Questão geográfica

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Questão geográfica

#124388 | pisuco | 06 ago 2006 14:42

Prezados Confrades

Alguém poderia me esclarecer como pode uma pessoa registrada em março de 1891, na Conservatória do Concelho de Vila Nova de Ourém, nascido na Freguesia de Olival, Concelho de Vila Nova de Ourém, ter citado em seu registro logo no início da transcrição do documento "à margem número 32 João - Óbidos". Em outra parte do registro, diz "filho de .............................., trabalhadores, naturaies desta freguesia, são paroquianos e moradores em Óbidos".

Seria Óbidos um determinado local na Freguesia de Olival? Ou seria o Concelho de Óbidos? Geograficamente, pelo menos até onde pude pesquisar, são locais distantes um do outro.

Se alguém puder me auxiliar a esclarecer esta questão, fico imensamente grata.

Saudações

Pisuco

Resposta

Link directo:

RE: Questão geográfica

#124399 | nmadureira | 06 ago 2006 16:03 | Em resposta a: #124388

Caro Confrade,
A única coisa em que o posso esclarecer é em relação ao Português: não é registRo, mas registo...
NBM

Resposta

Link directo:

RE: Questão geográfica

#124400 | melisa | 06 ago 2006 16:08 | Em resposta a: #124388

Caro (a) Pisuco

Realmente Óbidos é uma aldeia da freguesia do Olival.

Aliás por vezes na margem dos registos de nascimento figurava para além do nome , o local da freguesia onde viviam os pais, o que seria o caso.

Transcrevo uma passagem de um site ( que poderá localizar se no Sapo colocar: Ourém Olival Óbidos.)

"Situada a oito quilómetros da sede do concelho a freguesia do Olival caracteriza-se, para além da sua antiguidade, por ser terra de sublimes paisagens naturais e de grande fartura.
.....de grande interesse turístico, a permitir desfrutar das belas paisagens que deslumbraram Acácio de Paiva, ergue-se à entrada da aldeia de Óbidos o “Cabeço”, a elevação de maior altitude da freguesia. O lugar está carregado de história e de lendas falando de mouros e das bolas de ouro por eles utilizadas nos seus jogos, disputados no campo situado no Cabeço onde, consta, esteve para ser construído o Castelo de Ourém."

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Questão geográfica

#124416 | pisuco | 06 ago 2006 22:00 | Em resposta a: #124399

Prezado confrade namadureira

Cumpre-me esclarecer que aqui no Brasil, onde nasci e moro, os registos portugueses são tratados por registRos. De qualquer forma, muito obrigada por sua observação.

Pisuco

Resposta

Link directo:

Para Melisa: Óbidos da muralha?

#124417 | pisuco | 06 ago 2006 22:08 | Em resposta a: #124400

Prezada Melisa

Gratíssima pela sua atenção e informação. Só mais uma perguntinha, se puder me responder: essa aldeia de Óbidos tem algo a ver com aquela famosa, toda cercada por imensa muralha?

Me desculpe o desconhecimento, mas até onde sei, geograficamente, Óbidos fica bem distante de Vila Nova de Ourém, não é mesmo?

saudações

Pisuco

Resposta

Link directo:

RE: Para Melisa: Óbidos da muralha?

#124420 | melisa | 06 ago 2006 22:17 | Em resposta a: #124417

Cara Pisuco

São duas povoações diferentes.

Esta de V.N. de Ourém é apenas uma aldeia situada na freguesia que referiu.

Pode no entanto procurar mais dados aqui na Net, se colocar num motor de busca (por exemplo o Sapo) como referi antes, as palavras chave. Foi o que aliás eu fiz.

Até há poucas horas desconhecia a existência desta povoação de Óbidos no concelho de Vila Nova de Ourém.

Há mais informação sobre ela para além da que aqui referi.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 jun 2024, 17:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen