Eusébio Pinheiro Furtado - casa Rua dos Correeiros

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Património | Regiões

Eusébio Pinheiro Furtado - casa Rua dos Correeiros

#124540 | PMVMAC | 08 ago 2006 19:24

Boas tardes!

Consegui hoje identificar um prédio na Baixa Lisboeta, nomeadamente na Rua dos Correeiros [olin Travessa da Palha], nº 184. Nesta casa viveu nos segundo e terceiro quarteis do séc. XIX o Desembargador José da Fonseca Veiga e a sua família, até que nos fináis desse século o terão alienado, mudando-se para o Alentejo, para o concelho de Arraiolos.
Na fachada do palacete existe uma lápide onde se refere que nela viveu Eusébio Pinheiro Furtado [sec. XVIII-XIX] e adianta algumas notas biográficas, que não me foi possível decifrar devido à distância que me opounha à referida inscrição e à exposição solar intensa. Penso que este Eusébio Pinheiro Furtado será o mesmo que é tido pelos estudiosos como o "introdutor" da Calçada Portuguesa. Penso também que deixou descendência. Algum dos nossos confrades saberá ilucidar-me sobre algum elemento que possa ser útil da história deste prédio ou da personalidade em questão?

Antecipadamente agradecido,
Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 07:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen