Sobrenome Jesus

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Formação

Sobrenome Jesus

#124118 | pisuco | 02 ago 2006 16:35

Prezados Confrades

Pesquisando minha ascendência portuguesa, encontrei vários sobrenomes "Jesus".

Vejam só meu exemplo: Meu bisavô, José de Figueiredo, se casou, em 1860, com Gracinda de Abreu, que era filha de José Mendes e Mathildes de Abreu. No entanto, no assento de nascimento do meu avô, Joaquim de Figueiredo, seu nome consta como "Gracinda de Jesus". Os avós paternos de Joaquim Figueiredo eram Manuel de Figueiredo e Maria Moça, que tem seu nome grafado em outro documento como "Maria de Jesus". E por aí vai...

As mulheres não tinham direito ao uso do sobrenome dos pais? Eram os padres que colocavam o Jesus no sobrenome? Por favor, quem puder me ajudar a esclarecer este assunto, fico desde já muito grata.

Pisuco

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Jesus

#124147 | rmfrp | 03 ago 2006 00:05 | Em resposta a: #124118

Cara Pisuco:

A forma mais simples de explicar aquilo que encontrou é a seguinte: não encontrou nenhum sobrenome "Jesus".

Nos casos que refere, "Jesus" é usado como nome de invocação religiosa, sendo portanto parte do nome próprio. O nome completo "Maria de Jesus" tem o mesmo número número de sobrenomes que "Maria dos Anjos" ou "Maria Francisca": zero.

A questão que se coloca é, como refere, por que razão essas senhoras não usavam os sobrenomes dos pais. A resposta é simplesmente a tradição: até ao século XIX muitas mulheres portuguesas não usavam qualquer sobrenome. Chamavam-se "Maria Francisca", "Catarina de Jesus", "Teresa da Trindade", etc., independentemente dos nomes de família.

Pelo contrário, os homens portugueses sempre tiveram pelo menos um sobrenome, ou pelo menos uma palavra que funcionava como sobrenome. Havia homens chamados, por exemplo, "Manuel Francisco", mas aqui "Francisco" já era uma espécie de sobrenome e muitas vezes passava aos filhos.

Nos séculos XIX/XX alguns nomes religiosos de senhoras (e também de homens) acabaram por ser tomados como sobrenomes pelos seus descendentes, dando origem a muitas das actuais famílias com sobrenomes como "Jesus", "Conceição" ou "Espírito Santo".

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Sobrenome Jesus

#404770 | almeidalex | 28 jun 2018 16:57 | Em resposta a: #124118

Muito obrigado pelo esclarecimento. Realmente estava muito em dúvida disso e achava muito estranho. Realmente me aclarou muito o caminho da busca genealógica, porém consequentemente acaba por atrapalhar mais ainda a busca.

Resposta

Link directo:

Sobrenome Jesus

#406301 | Gustavo Peres | 12 ago 2018 03:35 | Em resposta a: #124118

Eu também encontrei minha bisavó e tataravó com sobrenomes Jesus, especificamente Maria de Jesus, mas achava estranho que minha bisavó não recebeu o sobrenome do pai que era Moraes. Não encontrei a raiz portuguesa neles, mas acredito que tenham sim, pela data que nasceram e local que moravam.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 07:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen