Família de Manuel Cardoso dos Santos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Património

Família de Manuel Cardoso dos Santos

#124687 | Francisco Queiroz | 10 ago 2006 23:34

Gostaria de saber informações sobre a descendência directa (e suas alianças por casamento) de Manuel Cardoso dos Santos (1797-1851), o célebre "brasileiro" que comprou o edifício (na altura ainda por concluir) do Convento de Santo Elói que fazia face para a Praça de D. Pedro, no Porto, o qual deu origem ao topónimo Passeio das Cardosas (hoje Praça da Liberdade).
O motivo é o de procurar confirmar uma história de amor que se conta oralmente na família e que se terá passado naquele edifício. Infelizmente, existem pelo menos uma dezena de referências às Cardosas como as filhas do dito Manuel Cardoso dos Santos, mas ainda não encontrei nenhuma referência que indicasse sequer os seus nomes.
Obrigado.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Edifício do Passeio das Cardosas

#124688 | Francisco Queiroz | 10 ago 2006 23:36 | Em resposta a: #124687

(por lapso, o tópico ficou sem o nome do edifício... agora está completo)

Resposta

Link directo:

RE: Família de Manuel Cardoso dos Santos / Edifício do

#124701 | abribas | 11 ago 2006 11:01 | Em resposta a: #124687

Caro Francisco Queiroz,
Manuel Cardoso dos Santos, meu 5º avô, está aqui na BD do Genea em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=273291 . Nasceu nasceu a 11 Janeiro 1796 em Lordelo do Ouro, Porto, filho de Manuel Cardoso dos Santos e Teresa Margarida dos Santos Azevedo. Casou com Joaquina Margarida Cardoso dos Santos, filha de José Cardoso dos Santos e Maria Josefa da Silva de quem teve dois filhos e uma filha:
1- António Cardoso dos Santos+ n. 4 Jan 1837
2- Joaquim Cardoso dos Santos n. 21 Abr 1839
3- Joaquina Cardoso dos Santos n. 24 Out 1840

Desconheço a origem do topónimo Passeio das Cardosas, eventualmente referência ao nome de família Cardoso, mas não sei em que geração.

Descendo de António Cardoso dos Santos que casou com Laura Virgínia Vilar, filha de Nicolau João Alves Ferreira Pinto Vilar e Tomásia Casimira Carneiro Geraldes de Lima, de quem teve uma filha, Laura Júlia Vilar Cardoso (* 5 Out 1862, +1 Ago 1918), minha trisavó.

Não sei se o poderei ajudar muito mais, mas se pretender contactar particularmente comigo, o meu email é abribas arroba mail.telepac.pt

Cumprimentos, ao dispor,
A B Ribas

Resposta

Link directo:

RE: Família de Manuel Cardoso dos Santos

#155442 | Francisco Queiroz | 08 mai 2007 22:35 | Em resposta a: #124687

renovo o apelo

Resposta

Link directo:

RE: Passeio das Cardosas

#206011 | FraQueiroz | 22 ago 2008 00:43 | Em resposta a: #155442

Renovo o apelo.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Resposta

Link directo:

RE: Passeio das Cardosas

#206025 | FraQueiroz | 22 ago 2008 01:08 | Em resposta a: #206011

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família de Manuel Cardoso dos Santos / Edifício do

#282049 | acmenezes1987 | 18 jul 2011 05:13 | Em resposta a: #124701

Eu meu avô - não o conhecí - chamava-se ANTONIO CARDOSO DOS SANTOS. Viveu e morreu na região da Chapada Diamantina no estado da bahia-brasil. Aquí chegaram provinientes do estado de minas gerais ou são paulo em busca de riqueza fácil nas minas de diamantes. Entre alguns ilustres que chegaram aquí na época, estava o Barão do Gran-Mogol que posteriormente retornou para Minas e depois para a cidade de Rio Claro no estado de são paulo.

Resposta

Link directo:

RE: Passeio das Cardosas

#282113 | jagmc | 18 jul 2011 17:09 | Em resposta a: #206025

Caro Francisco Queiroz,

A designação "passeio das Cardosas" tem a ver com as proprietarias do edificio após a morte de Manuel Cardoso Santos e que foram a sua mulher e filha conhecidas no Porto de então como "as Cardosas".

Da resposta do confrade Ribas fica com o nome das duas senhoras.

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Passeio das Cardosas

#282127 | Francisco Queiroz | 18 jul 2011 19:01 | Em resposta a: #282113

Obrigado pelo lembrete. Tinha deixado a questão pendente, porque havia confundido os nomes. Nesse caso, suponho que a história de amor que ouvi diga respeito a Fausto de Queirós Guedes, 2º visconde de Valmor.
Vou criari um tópico sobre o assunto. A chave para o mistério deve estar na biografia do dito visconde.

Resposta

Link directo:

2º Visconde de Valmor

#282131 | Francisco Queiroz | 18 jul 2011 19:35 | Em resposta a: #282127

Caros confrades.
Na sequência de um tópico que criei há algum tempo sobre Manuel Cardoso dos Santos e as "Cardosas" do Porto, alguém poderá esclarecer a origem do apelido Queiroz, em Fausto de Queiroz Guedes, o 2º
Visconde de Valmor (genro de Manuel Cardoso dos Santos)?
Também estou interessado em saber mais sobre a sua biografia mais "íntíma". Há alguma referência a ele ser jogador e ter perdido muito dinheiro dessa forma? E quanto aos seus "hobbies"?
Obrigado.
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: 2º Visconde de Valmor

#282133 | Francisco Queiroz | 18 jul 2011 19:43 | Em resposta a: #282131

Esta mensagem integrará um tópico específico.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 11:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen