Familia Pereira Gomes e Pinto Almeida

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Pereira Gomes e Pinto Almeida

#123864 | Plinio | 29 jul 2006 21:52

Sou natural do Estado do Rio Grande do Sul - Brasil.
Estou a procura de informações de meus avós que vieram de Portugal lá por volta de 1907/1908.

O que sei são dados contidos em uma cópia do passaporte deles emitido em 17/10/1907 tudo indica no Districto do Porto -> n. 506 da Terceira repartição - registrado na folha 85 do livro 128 -> ele tinha 27 anos e era natural do lugar chamado Pinheiro, freguezia de Campelo, da comarca de Baião -> que era casado, lavrador, filho de Antonio Pereira Gomes e de Maria Ribeiro Peixoto.

Viajaram com ele para o Brasil a sua esposa Rosa de Jesus de Almeida acompanhada da mãe Margarida de Jesus (52 anos).

Rosa de Jesus de Almeida tinha 24 anos e era natural da freguezia de Santa Marinha de Zêzere, também pertencente a comarca de Baião-> era filha de Bernardo Pinto d'Almeida e de Margarida de Jesus.

Margarida de Jesus (52 anos) era viuva, filha de Francisco Soares e de Anna Joaquina.

O que mais sei é que uma sobrinha de meu avô chamada Palmira, escreveu uma carta a ele datada de 12/12/1929, endereçada de Pinheiro/Baião, onde respondia carta do meu avô e dava noticias dela e falava que o seu irmão Aristides estava bem.

Sobre tudo que falei, gostaria de saber data e onde nasceram e se casaram os meus avós Antonio Pereira Gomes e Rosa de Jesus d'Almeida, pois necessito tirar certidões origianis para tirar cidadania do meu pai ainda vivo.

Ficarei muito Feliz e muito Grato

Plinio Sessegolo Gomes
Rua Avarë, 30
Bairro Vila Floresta
Porto Alegre - RS CEP -> 91040-440
Brasil

email: plinio.sessegolo@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Gomes e Pinto Almeida

#123897 | aeiou2 | 30 jul 2006 11:28 | Em resposta a: #123864

Caro Plínio,

Terá que pedir para o

Arquivo Distrital do Porto,(veja em www.118.pt, a morada sff ) fotocópias autenticadas para os assentos de baptismo de cada um dos seus avòs:

António Pereira Gomes,n.1880 =1907-27, Porto (distrito),Baião (concelho) Campelo (freguesia); Pinheiro (lugar ) filho de Antonio Pereira Gomes e de Maria Ribeiro Peixoto

Rosa de Jesus Almeida ,n.1883=1907-24, Porto, Baião, Sta Marinha do Zêzere

filha de Bernardo Pino de Almeida e de Margarida de Jesus,

Para a certidão de casamento autenticada vamos pensar que terâo casado por volta 1907 em Baiâo, Sta Marinha do Zêzere, lugar do nascimento da noiva.

Peça também para o Arquivo Distrital do Porto.
Se houver dúvidas tente saber informações para

Conservatória Registo Civil de Baião crc.Baiao@dgrn.mj.pt
Pergunte quanto custa e como pode pagar

Boa sorte
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Gomes e Pinto Almeida

#124094 | aeiou2 | 02 ago 2006 08:54 | Em resposta a: #123864

É esta
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Laboreiro de Villa-Lobos

#124120 | paguiar | 02 ago 2006 16:35 | Em resposta a: #123864

Caro Plínio Gomes
Embora fora do âmbito das suas pesquisas, gostaria de chamar a sua atenção para o tópico que em 10-07-2006 aqui abri com o título "Família Laboreiro em Angola ou no Brasil ?".
Parece que o casal de quem procuro descendência: - António Maria de Sousa Laboreiro de Villa-Lobos e sua mulher Joana Gabriela Sanches y Castro -, terão emigrado para o Brasil pela mesma época que os seus Avós.
Terá alguma vez em casa de seus Avós ou de seus Pais ouvido falar deles ou de seus filhos ?
Supondo que existe descendência deles e que vivem no Brasil, como deverei orientar as minhas pesquisas, a partir daqui de Portugal, para tentar descobrir-lhes o paradeiro ou o destino ?
Fico grato por qualquer resposta.
Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

Familia Laboreiro de Villa-Lobos

#124134 | Plinio | 02 ago 2006 18:28 | Em resposta a: #124120

Caro Antonio de Aguiar.

Eu resido no Estado do Rio Grande do Sul, o último ao sul do Brasil, e meus avós já são mortos, e meu pai que é vivo nasceu em 1919 e nada sabe a respeito.

Normamlmente os portugueses emigravam para São Paulo ou Rio de Janeiro, portanto o ideal é que tu ao menos nos diga para que parte do Brasil vieram.

Existe um Sr. neste Fórum que reside em Santos estado de São Paulo, e que pelo que já li neste Fórum talvez possa te ajudar.

Pesquise por Autor "Lourval" e tente contacto com ele.

Cordiais Saudações,

Plinio Sessegolo Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Laboreiro de Villa-Lobos

#124167 | paguiar | 03 ago 2006 12:25 | Em resposta a: #124134

Caro Plinio Sessegolo Gomes
Fico grato pela sua pronta resposta e vou tentar o contacto que me aconselhou.

A pesquisa não é fácil porque nem sequer sei o ano nem qual o vapor em que o casal e os filhos viajaram para o Brasil. De qualquer forma ter-se-ão estabelecido de início talvez no Rio de Janeiro, onde o irmão dele, o escritor e jornalista Simão de Laboreiro, fez parte da comunidade de portugueses ali radicada, confirmando assim a sua informação.
Já é um princípio.

Mais uma vez obrigado
Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 13:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen