RE: Sá Nogueira / Dion (Viscondessa de S. Pedro do Sul

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Títulos

Sá Nogueira / Dion (Viscondessa de S. Pedro do Sul

#124802 | Francisco Queiroz | 13 ago 2006 16:09

Gostaria de entrar em contacto com descendentes de D. Alberto Moreno Sanches de Dion e Elisa Adelaide de Sá Nogueira, ou com alguém que conheça bem a biografia da consorte do 2º Visconde de S. Pedro do Sul (Maria Teresa de Sá Nogueira Moreno Sanches de Dion)
O motivo é conhecer melhor as ligações desta família à cidade de Braga.
Obrigado.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira / Dion (Viscondessa de S. Pedro do Sul

#124839 | vbriteiros | 14 ago 2006 01:41 | Em resposta a: #124802

Caro Confrade.
D. José Moreno Sanches de Dion , vivia em Braga cerca de 1950 (+- 75 anos), sendo dono da Casa do Passadiço em Braga ( ainda existe no Largo de S. João do Souto) e do Casal de Mira Esperança na Freguesia de Gondizalves. Era viúvo da Viscondessa do Passadiço ( ? ) e teve uma divergência de limitações de propriedades com familiares meus . Conheci-o pessoalmente . Julgo que tinha herdeiros em Lisboa.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira / Dion (Viscondessa de S. Pedro do Sul

#124910 | Francisco Queiroz | 14 ago 2006 22:02 | Em resposta a: #124839

Obrigado pela resposta. Espero que a mensagem possa chegar a esses mesmos descendentes que refere, pois tenho várias dúvidas precisamente sobre a Casa do Passadiço.
Cumprimentos
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira / Dion (Viscondessa de S. Pedro do Sul

#125067 | DanielFerreira | 16 ago 2006 17:06 | Em resposta a: #124802

Por proximidade familiar, tenho a ideia de que a actual Viscondessa de São Pedro do Sul é a D. Maria Teresa Ataíde Bandeira de Dion Moniz, nascida a 23 de Abril de 1979, em S. Pedro do Sul. É filha de D. Maria da Luz de Ataíde Amaral Bandeira, nascida em S. Pedro do Sul, a 6 de Outubro de 1960 e falecida a 1 de Outubro de 1984. Casou com Alberto Dion Cardoso Moniz.

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira / Dion (Viscondessa de S. Pedro do Sul

#125475 | Francisco Queiroz | 21 ago 2006 22:59 | Em resposta a: #125067

Obrigado pelos dados.
Mantenho o meu interesse em ser contactado por esses ou por outros descendentes, sobretudo se for mútuo o interesse sobre a passagem da família por Braga e pela Casa do Passadiço.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira / Dion (Viscondessa de S. Pedro do Sul

#125513 | DanielFerreira | 22 ago 2006 10:03 | Em resposta a: #125475

A avó da actual Viscondessa morreu não há muito tempo, sucendo-lhe assim a neta. Sei que têm ligações fortes a Braga. A falecida Viscondessa era natural de lá, embora vivesse em São Pedro do Sul.

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira / Dion (Viscondessa de S. Pedro do Sul

#126001 | Francisco Queiroz | 26 ago 2006 19:59 | Em resposta a: #125513

Obrigado pela informação.
Mantenho o apelo.

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira / Dion (Viscondessa de S. Pedro do Sul

#126183 | vbriteiros | 28 ago 2006 13:57 | Em resposta a: #126001

Caro Francisco Queiroz,
Julgo que o genealogista bracarense Dr. Domingos de Araújo Afonso tem publicada a origem dos Dion e a respectiva entrada em Braga.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira / Dion (Viscondessa de S. Pedro do Sul

#126265 | Francisco Queiroz | 28 ago 2006 22:38 | Em resposta a: #126183

Desconheço. Obrigado pela dica.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira / Dion (Viscondessa de S. Pedro do Sul

#128116 | Viscondessa | 12 set 2006 01:02 | Em resposta a: #124802

Para contactar com Maria Teresa A. B. D. Moniz e Alberto de Dion de Melo Cardoso Moniz enviar mail para: tetemoniz@hotmail.com.
Atenciosamente,

Maria Teresa Moniz

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira / Dion (Viscondessa de S. Pedro do Sul

#165500 | vbriteiros | 22 ago 2007 12:42 | Em resposta a: #125475

A " passagem pela Casa do Passadiço" ( construção que ainda existe) dá-se só pelo casamento ,sem geração, de D. José Moreno Sanchez de Dion com a Viscondessa do Passadiço.
Da cópia da contestação judicial sobre limitaçõs de bouças em Gondizalves ( 1938) transcrevo o nº 23 : Só depois do falecimento da Senhora Viscondessa do Passadiço, ocorrido em 1908, aos 81 anos de sua idade, é que o Autor, depois de 29 meses de casamento, ainda muito novo, verdadeiramente tomou conta da administração da casa que por aquela generosa Senhora, lhe foi deixada... etc.

Por outro lado nas alegações do Autor no nº 4 : O prédio foi dado de emprazamento, em 26 de Abril de 1782, pela Câmara ao Dr António José Veloso, que, em testamento, o deixou a D. Margarida Fortunata da Silveira, passando por morte desta a sua filha D. Maria José Veloso da Silveira ( Viscondessa do Passadiço), falecida esposa do Autor, que o deixou a este.
Ainda do nº 16 consta : No arquivo da Casa do Passadiço, existe um livro encadernado em pergaminho - " Rol dos Cazeiros, foros e pensões - 1797" e aí a fl. 14v., o Dr António José Veloso escreveu pelo seu punho ... feitos pela Camara hum a mim outro a meu irmão ...
O Autor era D. José de Dion.
A data do falecimento da Viscondessa, ano do nascimento, o seu testamento no ADB ou AMB e os dados do Jazigo no CMB poedrão dar os restantes dados sobre a efêmera passagem da família Dion pela Casa do Passadiço, ainda uma linda fachada no centro da cidade de Braga, na freguesia de S. João do Souto. Espero que esta informação lhe seja útil par o seu trabalho.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Sá Nogueira / Dion (Viscondessa de S. Pedro do Sul

#165641 | FraQueiroz | 24 ago 2007 08:30 | Em resposta a: #165500

Muitíssimo obrigado. Essas achegas são muito úteis.
Estou ao dispor.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 22:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen