Familia Malheiro de Melo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Malheiro de Melo

#124663 | 7a3k | 10 ago 2006 15:46

caros Confrades
Procuro informações sobre Francisco Malheiro de Melo que exerceu funções de capitão em meados do sec. XVIII em Viana do Castelo e que nasceu em 1714 no lugar de Barreiros-Cinfães e era filho de Andre Coelho Peixoto e de Lucrecia da Cunha de Melo

Roberto Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malheiro de Melo

#124665 | fcamelo | 10 ago 2006 17:13 | Em resposta a: #124663

Caro confrade Roberto Mendes,

Reporto-me à sua intervenção de hoje neste fórum. A mesma chamou-me a atenção pelo facto de eu estar convicto descender, por minha mãe, dos Malheiros de Melo, da zona de Cinfães, mais concretamente de um D. Pedro Malheiro de Melo, Bispo Amiclense de anel, em Coimbra, onde instituiu o Colégio da Baeta para estudantes pobres, e que estava ligado à gente do Morgado de Velude, creio que em S. Cristóvão de Nogueira, Cinfães. O Gayo, no título de Malheiros, refere-se a este personagem, (citado em várias obras, entre as quais a GEPB), embora com algumas dúvidas e imprecisões. A ele se refere também Travassos Valdez e o dr. Nuno de Resende no seu livro sobre Famílias Nobres de Cinfães e Ferreiros de Tendais, nos sécs. XVI e XVII.
Estou em férias e não posso aprofundar agora, como gostaria, este assunto, mas logo que regresse a casa e aos meus papéis, prometo contactá-lo de novo com o que me parecer ser-lhe útil. O período em que se situa é, contudo, mais recente, no entanto como o personagem nasceu em Cinfães e ainda é Malheiro de Melo, talvez indicie que o ramo é o mesmo. A ver vamos o que se encontra.
Lembro-me agora que na BPMP existe um Nobiliário manuscrito do Morgado de Velude, composto de várias partes e que poderá ser consultado com proveito, pelo menos assim espero, para a sua questão.


Saudações genealógicas.

Fernando J. T. Camelo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malheiro de Melo

#124697 | Conde | 11 ago 2006 09:14 | Em resposta a: #124665

No Arquivo do Paço Episcopal de Lamego tem tudo o que deseja. Peça para lá.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malheiro de Melo

#151679 | gmg | 07 abr 2007 23:52 | Em resposta a: #124663

Possui alguma informação sobre a Família Malheiro de Seixas, Caminha?

Segue a linha que possuo de MALHEIROS:



I- DIOGO MALHEIRO, f.º de Gaspar Malheiro e de Maria Álvares ( ou Alves), ou também chamada Maria do Outeiro, casou na Igreja Paroquial de S. Pedro de Seixas no dia 20 de Maio de 1635, concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo, com MARIA RODRIGUES, f.ª de Pedro Rodrigues, de S. Sebastião de Vile e de Ana Fernandes.
Tiveram, pelo menos:
II- GASPAR MALHEIRO, que segue:


II- GASPAR MALHEIRO, bapt. 23 de Dezembro de 1635 – m. 16 de Maio de 1666, em Seixas, e era nat. da mesma freg.ª. C.c. DOMINGAS GONÇALVES.
Tiveram, pelo menos:
II- GASPAR RODRIGUES, que segue:
II- JOSÉ MALHEIRO, que c.c. Maria Álvares em Seixas, no dia 25 de Fevereiro de 1675.


III- GASPAR RODRIGUES*** , nat. da freg.ª de Seixas, foi casar a Castelo Branco, no dia 20 de Novembro de 1689 na freg.ª de Santa Maria do Castelo, concelho de Castelo Branco, com ISABEL SANCHES, f.ª de Manuel Sanches e de Brites Fernandes, ambos nat. da freg.ª de Santa Maria do Castelo.
Tiveram, pelo menos:
IV- PEDRO RODRIGUES, que segue:

IV- PEDRO RODRIGUES, nat. de Castelo Branco, c.c. ISABEL GOMES BIXO, nat. de Castelo Branco, f.ª de João Gomes Bixo e de Maria Lopes, casados na freg.ª de Santa Maria do Castelo, no dia 18 de Julho de 1700; neta pat. de Manuel Gomes e de Leonor Rodrigues (?) e neta mat. de Francisco Fernandes e de Catarina Lopes.
Tiveram, pelo menos:
V- ANTÓNIO RODRIGUES BIXO, c. g.


*** Gaspar Rodrigues consta no seu Registo de Casamento, celebrado na freg.ª de Santa Maria do Castelo, concelho e distrito de Castelo Branco, como f.º de Gaspar Malheiro e de Domingas Gonçalves, de Seixas. Não foi encontrado o Registo de Casamento de Gaspar Malheiro e de Domingas Gonçalves, na freg.ª de Seixas, mas sim o Registo de Casamento de José Malheiro, f.º dos anteriores.



Pretendia saber mais sobre a Ascendência do Casal GASPAR MALHEIRO - DOMINGAS GONÇALVES (referenciados como n.º II) e poder saber se de facto o Gaspar Malheiro é f.º de Diogo Malheiro e de Maria Rodrigues. Possui alguma informação que possa recuar na Ascendência dos referidos Casais?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Familia Malheiro de Melo

#151681 | gmg | 07 abr 2007 23:52 | Em resposta a: #124665

Possui alguma informação sobre a Família Malheiro de Seixas, Caminha?

Segue a linha que possuo de MALHEIROS:



I- DIOGO MALHEIRO, f.º de Gaspar Malheiro e de Maria Álvares ( ou Alves), ou também chamada Maria do Outeiro, casou na Igreja Paroquial de S. Pedro de Seixas no dia 20 de Maio de 1635, concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo, com MARIA RODRIGUES, f.ª de Pedro Rodrigues, de S. Sebastião de Vile e de Ana Fernandes.
Tiveram, pelo menos:
II- GASPAR MALHEIRO, que segue:


II- GASPAR MALHEIRO, bapt. 23 de Dezembro de 1635 – m. 16 de Maio de 1666, em Seixas, e era nat. da mesma freg.ª. C.c. DOMINGAS GONÇALVES.
Tiveram, pelo menos:
II- GASPAR RODRIGUES, que segue:
II- JOSÉ MALHEIRO, que c.c. Maria Álvares em Seixas, no dia 25 de Fevereiro de 1675.


III- GASPAR RODRIGUES*** , nat. da freg.ª de Seixas, foi casar a Castelo Branco, no dia 20 de Novembro de 1689 na freg.ª de Santa Maria do Castelo, concelho de Castelo Branco, com ISABEL SANCHES, f.ª de Manuel Sanches e de Brites Fernandes, ambos nat. da freg.ª de Santa Maria do Castelo.
Tiveram, pelo menos:
IV- PEDRO RODRIGUES, que segue:

IV- PEDRO RODRIGUES, nat. de Castelo Branco, c.c. ISABEL GOMES BIXO, nat. de Castelo Branco, f.ª de João Gomes Bixo e de Maria Lopes, casados na freg.ª de Santa Maria do Castelo, no dia 18 de Julho de 1700; neta pat. de Manuel Gomes e de Leonor Rodrigues (?) e neta mat. de Francisco Fernandes e de Catarina Lopes.
Tiveram, pelo menos:
V- ANTÓNIO RODRIGUES BIXO, c. g.


*** Gaspar Rodrigues consta no seu Registo de Casamento, celebrado na freg.ª de Santa Maria do Castelo, concelho e distrito de Castelo Branco, como f.º de Gaspar Malheiro e de Domingas Gonçalves, de Seixas. Não foi encontrado o Registo de Casamento de Gaspar Malheiro e de Domingas Gonçalves, na freg.ª de Seixas, mas sim o Registo de Casamento de José Malheiro, f.º dos anteriores.



Pretendia saber mais sobre a Ascendência do Casal GASPAR MALHEIRO - DOMINGAS GONÇALVES (referenciados como n.º II) e poder saber se de facto o Gaspar Malheiro é f.º de Diogo Malheiro e de Maria Rodrigues. Possui alguma informação que possa recuar na Ascendência dos referidos Casais?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 mai 2024, 19:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen