Conselheiro José de Almeida Cardoso

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Património | Famílias

Conselheiro José de Almeida Cardoso

#124914 | Francisco Queiroz | 14 ago 2006 22:07

Alguém saberá onde posso encontrar um retrato do Conselheiro e Comendador José de Almeida Cardoso (que residiu em Vila Nova de Gaia em meados do século XIX)? Gostaria também de saber a ascendência directa da sua primeira mulher, Delfina Emília.
Obrigado.
Francisco Queiroz
(...)

Resposta

Link directo:

RE: Conselheiro José de Almeida Cardoso

#124982 | chartri | 15 ago 2006 16:29 | Em resposta a: #124914

Não encontrei foto do Conselheiro mas:

José de Almeida Cardoso era filho de João José de Almeida e Rosa Violante e nasceu a 5 de Abril de 1820 , em S. Pedro do Sul (Viseu), foi baptizado a 2 de Setembro do mesmo ano, tendo sido primeiramente casado com Delfina Emília, falecida em 16 de Março de 1870.Foi um grande produtor de Vinho do Porto que foi várias vezes premiado.

A 18 de Julho de 1839, D. Maria II fez saber ao Vigário Capitular, doravante Bispado de Lamego que "atendendo ao que me apresentou o presbítero José de Almeida Cardoso actual encarregado da Igreja Paroquial de S. Bartolomeu de Villarouco e ás boas informações que se me deram do seu comportamento e do louvável desempenho dos seus pastorais Houve por bem, por Decreto de 11 de Julho do corrente ano fazer-lhe mercê de o apresentar na referida igreja paroquial que se achava vaga por óbito do seu último pároco colocado, o presbítero Bernardo Lopes Monteiro. E por tanto Hei bem e me apraz que o dito presbítero José d'Almeida Cardoso goze de todos as prerrogativas, preeminências que directamente lhe pertencerem como Pároco da mencionada igreja e bem como quaisquer honras e prerrogativas que a ela andarem legalmente anexas. Pelo que encomendo ao supradito vigário Capitular durante faça passar carta em forma ao sobredito Pároco José d'Almeida Cardoso da Igreja onde se apresentou e lhe dê de com formação segundo o estilo em virtude desta Minha Apresentação". Pagou pelo direito de mercê 40 mil réis.
Donde se poderá concluir , se se tratar da mesma pessoa, que com cerca de 19 anos seria presbítero. !!!!

Com 26 anos, a 19 de Março de 1846, foi feito Cavaleiro da Ordem de Cristo, tendo sido publicada a competente Portaria a 16 de Abril de 1846 . Atribuído Brasão a 4 de Abril de 1854 constituído por escudo partido em pala, na primeira as armas dos Almeidas, e na segunda, as dos Teixeiras. Comendador da Ordem de Cristo, a 10 de Junho de 1854 , por mercê de D. Fernando, regente e Fidalgo Cavaleiro da Casa Real e por Alvará de 9 de Maio de 1871 e membro do Conselho de Sua Majestade.

E é tudo

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Conselheiro José de Almeida Cardoso

#124996 | Francisco Queiroz | 15 ago 2006 18:14 | Em resposta a: #124982

Já é bastante. Mesmo assim, seria bom encontrar um retrato. Uma figura tão respeitada como ele era deve ter sido retratada por mais do que uma vez.
Cumprimentos do
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Conselheiro José de Almeida Cardoso

#132705 | Nuno Oliveira | 31 out 2006 18:48 | Em resposta a: #124996

Caro Francisco Queiroz:
Sou natural de S. Pedro do Sul, vila natal de José de Almeida Cardoso, sempre muito interessado pela história local e pela divulgação dos ilustres filhos da terra. Como tal, tenho investido algum do meu tempo na pesquisa de personalidades, oriundas de S. Pedro do Sul, que se tenham destacado a qualquer nível e, espanto meu, desconhecia a figura do Conselheiro José de Almeida Cardoso!
Sei que havia nesta vila algumas famílias antigas que usavam o apelido Cardoso, assumindo maior realce os que vieram a ser Barões de Palme e, por casamento, Viscondes de S. Pedro do Sul. Sabe-me dizer se este José de Almeida Cardoso pertencia a essa família? Tem mais informações sobre ele que queira partilhar?
Agradeço-lhe a atenção e, para qualquer assunto relacionado com S. Pedro do Sul, coloco-me à sua disposição.
Cordialmente:
E. Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Conselheiro José de Almeida Cardoso

#132707 | Nuno Oliveira | 31 out 2006 19:12 | Em resposta a: #124914

Caro Francisco Queiroz:
Fazendo uma rápida pesquisa nos meus apontamentos, informo que, por meados do séc. XVIII, vivia na Quinta da Negrosa, em S. Pedro do Sul, uma família que usava dos apelidos de Almeida e Cardoso. Viviam num solar com pedra de armas e capela da evocação de Sta. Bárbara, propriedade que deixou de existir a partir dos inícios do séc. XX, sendo arrazados para dar lugar ao actual Hospital.
Creio que esta propriedade também esteve ligada aos Morgados de Alvelos, mas não consigo estabelecer relação entre esses Alvelos e os Almeida Cardoso.
Seria esta a casa e família do Conselheiro José de Almeida Cardoso?
Atenciosamente:
E. Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Conselheiro José de Almeida Cardoso

#132713 | chartri | 31 out 2006 19:50 | Em resposta a: #132705

Meu caro

Em complemento da minha mensagem de 15 de Agosto posso indicar que o Conselheiro era filho de João José de Almeida (S. Pedro do Sul) e de Rosa Violante (de Santa Marinha de Arouca) e neto paterno de António José de almeida (do Sobreiro, freg de S Marinha de Arouca) e de Clara Maria (de Germinade, freg dos Carvalhais) e materno de Manuel Teixeira (de Santa Marinha de Arouca) e de Maria Francisca (Rossas de Arouca).

No entanto o paragrafo referente a um presbítero mostra que existia outro indivíduo com o mesmo nome do Conselheiro Jose de Almeida Cardoso.

Mas foto não encontro

Cumprimentos

Ricardo Charters d'azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Conselheiro José de Almeida Cardoso

#132716 | Nuno Oliveira | 31 out 2006 20:47 | Em resposta a: #132713

Caro Ricardo Charters de Azevedo:
Agradeço ter respondido à mensagem que deixei, com mais esses acrescentos biográficos que expôs.
Cordialmente:
E. Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Conselheiro José de Almeida Cardoso

#132719 | Francisco Queiroz | 31 out 2006 21:51 | Em resposta a: #132705

Não sei responder à sua questão, mas são pistas interessantes e podem ser valiosas. Vamos ver o que isso dá.
Grato,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

Conselheiro José de Almeida Cardoso

#418471 | nmadureira | 05 out 2019 19:31 | Em resposta a: #124914

https://www.academia.edu/32870225/QUEIROZ_Francisco_PORTELA_Ana_Margarida_-_O_palacete_romântico_do_Conselheiro_José_de_Almeida_Cardoso_em_Vila_Nova_de_Gaia._In_Revista_da_Faculdade_de_Letras_Ciências_e_Técnicas_do_Património_Vol._V-VI_Porto_2006-2007_p._489-501

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 02:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen