo Sérgio,

Sim, somos parentes por este ramo também, me recordo. A ascendência na Ilha Terceira é grandiosa, assim como a descendência deles aqui no Brasil.

Grande abraço,
Saulo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 23:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen