Diogo Mascarenhas e Dona Violante, Alcácer do Sal

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos

Diogo Mascarenhas e Dona Violante, Alcácer do Sal

#124150 | czlfvmeu | 03 ago 2006 01:33

Caros confrades
Nos registos paroquiais da freguesia de Santa Maria do Castelo, de Alcácer do Sal, encontraram-se os assentos de baptismo de dois filhos de Diogo Mascarenhas e de sua mulher Dona Violante: Dona Maria batizada em 15 de Abril de 1603, e Cristóvão baptizado em 15 de Outubro de 1605. O primeiro destes assentos, no qual surpreende que à recém-nascida seja dado o tratamento de Dona, é um dos primeiros depois de uma falha de alguns anos, pelo que é possível que tenham nascido outros filhos ao casal antes de 1603.
De facto, nos registos paroquiais da freguesia de Nossa Senhora do Bispo, achou-se, com a data de 22/VIII/1621, o casamento de Francisco Mascarenhas, filho de Diogo Mascarenhas da Silveira e de Dona Violante - que pode ser o casal atrás mencionado -, com Brites Carreira.
Muito agradecia se alguém pudesse dar-me informações sobre o referido casal Diogo Mascarenhas/Dona Violante que certamente moraram em Alcácer do Sal, visto que lá nasceram pelo menos dois dos seus filhos.
Que apelido poderia ser o de Dona Violante?
Agradecendo desde já, envia amigas saudações o
Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Mascarenhas e Dona Violante, Alcácer do Sal

#124204 | JC de Salacia | 03 ago 2006 17:36 | Em resposta a: #124150

Ola bom dia, a familia Mascarenhas foi titular e residente nessa cidade (Condes de Palma), não sei se lhe vai ajudar, boa sorte

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Mascarenhas e Dona Violante, Alcácer do Sal

#124258 | czlfvmeu | 03 ago 2006 22:50 | Em resposta a: #124204

Caro JC de Salácia
Infelizmente, não consigo relacionar, nem Diogo Mascarenhas, nem Dona Violante,
com os Condes de Palma. Tenho uma hipótese sobre a origem de Diogo, hipótese essa que não passa por Alcácer (só não a menciono para não tornar o problema ainda mais complicado), mas nada sei quanto a Dona Violante.
Será que não aparecem estes nomes no arquivo da Misericórdia de Alcácer, ou da Câmara Municipal? Custa a crer que não tivessem deixado rastos.
Agradecendo,
Eduardo Arrantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Mascarenhas e Dona Violante, Alcácer do Sal

#124286 | mgorjaoh | 04 ago 2006 10:34 | Em resposta a: #124258

Caros confrades,
Na base do GENEA é referido um Fernando Mascarenhas, falecido no Alentejo (Avis), casado com uma Brites (Lobo, mas isso não exclui que possa ser a mesma) onde, por esse lado, aparece um neto Mascarenhas da Silveira. Este Fernando, ademais, terá morrido em 1658, podendo por isso ser aquele que é identificado no assento de casamento.
V.g. http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=468867.
Abraço,
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Mascarenhas e Dona Violante, Alcácer do Sal

#124287 | mgorjaoh | 04 ago 2006 10:35 | Em resposta a: #124286

Rectificação: Francisco, claro, e não Fernando.
M.Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Mascarenhas e Dona Violante, Alcácer do Sal

#124298 | czlfvmeu | 04 ago 2006 13:50 | Em resposta a: #124287

Caro Confrade
É de facto Francisco, e não Fernando. É por causa dele que lancei este tópico. Fui de resto eu quem enviou esses elementos para a Base de Dados.
Concordo inteiramente com as suas sugestões no que se refere a Brites Carreira Rodrigues (que talvez seja dos Carreiros de Almada, de Montemor o Novo), que pode ter sido conhecida também por Dona Brites Lobo.
Fiquemos à espera de que alguém possa dizer mais algumas coisa.
Melhores cumprimentos
Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 15:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen